terça-feira, 24 de março de 2009

Os Amigos do Ringue

Não me recordo da data da sua fundação, mas estou certo que a construção do ringue junto ao Salão Paroquial não apareceu de sem custos!
Hoje fala-se da construção da Casa Mortuária naquele mesmo local…até aqui nada contra, mas e o novo ringue? Será que alguém já pensou nisso?
Durante o verão aquele é o local eleito para as partidinhas de futebol dos nossos jovens fangueiros. Recordo com alguma nostalgia que passei por ali algumas belas tardes com grandes amigos.

Sempre fui da opinião que a localização daquele espaço não era o melhor e lembro-me de muitas vezes a bola saltar para a estrada nacional, ou até mesmo para os terrenos das casas vizinhas, acabando por ser um incómodo para quem jogava e para quem vive ali ao lado. Hoje aquele espaço parece abandonado, as balizas foram retiradas por motivos de vandalismo (infelizmente), agora são poucos os jovens que utilizam aquele recinto para os dotes futebolísticos.
Isto faz com que nós (jovens) procuremos outros ringues ou pavilhões, por exemplo em Apúlia o pavilhão tem boas condições e o preço é o seu principal chamariz, assim como Esposende que apresenta boas soluções em termos de espaços desportivos. É de salientar o ringue do caldeirão, ou até mesmo o campo da Junqueira mas não são boas soluções, visto que o Caldeirão fica afastado do centro de Fão e a Junqueira apesar de ser um local agradável e agora ainda mais com as novas balizas, continua a ser um campo de futebol de onze, ou seja, na minha modesta opinião não dá aquele entusiasmo como nos pequenos ringues.
Não posso também deixar de focar o nosso pavilhão que infelizmente a gestão do espaço não é das melhores e por outro lado está sempre ocupado com os treinos das nossas associações. Mas esta é outra questão!
Sendo o desporto uma escola de virtudes, permitindo um melhor desenvolvimento, convívio e relacionamento entre todos, contribuindo para desviar a nossa juventude para outros caminhos, estamos seguros que vale a pena a construção de novos espaços desportivos na nossa Vila.
Fão tem uma boa tradição desportiva, devido às suas condições naturais, como todos bem sabem, mas é preciso muito mais.
.
Nuno Lopes - nuno.ofir@hotmail.com

17 comentários:

  1. Muito bem Nuno , assino por baixo. Tambem tenho saudades do tempo em que nos reúniamos todos a jogar ao bota fora , velhos tempos.

    ResponderEliminar
  2. estou de acordo, sou desses tempos. relativamente ao pavilhão de fão, aquilo é uma vergonha, o hoquei ocupa os dias todos e se for para la um grupo de amigos, eles tratam-nos como se eles fossem os donos daquilo. é preciso mais ordem no pavilhão.

    senhor presidente olhe mais para os jovens da terra, o pavilhao tambem é nosso.

    ResponderEliminar
  3. CONCORDO COM O ARTIGO.É VERDADE QUE DEVIA TER UM RIMGUE MAIS EMFÃO.NO CORTINHAL VÊ-SE OS MIUDOS A JOGAR À BOLA ONDE DÃO CABO DO JARDI~.OK NÃO SE FAZ UM NOVO RINGUE?POR EXEMPLO,DEVIAM FAZER UM PERTO DA POUSADA.

    ResponderEliminar
  4. CONCORDO COM O ARTIGO.É VERDADE QUE DEVIA TER UM RIMGUE MAIS EMFÃO.NO CORTINHAL VÊ-SE OS MIUDOS A JOGAR À BOLA ONDE DÃO CABO DO JARDI~.OK NÃO SE FAZ UM NOVO RINGUE?POR EXEMPLO,DEVIAM FAZER UM PERTO DA POUSADA.

