domingo, 18 de janeiro de 2009

No Comment

O nome Fão, é visto com um sentimento de orgulho e carinho por parte de todos os fangueiros. E todos nós sentimos no sangue um enorme bairrismo por ser fangueiros, e tentamos sempre levar o nome de Fão para todo o lado. “- Sou de Fão. – Ah já sei! Terra das clarinhas”.

É uma palavra que o povo gosta de ouvir, que é cantada com emoção nos jogos do nosso Clube e aplaudida na nossa revista. É também uma memoria que faz chorar quem esta longe. Fão é uma terra com história, que merece valor e respeito.

Mas infelizmente alguém anda a brincar com o nome da nossa Terra. Do outro lado da ponte, encontram-se duas placas que até há alguns meses atrás continham a palavra “Fão”. Estas placas encontram-se agora pintadas a branco. Acto que vandalismo? Não sabemos. Talvez os nossos vizinhos de Gandra não tenham gostado muito da ideia de Fão começar do outro lado da Ponte.

Na crónica do Mês de Dezembro, “Rui Armando” um amigo do Blog, destacava isso mesmo. Mas o problema lá continua e sinceramente todos já vimos a placa mas ainda ninguém fez nada por ela. Deixo só uma pergunta no ar! Senhores governantes será que têm este sentimento que o povo sente ao ouvir a palavra Fão?!.
Vítor Hugo- hugomeira_1@hotmail.com

56 comentários:

  1. Ninguem tem nada contra a palavra Fão mas ninguem gosta que lhe mexam no seu quintal. Estou a ver a placa com o nome GANDRA do lado de Fão e certamente que ainda lhe faziam pior, arrancavam-na. Cada macaco no seu galho como se costuma dizer e coloquem a placa do lado de Fão com o nome Fão e como havia antigamente e vão ver como as letras não desaparecem.

    ResponderEliminar
  2. Em parte acabo por concordar com o comentário anterior, visto que o lugar da placa não é do outro lado da Ponte. Mas de uma coisa tenho certeza, este assunto podia ter sido resolvido a muito mais tempo.

    ResponderEliminar
  3. Também conkordo com isso...a plaka é que está mal posta e é só mudar pró lado de ká que é o cítio dela.

    ResponderEliminar
  4. Tipo eu sendo de fão, nao vejo nenhum problema na placa. Não é por um placa estar mal colocada que pensa-se que Gandra"perde um pedaço" ou que Fão "ganhe alguma coisa"..porque nao é isso que acontece. Todos nós sabemos onde começa e acaba o nosso precioso Cantinho...e nada nem ninguem vai mudar isso, muito menos uma placa.

    Infelizmente existe pessoas que gostam de destruir coisas, pah falta de juizo, mentalidade de criança, chamem-lhe o que quiserem. Simplesmente nao é assim que se resolvem as coisas.

    Depois queixam-se que gastam dinheiro onde nao devem e por ai fora. Tudo bem que a placa nao está no devido lugar, mas nao é por isso que a vamos estragar.

    Vandalismo...ya chamar-lhe-ia isso..todos nós somos "vitimas" do vandalismo em todas as terras.

    e Quanto a Fão andar de boca em boca..e gostarmos de ouvir...

    EU ORGULHO-ME DE SER CONHECIDO AQUI (Santarem) e QUE ME TRATEM POR Fão!..

    É SEMPRE UM ORGULHO TRAZER A NOSSA TERRA CONNOSCO!

    ResponderEliminar
  5. Quem pinta a placa é gente de Gandra, e alguns já devidamente identificados, até porque já o assumiram publicamente.
    E continuarão a pintar sempre que a placa for arranjada, segundo eles dizem.
    Quem não pintaria uma placa a dizer Gandra, se estivesse colocada junto às escadas da ponte?
    Há quem chame bairrismo a estas preocupações, uns pintando as placas, outros ofendidos pelas placas estarem pintadas, mesmo sabendo que estão mal colocadas! Eu chamo ninharias...Fosse tudo tão fácil de resolver como esta pateta ninharia! Pena é que tem a responsabilidade de resolver não o faça.

