domingo, 12 de outubro de 2008

Parque Natural do Litoral Norte

Três anos depois da reclassificação da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende em Parque Natural do Litoral Norte, o balanço não podia ser mais que positivo. A sua área cresceu, foram implantados novos métodos para proteger a natureza, aumentaram os cuidados e também a vigilância.

O Parque Natural do Litoral Norte nestes últimos tempos, tem deixado a sua boa imagem em Fão, isto deve-se aos excelentes recursos naturais que a nossa Vila possui. O estuário que é o sistema natural mais importante do conselho, assim como um ponto de passagem para peixes migratórios, um deles a Lampreia – (Petromyzon marinus), que já faz parte da nossa história. Paralelamente ao estuário encontra-se o Pinhal, este sistema natural é muito importante para o ecossistema, pois evita a erosão e ajuda a fixação de algumas espécies. Este sistema natural engloba ainda uma zona agrícola e uma mata de carvalhal. Passando o estuário e o pinhal encontra-se o sistema dunar, aqui à que destacar a vegetação natural, pois é de extrema importância na fixação de areias durante o processo de formação das dunas.

Cave ao PNLN a preservação destes sistemas, destacam-se os passadiços, as protecções em madeira, que cada vez são mais e protegem a flora dunar. A sinalização do PNLN, que tenta escapar ao vandalismo, as limpezas de acácias do lixo no pinhal. As acções contra a erosão por último, é de louvar a implantação de um parque de merendas na senhora da Bonança.
Com agradáveis extensões arenosa, que possibilita agradáveis cenários, belas praias, é normal a crescente procura turística em Fão. O que faz com que o Parque Natural se preocupe com a sua segurança, tendo câmaras em pontos estratégicos, proibindo a circulação de veículos nas zonas naturais, colocando vigilantes, entre outras estratégias que favorecem o meio natural.

Só espero que os nossos sistemas naturais, não continuem a perder terreno para grandes empresários, pois se assim continuar, o Parque Natural vai estar a proteger belos condomínios e não sistemas naturais.
.
.

Clique aqui para deixar o seu comentario

2 comentários: