segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Museu que é Centro Cultural…

Admiração, talvez seja a palavra que melhor caracteriza o que se anda a passar no Museu d’ Arte nos últimos anos. Confessamos que a notícia da passagem de Museu d’ Arte para Centro Cultural de Fão, não passaria de uma brincadeira, do dia das mentiras, por parte da Câmara Municipal de Esposende, mas pelos vistos não.

Acreditamos que este “novo” espaço poderá vir a trazer algumas mais-valias á zona histórica Fangueira, isto é, se for vem aproveitado e souberem cativar o povo fangueiro. O ainda Museu d’ Arte que desde sempre revelou uma falta de ligação com a população fangueira, tem agora a oportunidade de demonstrar que este é um espaço dos fangueiros e para os fangueiros, que também será capaz de atrair o interesse dos visitantes da nossa Terra. Lembramos que este espaço, passou um longo período encerrado, tendo como principal desculpa obras no edifício. Daí até hoje, não mostrar um grande número de visitantes, com a excepção das crianças das escolas que comparecem para também desfrutar das actividades proporcionadas pelos serviços educativos.


Ansiamos por constatar que agora, como espaço de Centro Cultural de Fão, poderá vir a ter mais destaque. Sugerimos uma melhor divulgação do espaço, a criação de um espaço de biblioteca, principalmente com informações da nossa Vila. Também porque não aproveitar este novo espaço para se passar a realizar lá as assembleias de freguesias!? Nós próprios, Conversa de Café, vamos apresentar uma proposta de exposição para o novo centro cultural.


Lembramos ainda, que Fão já “teve” um centro cultural, onde todas as semanas apresentava exposições temáticas e que aproveitavam o seu largo para a realização de eventos, lembramos as “feiras da ladra” ou o “dia mundial da criança”. Espaço este que é agora aproveitado como o ATL.

Sem comentários:

Enviar um comentário