    ResponderEliminar
  6. A conversa anda a ficar animada. Se a placa tivesse deste lado da Ponte com o nome Gandra até eu me chegava para pintar.

    Como já foi dito, este assunto podia ter sido arrumado a muito tempo, mas a placa ainda lá continua.

    ResponderEliminar
  7. estive ler todos os comentário e respeito todos eles.o que aco é que a placa não está no sitio certo e se os de gandra pintaram a placa fizeram muito bem.faço esta pergunta" se uma placa no lado de fão tivesse o nome de "esposende" o que fariam as pessoas?o que acho é que as pessoas responsávens da terra tem muita pouca vontade de resolver os problemas da terra.agarraram se ao poleiro e trabalho muito pouco.devem é por a placa no sitio onde estava antigamente.

    ResponderEliminar
  8. Ó Vitor Hugo afinal não foi coisa de vandalos como disseste,tens de pensar antes de escrever e quem põe as placas dos limites das terras não é a junta de freguesia senão era uma balburdia cada junta fazia o que queria e pra isso há uma entidade que dantes se chamava junta autonoma das estradas ou estradas de portugal e esses senhores é que têm os livros e se calhar até está no sítio certo mas alguem não gosta da escolha.os homens da junta são pessoas que trabalham no seu dia a dia pra sustentar a filharada como faz o teu pai e tu e decerto os problemas que são resolvidos em fão passam por eles e não podem por a placa no sitio porque não é da competencia deles.
    mas continuem a bater nos homens.

    ResponderEliminar
  9. BOAS!SEI MUITOEM QUE NÃO FOI A JUNTA QUE PÔS A PLACA.A JUNTA TEM A COMPETÊNCIA DE DESFAZER OS ENGANOS JUNTO DAS AUTORIDADES COMPETENTES,SE NÃO À ENGANOS A JUNTA, JUNTO DAS AUTURIDADES DEVIA FAZER QUE ELES TOMEM MEDIDAS AO QUE SE PASSA COM AS PLACAS PINTADAS.AQUI NINGUÉM BATE EM NINGUÉM, SÓ FIZ UM COMENTÁRIO A UMA CRONICA DE UM AMIGO NOSSO QUE FEZ NO MÊS DE DEZEMBRO.AS PESSOAS RESPONSAVENS DA JUNTA SE TRABALHAM NO SEU DIA A DIA,QUE NÃO SE METAM EM COISAS QUE NÃO PODEM, É ASSIM QUE EU FAÇO PK NÃO TENHO TEMPO.

    ResponderEliminar
  10. o vítor hugo, por acaso, já perguntou à junta se esta já contactou as autoridades competentes no sentido de colocar a placa no sítio certo? se calhar não...
    ainda bem, já que não tem tempo para se meter nas coisas da terra, tem pelo menos tempo para cascar. e se calhar, por falta de tempo, primeiro casca e depois é que pergunta porque é que as coisas não foram feitas!

    ResponderEliminar
  11. É ASSIM!SE AS COISAS FOSSEM FEITAS NÃO ESTAVAM ASSIM.É COMO AS ZEBRAS JUNTO DOS PASTEIS DE FÃO E JUNTO DO TRACADINHO,JUNTA DISSE QUE JÁ FALOU SOBRE ISSO NA ESTRADAS DE PORTUGAL NADA FOI FEITO.EM ESPOSENDE JUNTO OS INTERMARCHÉ TIRARAM UM LINHA CONTINUA E POSERAM UMA RAIA...PK? PK O INTERMARCHÉ RESOLVER ESSE PROBLEMA NA ESTRADAS DE PORTUGAL.POSSO DIZER MAIS QUE FALEI COM O PRESIDENTE DA JUNTA QUE NA AVENIDA DO OFIR QUE NÃO TEM CESTOS DO LIXO, DISSE LHE EM SETEMBRO ESTAMOS A CHEGAR AO VERÃO NADA FOI FEITO.O TEMPO QUE TENHO SÃO NAS HORAS DE DESCANSO OU À NOITE.À NOITE NÃO SE RESOLVEM OS PROBLEMAS JUNTO DA JUNTA,PK À HORÁRIOS.

