quinta-feira, 10 de novembro de 2011

apetece-me mudar...

Caros amigos e leitores parece que o “mundo” mudou, O mundo esteve sempre em constante mutação, mas agora tudo mudou drasticamente. E no que se refere ao conselho de Esposende este fenómeno é ainda mais acentuado.

Eu era do tempo em que o presidente da Câmara e os presidentes de Junta, tinham as belas ideias de como desenvolver o concelho. Obras e mais obras, Betão e mais betão, aproveitando os fundos comunitários. Até se construíam fontanários ou rotundas para aproveitar um fundo qualquer. Digamos que até parecia que vivíamos num pais rico e cheio de pasta. Marcou-se assim uma época, onde Gastar, gastar, gastar era a palavra de ordem.

Mas hoje, tudo mudou.

Antes, qualquer autarca gastava quase sem limites e só perdia uma Câmara Municipal ou Junta quem se distraía e não fazia obra. Agora o engenho está na arte de fazer política sem dinheiro, com poucos recursos e procurar satisfazer o eleitorado.
Hoje a palavra de ordem, nos municípios, como nas empresas e na sociedade em geral é Poupar! Poupar e cortar nas despesas. Mais do que fazer, a habilidade está na arte de saber poupar. Mandar apagar candeeiros da rede pública que estão a mais, por exemplo. Esta parece ser a solução de João Cepa para o aumento a electricidade. É certo que temos muita iluminação pública a dar luz para ruas sem casas, mas achamos que os curtes não deveriam ser totais, mais sim diminuindo a quantidade de iluminação por rua..

Como se vê, tudo mudou.

Antes a política era dar a cada Presidente de Junta a possibilidade de iluminar mais uma rua. Hoje, o que se pede é que, cada Presidente de Junta diga em que rua se podem apagar umas lâmpadas que estão a mais, é que os tempos não está para grandes gastos.

É a vida!


6 comentários:

  1. Mas a solucão do presidente não se compadece com o regabofe de inaugurações em tudo que é freguesia,ou seja em qualquer parvónia.Ainda se gasta muito,e parece que ninguém aprendeu.O Ereio é que já os topou a todos.

    ResponderEliminar
  2. E qualquer dia vai ser a inauguração da Escola Primária em Fão que custou quase 2 milhões de euros ao erário público. mas não se vai deitar abaixo só porque se está em crise. Há que cortar no que é menos importante e dá para cortar. De resto a vida muda e vai mudando.Hoje somos novos e amanhã seremos velhos. Hoje temos menos e amanhã teremos mais. Hoje a barba cresce e amanhã corta-se. Um dia tudo vai parar na nossa vida. Preocupados para quê?

    ResponderEliminar
  3. Pergunte a qualquer fangueiro se está disposto a pagar 800 euros por causa da escola,É quanto calha a cada fangueiro.Quem não sabe fazer contas,tambem não sabe olhar pela sua vida. Acha que temos o direito de hipotecar a vida dos nossos filhos.E os próximos que nascerem,já nascem com dívidas.Mais pobreza,mais ignorância,mais tudo o que é mal.Mas parece que está tudo bem.

    ResponderEliminar
  4. A mim também apetece que vocês mudem o tema.

    ResponderEliminar
  5. A vida em alguns momentos pode não parecer fazer sentido, daí lembramos de coisas que nos fazem felizes, coisas essas que são consideradas boas como nossas lembranças.
    Me ajude a divulgar o blog coisas boas da vida, sou nova nesse ramo, porem já estou te seguindo me siga também:
    http://coisasboasdavida-kahlopes.blogspot.com/
    obrigada desde já

    ResponderEliminar