domingo, 3 de outubro de 2010

Consulta à população "Trânsito em Fão"

Ficou decidido na última Sessão da Assembleia de Freguesia que a Junta disponibilizaria a informação necessária sobre as alterações em discussão e fomentaria um Referendo às soluções apresentadas. Os resultados desse referendo seriam um indicador válido a tomar em conta pela Assembleia quando forem votadas as soluções propostas. Assim a Junta de Freguesia disponibiliza no site http://www.jf-fao.pt/ desde já as opções em discussão relativa aoa 4 quarteirões. Estas opções serão também afixadas nos locais de estilo do costume e durante a próxima semana entre os dias 4 e 8 de Outubro os interessados em votar numa das soluções para cada quarteirão deverão dirigir-se às instalações da Junta de Freguesia no sentido de deixarem aí expresso em votação secreta a respectiva opinião.
.
Disponibilizar esta informação no site da JFFão é desde já um passo importante de modo a poder dar a oportunidade a todos aqueles que se interessam por Fão, a conhecer as decisões no locais certos para os debater, neste caso as assembleias de Freguesia. Devem assim continuar, na medida de divulgar o máximo de informação possivel que possa ser do interesse de todos, tendo em conta as assembleias de freguesia que se proporcionam apenas de 3 em 3 meses.
.
Participe nesta decisão!!!



14 comentários:

  1. Muito interessante esta "Consulta à população...". É assim que os responsáveis eleitos pelas populações devem proceder. Os assuntos que mais afectam os cidadãos. Há assuntos que os responsáveis devem agir imediamente. Era o que faltava consultar os cidadãos quase todos os dias. Os assuntos de trânsito, principalmente, devem ser bem estudados. Então Fão que tem ruas bastante estreitas. Fão e a maior parte das localidades do País. Há que preservar o Antigo mas adequado ao Presente e isso é possível.
    Muitos cidadãos estão "maribando" para os problemas de trânsito mas gostam de levar a sua "lambreta" (meios de transporte) para ela tomar conta do "lugar" enquanto vão comer "lagosta" ao café. Duas horas ou mais e outros que têm urgência em chegar a casa ou ao emprego fartam-se de apitar e ainda, depois, são maltratados. Isso também é um problema de trânsito. Proibir o estacionamento à porta dos estabelecimentos. A "lambreta" pode muito bem ficar na garagem ou então à porta de casa. Dois minutos, ou um quarto de hora, não gasta a "sola" antes pelo contrário "dá saúde e faz viver". Cada qual gasta o que pode mas, sinceramente, o dinheiro da gasolina e do gasóleo que se gasta em dois minutos com o arranque da "lambreta" não poderia ser poupada? Fazendo contas: 2+2x30=120. É isso. 2 horas por mês e se for um quarto de hora? Façam contas porque eu não quero o desgaste do "baú" por causa da "lambreta". Só o desperdício dos materiais da "lambreta" dava para pagar o "cartão de crédito" ao fim do mês a tempo e horas e quem paga adiantado ainda recebe um "bónus" que tanta falta faz para entrar nas "portinholas". Mania dos portugueses "pequenos" que cada vez contribuem para os "grandes" ser cada vez mais "grandes". E quem sofre são aqueles que estão a poupar para aqueles que se querem fazer de "grandes". Os "poupadinhos" pagam os impostos a tempo e horas e ainda os de "lambreta" à porta dos estabelecimentos, comendo alguns "lagosta" à conta do subsídio que é roubado àqueles que trabalham. Até vão com as potentes "lambretas" assinar o papel para gordos subsídios por isso até vêm os "de carroça" buscar subsídios que são dados por causa das "Causas humanitárias" propostas muitas vezes pela Igreja Católica que nomeia um Alto. Alto? Altíssimo Comissário para as Etnias Menores. Muito mal vai o meu Portugal que trago sempre no coração. Mas já chega de descontos para os de "lambreta" (alguns que nada fazem mas comem "lagosta" à conta dos que fazem) e os que vêem "de carroça".
    2 minutos ou um quarto de hora a pé nunca fez mal a ninguém antes pelo contrário "dá saúde e faz viver".
    Não participo na Decisão porque não estou no "Cantinho". Se tivesse era o primeiro a ser participante da "Consulta". Apelo aos residentes em Fão que preservem Fão. "O outro vai votar. O meu? Mais um menos um que importância tem...". É assim que a maioria fala. Estou farto de "falar" mas quase ninguém vem aqui bater o "pé". Só o amigo André, emigrante fangueiro que está em França é que me acompanha de resto a maior parte dos Fangueiros e Amigos de Fão estão "maribando" para os problemas da terra mas sabem murmurar nas "costas" daqueles que se interessam pelos problemas de Fão.
    Somos poucos na «Conversa do Café» é verdade, mas dos poucos se fazem muitos.
    A «Conversa do Café» é (deveria ser) um "site" de melhorar Fão. Um "site" que merecia mais dos seus "clientes". A maior parte estão a rir à minha custa e, claro, do amigo André.
    Juntem-se os "donos" aos "clientes" só assim é que a «Conversa do Café» irá p'ra a frente.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sr Jorge Sequeira!Isto do trânsito em Fão não é fácil,já que a anterior junta tentou alterar em alguns sítios chave em Fão e houve muitos protestos.Como sempre os Fangueiros nunca estão contentes com alguns acertos que se faça em Fão.Claro que não é Fácil agradar a toda a gente pricipalmente aos comercios que podem ser afectados por alguma alteração que se faça.Fão tem umas redes de comunicação muito débeis que no tempo das vacas gordas,punham mais estreitas.Não admira com a mentalidade estreita que existe no poder local não se podia fazer melhor.Vou dar o exemplo no Ofir ao dar a curva para o parque das torres que é uma vergonha dum arquitecto da autarquia. Ali um autocarro não consegue dar acurva,pois na altura perguntei a um autarca o porquê daquilo,ao qual me responderam que a autarquia e o arquitecto é que sabiam.Pois é, a nós não nos interessa quem é que sabe,o que sei é que o turismo de autocarro foi todo para Apúlia, e é uma vergonha ver crianças a andar mais meio kilometro para ir para a praia com o perigo dos automóveis.E ainda me disseram que não alargavam o parque porque destruiam uma parte da paisagem protegida,mas contudo não tiveram nenhum pudor de pôr um stand de vendas mesmo ao lado.Quem sofreu muito com isso foi o comercio do Ofir que sempre se queixou,mas nunca vi queixar-se da autarquia nem da paisagem protegida que desde que puseram os esquilos mais da metade das aves foram-se embora.Embora eles dizem que tem estudos e que não é verdade.Outra mentira para fugir ás responsabilidades.Este assunto é para ser discutido noutra altura.Já fui ao site da junta e vi as alternativas,e não digo que são boas ou más.Porque,o mais importante é no verão ,e é no verão que tem de ser bem visto,poque no inverno não tem significado nenhum.E deve-se fazer de maneira a que ninguém fique prejudicado ,e refiro-me ao comércio que é muito importante para a terra e para a nossa cultura.É bom que não de ceda aos grandes interesses como aquela estrada dos lírios, já foi alterada não sei quantas vezes, e ainda não está toda pronta.[Era alterada conforme o..........

    ResponderEliminar
  3. De facto acho muito muito bem que se faça um referendo,porque assim não se agrada a uns e outros,é uma boa iniciativa que deve continuar com mais outras iguais a estas para bem da terra e de pessoas. Afinal são elas que fazem a terra.E que tal fazer um referendo sobre o pinhal,já que anteriormente não se podia construir e agora pode-se? E que tal fazer um referendo sobre a escola ou [centro de má educação]?Pergunto,porque se destruirem mais pinhal e afins,não será má educação? Na política pode-se acreditar em tudo,e como dizia um Fangueiro os "polvos contam-se na baixa mar".Para já dou os meus parabéns á junta por tomar uma inciativa imparcial,não se vê muito na politica em portugal. Uma politica que acho mesquinha e retrógada e mediaval.Por isso espero que esta junta consiga ser uma boa escola de política para a autarquia.[Se for possivel com licenciatura,que bem precisa].