    ResponderEliminar
  12. ó vitor hugo!acho muito bem dizer as verdades e custa muito a muita gente.toda gente tem o direito dar sua opinião!...eu tb não concordo com a placa.sou uma pessoa que venho muitas vezes ao vosso blog,aqui voces não cascam"como dizem" mas também dizem bem da junta do que se faz na terra.continuem a fazer vosso trabalho dou os parabens pelo trabalho que tem feito.adorei a cronica do rui armando disse as verdades.parabens

    ResponderEliminar
  13. Amigo se para si isso não é vandalismo então em que Mundo vive-mos. Ate porque se a pessoa que fez essa obra de arte tivesse primeiro procurado resolver o problema de outra forma e junto das autoridades competentes não estaríamos agora aqui a falar. Todos nós sabemos que não é a Junta que compete a localização de Placas, nem a sua colocação. Mas cabe a Junta tentar resolver estes pequenos problemas. Ou estou enganado? Por exemplo, as passadeiras de Fão, não é da responsabilidade da Junta a sua pintura, mas fui a própria Junta que tentou resolver o problema juntamente com Estradas de Portugal. Não nos cabe a nós simples cidadãos telefonar para as Estradas de Portugal a dizer o que esta bem é o que esta mal.

    Fica só o reparo que nós aqui no CONVERSADECAFÉ não estamos a bater em ninguém, apenas tentamos ajudar, e não nos podemos esquecer das coisas boas que os homens da terra já fizeram por Fão, muitas delas aqui publicadas no Blog.

    ResponderEliminar
  14. concordo com o nuno lopes.não percebo é pk não se pode dizer nada contra as coisas que não estão bem em fão!!!!toda gente sabe qual é a maneira da junta resolverem as coisas... quer dizer seu respnsavel saõ muito lentas.a placa está pintada , agora se esta npo sitio certo uma verdade é que já à muito deviam ter resolvido isso ,é verdade...gosto muito de vir aqui ao blog dou parabens pelo blog.continuem

    ResponderEliminar
  15. É pá aguentem os cavalos!!!!!!os coices não fui eu q dei nem quiz travar nada,acho bem q calquem quem prossede mal e so axei piada porque o v.hugo umas vezes disse esfola e noutra já vinha dizer afinal também fazia o mesmo.de resto tudo numa boa, mas não á como meter um bocado de vinagre na comida que toda a gente salta.parem lá o pedraço que pra onde vamos temos tempo. o que está dar é falar mal porque falar bem o pessoal não le.se não sou eu vir ká com uns assoites ninguem entrava cos comentarios.de resto toca bater na burra a ver se ela anda.

    ResponderEliminar
  16. Estou a ver que a conversa está animada!!!eu tb acho que a placa está mal e fazia tb o mesmo o que fizeram os de gandra.dou os parabens pelo artigo dos responsavens do blog.axo que ninguem aqui anda dar coices a vaca da junta agora tem as pernas partidas.li a cronica do rui armando,digam o que disser está muito bem feita.como já disse o artigo está muito bom.as pessoas da junta deviam era tomar medidas ,pk tb não queria que me calcacem o meu quintal.parabens pelo arigo

    ResponderEliminar
  17. eu concordo com se tem dito que a placa não tem que estar no sitio errado...como é possivel ainda não terem resolvido o problema,enfim!!!de resto gostei do artigo e tb da cronica do rui armando...muito boa

    ResponderEliminar
  18. a koisa esfriou, mas também deve ser do tempo.em q ficamos, a placa de q lado deve fikar, do lado de lá ou do lado de cá.Axo q ninguem sabe e todos falam sem saber se tem razão.mas o importante é falar, agora o q se diz não interessa q esteja certo. e todos pintavam a placa se estivesse do lado de ká e tivesse o nome de outra terra.em q ficamos: afinal quem são os vandalos?somos nós ou são eles?

