quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cortinhal entre a vida e a morte

Todos nós sabemos que o centro histórico da vila está cada vez com menos habitantes, tudo bem que pode ser pelo preço das casas como muitos dizem.
Vivendo dentro do centro ou não, todos nós damos um passeio no Cortinhal e deparamos com uma zona triste e abandonada. Recordando outros tempos era esse o local onde os Fangueiros se encontravam, era lá que se fazia convívios entre jovens, era junto ao dito muro da “má-língua” que o povo debatia os problemas da terra e falar da vida alheia, tudo passava pelo curtinhal. Hoje são cada vez menos os que lá passam.

Olhamos em torno do Cortinhal vemos um parque infantil degradado sem as mínimas condições para as crianças, vemos uns cedros muito mal tratados, um chafariz que tanto dá hoje como amanha já não, já para não falar no lodo do seu chafariz como do seu pavimento.
Todos nós sabemos a importância daquela zona para Fão e sentimos que neste momento está a precisar de ar fresco e de novas soluções. O Cortinhal precisa de vida, flores para dar uma nova cor, um novo parque infantil, ou até as suas antigas colunas que davam música aos que por lá passavam. Porque não também a realização de uma actividade mensal naquele espaço? Deixo ideias; uma exposição de carros dos Bombeiros no Cortinhal, uma noite de fados Fangueiros, uma tarde de jogos tradicionais, teatro da terra ao ar livre com resenhas históricas na nossa Vila, actividades não faltam e com força de vontade tudo é possível mesmo com poucas verbas.

Onde houver empenho os fangueiros estão lá. Prova disso é a cooperativa cultural cheia em noites de fados, o centro desportivo ao rubro para apoiar o nosso Clube, a festa do marisco onde o povo de Fão se une para dar a conhecer a terra, os debates da ASSOBIO sobre o centro histórico, o povo de Fão aparece se tudo for bem organizado.

Já que a moda agora é levar as pessoas a praia a pé durante a noite, porque não trocar a praia pelo Cortinhal? E assim renovar a imagem daquele local, que hoje em dia é muito mal frequentado durante a noite.
.


Sem comentários:

Enviar um comentário