sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bandeira Azul não vai ser hasteada na Praia de Ofir

Nós em “conversa do café” não podíamos deixar escapar esta lamentável infelicidade. Já são alguns anos de Bandeira Azul em Ofir e parece que este ano ela não vai estar hasteada ao vento no nosso areal. A bandeira já era uma imagem de marca da nossa praia e certamente era por ela que muitos turistas faziam praia em Fão.

As autoridades locais deviam proporcionar novas medidas, pois já que não temos Bandeira Azul deviam realizar nas praias do concelho mais actividades para incentivar os turistas, que a cada ano que passa são menos.

Mas existem algumas dúvidas!?!

- Será que a Câmara Municipal pediu explicações à Fundação para a Educação Ambiental?

- Poderá a falta de Bandeira Azul prejudicar a Praia de Ofir?

19 comentários:

  1. é uma lementavel uma praia como a de ofir não ter a bandeira azul.é muito mau para o nosso turismo.as autiridades tÊm responsabilidade , pk deviam fazer alguma coisa.são muitos anos que não temos a bandeira azul...

    ResponderEliminar
  2. Temos tido sempre bandeira azul mas este ano a qualidade das águas que são recolhidas em várias fases não estavam em condições de permitir as candidaturas (praias de Fão e Esposende). O resto está bom mas as águas do mar não apresentaram os índices suficientes para permitir a candidatura à bandeira, mas a Póvoa que recebe muita mais gente que nós não tem nehuma Bandeira Azul e não é isso que atrai tanta gente pois as águas com as correntes também alteram a qualidade (a da Apúlia apresentava melhores indicadores)

    ResponderEliminar
  3. Não se pode comparar as praias da Póvoa as de Esposende, até porque as da Póvoa tem muito melhores condições e Povoa tem mais gente do que Esposende.
    E a bandeira azul é claro que vai afectar Ofir, eu se fosse turista na zona de esposende preferir Apúlia com bandeira azul, do que para a praia de Ofir.
    O que é certo é que Ofir ao longo dos últimos anos perder pessoas na praia, que crocaram Ofir por Esposende ou por Apúlia.

    ResponderEliminar
  4. Realmente é pena que por 2 ou 3 critérios medidos pontualmente, não seja atribuida a bandeira azul à praia de Ofir. Mas estou convencido que não é isso que vai afastar as pessoas.
    Para além disso, Fão tem outras ofertas pelo que se pode ver no post anterior sobre o livro do Carlos Rio. É pena que não desperte o interesse nem dos fangueiros, nem dos leitores do blog, nem das autoridades que não aproveitam esta riqueza, para que, de forma sustentada, a transformem numa mais valia para Fão.

    ResponderEliminar
  5. concordo com este comentário.quando se fala de politica toda gente vem mandar seus bitaites...deviam era falar do carlos rio sim.quanto ao artigo é pena não termos bandeira azul,mas não vou deixar de a grande praia que temos. queria dar os parabens a estes três jovem pelo exelente trabalho que têm desenvolvido.

    ResponderEliminar
  6. As pessoas que vem para o Ofir.muitas delas já vem por ser a sua praia e lá querem saber da bandeira,querem é segurança e areinha.A qualidade das águas é variável e depende das descargas no rio, que vem de Braga por aí abaixo.Por mim não me preocupa que venha menos gente para o Ofir pois aquilo é um problema todos os anos e é pena que não venham a Fão (centro) pois devia haver esse benefício. A Vila devia estar junto ao mar como está Apúlia e aí sim haveria benefícios para o comércio.Não sei se queria muita gente no centro de Fão pois por mim curto mais Fão com o sossego.E é um direito que tenho como so comerciantes terão para sobreviver mas cada um puxa a brasa à sua sardinha e eu puxo à minha.

    ResponderEliminar
  7. Ponham lá mas é a bandeira de Fão e vão ver que o efeito é o mesmo.As análises foram feitas o ano passado durante a época balnear, o que quer dizer que mesmo com a Bandeira Azul hasteada afinal as pessoas estavam numa praia com a água com a classificação de aceitável (e não excelente como em anos anteriores), classificação essa que não permitiu que a praia concorresse este ano à Bandeira Azul, mesmo que este ano a água esteja excelente.

    ResponderEliminar
  8. as pessoas falam um pouco do que não sabem,deviam primeiro era saber junto das autoridades competentes do que se passa ,pk é que não temos bandeira azul.o problema da bandeira é da água, as analices deram negativas.a culpa não é da camera,mas sim da ignorancia das pessoas não saberem do que fazem com as descargas para o rio.abraço

    ResponderEliminar
  9. ora bem parece é que definitivamente estamos caídos no esquecimento por todos os que são responsaveis .Esta terra cada vez está pior.Fão daqui a uns anos somos a pior fregusia do concelho,nada se faz,e sabem porquê?? porque nunca tivemos ninguem de Fão na camara,alguem que olhe pelos nossos interesses.