    ResponderEliminar
  19. a culpa pra mim é do vitor Hugo porque só qer mandar bocas e acha que os outros é que tem de trabalhar pela terra.ele diz que não tem tempo e os outros tem que ter e se meter nas coisas da terra.ele ate tem muito tempo porque acho que não tem filhos que eu saiba e podia dedicarse mais um bocado porque é novo e por ser novo não vai querer só falar.também tem que trabalhar pela terra se não estamos sempre à espera dos mesmos para trabalhar para serem julgados.esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  20. Essa também ta boa agora… Dizes tu que a culpa é do Vítor Hugo. Em primeiro lugar o Vítor da a cara por Fão, depois o Vítor nem é presidente de Junta, por isso nem se devia estar a preocupar com estas coisas. E trabalhar pela terra, é o que estes rapazes do Blog estas a fazer.

    O problema em Fão é ninguém poder dizer o que esta mal, que fica logo tudo muito ofendido.

    ResponderEliminar
  21. tou a ver que quem ficou ofendido foste tu por dizer o que disse ao vitor hugo porque como fangueiro tem obrigação de trabalhar pela sua terrra.e não é por te chamares zezinho que deixas de ter obrigação,como tenho eu que também só falo mas como toda a gente pode dizer mal de quem lhe apetece eu pego fasso o mesmo e toca a desbundar em cima do vitor hugo que tem bom kapado e portase bem.mas tem de aprender a apanhar no lombo, só no lombo, que lhe faz bem e já que tem o blogue tem de sentir o amargo do que faz.e mais não digo.

    ResponderEliminar
  22. boas!estive ler o os comentários.não conordo com este senhor estar a falar de pessoas do quem não conhece, se conhece não sabe o que diz.o v.hugo é uma pessoa que não tem tempo para estar em alguns encargo. sou amigo dele sei muito bem da vida dele que não tem pempo nem para estar com amigos.toda gente tem op direito de dar sua opinião.concerdo com ele do artigo que fez.ele só fez um comentário ao artigo do rui armando.quem tem que resolver o problema é a junta e não ele.por isso que o presindente foi eleito.

    ResponderEliminar
  23. acho que os comentérios que fazem aqui não é sobre o artigo, é sim sobre o vitor hugo po ter feito um arigo onde disse a verdade.gostava de perguntar ao senhor se alguma vez fez alguns comentário sobre um artigo aqui do que se fez bem na terra!!!é assim! não o fez!!! pk ele disse beem ,como disse uma verdade o senhor agora está contra ele.é triste falar das pessoas de quem não conhece,falta de personalidade. se o conheço fala assim dele?não é amigo,pk sou amigio tb dele sei muito bem a sua personalidade. é uma pessoa amiga do amigo.pk é que nºao falam do rui armando? sobre o artigo dele?eu percebo pk estam revoltados, pk não do poleiro e deviam era ter vergonha.um abraço e continuem com o blog está muito bom

    ResponderEliminar
  24. ate parece que o vitor hugo precisa de qem lhe proteija as costas e tanta confusao por causa de uma placa que é capáz de estar no sitio certo porque fão comessa ali e toda a ponte é de fãoembora qem paga as contas é a Junta autónoma das estradas.eu não disse a junta que pouco faz epra mim quando faz faz sempre pouco e é o que eu penso como fangueiro que me prezo.

    ResponderEliminar
  25. ele não precisa que lhe protejam as costas,mas sim um pouco de respeito pelas pessoas.pk não faz concordo como amigo"alberto ferreira" diz quando o v.hugo fala bem da junta o senhor não faz comentários. ele fez um artigo sobre uma cronica do rui armando. está bem feita e concordo com o que diz.

