quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A VOZ DO POVO aqui também conta.



Todos os artigos são bem-vindos ao CONVERSADOCAFE e este é de Alberto Ferreira. Mande-nos também o seu artigo para o nosso correio electrónico conversadecafe@live.com.pt.



Para quem não conhece a mais bela Vila de Portugal...

...Fão tem uma característica muito própria, de ruas estreitas que convidam ao sentido único, cangostas que espreitam o rio, uma longa recta leva-nos a uma praia maravilhosa e de areias finas, com dunas de perder a vista onde o imenso oceano de águas frias é rei e senhor e faz as delícias de tantos turistas e habitantes locais. A beleza de Fão é muito natural e a influência do homem começa a impôr o seu espaço de forma nem sempre correcta na busca do mais belo e tranquilo espaço para o repouso de um dia-a-dia cada vez mais dominado pelo stress, esse fenómeno que consome o bem-estar e nos conduz na incessante busca de lugares de sonho para repousar. Fão tem espaços que preenchem de forma exacta e perfeita esses mesmos lugares tão procurados, pois como poucas localidades. Fão tem uma panóplia de ofertas naturais nas quais destaco o mar com as suas maravilhosas praias sendo a de Ofir a mais conhecida e procurada; o rio Cávado com um lindo estuário onde a fauna de aves ainda é uma realidade e com a certeza de uma linda vista sobre as freguesias circundantes; o pinhal de Ofir onde ainda é possível um bom descanso por debaixo de grandes pinheiros e o convite ao convívio em família é uma certeza e por fim a garantia de encontrarem uma gente que acolhe bem quem nos visita.
Há quem diga por aí que quem visita Fão, acaba sempre por voltar.
Actualmente a vila é constituída de uma forma bem diferente de tempos vividos, uma zona ribeirinha de cara lavada onde casas degradadas começam a ter nova vida com lindas casas de linhas modernas, uma marginal que convida a passeios em família onde certeza de sermos acompanhados de uma agradável presença, a dos já famosos patos é uma constante no convite ao pedacinho de pão. O pinhal começa também ele a sofrer as consequências de um êxodo global que começa a ser síndroma das grandes cidades, com o aparecimento de condomínios privados em pleno pinhal de Ofir que assim vai perdendo a sua forma característica, dando lugar a muros com enormes portões onde as mesmas pessoas já por mim referenciadas impõem o seu espaço habitacional e dessa forma se refugiam e procuram a tranquilidade da nossa maravilhosa vila.
Fão é agora também possuidor e um esplêndido complexo desportivo, irá sem duvida alguma dinamizar uma terra que não sendo rica em oportunidades de emprego, vê agora com expectativa a possibilidade de desenvolvimento, visto o mesmo estar a ser muito atractivo para clubes desfrutarem da tranquilidade do nosso pinhal em estágios programados e onde o clube da nossa terra também ele começa a ter outra dimensão fruto do investimento feito.

(Aos futuros autarcas...)
...sendo ano de eleições, deixo o meu repto aos futuros autarcas vencedores, pensem no futuro da nossa vila, pensem em criar emprego para os nossos jovens, dinamizem o nosso reduzido parque industrial, pensem em criar parques infantis, onde seja possível um ginásio ao ar livre quer para adultos e crianças onde o convite ao exercício físico seja um prazer na companhia de pais e filhos, procurem projectos que dinamizem e não que marquem paço...
.
Alberto Ferreira - donaldferreira14@hotmail.com

33 comentários:

  1. Porque não é a primeira vez que leio as tuas palavras, expresso aqui o agradecimento pelas duas publicações efectuadas no Conversadocafe! É importante receber textos de pessoas da terra, e não só, para tornar este espaço mais interessante e dinâmico para quem o visita! não queremos debitar informação, queremos sim, publicar de forma a satisfazer o maior número de visitantes possível, sem nunca esquecer que o Nosso principal Objectivo: Fão!

