sábado, 29 de agosto de 2009

Mais um Verão a passar...

Depois das férias dos bloguistas estamos de volta. Pedimos desculpa pela pouca informação que fomos publicando durante este Verão, que apesar dos diversos temas que poderiam ter sido analisados e debatidos no blogue durante este último mês, o trabalho fora do mundo virtual também tem sido extenso.
.
Mas estamos de volta e com muito para analisar e debater.
Mais um Verão a terminar, e diversos problemas foram surgindo em Fão durante esta época. Começamos por falar da Praia de Ofir que como já falamos noutro artigo não teve Bandeira Azul, entristecendo os Fangueiros, que apesar deste pequeno contratempo, a praia continua a ser a preferida de milhares de pessoas. Durante este mês de Agosto foi o verdadeiro caos por aqueles lados, filas de trânsito, falta de caixotes do lixo, e a habitual feirinha em Ofir, foram os problemas a ter em conta.
Na estrada nacional destaca-se o habitual estacionamento rápido junto das clarinhas, que condiciona toda aquela zona. Descendo para o centro Fangueiro e seguindo pela marginal do rio deparamo-nos com a esplanada perto dos Bombeiros que já foi referida em comentários como um autêntico atentado à via pública. Seguimos caminho e estamos em frente ao Maré Baza, onde a falta de civismo leva as pessoas a estacionar o carro bem no meio da marginal do rio. Continuamos até ao final da avenida e com sorte ainda vemos passar um ou dois carros pela marginal, ou a dar um passeio de carro pela marginal! No cortinhal as coisas estão a melhorar, o espaço está mais agradável e acolhedor, com um novo parque infantil e melhores condições para a prática de desporto.
.
Continuando no centro da Vila, chegamos ao Largo do Bom Jesus, que mais uma vez recebeu a Festa da Cerveja e do Marisco, esta festividade é cada vez mais a imagem de marca da nossa Vila, que arrasta todos os anos milhares de visitantes a Fão e este ano não foi excepção. O recinto esteve sempre cheio e muita cerveja e marisco foram vendidos durante oito dias. A Junta de Freguesia está assim de parabéns, por mais uma edição da Festa que além de juntar o povo Fangueiro ajuda as associações da terra.
Não podíamos deixar de visitar o Museu de Arte de Fão, que parece agora ter atinado. Dizem que terá uma vertente mais ligada a Fão e aos Fangueiros, assim o esperamos!
Fão ganha vida no Verão, apesar de este ter sido a nosso ver um Verão fraco, com menos turistas, menos visitantes, e menos dinheiro, será a crise…
.
É preciso continuar a apostar em Fão…

28 comentários:

  1. artigo está bem feito no ponto de vista,do que se passou em fão.alguem sabe os horarios do museu?o cortinhal está mais bonito,mas na avenida do rio falta mais caixotes do lixo.parabens pelo artigo

    ResponderEliminar
  2. Realmente vivemos numa vila rexeada de coisas boas.
    Só que infelixmente tamos a ver esta linda terra a morrer aos poucos.
    Jovem como sou gostaria de ver esta linda terra e da qual me orgulho de ser habitante, mais desenvolvida.
    Agora que ta a xegar as eleiçoes é que surgem parques novos, piramides lavadas, jardins arranjados.
    Nunca vi junta tao fraca na minha vida.
    Mas sei que vai novamente para la, e mais 4 anos a espera do nada.
    Festa do marisco, sem duvida uma festa que eleva o nome de fao, mas fao so é lembrado pela junta nessa semana. E o resto do ano??
    Há temos tambem as grandes viagens para os capitalistas..........
    Fão tem que mudar.
    Jovens como eu devemos nos unir e rebentar com esta panelas.......
    Em Fão ta tudo minado, os Bombeiros, e a nossa Santa Casa............
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. O anónimo, por acaso é sócio dos Bombeiros ou irmão da Santa Casa?
    É que são os sócios quem tem o poder na mão... São os sócios, que se quiserem e assim o entenderem, podem mudar de direcção... Qualquer, mas qualquer sócio dos Bombeiros, pode no momento certo candidatar-se.
    Será que o jovem é sócio de alguma associação de Fão? Se é, sabe que as coisas têm funcionado no cumprimento dos estatutos, em todas as associações da terra, com excepção do Clube Fãozense.
    Se não é, se calhar o primeiro passo para fazer alguma coisa de útil seria associar-se e depois de estar lá dentro, candidatar-se e mudar o que entende estar mal.
    Esses apelos à união deveriam começar, em primeiro, pelo entusiasmo e pelo exemplo.