    ResponderEliminar
  5. Caro Nuno Lopes e caros bloguistas!
    Tendo lido com bastante atenção este vosso artigo, não podia deixar de emitir tambem o meu comentário(como aliás faço sempre que o justifique)estando completamente em desacordo desta vez!
    Começando pela casa mortuária, desde logo aqui deveriamos ter algum respeito pelas pessoas que partem, mas muito mais pelas que cá ficam!Não acha ser aquele o melhor sitio? onde então? mais, aquilo deixou de ser ringue de futsal para passar a ser casa de xuto!concorda?O.K.
    Fão deve ser a nivel distrital a Vila com maiores condições e instalações para a pratica desportiva.
    Eu vou todos os domingos de manhã para a junqueira dar uns chutos e que feliz eu sou por ter aquele espaço!e digo-lhe mais, já lá vi alguns comigo jogar que antes estavam no ringue.
    No cortinhal jogou-se, joga-se e ha de jogar-se sempre, porque aquilo é um parque de diversão e a jogar a bola tambem se diverte(estámos a falar de miúdos de tenra idade 5 6 7 8 anos talvez!
    O termo de comparação entre a casa mortuária e o espaço para jogar a bola, está no meu entender mal feito.
    Casa mortuária percisa-se, espaço para jogar á bola é quanto baste para já.
    Agora se me disser que mais um ringue em Fão era vem vindo! lá isso era. Mas há prioridades muito mais permentes, como a marginal por ex.,requalificação da velha Vila, de que já aqui se falou e bem, etc.
    Continuando a merecer a minha atenção o vosso trabalho, não pudia deixar passar em claro esta minha discordancia.
    Abraço
    Gaspar

    ResponderEliminar
  6. boa tarde..

    concordo mais com o ultimo comentario do que propriamente com o post.

    digamos que quando havia ringue so pensavam em destrui-lo agora que nao existe ringue toda a gente o quer.
    tudo bem que nao era o melhor sitio para o fazer, mas decidiram faze-lo ali e pronto nada feito. tirando perigos e bolas para o vizinho..

    é verdade que tambem la passei com as minhas partidinhas mas nunca tive muita vontade de voltar para lá.
    Aquilo neste momento parece um cantinho perdido que fica a parte de fao, virou sala de chuto para tudo e todos.

    ninguem ia "tomar" conta daquilo cabia a nós jovens tratar bem do que foi construido para "nós"...e nao o conseguimos fazer.

    Utilizamos, usamos e abusamos e acabamos por destruir..como acontece sempre..

    Nao vou dizer que a culpa é so nossa porque eu tenho a consciencia que nao é...mas temos grande parte dela..

    Vi, avisei muito pessoal de fao..pah quanto a isso nao nos podemos queixar..

    e sim quanto a casa mortuaria se for mesmo para aquele sitio digo que pode ser dos melhor sitios para a fazer.

    acaba uma "sala" e abre-se um novo negocio.algo de util neste momento.

    Quanto a outro ringue..nao sei se é a primeira coisa a ser pedida..

    como falaram e bem..tem o ringue do caldeirao boas condiçoes..vai para la muita gente mesmo nao sendo de fao. e nao é por nao estar no centro que o pessoal nao vai para la jogar. quem quer jogar mesmo e quem tem vontade para jogar aparece por la. isso é certo e sabido..

    junqueira tudo bem que é de 11 mas dá sempre para fazer as belas das peladinhas...cheias de emoçao :P

    o pavilhao ja a muito tempo que é mal gerido...tudo bem que as associaçoes precisam de treinar mas é preciso ver que o povo de fao se quiser alugar o pavilhao tem que correr mundos para o conseguir. e depois ainda existe aquela coisa do pagar..preço alto..é verdade..prefiro ir para o da apulia..melhor mais barato..sem comparaçao..

    bem ja me estiquei de mais :)

    cumpz a todos...

    continuaçao de um bom blog

    ResponderEliminar
  7. li o artigo e percebo o que o nuno quer dizer no seu artigo.ele não está contra a casa mortuária,o que o nunoquer dizer é que deviam era fazer um ringue como tem em outras terras.em relação casa mortuária acho muito bem que se faça.mas tb deviam fazer um ringue para os jovens.no que se fala à sala de xuto é muita pena está juventude andar se a perder.enfim.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com o comentário do Gaspar.
    Pedreiras também é Fão, não é centro, lá isso não, mas é Fão e tem lá um ringue, como já alguém aqui disse.
    Um ringue em cada rua, pro pessoal não se cansar muito a chegar lá é que era... E já agora à prova de vandalismo, porque o pessoal gosta de desporto mas também adora partir umas coisas. Não é só fazer, é preciso manter, e isso tem custos. E o pessoal sedento de desporto está pronto para dar uma mãozinha? E quando digo mãozinha não estou a falar em jogar andebol...

