sábado, 8 de novembro de 2008

Turismo em Fão

O Turismo em Fão tem vindo a decrescer nos últimos anos. Apesar da Vila de Fão possuir bons “argumentos”, não apenas pela sua situação geográfica bem como dos recursos naturais que ostenta. Estarão os nossos recursos turísticos a escassear?

Ainda muitos se lembram dos hotéis cheios durante todo o ano, dos turistas a passear no centro da Vila, dos postos de trabalho dos fangueiros integrados na Hotelaria, e dependentes do Turismo. Recordamos esses velhos tempos com saudade e que hoje estão longe de voltar…
Há uns tempos p’ra cá, é falada a integração do Município de Esposende na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, poderá essa integração trazer vantagens para o conselho de Esposende? Ou será que vamos continuar à espera dos turistas durante apenas dois meses de Verão? Será que os turistas sabem que Fão também existe no Inverno?

Fão tem muito por onde pegar no que diz respeito ao turismo: unidades de alojamento como o Hotel Ofir, Parque do Rio, Pousada da Juventude Foz do Cávado e o Parque de Campismo de Fão, exibindo grande diversidade de acordo com a vontade e capacidade económica dos potenciais clientes. Equipamentos de recreação, lazer e desporto como é o caso do Novo Complexo Desportivo, o Náutico de Fão, a escola de Kitesurf, o pavilhão gimnodesportivo e a diversidade de percursos facilitados pelos passadiços, que motivam a prática do pedestrianismo, do BTT e de programas associados ao Turismo da Natureza. Aliado a todo este leque de espaços distintos, termina com a praia de Fão e suas infra-estruturas de apoio. A animação nocturna tem tradição nesta Vila e é um atractivo para os mais jovens.
Em Agosto, a Festa da Cerveja e do Marisco que atraí milhares de forasteiros que buscam do Norte e Centro do país, bem como da nossa vizinha Galiza, porque não criar outro tipo de eventos durante o ano?

Talvez a calendarização das actividades durante todo o ano seriam um aposta ganha para conseguir ainda mais visitantes de Verão! Exemplo disso são os Domingos à tarde que enchem de condutores as estradas do litoral norte, patenteando desde então uma aposta para o futuro. Fazer com que as pessoas não gostem apenas de passear ao domingo mas cativá-las a passar cá Sábado e Domingo, acabando por refugiar-se durante o fim-de-semana nesta Vila que muito tem para dar a todos que por cá passam!


Sem comentários:

Enviar um comentário