    Sousa da Ponte

    ResponderEliminar
  4. boas caro amigos!queria responder umas pequenas coisas ao comentários.caro amigo sousa da ponte...as coisas não é facil mudar aqui em fão.como o exemplo na santa casa,os socios que são contra acabam por votar depois a fazvor,pk?muita gente sabe que ao votar depois a favor ,comem na mesma panela e ser um ou dois ou três conta não vale de nada pk a maioria vota a favor,por isso acabam por não ganhar nada mais vale votar a favor assim come tb.em realação a associações primeiro entrar nelas concordo consigo,o problema é incotir ideias nas pessoas responssaveis,falo pelo que sei.eu concordo que fão precisa de juventude nova a fazer qualquer coisa pela terra.uma coisa que não concordo é citicar as pessoas novas quando quereem fazer algo.li alguns artigos no blog sobre politica, os comentarios desses arigos era criticar o didi,pk?falar da sua vida,não concordo.as pessoas é que tem que mudar os seus comportamentos com os comentários que fazem no blog.para acabar queria dizer uma pequena palavrinha ao senhor sousa da ponte como senhor anticuo.li varis comentarios onde falavam mal do blog e agora falaram bem no artigo do 1 aniversario do blog.é lamentavel mudar como muda a águo para vinho.parece que são como os politicos.abraço

    ResponderEliminar
  5. O facto de ter criticado em algum momento o blog, não significou nunca que não ache o blog útil, ou que o trabalho dos 3 jovens não tenha valor. Só quem faz crítica por fazer, por falar mal, é que pensará dessa forma. Toda a gente é passível de ser criticada, o que não retira o valor ao seu trabalho.
    Quanto ao resto, devo dizer que eu também sei do que falo, porque eu sou sócio de todas as associações de Fão, com excepção de uma que entendo não servir, neste altura, rigorosamente para nada, o Clube Fãozense.
    O resto é conversa fiada, os sócios de qualquer associação têm direitos e deveres, são os "donos" das associações, têm o direito de fiscalizar o trabalho dos orgãos sociais e mais do que isso, têm o dever de fazer alguma coisa quando algo está mal. Não venham com histórias da carochinha, as eleições são feitas com voto secreto, só não se candidata quem acha que tudo está bem ou quem prefere mandar umas bocas de fora, em vez de dizer o que pensa nas assembleias gerais. É preciso é que participem e isso é que é difícil.

    Sousa da Ponte

    ResponderEliminar
  6. caro amigo,é verdade que o voto é secreto,o problema é eu votar contra quando a maioria vota a favor?é um voto para nada.nas assembleias podemos dizer o que está mal,o problema é que parece que falamos para o tecto pk?há um uma panelinha contada e não venham tapar o sol com uma peneira toda gente sabe que é verdade.

    ResponderEliminar
  7. Mas a democracia é isso mesmo, é votar e saber aceitar o resultado das eleições, desde que, claro está, as eleições tenham decorrido normalmente.
    Um voto para nada?! Mas para nada porquê? Porque acha que toda a gente está errada e só o senhor está certo? O voto dos outros não tem o mesmo valor do que o seu?
    Faça uma lista com outros sócio que entendem que anda tudo a gamar, e vão para lá. É assim que as coisas funcionam, não vale pena vir com esse discurso. Usem os seu direitos em vez de se queixarem, têm a obrigação disso.

    Sousa da Ponte

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    Eu gostaria de informar o autor do comentário de 03 de Setembro de 2009 à 16:04, que lendo o seu comentário não percebo com base em que opiniões que expressei, possa dizer que “mudei da água para o vinho”.

    No artigo feito para destacar o aniversário do blog, publiquei um comentário onde referi que considero positivo o trabalho desenvolvido pelos autores, e que na generalidade, se promove e permite a discussão.

    Quanto à utilização da palavra generalidade, deve-se ao facto de os administradores do blog apagarem quase de imediato comentários que consideraram lesivos para a imagem do Senhor Edgar Silva, mas permitem que continuem comentários que são lesivos para a imagem de outras pessoas.