    ResponderEliminar
  2. queria agradecer ao alberto ferreira pelo artigo que fez.é um artigo de uma pessoa jovem do que sente pela sua terra.gostava que vais jovens tivessem a coragem como o alberto fez um artigo sentido ,pela paixão que sente pela sua terra.como o nuno pereira diz,aqui estamos para chamar atenção do que se faz pela terra e do que se deve fazer.o objectivo é ajudar fão.

    ResponderEliminar
  3. Hoje é dia de nós membros do Blog dizer-mos obrigado. Ficou aqui um belo artigo, muitos parabéns Alberto, e bom ver que os Fangueiros andam por aqui e tentam também nos ajudar a fazer de “Fão, uma Vila melhor…”
    Obrigado por este teu contributo e contínua, pois todos juntos temos um objectivo chamado Fão.

    um abraço..

    ResponderEliminar
  4. somos uma terra que passamos a vida a chorar, a dizer que os jovens é que são importantes, e são, e depois acabamos por ver que os nossos jovens não se juntam numa associação juvenil como á outras por essas terras fora onde eles(nós)se deviam juntar para fazer umas coisas pela terra.isso é que era e então o pessoal mostrava a capacidade de apresentar ideias e levá-las adiante.juntemos uma dezena ou duas de pessoal e avancemos com um clube de jovens onde se façam coisas, se anime a nossa terra e essas coisas tem nascer de nós, enquanto somos jovens e aí aprendemos a organizar exposições, teatros de rua,provas desportivas no meio de fão e então todos vamos ver que o que está mais certo é passar das palavras aos atos.todos dizemos que amamos fão e depois não queremos saber de fão,assim é que era.

    ResponderEliminar
  5. concordo plenamente! para dizer mal, criticar, mandar "bitaites" e até criar blogues não falta gente e juventude. agora eu queria vê-los é no terreno, nas associações ou a desenvolver algo concreto. falar é bonito!

    ResponderEliminar
  6. Pois é, já se falou aqui disso há uns tempos...
    Pessoalmente, acho que este blog é um início e bom. Mas também acho que não chega para quem tem tanta vontade de fazer coisas, porque vontade de dizer coisas, a nossa terra é muito fértil.
    Não é preciso ser autarca para ser participativo e activo. É preciso que a vontade seja verdadeira e não seja limitida a dar umas ideias, por muito válidas que elas sejam.
    Há exemplos de associações no nosso Concelho,lideradas por jovens, como a ACARF em Forjães, que são exemplos de intervenção e cidadania. Temos em Fão o ASP, que há poucos dias foi reconhecida pelo seu trabalho.
    Constituir uma associação, agora é fácil e rápido. Uma associação RNAJ, associação jovem, tem acesso a meios que as outras associações não têm. Associados o poder reevindicativo é maior e institucional. É só querer... É só querer demonstrar que se quer fazer mais do que simplesmente falar ou dar brilhantes ideias. Ou dar as ideias e esperar que os outros as executem.
    Como disse, acho que este blog pode ser um início de algo interessante, porque seria muito redutor que este espaço se limitasse a ser o cantinho do Cortinhal, numa versão digital.
    Uns a falar bem e outros a falar mal... Enquanto jovens e ao que parece tão interessados no desenvolvimento de Fão, mais acção seria bem vinda. E o Associativismo, no meu ponto de vista, seria concerteza a melhor forma.

    ResponderEliminar
  7. não concordo!!!gostava de perguntar quem é que está à frente do futebol.são jovens!!!quem é que partecipou na peça de teatro a gaata. foram jovens...quem é que está à frente do clube nautico.são jovens.quem estava frente do andebol.eram jovens. da associação APSPeu não percebo pk falam tanto mal dos jovens.o futebol estava como estava nas ruas da amargura foram jovens que puseram mãos,pk senão já tinha acabado à muito.OS JOVENS ESTÃO NO TERRENO,NÃO FALEM BARATOpara isso já vejo muita gente falar mal das jovens fangueiros

    ResponderEliminar
  8. Realmente há aqui alguém que não acredita nas potencialidades dos jovens.
    Mas por eu acreditar é que disse o que disse.
    E os bons exemplos estão à vista, tal como foi demonstrado no comentário anterior.

