segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E o Verão môreee...

Com o mês de Agosto a terminar, chega a altura de fazer um balanço daquilo que se passou por terras de gente Fangueira.

Chegaram os meses quentes e com isso, as populações vizinhas e longínquas visitaram a nossa terra. Gentes de Portugal, e muitos imigrantes fizeram as delícias de quem dá um passeio pela Vila. A Marginal da Praia cheia de pessoas a caminhar, as pastelarias cheias, os cafés com muita gente, as discotecas a abarrotar de jovens, a praia com o imenso areal coberto de toalhas e guarda-sóis, os pescadores alinhados pelo rio a desfrutar do seu belo momento de ócio, e um conjunto de actividades que superam em longe as outras épocas do ano.

No sector desportivo, juntaram-se imensas crianças e adolescentes no final do mês de Julho, na Zona da Junqueira para a realização de actividades desportivas, atraindo muitos curiosos que podiam deslumbrar da ponte aquilo que se passaria. Na Canoagem Fão continua a recolher trunfos, com atletas excepcionais. O Futebol e o Hóquei continuam a apostar nas camadas jovens dando mobilidades as crianças da terra e com bons resultados.

No ramo comercial, pouco se pode dizer de novo. Foram dois meses intensos, em que muitas casas puderam finalmente ter o retorno dos seus investimentos. Todos os espaços comerciais aumentaram a produtividade e as suas vendas. Factor que durante o resto do ano dificilmente conseguirá igualar.

No plano cultural muitas foram as iniciativas para enriquecer os nossos dias e noites. A cooperativa cultural promoveu encontros de fado e poesia, a biblioteca de praia manteve-se aberta tal como em anos anteriores, provando ser um factor importante para todos aqueles que visitam a nossa praia, somos de opinião de a sua abertura devia ser antecipada para inícios de Junho.

O clube Fãozense viu ser aprovado a remodelação do edifício com o apoio da Câmara Municipal de Esposende. E como já tem sido habito a Junta de Freguesia de fão organizou a já tradicional Festa da cerveja e do Marisco juntamente com a Feira de Artesanato. Este ano com algumas diferenças, visto que podemos contar com mais artesãos locais, assim como a duração da festa que se desenrolou por mais 3 dias. O balanço para aqueles que assistiram foi positivo, e o convívio foi o prato forte.

Gostaríamos de salientar, que muitos foram os espaços públicos que organizam festas temáticas com vista a chamar pessoas para a nossa vila. Não poderíamos deixar de expressar que é graças a esses pequenos gestos que vemos imensas pessoas todos os dias de Verão por cá.

Revejamos agora alguns dos problemas que continuam intactos:

Apesar da autarquia ter mudado a sinalização durante a época balnear, todos os acessos que permitem sair da praia foram completamente congestionados, todos os dias.

O acesso a praia de Ofir apenas pela avenida da praia também não é a melhor solução

Mesmo dispondo de um parque de estacionamento com capacidade para 100 viaturas, e com pouco custo monetário, muitos foram os carros mal estacionados em toda a vila, inclusive dentro da propria área do Parque Natural .

Os caixotes do lixo, apesar de passarem para o dobro, continuam a ser um problema. Seriam preciso o dobro ou então maior civismo por parte das pessoas.

A má gestão da Praia de Ofir tem se revelado um grande problema nos últimos anos (banheiros, limpeza, higiene, as vendas)

Na Festa do Marisco, depois da polémica em torno das elevadas taxas cobradas pela Junta de Freguesia, parece que as associações saíram contentes com o rendimento do festival. O estacionamento foi também uma problemática.

E nos por ca continuamos, Fão é mesmo assim um cantinho que todos nós adoramos.

E assim, Verão, foi em Fão!

Sem comentários:

Enviar um comentário