    ResponderEliminar
  9. O pessoal vai para a Apúlia mas não quer ir para as Pedreiras,axa longe.Tem piada não tem?No centro não há terrenos e por isso foi feito nas Pedreiras e ao lado do Hotel do Pinhal também tem um belo sítio.Ainda á dias vi jogarem lá com una balizas piquenas. Afinal nós temos o que outros não têm e só queremos o que os outros têm.tá lindo.

    ResponderEliminar
  10. A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha, lá diz o povo e com razão.
    Já agora aproveitem e informem-se acerca dos propósitos, objectivos e prioridades para que o pavilhão gimnodesportivo foi construído. A verdade é que são muitas as dezenas de crianças e jovens que por lá praticam desporto mais especificamente ao nível da formação. O certo é que há gente que nunca está bem com aquilo que tem, só pensando no que poderia ter.

    ResponderEliminar
  11. Uma coisa é certa..O HOQUEI MANDA NO PAVILHÂO...esta é a realidade..INFELIZMENTE

    ResponderEliminar
  12. Estou completamente de acordo com o Gaspar, e no geral com todos os comentários. sei que Fão precisa de uma casa mortuária e não tenho duvidas que aquele é o melhor local para a sua construção.

    Concordo quando se fiz que aquele local parece mais uma sala xuto, infelizmente. Mas todos nós sabemos que aquele não é o único sítio com esse problema.

    O que me levou a escrever este artigo não foi a construção de mais 2 ou 3 ringues mas sim recordar todos os momentos que lá foram passados.
    Também acho que temos boas condições desportivas, ate porque agora também já dou uns toques na bola na junqueira por exemplo.

    Um abraço a todos e continuem a comentar.

    ResponderEliminar
  13. O que levou este artigo a ser escrito não foi a construção de mais 2 ou 3 ringues?? Pelo menos de um ringue manifestas a intenção no texto (...até aqui nada contra, mas e o novo ringue? Será que alguém já pensou nisso?... estamos seguros que vale a pena a construção de novos espaços desportivos na nossa Vila...)

    ResponderEliminar
  14. mas sabes ler...

    vamos deixar de merdinhas e comentar em condiçoes.

    No que eu entendi o nuno so quer mostrar com este artigo que aquele espaço teve a sua importancia e um novo espaço do gereno vai ser importante para os nossos jovens.

    Temos um pavilhao que é mais do Hoquei do que do Povo, assim não vamos a lado nenhum.

    quem passou bons tempos naquele ringue lembra-se bem do quanto ele foi importante, e a falta que faz um espaço daqueles em condiçoes.

    PARABENS AO BLOG

    ResponderEliminar
  15. bom dia!!!quero um ringue,pk ser um grande jogador.parabens pelo artigo.

    ResponderEliminar
  16. afinal que povo é que quer o pavilhão?qual povo pois o povo não se importa com o pavilhão, tem a sua vida diária com tantas preocupações, não pratica desporto a não ser a marcha. E os filhos do povo que praticam lá desporto?E são bastantes. Parece que o povo está satisfeito porque não faltam sítios para praticar desporto nesta linda terra. Estão é sempre as moscas.ah querem com piso e madeira.bem isso vai ser mais difícil. mas pode ser em cimento. arranjem-nos um terreno que cá o pessoal encarrega-se de pôr a placa...

    ResponderEliminar
  17. ringue!!!escola d 1a vida...so virou sala d xuto pr kauxa dessax más linguas ...

    ResponderEliminar