sábado, 18 de outubro de 2008

Um problema Infeliz

Os animais são os nossos melhores amigos, disso ninguem tem duvidas! Agora o homem é que já não é grande amigo dos animais...


Numa Vila pequena como Fão, não há aquele problema da falta de espaço como noutras terras, logo imagina-se que por cá todos os animais têm o seu cantinho e a sua família capaz de os acolher abertamente! Desenganem-se…. É tal e qual como nas grandes cidades! Os animais são abandonados como um Zé ninguém…esta atitude resulta de vários factores: porque os cães de rua multiplicam-se e não há ninguém que cuide deles, porque os seus antigos donos mudaram-se e agora não dá muito jeito ter o cão, ou porque ficaram doentes e agora não querem gastar dinheiro para os manter, ou até porque cresceram mais que o esperado.
Ainda esta semana mais um desgraçado foi encontrado dentro dum caixote do lixo perto do jardim do Bom Jesus. Será que é a mesma pessoa que é capaz de colocar o seu próprio filho dentro de um caixote do lixo?! Provavelmente…


Felizmente, o pobre animal com apenas 2 meses, acabou por ser socorrido e agora recupera à procura uma família melhor! Este foi só mais um caso entre muitos outros que se sucedem diariamente! Gatos recém-nascidos nos contentores do lixo, dentro de sacos, embora muito comum aqui em Fão é mesmo atirá-los ao rio! Quem faz isto a animais o que fará às pessoas?
A educação é a base de toda a sabedoria…!
Neste panorama também é importante abordar o perigo que os animais ao abandono representam: o fluxo intenso de carros provoca atropelamentos, surgem doenças que muitas vezes afectam os nossos animais domésticos e também um perigo para as pessoas idosas com receio de serem atacadas pelos animais que nem sempre são meiguinhos! O que certamente é compreensível face à atitude que o ser humano por vezes tem perante o que dizem ser o melhor amigo do homem.


Infelizmente o Poder Local não se sente responsável por estes problemas porque se calhar até acham piada ver os animais ao abandono, pois desconheço associações no nosso conselho que possam acolher estes animais Não me refiro concretamente a um canil Municipal sem as mínimas condições, onde os animais são abatidos! Mas porque não criar uma instituição de animais abandonados? Com as devidas condições e tratamento adequados, onde os estes animais se possam sentir em casa e depois sim, adoptar uma nova família capaz de os acolher. Pensem nisso!!!
.
.

Adultos fazem...Crianças copiam...!!!


Este artigo é no seguimento do anterior (Um problema Infeliz), elaborado pelo amigo Nuno Lopes. As atitudes que tomamos definem o futuro que levamos! Ninguém fica indiferente quando sabe que alguém colocou um cão inofensivo ou em muitos outros casos os seus próprios filhos num contentor do lixo! Por isso é que a educação é a base de tudo!!! Como diz o Nuno Lopes: Pensem nisso!!!

Nuno Pereira - pereira.nuno@hotmail.com

Clique aqui para deixar o seu comentario

Sem comentários:

Enviar um comentário