    ResponderEliminar
  4. A Junta de Freguesia já adicionou o pedido para fazer duas ou três passagens áreas sobre a rua mais comprida do Norte, ou seja, a EN13? É necessário as tais passagens pois o movimento de veículos vai aumentar em larga escala e "mais vale prevenir que remediar". Pelo visto as passadeiras não serão respeitadas. Há muitos estabelecimentos entre a Ponte e o Chalêt. Os utentes do Hospital ficarão em muito más condições de acessibilidade. E os que vêm do Sul, de automóvel ou outro meio de transporte, ainda mais. Não falando no "Chão Sagrado". Má visualização para os condutores que vêm do Norte depois da curva do Chalêt encontram a passadeira. Praticamente não dá para travar. E a Ponte Metálica estará em condições para suportar os muitos camiões que irão novamente a utilizá-la? Penso que não. Os responsáveis, e não sei se já o fizeram, deveriam convidar as entidades competentes e mostrar-lhes os problemas que a EN13 tem em toda a sua extensão. As seguradoras também são muito afectadas. O Senhor Bom Jesus proteja tanto os condutores como os peões para que nada aconteça de mal. Neste País, e praticamente em todos, só depois de acontecer as desgraças é que deitam as mãos à cabeça.
    O que aconteceu aos mineiros do Chile? Felizmente foram salvos mas o sofrimento que todos passaram e talvez venham a passar devido aos "pós" engolidos durante quase 70 dias. O dinheiro que se gastou? O Presidente da República acompanhou todo o processo e diz que vai decretar leis para que não volte acontecer o que poderia ter consequências gravosas. Sinceramente fiquei sensibilizado com a atitude dos governantes do Chile.
    Mas voltando, ainda, à EN13 penso que se deveria fazer uma alternativa a ela e não ela servir de alternativa. É pena que as autarquias da Póvoa de Varzim, Esposende e Viana do Castelo ainda não tenham posto "mão" ao prolongamento do Metro até ao Minho que iria beneficiar grandemente o turismo no Litoral Norte. Quem quer ir viajar pela Europa não vai de "Transporte de Grande Velocidade" vai mas é de "Mais Alta Velocidade" (aviões).
    Peço aos "clientes" da «Conversa do Café» se concordam ou não com o que eu digo pois assim estarei sempre na dúvida que hei-de continuar aqui ou tenho que me ir embora porque assim "não tem piada nenhuma".

    ResponderEliminar
  5. O Chile deu-nos uma lição de vida e moral e sobrevivência.Claro que devia ter uma alternativa,e já que não há alternativa,sou muito a favor das passagens aéreas,porque a estrada N13 é muito perigosa com muito transito.Lembro-me quando era bombeiro,e não havia A28,e era raro o dia que não havia problemas com o trânsito.As passadeiras são muito perigosas com muito trânsito,e as pontes aéreas resolviam alguns problemas.O que eu acho é que não se vai fazer pontes aéreas nenhumas,até porque o dinheiro em Portugal está a acabar,e estou a ver na televisão que a reunião de banqueiros já acabou.Anda tudo com falta de dinheiro!Vai ser bonito vai!Eu estou de acordo com o Sr Jorge sequeira.Por isso espero que os camiões com mais de 3,5 toneladas não passem pela ponte.Acho que a ponte não merece isso.Esperemos que não haja nada de grave com este suposto aumento do trânsito.Esperemos para ver! Portanto vou comentar mais vezes e até vou tocar em assuntos que tem haver com o pinhal,já que eu sou um grande defensor do pinhal,também do mar,já que não existe peixe como havia antigamente,e outras coisas de interesse Fangueiro,e defendo menos construção para no futuro podermos ter um turismo melhor.Há muita coisa a falar.E tenho alguns artigos já escritos,mais elaborados.Por isso conversa não vai faltar,sem medo.