    ResponderEliminar
  9. quando falei em jovens estava-me a lembrar dos 16 prá frente até aos vinte e tal que é quando o pessoal tem outro estímulo e é diferente e o pessoal cria o seu grupo ainda sem vícios.agora estão a falar dos jovens com 30 ou 40 anos e isso é outro coisa já é uma idade mais madura,e eu falava numa associação diferente longe dos futebois e dos maus hábitos,voltada mais para actividades onde não houvesse aquelas jogadas que às vezes se falam, onde o pessoal pudeese dar largas à imaginação em favor da terra, mais animação e cultura e onde só entrassem jovens.agora falaram em futebois e outras coisas e não ia por aí.

    ResponderEliminar
  10. Por lapso não "assinei" o meu comentário atrás (o dos "bitaites").
    Concordo como está claro com a opinião do Carlos, é é óbvio que já existe bastante juventude a participar. No entanto ainda se continua a criticar muito, e o certo é que nunca vi essa gente a fazer nada de concreto pela Vila. Claro que em espaços do tipo "Cortinhal Virtual" toda a gente opina e toda a gente exacerba o seu amor por Fão. No entanto há acções que são feitas dia-a-dia por Associações e não só, e a verdade é que os colaboradores/participantes acabam por ser sempre os mesmos. É como já disse... não é só criar blogues.

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente já tínhamos pensado nisso. E quem sabe seja um sonho a realizar em breve. O nosso Blog ainda nem um ano fez e queremos primeiro dar-nos a conhecer melhor e depois partir para outras actividades.

    Depois sim quem sabe formar uma associação, mas para isso precisamos que contar com todos vocês. Não queremos ficar só pelo Blog, isto é apenas o começo.

    ResponderEliminar
  12. Avancem amigos,aceitem a sugestão do Carlitos e do Hélder, ponham em prática a vossa imaginação, porque já deu p'ra ver que existe.
    Se percisarem de um empurrãozito contem comigo.
    Abraço
    Zé Manel

    ResponderEliminar
  13. Ó Nuno não esperes pela fama pra começar a trabalhar nessas koisadas.deve-se começar tipo anonimato a fazer umas koisas diferentes, com criação daquelas que nunca se viram por cá.a páscoa, a semana santa na parte velha de Fão tem cenários altamente.com umas tochas,uns tamboretes, uns bits de som e umas batas de monge. e não é preciso tomar uns drunfos para pôr a moina a funcionar.tinha de ser assim umas tolarias para arrancar.
    não estejas á espera que vocês sejam conhecidos porque o pessoal que vem aqui já vos conhece bem.aos outros que não te conhecem mostrai-vos com "action".topam logo, só precisais de uns minutos.aqui é que precisais de um ano.

    ResponderEliminar
  14. o problema dos jovens dos 16 aos 20 não é só um problema em fão,é sim um problema em todo o pais.quando disse que só sabem criticar os jovens,para mim estavam a faar no global,e quando é assim um a pessoa deve logo expesificar o que quer dizer.estou agora compreender o que quer dizer.um a coisa axei engraçado ao "bus" fala em bitaitis,ele faz parte do novo fangueiro axo muito bem,mas no novo fangueiro só vejo os mesmos a fazer artigos do que se passa em fão .ora era o né vieira eo o zé belo.ele nunca vi nada.em relação ao blog dou parabens estes três jovens pelo blog está muito bom espero que continuem a fazer o seu trabalho.deviam era mais jovem como o alberto ferreira fazer artigos.espero que o "bus" tb contribua.não estou faltar ao respeito mas devia contribuir

