quarta-feira, 3 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009

Estas eleições têm sido alvo de comentários maioritariamente negativos, seja pela suposta fraca notoriedade dos cabeças de lista, seja pelo interesse que suscitam no cidadão comum, seja porque são em Junho e a malta quer é praia ao domingo. Por isso, passamos a uma pequena análise das eleições em geral e das listas dos partidos com assento parlamentar.

O PS lança Vital Moreira, que provavelmente para o cidadão comum com menos de 30 anos, seja um ilustre desconhecido. Antigo deputado pelo PCP, e juiz do Tribunal Constitucional, é ainda conhecido no Mundo do Direito como Professor.


O PSD avança com um nome que há um ano atrás só conhecíamos dos debates na RTP, no programa “Estado da Nação”. Com a entrada de Manuela Ferreira Leite em cena, Paulo Rangel passou a ser um nome mais conhecido por se ter tornado Líder da Bancada Parlamentar do PSD. É uma grande dúvida mas, tal como Vital, deve garantir o eleitorado habitual.

..........................................................................................................................................................................
O PP escolhe Nuno Melo para a luta europeia. Parece ser um nome forte para os recursos do partido, mas daí a ser um nome forte para o português comum vai um passo. Aliás, tanto o PP como o BE escolheram nomes que são fortes no interior do partido, mas que não conseguirão ter o apoio proporcional nas eleições, como o que têm no aparelho partidário.



O PCP lança Ilda Figueiredo, o que constitui uma aposta na continuidade. É de facto, digamos, diferente, ter um candidato a um órgão de uma Organização na qual não se acredita mas conseguimos perceber o propósito.



O BE também apostou na continuidade de Miguel Portas, o nº 2 do Partido. É um sério crítico da Europa e poderá ser um candidato a ter em conta pelo PS que poderá perder votos numa eventual amostragem do cartão amarelo ao Governo.


Em jeito de conclusão esperamos que a abstenção seja reduzida ou quase nula. Apelamos ao interesse de todos pelas iniciativas que nos permitirão debater na União Europeia. Dia 7 de Junho vamos todos ao Centro Cultural de Fão votar. Está tudo em jogo! Mobilizem-se, participem, debatam, sugiram, discordem... é importante que a Europa esteja na ordem do dia, pois isso seria proporcional à importância que tem para Portugal e para os portugueses.
Porque a abstenção nunca decide nada, VOTE por consciência!

Lista de 12 partidos e 1 coligação que se apresentam às eleições europeias:

1 - Bloco de Esquerda - BE
2 - CDU - Coligação Democrática Unitária –PCP/PEV
3 - Partido Social Democrata - PPD/PSD
4 - Partido da terra - MPT
5 - Partido Popular Monárquico - PPM
6 - Movimento Esperança Portugal - MEP
7 - Partido Socialista - PS
8 - Partido Popular – CDS-PP
9 - Partido Nacional Renovador - PNR
10 - Movimento Mérito e Sociedade - MMS
11 - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses PCPT/MRPP
12 - Partido Operário de Unidade Socialista - POUS
13 - Partido Humanista - PH

4 comentários:

  1. eu não voto em ninguem.politica está podre em portugal

    ResponderEliminar
  2. não é não votando que as coisas mudam... nem que seja em branco... se não votarmos não temos direito a reclamar... é um direito que custou muito a conquistar e é um dever também...e a única rama que temos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o ultimo comentário, é sempre importante votar é uma forma de protestar contra o que esta mal, e se não for votar depois não pode protestar.
    Relativamente aos candidatos coitadinhos são as sobras dos partidos.
    12 Escolhas, eu nem sei…

    ResponderEliminar
  4. Será possível dizer-se que 65% das pessoas em Portugal prefeririam viver em ditadura?

    Pergunto apenas isto porque é o número aproximado de pessoas que parecem não ir votar.

    Mais do que a opção, o primeiro passo é ser chamado a decidir. Votar é um dever, acho que devemos todos ir.

    Ainda que achemos que a política e os políticos nos são indiferentes e detestamos tudo o que lhes diga respeito. Seja como for, esta é a oportunidade de se exprimir. Digo eu.

    ResponderEliminar