    ResponderEliminar
  26. se concordo com a placa? não!as pessoas têm o direito de fazer um blog dizer o que querem.aqui ninguem tem que levar no lombo.levar no lombo são aqueles que são "estupidos" em falar das pessoas por ter um blog e dizer as verdades.queria dar os parabens ao rui armando pela cronica está muito boa e com muita polemica pelos vistos.

    ResponderEliminar
  27. mas o vitor hugo não tem nada qe falar bem da junta porque este blogue só tem interesse para apontar o que está mal que é para ser corrijido.porque se ele falar bem vai aparecer outro manfio qe vai dizer que ele está a lamber as botas à junta.se os da junta são pagos é para trabalhar e se a palavra fão tem 3 letras por algumas koisa é.temos é de paxar em casa do vitor hugo para beber à saude dele.e qe não fuja.

    ResponderEliminar
  28. Para mim o sitio certo da placa era do lado de cá da ponte , não faz sentido nenhum estar no sitio onde está , quanto ao vandalismo eu lembro-me de que quando a placa estava no lado de cá tambem foi pintada muitas vezes e até partida quando era de cimento. Tambem não percebo porque há tanta gente ofendida quando se diz que a responsablidade de reperar o erro é da junta , não é para olhar pelos interesses da terra que ela existe ? Então junta minha amiga , mãos à obra pois é ano de eleições e os votos da "mesa 3" podem não chegar !!!1 ( Para bom entendedor meia palavra basta)

    ResponderEliminar
  29. muito bem dito bruno, o povo de Fão tem que começar a falar, a dizer aquilo que sente, deve mesmo ir as assembleias de Freguesia, e dizer aquilo que anda mal..

    ResponderEliminar
  30. O povo de Fão já vai a essas reuniões mas são sempre os mesmos.Mas o verdadeiro povo de Fão que são os que não vão tá-se marimbando para as reuniões.O povo quer é a papa feita, quer um centro de saúde ou um hospital,ter bombeiros bem instalados e equipados, quer escolas prós filhos e netos,quer uns passeios e umas festas, quer um lar e um centro social prós mais velhos, infantários prás crianças e a igreja confortável pra ir à missinha, umas empregadas na junta que lhe trate das papeladas e um banco pra não ter de ir à cidade. O povo de Fão tá-se marimbando prá placa, pintada ou não,deste lado ou do outro,está-se nas tintas e até se ria se alguem lhe contasse o que alguns dos nossos intelectuais aqui escrevem.Claro, mandavaos trabalhar.Em boa hora.

    ResponderEliminar
  31. concordo 100% com o comentario anterior, querem tudo e não fazem nada; a culpa é sempre da pobre Junta de Freguesia, que nada FAZ.PENSEM UM POUCO , e depois comentem...

    ResponderEliminar
  32. " Querem tudo e não fazem nada" ??? Então querem ver que eu é que tenho de ir mudar a placa? Afinal a junta é para trabalhar por Fão e para Fão ou não?

    ResponderEliminar
  33. costumo ir às reuniões a evejo as pessoas dizerem os seus problemas.vão a primeira vez a segunda dizem sempre os mesmos problemas e nada se faz.até já ouvi em chamar a "sic" o senhor presidente nada faz.quem governa a terra tem a responsabilidade de resolver os problemas,se não quer saber que se demita.saudades do senhor frenado pieira esse sim "Grande Presidente".foi traido pela "panela" que está frente da junta ,bombeiros,hospital e mais enfim...toda gente sabe quem são.depois dizem que a nossa terra está bem.é de rir

    ResponderEliminar
  34. Na minha opinião o Sr(a) que efectuou a opinião anterior, deve gostar de mandar “bocas para o barulho”.
    Não percebi a parte da “"panela" que está frente da junta, bombeiros, hospital e mais”.
    Peço-lhe que seja mais concreto e factual.