    ResponderEliminar
  15. o problema dos jovens dos 16 aos 20 não é só um problema em fão,é sim um problema em todo o pais.quando disse que só sabem criticar os jovens,para mim estavam a faar no global,e quando é assim um a pessoa deve logo expesificar o que quer dizer.estou agora compreender o que quer dizer.um a coisa axei engraçado ao "bus" fala em bitaitis,ele faz parte do novo fangueiro axo muito bem,mas no novo fangueiro só vejo os mesmos a fazer artigos do que se passa em fão .ora era o né vieira eo o zé belo.ele nunca vi nada.em relação ao blog dou parabens estes três jovens pelo blog está muito bom espero que continuem a fazer o seu trabalho.deviam era mais jovem como o alberto ferreira fazer artigos.espero que o "bus" tb contribua.não estou faltar ao respeito mas devia contribuir

    ResponderEliminar
  16. Pois. Em relação ao NovoFangueiro trata-se de um projecto com o seu grau de amadorismo, no entanto sempre com o intuito de fazermos o melhor possível, neste caso para informar. O facto de quem escreve mais ou menos recorrentemente prende-se a diversos factores os quais não vou estar aqui a enunciá-los como é claro. Mas se o "Anónimo" (ou anónima) acima quiser estou sempre disponível para uma boa conversa num café (real claro está eheheh). Em relação aos "bitaites" reitero o que disse. Não basta só dizer que está mal. Isso qualquer um o faz. Convém sim é participar, e há diversas formas de o fazer como por exemplo associativamente ou até mesmo numa Assembleia de Freguesia exprimindo opiniões constructivas.

    ResponderEliminar
  17. sim concordo com o que se diz aqui no blog.venho muitas vezes ver o blog,axo bem que se crie blog de depois como o diz o nuno,deviam er mais jovens ajudar e depois se pode fazer uma associação como diz o carlos rio.ainda pouco tempo o nuno lopes fez um concurso de fotografia ,pouca gente concorreu,pk? onde está o povo ,não ´so os jovens que têm que fazer este tipo de eventos.o problema em fão quando se faz alguma coisa ou se critica ou não querem ajudar.não devia ser assim.queria dar parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  18. vamos prá frente cambada!o importante é que temos gente e boa.haja alguém prá frente a comandar pois sem isso num se vai a lado nenhum.isto é um blog tipo forum só q tem um aspecto gráfico diferente mas é fixe.Fazer uma associação de rapaziada isso era a matar."Os fuínhas" era um nome fixe.juntai a malta.

    ResponderEliminar
  19. Deixo aqui umas dicas:

    http://www.associacaonahora.mj.pt/
    Aqui tem todas as informações para criar uma associação em 2 ou 3 dias.

    http://www.juventude.gov.pt/Portal/Associativismo/RNAJ/
    Aqui tem todas as informações sobre o que é uma associação RNAJ. as suas vantagens e como obter este estatuto.

    Desculpem o atrevimento.

    ResponderEliminar
  20. Ó sr carlos está com trabalho e o pessoal num tem coragem para arrancar, pois tem que namorar, trabalhar,curtir no pc e uma assossiação como aqui falaram dá muito trabalho e quase todos os dias é preciso andar por ali e preparar as coisas e o o pessoal num está pra isso.vai ver cumo eu estou certinho, tao certinho cumo eu ser eu.

    ResponderEliminar
  21. eu concordo co carlos rio,mas à uma coisa... as assossiiações têm custos,acham que os jovens têm dinheiro? falar é facil mas as coisa têm custos.é assim,pk é que este comentário de diz que tem tanta certeza,com algumas com mais idade não fazerm uma assossiação para jovens?por exemplo uma assossiação de fotografia...muitos dos jovens têm maquinas.e como à muita gente que adora fotografia em fão podiam fazer!!as pessoas mais velhas com muita experiência em fotografia podiam fazer uma assossiação.era uma ideia... fazer mais concursos de fotografia.