    Eu manifesto a minha opinião, e respeito a opinião de todos, e desafio o Senhor(a) a fazer referência a um comentário meu, que possa ser lesivo para a imagem de alguém.

    Gostaria de fazer também referência “aos tachos e panelas”, e dizer-lhe que, pelo que me apercebo, e sendo sócio dos bombeiros e irmão da Santa Casa da Misericórdia de Fão, não visualizo nenhuma situação de benefício em causa própria por parte de algum membro das respectivas direcções.

    Acrescento, que não compreendo a crítica que se faz aos comentários que falaram do Senhor Edgar Silva, quando os comentários que o senhor faz, apesar de não citar nenhum nome, faz referência de forma concreta a pessoas que fazem parte da Junta de Freguesia.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. eu venho aqui informar o senhor anticuo,que os comentários que foram apagados nos comentários que fez eu "didi" fui eu que apaguei,pk é de muito mau gosto falar mal da vida das pessoas como fez nesses comentários.senhor anticuo!sei quem é o senhor. é muito mau gosto falar das pessoas como fez nesses comentários.ninguém é perfeito ,nem o senhor é.devia era falar dos artigos e falar do que as pessoas são.quando quiser falar comigo pessoalmente estou sua desposição.de andar aqui com nik,devia dar a cara,mas eu sei quem é senhor.um abraço e comente os artigos

    ResponderEliminar
  10. é pá, este senhor vítor hugo, é bravo e demonstra ser um moço com bastante espírito democrático...
    ele é que manda e mais nada... façam o favor de falar do que ele quer e como ele quer...
    falar do que as pessoas são?!!!
    não é o que faz aqui toda gente segundo o ponto de vista de cada um?
    ou tem que se falar segundo o ponto de vista do senhor vítor hugo? é engraçado vindo de quem vem, de quem já fez aqui insinuações, sobre pessoas, menos abonatórias... sr antícuo, peço desculpa por me intrometer, mas não resisti, este vitor hugo é de partir a moca e devia ter cuidado com as suas filtragens aos comentários, porque não abonam nada em favor do blog e dele próprio... e dos outros dois jovens que não têm culpa que o senhor vítor hugo use este espaço de forma diferente de eles próprios!

    ResponderEliminar
  11. O mal desta terra e de outras são as panelas de ignorãncia e da preguicite. Se não fossem os dirigentes que se disponibilizam para trabalhar nas associações roubando o tempo à família como muitos que eu conheço, Fão estaria muito pior. Assim ainda vai tendo uns Bombeiros a funcionar, um Hospital a funcionar, um Museu a funcionar, um Futebol a funcionar à custa do sacrifício dos outros. Vir aqui dizer que em nenhum lado as propostas não são aceites é sinal de que devem ser muito estúpidas e o nome que lhe apliquei está correcto pois são essas que nunca passam em lado nenhum. Até me custa a crer como sabe escrever, ou então pediu ao vizinho.

    ResponderEliminar
  12. as pessoas deviam fazer comentários e deixar de politiquices.mal de muita gente em fão vive da politica e de tachos.aqui em fão só se sabe falar mal das pessoas,é um povo muito coitadinho.mudem a maneira de ser,já parece um terrinha do terceiro mundo.

    ResponderEliminar
  13. anticuo, es um bom presidente!

    ResponderEliminar
  14. se o anticuo fazer uma lista,eu votava nele,dava um bom presidente, é o que falta a fão.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Sr Vitor Hugo,

    Gostaria de lhe colocar algumas questões, se me permitir, se não o quiser poderá sempre apagar o meu comentário como administrador do blog.

    Não é uma das motivações do blog promover a discussão dos artigos que publicam?

    Pretende o Sr Vítor Hugo que, os comentários que não vão de encontro às suas opiniões apenas sejam comunicados através do email?

    Pretende o Sr Vítor Hugo, com o seu anterior comentário, condicionar a minha participação neste blog?