    João

    ResponderEliminar
  35. Isto é tudo conversa, mas na verdade o Senhor Jóse Artur teve lá 12 aninhos, e TODOS nós sabemos que ele fez muito por Fão, isso ninguem pode negar. E este ano é mais um ano de eleiçoes e não estou a ver quem é que lhe possa fazer frente..

    Digam-me nomes??? e se ele perder ou nao se candidatar?? o que vai ser da festa do marisco? e sera que o sr. joao cepa vai continuar a olhar para fão mesmo sem Ze Artur.. nao me parece...

    É apenas uma opinião..

    ResponderEliminar
  36. so fala assim quem é cego...fez muito por fão?não me façam rir.senhor fernando pireira fez mais em 4 anos e meio do que ele em 12 anos.por isso que somos a terra que somos.é assim que querem continuem.querem uma nome pra fão? zé manel da "zema",paulo sergio,zé lavandeira,né vieira,carlos palma rios.

    ResponderEliminar
  37. o problema de Fão não é uma placa que não pode ser tirada dali e se for pintar como fizeram noutras vezes vão lá e apagam outra vez.O problema de Fão é a mentalidade de alguns fangueiros que se esquecem que para trabalhar pela terra não têm de ser eleitos para a Junta. Toda a gente tem de trabalhar pela sua perra e não estar à espera que os outros trabalhem para eles.Só faltava.e por isso é que cada vez é mais dificil arranjar gente prós lugares.por isso é que toda a gente devia ser obrigada, isso mesmo,obrigada a passar pelos sítios e mostrar o que valiam.muitos de certeza que perdiam o pio.Ai perdiam.

    ResponderEliminar
  38. Vamos ter calma, aqui ninguém anda a dizer que é isso que queremos!? Tudo bem que Fernando Pieira fez muito por Fão, mas é passado e se calhar os tempos eras melhores nessa altura, devemos é pensar no futuro...

    Ate porque os nomes que sugere são de veras interessante, mas sinceramente não vejo alguns desses senhores a fazer melhor.
    Carlos Rio seria certamente um bom nome, ou mesmo Zé Manel ou Né Vieira.

    Mas é como o colega diz devíamos era passar por lá todos, pois não deve ser nada fácil, e trabalhar pela terra não é só na Junta, as associações devem-se mexer também.

    ResponderEliminar
  39. concordo tb com o que disse o senhor.não percebo é pk se fala aqui deste ou aquele ,quando o artigo se fala da placa.deviam era comentar o artigo e não as pessoas.togda gente tem o direito de falar o que pensa e não insultar as pessoas se fazem bem ou mal.ano de eleições e se à pessoas que são capazes vão em frente.

    ResponderEliminar
  40. Caros bloguistas!Ainda é cedo para campanhas eleitorais, no entento acho que os nomes aqui apresentados são todos muito crediveis e de uma respeitabilidade absoluta, assim sendo lanço o repto para que,em tempo oportuno este blogue mova uma petição nesse sentido.Quero no entanto resalvar que apesar de aquilo que aqui já foi dito sobre o Sr. presidente José Artur, acho com franquesa que se deve voltar a candidatar!Pois trata-se de uma pessoa com um feeling muito apurado e com uma apetencia para o cargo fora do comum.
    Como é a primeira vez que vizito o blogue, quero dar os parabens ao Nuno Lopes e seus colegas pela iniciativa, pedindo-lhes que escolham temas de maior relevo, que não uma simples placa e que evitem entrar no plano pessoal.
    Saúdações para todos os fangueiros.

    ResponderEliminar
  41. Estou completamente de acordo com o ultimo comentário. e estará para breve uma nova área para falarmos destes assuntos das eleições no Blog.