    ResponderEliminar
  22. Devo dizer que tudo tem custos, mas com trabalho a coisa costuma ir...
    Quanto à associação de fotografia, também digo que há 3 ou 4 meses atrás, juntaram-se 12 ou 13 pessoas que fazem fotografia e eu, por iniciativa própria, apresentei um projecto para a formação de um Clube de fotografia. Levei já pronto um projecto de estatutos, uma ficha de inscrição de sócio, e forma de formar a associação quase de um dia para o outro.
    Estou à espera, até hoje, de respostas...
    Realmente quem se meter numa associação tem que estar consciente que se tem que abdicar de muita coisa, conforto, tempos livres. Se quer levar a sério o seu contributo.

    ResponderEliminar
  23. Já ouvi por aqui que os jovens são isto ou são aquilo...já ouvi também que os jovens só querem é computadores e não sei o quê...já ouvi que o pessoal que, por exemplo, está à frente do CF Fão é jovem mas já nao pertence ao grupo etário que se pretende...ora bem, eu sou fangueiro, sou jovem e prefiro frisar uma questão que, penso eu, ainda ninguém colocou...Porque não se unem esforços entre os "jovens" dos 16 aos 20, dos "jovens" da casa dos 30 e do pessoal mais velho?

    A irreverência e vontade dos jovens unidas à experiência dos mais velhos seriam, na minha opinião, um tónico fantástico para se fazer algo mais.

    Gente jovem em Fão e com vontade não falta. Simplesmente é preciso estimulá-la.

    Um abraço a todos e um especial cumprimento ao Nuno Lopes, de quem sou amigo, que, juntamente com mais 2 pessoas, criou um espaço fenomenal.

    ResponderEliminar
  24. sim concordo em este comentário.a acarf em forjães do presidente não é jocem ,é uma pessoa mais velha com sua administração com experiencia de vida,concordo em fazer uma assossiação com fizeram em forjães.se o carlos rio ir em frente eu alinho.força carlos

    ResponderEliminar
  25. Um dos muitos problemas de se criar uma associação são as pessoas que já a estão a criticar antes de ela nascer , repare-se por exemplo no n.º de comentários já publicados a deitar abaixo uma coisa que ainda nem nasceu , a elaboração deste blogue ja dá trabalho e é constituido por 3 jovens fangueiros , o novo fangeiro foi um grupo de jovens que o ressuscitou , pena é que muitas pessoas não dão valor e pense que não dá trabalho .
    Quando alguem faz alguma coisa em Fão , nem que seja dar a sua opinião è logo criticado e mandado ir trabalhar !!!! Tambem as entidades responsaveis teriam o dever de cativar os jovens para dinamizar a nossa terra!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. Uma Associação de quê e para quê? Com que objectivos? Culturais? Para isso já temos A Cooperativa Cultural, o GATA e até mesmo o Águias de Serpa Pinto. Muitas são as ideias que circulam não só por aqui mas pelos mais diversos fóruns. Porque não apresentar esses projectos às várias Direcções associativas? Em Fão, graças a Deus e a muitos Fangueiros temos instituições para todos os gostos e diversos fins. Não será pois difícil "encaixar" essas ideias numa delas. É certo que no meio destes "anónimos" que por aqui aparecem (e noutros idos fóruns do género) muitos comentários nos quais diz-se sempre muita coisa do estilo "ah e tal Fão é que é...", "os jovens e a mudança...", "vamos fazer vamos acontecer...", etc... etc... A verdade é que ninguém sabe quem é, e falar de forma "encoberta" é muito fácil pois os telhados de vidro deixam de se ver...

    aquele abraço e vão opinando enquanto a crise o permite eheheheh

    ResponderEliminar
  27. o senhor que falou antes não percebeu que uma coisa é uma associação jucvenil onde os jovens estão organizados, se dirigem, e não têm os mais velhos a mandar e a dizer como é que se faz.assim os jovens são um compartimento da casa. e nós queremos ser a casa toda onde tenhamos os nossos interesses, as nossas ideias sem crivos ou filtros dos mais velhos. Nòs sabemos que existe a GATA mas sabe deus para se entenderem muitas vezes entre eles e não passam de umas revistas e teatros à moda antiga.tem a Cooperativa mas é fado e conferências. uma associação de jovens é um mundo difrente e tem de ser difrente. e é isso que tem sido falado aqui.
    espero que não seja preciso fazer um desenho.