    Sr Vítor Hugo, acrescento que é mentira que tenha feito algum comentário que de alguma forma possa ser injurioso para o Sr Edgar Silva. Mas volto a manifestar a minha discordância com algumas expressões ditas pelo mesmo. (Ex: “Fão está cada vez mais na cauda das freguesias do Concelho”)

    Também já manifestei o meu desagrado com o facto de o blog, não manifestar o mesmo critério para com a defesa com a imagem de outras pessoas, e se tiver alguma atenção e ler os comentários que são possíveis visionar no blog, encontrará certamente afirmações que são de forma idêntica prejudiciais para o bom nome e imagem de algumas pessoas, que certamente o Sr Vítor Hugo não têm intenção de preservar.

    Sr Vítor Hugo,
    Os meus cumprimentos,

    ResponderEliminar
  16. obrigado sr. presidente.

    ResponderEliminar
  17. sr anticuo!os comentários que apaguei foram sim injuriosos.o senhor pode sim comentar os artigos e não falar do que as pessoas ganham ,foram o que fizeram na vida.isso não tem nada ver com o artigo.o que queremos no blog é que comentem os artigo e mais nada.não foi só os seus comentarios que foram apagados foram mais.senhor anticuo gostaria de colocar uma questão,pk é que não dá a cara como muita gente faz aqui no blog?não é uma falta de gosto da sua parte estar a esconder se?homem que é homem dá a cara.espero que pense muito bem e comente os artigos e não falar das pessoas.em fão é muito costume tirar pedras e esconder-se,faça como fazem os cronistas que dão a cara e muito mais gente.
    meus comprimentos...

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Sr Vítor Hugo,

    Gostaria de lhe dizer mais uma vez que é mentira que eu tenha feito os comentários sobre o Sr Edgar Silva que o Sr Vítor Hugo apagou.

    Acrescento que não sou contra, o facto de ter apagado qualquer tipo de comentários que sejam injuriosos ou pouco respeitadores da honra e da imagem de alguém, antes pelo contrário.

    Pelo que observo do seu anterior comentário, ainda não percebeu que o que me desagrada, e que eu condeno, é a falta de rigor no cumprimento do que o blog assume como sendo o “Estatuto Editorial”.

    Relativamente à opção de utilizar o “nick” Anticuo, é uma opção pessoal…

    Apesar de não utilizar o meu verdadeiro nome, é uma completa mentira que utilize o vosso blog para denegrir a imagem de quem quer que seja.

    Abaixo, transcrevo um comentário que anteriormente escrevi, num outro artigo vosso, e que demonstra o que acima referi.

    “Bom dia,

    Tenho reparado que têm vindo a ser eliminados alguns comentários…

    No ESTATUTO EDITORIAL deste blog está escrito que “…Não são permitidos comentários injuriosos ou pouco respeitadores da honra e da imagem dos visados, sob pena de serem eliminados.”

    Na minha opinião é necessária a gestão dos comentários injuriosos e/ou pouco respeitadores da imagem e/ou honra dos visados.

    Mas quero acrescentar que na gestão que tem sido feito, é mostrado que a administração deste blog, se tem manifestado parcial, e que se tem demonstrado muito zelosa na defesa de algumas pessoas, eliminando quase de imediato os comentários que visam essas pessoas, enquanto por outro lado, mantém comentários injuriosos e/ou pouco respeitadores da imagem e/ou honra de outras pessoas.

    Peço bom senso.

    Cumprimentos,
    21 de Julho de 2009 2:41” (Um comentário por mim publicado por mim no artigo de 25 de Junho “A corrida continua…”)

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  19. que pena que um dos 3 jovens que conduzem este blog, queira parecer o dono deste espaço...
    fica-lhe mal a ele e sobretudo deixa muito mal os outros dois, que não são assim...
    ou se são, não tenho essa ideia, mas não me parece que sejam...
    porque é que o senhor vítor hugo não faz um blog só para ele?
    farta-se de falar do que quer, insinuar o que quer sobre quem quer, e vem proibir, vem ditar o que os comentadores têm que dizer?
    deixe os comentadores decidirem se os comentários de alguém são injuriosos ou não... se todos decidirem que sim, então retirem o dito comentário... agora o senhor fazer esse juízo de valor e ainda por cima dizer "fui eu que apaguei"... então o que fazem os outros 2 jovens? são paus mandados do senhor vítor hugo? concordam com a com a voz do dono? não me parece, porque os conheço e porque sei serem pessoas ponderadas!