    ResponderEliminar
  10. esta confirmado que a culpa foi da camara pois não concorreu á bandeira azul.leiam o comunicado do pcp .depois não digam que não é incompetencia.Mais do que isso é uma vergonha,e um desrespeito pelo povo fangueiro.

    ResponderEliminar
  11. onde é que podemos ler esse comunicado do pcp?

    um abraço

    ResponderEliminar
  12. Já li o comunicado do PCP e só diz asneiras pois quer que a Câmara concorra à Bandeira Azul para alguns sítios do rio Cávado e Neiva que nem sequer são praias fluviais e sabem muito bem ou procurem informar-se através do partido os Verdes que as águas dos nossos rios não tem qualidade mínima para banho e em toda a zona Norte de Portugal apenas a praia do Azibo em Macedo Cavaleiros conseguiu esse galardão.
    As águas são recolhidas pelas entidades que coordenam a Campanha Bandeira Azul que é o CCDR-N e o Instituto das Águas e no ano anterior, de 15 em 15 dias fazem a recolha e análise. Basta haver 2 recolhas com a classificação de aceitável já a praia NÃO PODE CONCORRER e foi o que aconteceu nas praias de Fão e Esposende, penso por estarem junto à foz do rio Cávado que é a cloaca de tudo o que lançam no rio, sobretudo na zona de Braga e por aí abaixo.Isto pode ser lido na Internet.É muito simples. O que o PCP quer é ruído político e tudo lhe serve para querer fazer barulho. É um comunicado que não honra quem o escreve e que serve projectos pessoais ambiciosos.Mas o cidadão não quer saber de ambições políticas mas sim da verdade.

    ResponderEliminar
  13. Afinal a bandeira azul deste ano diz respeito às análises da água do ano passado.O que é que isso interessa ao utente da praia pois o meu carro só anda com a gasolina que coloquei agora.A do ano passado já não me interessa.

    ResponderEliminar
  14. O mal dos partidos é que estão só preocupados com o show off e em decapitar quem está a governar. Não estão preocupados com as pessoas.este é um caso em que sabem quais são os critérios e sabem os resultados da água e sabem que estas praias não podiam concorrer. Se sabem ou deviam saber, o que que lhes interessa estar com aquele paleio que é apenas para justificar que estão vivos? Essa dos rios e das praias que não existem é clara ignorância.

    ResponderEliminar
  15. bem não percebo nada agora ,queremos saber se a camara concorreu ou não com a nossa praia de ofir ,isso é que nos interessa,o resto é palha ou areia para os olhos dos fangueiros,Se é verdade que a camara não concorreu então é muito mau e nem quero acreditar.Isso seria um grande desrespeito por todos nós fangueiros.Alguem que diga a verdade.

    ResponderEliminar
  16. daquilo que eu percebi aqui a Comissão da Bandeira Azul é que estabelece as regras, faz os exames às águas e diz logo se a praia pode ser candidata ou não. Pelo que li e já fui consultar na internet as classificações das águas a praia de Fão e de Esposende não tiveram resultados que permitisse a candidatura. Se assim é, e porque está regulamentado não podia haver candidatura.É como a praia da Barca do Lago, se a água que passa está sempre da cor de caramelo, não há qualquer hipótese de poder concorrer, embora não seja praia fluvial reconhecida porque nunca será por causa das águas. Será que percebi bem?

    ResponderEliminar
  17. Claro que percebeu... É isso mesmo, só não entende quem não quer ou quem tem a vontade tipicamente fangueira de falar mal de tudo e de todos.
    Isto é tudo gente muito esperta que acha que Fão tem mais direitos que os outros, que as leis para Fão deviam ser diferentes, e de quem acha não se faz nada que se aproveite.
    Em Fão destrói-se e ignora-se o que está e é bem feito. Queima-se, seja quem for que faça alguma coisa pela terra, ou por inveja, ou porque se fez é porque tem interesses pessoais, ou porque se está a armar, ou simplesmente porque se é contra tudo e contra todos.
    Uma terra tão bonita... é pena.. é triste..

    ResponderEliminar
  18. mas eu não me interessa se se podia candidatar ou não.arranjassem águas mais limpas, frieze ou do Luso. Eu só quero saber se a Câmara candidatou ou não.isso é que me interessa.Tão a perceber?

    ResponderEliminar
  19. Se as análises do ano passado não eram favoráveis, a candidatura para este ano não faz sentido. Nem seria aceite. É assim que isso funciona... É preciso fazer um desenho?

    ResponderEliminar