terça-feira, 4 de novembro de 2008

Anti-Muralha

Extensos areais, era assim que as praias de Fão eram conhecidas. Os anos foram passando e o mar avançou. Hoje as nossas praias são um dos principais exemplos de erosão dunar. Mais um inverno a chegar mais uma preocupação para os proprietários das moradias que se localização em cima das dunas. Eles bem que tentam parar um mar ousado, mas nada consegue parar a natureza, reforçar a dona com sacos de areia é hoje uma ideia absurda, no meu ponto de vista. Eu acabo por ser mais radical, como esses senhores só aparecem por cá no Verão, porque não deitar abaixo?! Além de poupar dinheiro com a protecção da sua casa de férias acaba também por tirar uma preocupação da sua cabeça, mas se não quiser, espere mais uns aninhos que ela acaba por cair.

Poderá as praias de Fão se trânsformarem em autenticas muralhas daqui a uns anos? Talvez.
Estaremos nós à espera que a Natureza trate da demolição das Torres?! Talvez.
Continuaremos a construir em cima das dunas para o fulano, primo de não sei quem que também conhece cicrano?! Cabe a inteira responsabilidade a quem "zela" por estas áreas ou por quem não quer assumir responsabilidades na hora do aperto...
A tendência das nossas praias vai continuar a ser de erosão assim como a continuação do recuo da linha da costa. Mas esta tendência pode reverter-se, havendo vontade política e condições económicas.

Todos nos já chegamos a conclusão que a construção de esporões tem-se revelado ineficiente, na medida em que resolve problemas locais (Praia de Ofir) mas origina outros, não menos graves, em praias localizadas mais a Sul (Praia da Bonança).

Vamos pensar mais a frente?!
.

Clique aqui para deixar o seu comentario

Sem comentários:

Enviar um comentário