    ResponderEliminar
  6. Se bem me lembro nunca vi o meu País que eu bem o adoro num completo desalinho. Tanta esperança que tive no 25 de Abril. Tudo aos abraços. Finalmente, diziam os políticos que estavam exilados, iríamos criar "riqueza" para todos. Ainda me soam as palavras de um político que chegou no dia 28 ou 29 de Abril que os emigrantes faziam falta ao País. Que nunca mais precisavam de sair do seu País porque havia muito a fazer. Com lágrimas nos olhos ouvia eloquentes palavras. Também aderi a um só partido mas desilusão a minha quando passados uns anitos (6 ou 7) vi que me tinha enganado. Mesmo assim aguardei sempre por melhores dias. Quando, em 1986, Portugal - o meu adorado País - entrou na Comunidade Europeia voltou a renascer a esperança. A partir de 2002, quando Portugal entrou para a Moeda Única vi tudo a aumentar de dia para dia. Gordos ordenados... Cidadãos a passar fome, os "de carroça" a terem regalias apesar de não trabalharem. "Faces Ocultas" e muito mais. Tudo em completo desalinho. Talvez volte ao mesmo assunto. Muito e muito a desabafar mas vou ver se ainda me renasça a esperança que cada vez se vai afastando mais de Portugal que poderia ser um País maravilhoso não fosse certos cidadãos que querem massacrar os que ainda têm esperança. Sinceramente eu já não sou um deles. Cada vez desconto mais e para o ano ainda mais. Na passagem de ano pedia, metidas as doze passas, igual "distribuição" para todos. Talvez as passas fosse as "Passas do Algarve" em que muitos portugueses estão a passar. Ou talvez... deixem-me pensar. As passas não estariam falsificadas?

    ResponderEliminar
  7. Eu não vou falar do trânsito,até que é um assunto que não preocupa neste momento.Por isso o que me preocupa,é o a assalto que vão fazer aos portugeses.E começo por dizer quanto mais injusto for um país mais injustiças haverá,quanto mais assaltos houver aos portugueses ,mais crime haverá,quanto mais problemas houver no país com os seus cidadões mais problemas terá um país.Foram estas e mais coisas que não me lembro, que os membros da OPUS DEI e MAÇONARIA criaram aos seus cidadãos.Estas duas grandes máfias que governam o país através do PS e PSD e banqueiros levaram o país á ruina.Eu tenho visto a opinião publica,e choca-me muito os desabafos de algumas pessoas que intervêem no programa.Alguns nem dinheiro tem para dar de comer aos seus filhos.Os governos centrais, as autarquias,juntas e companhia limitada mataram Portugal.O PS e PSD são os principais homicidas de Portugal.Vai haver muitos problemas porque o que se está a fazer é cego.O que se tem a fazer é muito simples ,acabar com os ordenados chorudos,acabar com as empresas municipais,acabar com o emprego a 200.000 funcionários publicos que estão a mais,acabar com as fundações,acabar com os subsídios da cãmara ás associacões,reduzir os deputados para 100 ,chega,acabar com os governadores civis,acabar com as mordomias da cãmara e políticos.Só um exemplo a autarquia de Gaia tem 3 empresas municipais,e uma comecou com 23 empregados ,agora tem 200 e tais empregados.E queria este Sr ser primeiro ministro.Se se fizer isso não é preciso aumentar nada nem medidas de austeridade.Como os dois partidos querem controlar o povo através dos funcionários publicos,não há coragem para tomar medidas destas.Assim vamos ser governados por essas duas máfias que é a maçonaria e a opus dei.

    ResponderEliminar
  8. Finalmente o Orçamento de 2011 foi apresentado. Um Orçamento feito à medida dos Mercados. Um Orçamento que, segundo muitos dos nossos intelectuais economistas irá prejudicar os menos abonados mas, em contrapartida, irá sossegar os mercadores de países onde a dívida é maior do que a nossa.
    O Orçamento, em CD’s, chegou à Assembleia da República pelas 11 e meia da noite. Estava tudo à espera. Televisões mostraram em directo. Será que os “gastos” já estarão incluídos no tão polémico Orçamento? Muita despesa que, dizem, poderia ser evitada. Pobres e pobres a necessitarem de uma sopinha, com muita água e só um “nesquinho” de caldo de galinha, para aquecer o tão arrefecido estômago mas tivemos que mostrar aos “credores” que aqui se trabalha como deve ser para bem deles. É verdade os “credores” antes de ser apresentado o Orçamento já baixaram os juros da dívida. Já esfregam as mãos de contentes pois vão ter um Natal do “caraças”. Lagostas, javalis e ostras. Para os filhos vão pedir ao “Papá Noël” luxuosos brinquedos enquanto muitas criancinhas nem uma sopinha o “Papá Noël” lhes dá. Até o “Papá Noël” vai estar do lado dos “credores”.
    E como tenho que já começar a poupar aquilo que não gastei… vou comer uma lata de sardinhas com um bocado de pão já um tanto duro tenho que o amolecer com água que me sobrou de lavar 5 ou 6 uvinhas. Dizem que a água vai aumentar porque vai abrir dois lugares para gestores que se filiaram nos partidos e, segundo dizem, vão ganhar, por mês, o que muitíssimos não ganhariam em toda a sua vida.
    Cabeça a minha. Já me esquecia. Tenho que começar a poupar na luz porque ela vai aumentar 3,8%. Porquê? Talvez os “mandões” queiram mais “lagostas, javalis e ostras”.

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu estive a ver o plano inclinado e tirei umas conclusões do que se disse lá.Segundo o Medina Carreira o orçamento vai passar porque corre-se o risco de se ficar sem dinheiro uma semana depois,uma situação que nunca aconteceu em Portugal,já que o governo não vive sem dinheiro emprestado,as empresas não vivem sem dinheiro emprestado e os Portugeses não vivem sem dinheiro emprestado.Mas,segundo Medina Carreira a aprovação do orçamento de estado vai acalmar os mercados,mas 6 meses depois o país pode ficar sem dinheiro,porque não se produz nada,e nem se cria riqueza.É importante ver esse tipo de programas para saber o vendaval que vem aí,em que o Tiago Caiado Gerreiro diz Que as autarquias em fim de mandato estão a criar PPE,[acho que é assim que se chama]para eles terem tipo uma reforma onde se viva bem e tambem estão a fazer parcerias publico privadas em que daqui a 5 anos se paga 5 ou 10 vezes mais e ainda hipotecar o país.Já o Cantiga Esteves diz que é preciso repensar a nossa democracia e o sistema que já está completamente falida. Pois,eu começo a pensar que o FMI é melhor para o país,porque pelo menos não havia tantos ladrões.Em portugal tudo rouba á luz de toda a gente.O que se está a fazer é um roubo,até que o Cantiga Esteves diz que havia de houver prisão para quem não sabe respeitar os dinheiros publicos.Eles apelaram aos jovens cidadãos pra se manifestarem contra tais coisas.Mas há um problema diz Tiago Caiado!90% desses jovens são funcionários publicos da ala do PSD e do PS.Eu já venho a dizer isso á muito tempo,é só ver a autarquia de Esposende, tem mais (carraças ou parasitas do que cães).Que é uma coisa estradionária ou incroyable como dizem os Franceses. A autarquia de Esposende não é sustentável,e não tem dinheiro está falida,vive do dinheiro emprestado.Inventa-se impostos sobre o gáz natural,inventa-se impostos sobre paineis solares,inventa-se impostos sobre tudo para sustentar as (carraças ou parasitas que são mais do que os cães.)Nisto tudo quem vai mais sofrer são os mais vulneráveis que não conseguem emigrar,porque é a unica solução para evitar de ser saqueado de todas as maneiras e feitios.O que me impressiona mais é eu ver no face alguns presidentes de autraquia a criticar governos centrais e alguns fangueiros baterem palmas a esses imcompetentes,que tambem não fazem mais nada que (saquear) o povo.Por isso em Portugal a partir de janeiro vai ser uma desgraça,e vai houver muita mais fome e miséria que no tempo de Salazar,infelizmente foi assim que os Portugeses e Fangueiros assim quiseram.(E para sustetarem as carraças ou parasitas que são mais do que os cães é preciso muito dinheiro que não o há).

    ResponderEliminar
  10. Ando sempre com as contas em dia, antes prefiro passar fome do que pedir emprestado. Em contrapartida o Estado vem-me buscar as economias que eu tento fazer mas, penso, que é cada vez mais perigoso pôr as economias nos bancos. Ver Caso BPN e muitos mais que infelizmente vão aparecendo. Não dá para entender como a dívida chegou tão alta. Cada vez percebo menos disto. Mais impostos representa menos poupanças. Mais desemprego mas em contrapartida a Igreja Católica aconselha que venham os "de carroça", de outros países que vêm para aqui roubar e incentivar alguns "naturais" a roubar as "migalhas" que alguns ainda conseguem poupar. Vai-se ao Multibanco levantar algum dinheiro (faz sempre falta ter em casa porque para comprar algo que custa 10€ não se vai pagar com o "cartão" e muitos estabelecimentos ainda não têm Multibanco) e há 4 ou 5 a vigiar os respectivos multibancos. Segurança? Onde está? Os Seguranças que deveriam vir armados quando trazem o dinheiro para os cidadãos levantar não têm autorização para quando são assaltados para responder. Antes pelo contrário são incentivados a ficarem quietos. Se agem ainda passam "as passas do Algarve". Já me tem chegado aos ouvidos que há muitas maneiras "de matar pulgas". As tais combinações. Antigamente o Estado, por intermédio dos Bancos, incentiva as poupanças. Quando comecei a trabalhar numa Casa de Exportação e Importação (em 1964) os meus patrões (galegos) ensinaram-me a poupar como eles fizeram. Poupei. Comecei por ganhar 400$00 mensais (hoje menos de 2€) punha de parte 5$00 e assim comecei a abrir uma poupança. No princípio de cada ano olhava para a caderneta escrita à mão e vinha os juros da conta à ordem. Ficava contente. O dinheiro que eu conseguia poupar rentabilizava. Cada vez mais poupança e levava uma "vida de fidalgo". Felizmente nunca passei fome para fazer poupanças. Depois do 25 de Abril, teve todo o meu apoio pois pensava que todos os meus compratiotas iam ter uma vida de futuro. Fui presidene, secretário e escrutinador das primeiras oito eleições e, ao mesmo tempo delegado do partido em que me tinha filiado, às escondidas dos meus familiares, mas passados poucos anos vi que muitos políticos não respeitavam as regras. Confundiram liberdade com libertagem. Quiseram-me, também, vender um curso para eu ser "doutor" mas não quis queria aprender aquilo que não sabia. E prometeram-me um lugar que hoje poderia dar muitos milhões. Muitos dos meus amigos aproveitaram mas eu, leal aos meus princípios, não aproveitei essa oportunidade.
    O Orçamento de 2011, quanto a mim, está a afligir a maioria dos portugueses. Sou um deles. Nunca gostei de ver pobreza à minha volta. Infelizmente já começo a ver há mais de 25 anos. De ano para ano a tal dívida aumenta mais. Mais e mais institutos. Para tratar do mesmo assunto há 5 ou 6. Cada um tem 7 administradores e 10 gestores. Um ou dois funcionários para atender. Por favor não digam mal de muitos funcionários públicos. Fui um deles nos últimos 28 anos da vida activa. Cumpri as minhas obrigações. É certo que tinha colegas que pouco faziam mas os chefes (na minha secção, nos últimos anos, havia 6 para 8 funcionários) levavam 5 vezes mais do que os funcionários.
    Com isto quero dizer: Estou preocupado, e muitos, por a Dívida ser paga por aqueles que não a fizeram. Pagamos e repagamos e sob a ameaça que para os anos seguintes cada vez a dívida cada vez será mais "grande" para a "grandeza" de muitos os que hoje já são "grandes".

    ResponderEliminar
  11. Eu ao falar dos funcionários publicos, não estou a falar de funcionários que cumpram o seu dever e que estão lá por mérito próprio e que ajudam o país.Estou sim a falar dos funcionários oportunistas que se infiltram nos partidos para obter o tacho e que dão cabo de qualquer orçamento.E como sabem os funcionários publicos fazem falta,mas o que se está a passar é um exagero.Os jobs and for boys tem sido um problema para o país.E desde que descobriram esse caminho marítimo ninguém quer fazer outra coisa.Depois não há concursos,não há curriculos,não há nada.És amigo do presidente ou fazes parte do partido já tens emprego.Por isso a falta de qualificação dos funcionários publicos é uma constante,e temos o serviço que temos.E ainda por cima á funcionários que se julgam donos do cargo e não lhes acontece nada,porque são funcionários publicos.Temos o caso do centro de saúde de Fão em que algum pessoal que lá está não tem qualificação para lá estar e tem gente a mais.E mesmo assim julgam-se donos do centro de saude e algumas coisas é só para os amigos,porque os que tem menos dinheiro não tem direitos,só tem deveres.Eu até acho que o centro de saude é só para os ricos de Fão.Agora dizem-me também que os funcionários publicos ganham pouco.Mas porquê que todos querem ir para funcionários publicos? Não sei, se eles ganhassem 5 mil euros eu ainda acreditava que era por dinheiro,mas a maioria deles anda pelos 700 a 900 euros. Por isso a ideia de ser funcionário é não fazer nada. ( alguns trabalham,mas são poucos) Em relação ao dinheiro,eu só mando o que faz falta,como os outros 4 mil emigrantes que estão aqui,porque não se confia nos bancos nem em ninguém. Perdeu-se toda a credibilidade em Portugal.Portugal não vai melhorar nos próximos 15 anos dizem os entendidos,portanto espera-se muitas tempestades e furacões.

    ResponderEliminar
  12. Desta vez os políticos estão com medo do FMI.Era bom que entrasse,que assim era o fim da máma dos políticos.E como é normal a máma vai continuar,até porque o economista relativo,cada vez mais liberal,e moço de recados dos varões do PSD vai viabilizar o orçamento.Portanto ao aprovar a máma o PSD vai criar ainda mais dificuldades aos Portugueses.E depois da aprovação da máma só vai houver máma para mais 6 meses.E depois?Logo se Vê! Era bom que as 50 reformas dos políticos e mais cartões de crédito e todas as modormias possíveis,incluindo presidentes de autarquias acabassem com a vinda do FMI.O economista relativo cada vez mais liberal já pode demitir-se,já que disse uma coisa e depois faz outra.Aos moços de recados aconteçe isso. Aos Portugueses vai ser pior porque a classe trabalhadora que nunca foi valorizada,foi sempre menosprezada por parasitas do sistema e patrões sem escrúpulos,a quem eu chamo abutres.Uma coisa é certa os países que crescem mais são aqueles que tem melhores salários.Como aqui na França com estes salários vale apena trabalhar.Ao contrário em Portugal as empresas que apostam nos salários baixos tem mais problemas, porque não há motivação e estão a ser explorados.Quando a gente emigra vêmos quanto nós fomos explorados por gente da máma.Os Portugueses estão tristes,é normal,mas a máma vai continuar,o problema é que nem toda a gente máma,até um dia,quando o Sarkozy,e a Chanceler decidirem acabarem com a máma......

