terça-feira, 9 de junho de 2009

Uma vitória laranja…

Depois das eleições ao rubro pela Europa fora, não podíamos deixar de fazer o balanço as eleições europeias.
O grande derrotado de Domingo, foi sem dúvida o Partido Socialista! Depois da maioria absoluta nas legislativas há 4 anos atrás, e na vitória nas últimas eleições europeias, desta vez perdeu para o seu principal rival: Partido Social Democrata! Algo que já não acontecia há muitos anos, perdendo 5 Deputados comparativamente com as últimas eleições europeias.
Para este resultado contribuiu a difícil situação económica que se vive no pais, muito também através das noticias que se têm arrastado acerca do envolvimento de José Sócrates com o caso Freeport. Todas estas situações levaram a que o PSD fosse o principal vencedor! Quando pouco ou nada se apostava no candidato apresentado, eis que os resultados vieram contrariar o que muito gente dizia, incluindo dentro do próprio partido e também nas sondagens realizadas anteriormente. O Bloco de Esquerda obteve um resultado histórico, alcançando assim o melhor resultado de sempre. O BE, neste momento, é o partido que mais beneficia com o descontentamento que existe com a Esquerda em Portugal e por isso consegue recolher muitos votos de eleitores descontentes com os outros partidos da esquerda.
Quanto ao PCP, continua fiel aos seus resultados eleitorais do costume. Mantém-se dentro do seu intervalo de oscilação que flutua um pouco para cima ou para baixo de acordo com os seus habituais eleitores se decidirem ir votar.O Bloco de Esquerda que começa a ganhar o estatuto de terceira força política em Portugal, tornando-se cada vez mais uma ameaça para os partidos ditos mais pequenos.
O CDS-PP foi uma pequena dualidade. Alcançou o quinto lugar, sendo o menos votado dos partidos com representação na Assembleia da República, representando uma derrota nesse sentido! Através de uma votação superior àquela que tinha vindo a obter nas últimas eleições, manteve-se com os mesmos 2 deputados das últimas eleições europeias, transformando este resultado numa vitória!
Uma última palavra para a abstenção. Mais uma vez ficou provado o enorme desinteresse dos portugueses pelas eleições europeias!
Para finalizar, no Conselho de Esposende o PSD venceu em todas as freguesias! Em Fão o PSD conseguiu 396 votos, seguido do PS com 225, e do Bloco de Esquerda com 112 votos. É notória a abstenção na nossa vila, Mas poderá o resultado destas eleições europeias terem algum efeito nas autárquicas de Outubro? Estará José Artur mais tranquilo e Luís Peixoto mais preocupado? Que pensará o Didi acerca disto?…

9 comentários:

  1. ó pessoal, o que é que isto tem a ver com Fão?perderam o norte e vêm para aqui comentar política nacional?Já não chegam as televisões e os jornais nacionais?
    Formatem essa cabeça e voltem a Fão que tem muito para conversar... à mesa do café. por um Fão melhor.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de entrar em desacordo com o comentário anterior, acho que um balanço da política nacional da sempre um bom debate. Ainda mais agora que o governo levou um cartão vermelho dos portugueses, penso ate que estão eleições vão se reflectir nas autárquicas de Outubro em Fão e no poder em geral, como sabem o povo de Fão vai muito por ai e as caras dos partidos aqui em Fão são o reflexo daquilo que aconteceu nas europeias nas mesas de voto da terra, apesar da abstenção em Fão ser a cima de 60%, nas autárquicas a votação final não vai fugir muito ao que se viu no domingo, e José Artur voltara a ganhar. Acho que está na hora de Luís Peixoto e “Didi” fazerem alguma coisa e mostrarem que são Fangueiros de Gema e querem vencer a força toda. É que andar por Fão a passear não leva a lado nenhum é preciso falar ao povo e discutir os assuntos sem medo.
    Bom artigo pessoal.
    Abraço

    á mesa do café, por um pais melhor, so assim se vai conseguir um fão melhor..

    ResponderEliminar
  3. o senhor José Artur ganhou pontos nestas eleiçoes europeias sem duvida nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. O artigo está bem colocado, fazendo uma análise nacioal, que tem reflexo em todas as terras como Fão, e depois particulariza na análise ao concelho e à nossa vila, por isso não concordo com o primeiro comentário.
    Temos no entanto, que ver a situação das individualidades, pois se nestas europeias a escolha do Vital Moreira, foi um autêntico suicídio por parte do PS, nas autárquicas as coisas são diferentes, embora seja difícil derrotar o Zé Artur, a não ser que os seus opositores consigam bons elementos e sejam inteligentes, na forma de fazer a sua campanha e na estratégia a adoptar, pois acho que só há uma forma de destronar o poder e vocês sabem bem qual...
    rino

    ResponderEliminar
  5. Será que foi uma vitória do PSD ou uma derrota do PS?
    Uma equipa mesmo medíocre, sempre pode vencer uma péssima e não ua excelente que vence outra muito boa.
    Quim da bola

    ResponderEliminar
  6. Só há uma forma do Zé Artur perder que é não votar nele. Tudo o resto são meras conversas de café.Falam numa lista independente que vai aparecer e está a ser preparada nos bastidores e o problema parece que está a ser as quotas ao que me disseram.Só depois arranca a parte burocrática que é fácil. Esta é mesmo sem partidos. E até parece que já t~em os apoios financeiros assegurados e pelo menos um a apoiar a Câmara e esta lista independente. Vamos lá a ver porque é importante o avanço de uma lista independente para a nossa Junta, pois beneficia de certeza e então com a pessoa que irá encabeçar é normal que resulte.Valha-nos o sr. prior.

    ResponderEliminar
  7. Ó pessoal, não acham que é demais o que se fala nos outros sítios sobre Europeias? E já querem prever resultados das autárquicas por causa destas Eleições. Essa tem piada. Pensam que as pessoas ainda não conseguem separar uma coisa da outra? Por onde têm andado?

    ResponderEliminar
  8. lol para um ultimo comment!!! efectivamente estas eleições vão transparecer sob a realidade das proximas eleições, não me chamasse eu Anónimo! (hehe) se houvesse mais formação civica por parte das pessoas que votam talvez isso n acontecesse...mas na altura de votar vai ser: quem ganhnou as europeias?! PSD? então é pq estão a trabalhar bem e afinal o ps não presta...infelizmente é assim!!!

    ResponderEliminar
  9. boas
    Aqui o psd teve sorte em relação as eleições europeias, não houve nenhuma campanha que os varios partidos envolventes fizessem so estavam preocupados com as autarquicas penso eu , não divulgaram nada em relação as europeias eu posso dizer que não votei porque pura simplesmente nao disseram nada de jeito e dizem politicos,
    Que politicos temos aqui em portugal,
    O que eles falaram em relação as europeias nada
    Só interessava freeport, bpn, bpp
    era o que mais interessava crescam e primeiro venham falar em politica decente, em relação as autarquicas nao atirem as canas antes do tempo, no fim logo se verá quem e o vencedor
    So se houver burlas nas urnas
    um abraço
    Torres

    ResponderEliminar