    ResponderEliminar
  20. boa noite sr anticuo!o comentário era sim injurioso,eu até comentei com meus outrs administradores do blog sobre o caso.eu gostei do que li.os artigos como disse são para seu comentados e não falar do que as pessoas são.todos os comentários que sejam injuriosos são todos apagados,aqui somos zelosos com toda gente,onde já se vereficou.espero que compreenda a nossa oposição,temos o blog não para tirar partido algum ,mas sim para alertar e elogiar o que se passa em fão.um braço e continue a comentar.

    ResponderEliminar
  21. ao comentario anterior um senhor"anonimo"está falar do que não sabe.todos os três temos nossa vida profissional,não estamos sempre aqui, e por acaso fui eu que li o tal comentario que não era bom para o blog e apaguei.qualquer um administrador pode apagar qualquer comentário,não é preciso pedir.o mal de muita gente fala do que não sabe e depois se escondem com anonimatos.vida é mesmo assim.abraço

    5 de Setembro de 2009 14

    ResponderEliminar
  22. estou a falar do que vejo senhor vítor hugo... estou a falar do que o senhor diz... não inventei nada...estou a falar de atitudes... o que realmente não sabia é que o blog é administrado individualmente por cada um dos três e que cada um tem a sua forma de gerir os comentários... pensei que fosse os três em conjunto,entre outras decisões, a decidir se excluem ou não os comentários... pelos vistos não, mesmo que os outros não concordem, pelo menos o senhor vítor hugo excluí comentários por seu livre arbítrio e juízo... estava convencido que fosse uma equipa!

    ResponderEliminar
  23. qual honra? a tua anticuo! ninguem é cego.

    ResponderEliminar
  24. senhor anonimo!todos os arrtigos são feitos em equipe.comentarios injuriosos são é preciso ser por equipe,temos a responssabilidade do que fazemos.o que me está parecer é que o senhor está muito preocupado com o blog.não se preocupe, o que se devia preocupar era comentar os artigos e não andar aqui a mandar bitaites e tb devia se preocupar em dar a cara.o que nós nos preocupados é com a boa educação dos anonimos em se esconder, que não dignifica o blog. muito obridado pela sua boa educação.

    ResponderEliminar
  25. estou esclarecido senhor vítor hugo... já percebi que o senhor é o diácono remédios cá do sítio...
    não se preocupe que não o incomodo mais... continue assim que só prestigia o blog... se calhar é por isso que cada vez tem havido mais comentários, não é? essa mão de ferro na liderança da equipa tem dado resultados...

    ResponderEliminar
  26. boas tardes!sou uma pessoa que venho com muita frequência ao blog, uma das coisa que não concordo é ver anonimos a mandar piadas e não trazem nada de novo ao blog.concordo com os administradores ao bloquiar insultos injuriosos,isso asim era uma festa.essas mesmas pessoas perecem que isto seja outro forum de esposende.usem a boa educação.quero dar os parabens ao blog pelo trabalho desenvolvido e espero que continuem assim.bjs

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde.

    Em primeiro lugar quero dar os parabéns a estes três jovens pelo trabalho realizado neste Blog.
    Quanto a esta polémica do anonimato a minha opinião é publica.
    Se toda e gente que comenta neste tipo de blogues fosse identificada maior parte deles não escrevia uma linha que fosse, ou por vergonha da forma como escreve, ou porque só no anonimato conseguem escrever barbaridades como aqui se escreve.
    Quanto ao Vitor Hugo acho que está no direito de bloquear os comentários que lhe pareçam injuriosos, mas não te podes esquecer que as pessoas tem ideias diferentes, e o que parece para ti injurioso pode não ser para outras pessoas.
    Não devias entrar neste tipo de polémica pois és um admistrador do Bolg e como tal na minha opinião não devias intervir ou responder a comentários.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  28. Comentando o tópico:
    Bandeira Azul- Milhares de pessoas, azáfama total...o que seria com a tal bandeirola.
    Congestionamento junto ás clarinhas-o meu sonho era ver Fão inteiro congestionado de pessoas a fazer compras.Mas sim. é falta de civismo...e de estacionamento.
    Esplanada junto aos bombeiros - já existia, mas sem estrado.
    Carros na marginal- não há lá nada que diga que não se pode
    Cortinhal- Excelente investimento
    Festa do marisco- mais um sucesso

    ResponderEliminar