    ResponderEliminar
  13. Enquanto se brinca à política com o Orçamento... os juros sobem e quem paga são os portugueses que trabalham. Estes senhores brincam e nós pagamos as brincadeiras deles".
    A classe trabalhadora sente cada vez mais as injustiças que a maioria dos "Grandes" fazem. Os banqueiros cada vez mais estão com os "cofres" cheios e pedem aos políticos que sacrifiquem mais os que ainda vão lá depositar as suas poucas poupanças. É preciso acabar com os "créditos" mas eles, os bancos, continuam a publicitar os "créditos". Uma pouca vergonha o que está a acontecer. Mas é em quase todos os países aderentes à Comunidade Europeia. O que se passa em França? Têm razão. Mas, aqui, já se pensa passar a reforma de 65 para 70 anos. Quanto mais a idade da reforma aumenta mais há jovens que começam a trabalhar quase na altura de pedirem a reforma. Jovens com capacidade e que estão completamente abandonados. Muitos querem trabalhar mas quando são entrevistados para trabalhar ao verem o que vão receber dizem: "Mas... para trabalhar tenho de pagar?". E vêm os administradores e gestores com carros da empresa a levaram os gatos e os canários a passear com a doméstica e o veterinário a acompanhá-los.
    Os gatos e os canários a comerem do melhor e aqueles que foram pedir trabalho a ir aos caixotes à procura dos restos dos "manjares" dos gatos e dos canários.
    E os banquetes que se organizam a favor da pobreza? "Grandes" a discursarem a favor do pobre. Comida da melhor. Lagosta, javali e ostras. No fim todos a brindaram com champagne de Bordéus (região francesa do melhor champagne do mundo). "Queremos erradicar a pobreza do nosso país. Vamos fazer outro brinde, novamente, aos pobrezinhos". E à saída do luxuoso hotel encontram uma criancinha a chorar porque está esfomeada à espera das grandes sobras do jantar de solidariedade... E as crianças dos "Grandes" fartas de comer a favor daquela criança abandonada que irá receber (se receber) uns cêntimos para aquecer o estômago por umas escassas horas.
    É verdade um senhor da Igreja Católica foi ao jantar de solidariedade e recebeu muitos presentes das crianças que lá estavam a saborear chocolates "made in Suiça".

    ResponderEliminar
  14. o partido comunista fez uma proposta no parlamento do ordenado minímo passar aos 600 euros até 2013.Mas o PSD, o CDS,e o PS rejeitaram a proposta. Agora eu pergunto,o que são 600 euros em Portugal?Nada,muitas vezes para muita gente não dá nem para a sopa.Então vem esta gente dos 3 partidos dizer nas feiras nas televisõe, etc etc que os portugueses cada vez estão mais pobres e outras coisas para ganhar votos dos ignorantes.Hipocrisismo dessa gente que não vale nada que até custa dar um aumento aos portugueses.Essa gente é pior de que alguns animais que andam por aí,pois o custo de vida é muito superior ao da França.O sistema político está podre,o FMI diz que a Espanha em 2013 vai crescer 4 por cento,e nós vamos decrescer.Muita gente está a fugir do país incluindo os grandes cérebros do país,e corre-se o risco de país pagar esses estudos e eles fugirem para outro país.Isto tudo porque o país perdeu toda a credibilidade em tudo.Até no dinheiro,nós não mandamos dinheiro para Portugal,só o necessário,não é muito seguro.Ao que chegou Portugal.Com esta gente não dá!

    ResponderEliminar