    ResponderEliminar
  28. concordo com este comentário...tem toda razão.

    ResponderEliminar
  29. bruno!tens razão que ainda não se fez nada,já estam a criticar.em relação ao blog é de louvar estes jovens fazer o blog,onde se pode dar a sua opinião.não concordo com o "bus" mas respsito opinião dele.ao carlos rio é bom saber da assossiação que vai fazer eu tb aderia .um abraço

    ResponderEliminar
  30. Depois dos vários comentarios, começo por referir que o simples facto de ter oportunidade de ler 23 opiniões ligadas ao mesmo artigo, é desde já motivo de orgulho para quem se preocupa na elaboração deste blogue! somos apologistas de que as coisas têm que ter razão de ser para existir e não aparecer a vontade entusiasta para criar apenas, mas reunir condições para dar continuidade a tudo aquilo que nos propomos fazer! é sempre preciso todo um conjnto de factores que têm que coincidir simultaneamente! não é uma questão de fama, nada disso! o que foi conseguido desde a criação deste blogue julgo já se tratar de uma grande vitória, orgulhamo-nos disso!!! não é so falar que queremos, precisamos de acção, é verdade! Mas as coisas para acontecerem também é necessário Flar e dar opiniões! as instituições na nossa terra existem e têm realizado um trabalho fundamental para o desenvolvimento da Vila de Fão! A criação de um grupo de jovens è um sonho, que um dia se pode concretizar!...! O Nosso Obrigado a todos os Visitantes

    ResponderEliminar
  31. Pois é Nuno mas muitas terras tem um Clube de jovens e em fão faltam os jovens que saibam liderar.por isso é que não temos e o assunto apareceu nos comentários porque pesoas como eu não tem capacidade para liderar mas gostava que houvesse porque vou passar a minha juventude sem ter essa oportunidade em fão e decerto vou procurar aqui perto, vou ver se o sr.carlos me aconselha. e ainda bem que apareceu este blog porque é uma oportunidade para se falar e discutir ideias como esta.mas penso que ninguem está a empurrar ninguem porque as coisas deviam ter nascido por iniciativa de alguns de nos porque isso e que era importante e mostrava que tinhamos jovens com iniciativa de trabalho.mas decerto este assunto já incomoda e é melhor passar para outra coisa.

    ResponderEliminar
  32. Não é preciso ir para fora de Fão.
    Há associações em Fão que receberiam sangue novo com todo o gosto, digo eu.
    Só falei na criação de uma associção porque sempre achei que o associativismo é a melhor forma de participação cívica e porque as associações RNAJ têm apoios específicos. Mas a realidade é que já cá temos associações onde as ideias e os projectos podem ser concretizados, é preciso é ser sócio. E ser sócio, só por si, já é uma forma de participação cívica.
    Mas claro está que é preciso vontade.

    ResponderEliminar
  33. Penso que quase todos comentarios anteriores têm um pouco de fundamento.
    É a primeira vez que comento este blog, aproveito para felicitar "os fangueirinhos" pela iniciativa, pois criou-se aqui um belo cantinho de troca de ideias e opinioes.
    O que se passa em Fao, (ou nao se passa), é um pouco fruto da sociedade em que vivemos, dos tempos que correm. Cada vez mais as pessoas vivem mais pra si, com "menos tempo", e o dia a dia nao vai permitindo ou nao motiva a que as pessoas tenham tempo e gosto em trabalhar para esses grupos ou associações "no terreno".
    É bom que (seja apenas para ja com "bitaites" ou nao so) haja jovens ou nao jovens (o que interessa), que tenham ideias a fazer algo pelo nosso Pequeno Paraiso.

    ResponderEliminar