    ResponderEliminar
  42. Olá. Concordo com alguns comentários, com outros não. Mas a vida é assim (e é bom que assim seja!). Só quero dizer uma coisa, desde que me entendo como gente que ouço que a ponte de Fão é de Fão. E, como uma boa fangueira, continuo a afirmar que a ponte é nossa. Portanto, na minha opinião, a placa está bem colocada. O problema está nas rivalidades que sempre houve entre os do lado de cá e os do lado de lá. Mas acho que isso é normal. Claro está que, quem pintou a placa não hesitará em fazê-lo de novo...o que não está certo mas... Só se puserem alguém de plantão! Mas, o que queria deixar bem explícito, é que, por alguns comentários dá para perceber que, realmente, a Paixão de Fão já praticamente não existe porque, independentemente de cores partidárias, etc etc etc, fangueiro que é fangueiro defende Fão com unhas e dentes!

    ResponderEliminar
  43. Pude ainda constatar que nos outros destaques apresentados no blog não há, ou quase não há comentários. É triste perceber que as pessoas só comentaram mais aqui porque a conversa "descambou" para a política e para ataques pessoais. Ó minha gente, Fão é lindo!

    ResponderEliminar
  44. Finalmente alguém com bom senso... A PONTE É NOSSA....CARAI!!! É A FAMOSA PONTE DE FÃO e mais nada! Se mudassem a placa ia ser a ponte de quê? Portanto a placa está no sitio certo!!!

    ResponderEliminar
  45. Fico feliz por alguém concordar comigo, nem que seja só um fangueiro, pelo menos fico a saber que ainda há fangueiros de gema como eu. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  46. Sou Fangueiro e gosto de o ser mas se fosse de Gandra pintava também a placa. Já agora, ja ouviram alguem dizer ponte de Gandra? Gostava de saber porque a ponte é de Fão. Aguardo comentários.

    ResponderEliminar
  47. さようなら! [url=http://ci2s.org/viagura.htm]バイアグラ 個人輸入[/url] バイアグラ

    ResponderEliminar
  48. お元気ですか? [url=http://ci2s.org/viagura.htm]バイアグラ[/url] バイアグラ 服用

    ResponderEliminar
  49. Interessant:) viagra viagra [url=http//t7-isis.org]viagra kaufen[/url]

    ResponderEliminar
  50. メリークリスマス! [url=http://japanese-garden.org]バイアグラ 個人輸入[/url] バイアグラ

    ResponderEliminar
  51. SГ© que es necesario hacer))) [url=http://csalamanca.com/tag/sin-receta/ ]viagra online [/url] maravillosamente, es la informaciГіn entretenida comprar viagra online espana

    ResponderEliminar
  52. Felicito, la idea excelente y es oportuno http://nuevascarreras.com/tag/cialis-generico/ cialis 20 Questione ГЁ, eccellente comunicazione [url=http://nuevascarreras.com/tag/cialis-generico/ ]cialis precio [/url]

    ResponderEliminar
  53. Encuentro que es el tema muy interesante. Den con Ud se comunicaremos en PM. [url=http://csalamanca.com/tag/sin-receta/ ]viagra efectos secundarios [/url] Es la respuesta muy de valor http://csalamanca.com/tag/sin-receta/ viagra sin receta medica

    ResponderEliminar
  54. la frase Гљtil http://nuevascarreras.com/tag/comprar-cialis/ cialis 20 mg generico In effetti, e come non ho mai indovinato [url=http://nuevascarreras.com/comprar-cialis-es/ ]comprar cialis barato [/url]

    ResponderEliminar
  55. erais visitados por la idea simplemente magnГ­fica [url=http://csalamanca.com/comprar-viagra-generico/ ]viagra generico espana [/url] La frase simpГЎtica http://csalamanca.com/tag/comprar-viagra/ la viagra natural

    ResponderEliminar
  56. Buy [url=http://buy-cialis.icr38.net/Carafate]carafate online[/url] here - Incredible Chance differin online here - Patent Offer

    ResponderEliminar