quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PENSE NISTO... (2)

Novas construções surgem pelo Pinhal
.
.

Poderão estas construções ajudar Fão num futuro melhor? Ou apenas contribuem para a destruição deste património há muito conhecido por “Pinhal de Ofir”?

25 comentários:

  1. Sim concordo,desde que platem mais pinheiros onde deitaram abaixo.o que não concordo é fazer casas para ricos e os jovens de fão tiveram que se ir embora para outras terras.as vivendas que se fazem em fão agora ,são para fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Estão a tirar-nos o melhor que temos na nossa terra: a mãe natureza! a mesma que revoltada um dia irá destruir as grandes vivendas de fim de semana plantadas em pleno oceano atlantico! quem diz que o Sr. Zé Artur é bom Presidente por aquilo que fez para fazer crescer a festa do marisco por aquilo que é hoje, e não digo que não seja verdade!...é também a meu ver o grande responsável pelas inúmeras construções de fds que ao longo do seu mandato foram aparecendo nesta terra muito caratcerizada pelo rio, mar e pinhal que possui, ou cada vez menos possui!!! Lembram-se como era a Amorosa e aquilo que é hoje? infelizmente, para lá caminhamos...

    ResponderEliminar
  3. estão sim a destruir nossa riqueza.concordo com tudo,as suas palavras são as minhas tb

    ResponderEliminar
  4. Estes de acordo, estão a destruir a natureza, e a fazer casas que nem para fangueiros são.

    Esta area da Bonança, esta a ficar uma vergunha...

    ResponderEliminar
  5. A resposta à questão colocada daria matéria para se escrever um livro com inúmeras razões a justificar que o caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa terra não é certamente este, portanto, limitar-me-ei a sugerir um pequeno exercício de comparação: - “recuem no tempo” não mais de vinte anos, até àquele período em que a gula imobiliária ainda não tinha delapidado o nosso património natural e tentem recordar-se da vida social e cultural de Fão de então; agora, “regressem ao presente” e contemplem os benefícios trazidos pelos novos habitantes dos luxuosos guetos fangueiros… um marasmo!
    ESTAMOS A MATAR A NOSSA GALINHA DOS OVOS DE OURO.

    ResponderEliminar
  6. Quando à uns anos atrás um grupo de fangueiros se reuniu para lutar contra a destruição do pinhal de Fão e Ofir, foram aplidados por muitos como os tolinhos do pinhal, mas a verdade é que a destruição da nossa mancha verde continua , Fão ja não tem pinhal tem blocos de cimento que fazem nascer dinheiro no bolso de alguns . Pode ser que estes mesmos blocos de cimento ganhem raizes e consigam segurar as poucas dunas que restam à nossa praia .

    ResponderEliminar
  7. então se eu tenho um terreno naquela zona porque é que eu não posso construir naquilo que é meu?que direitos tem os de fora em mandar naquilo que é meu.e se é meu porque esão a dizer que aquilo é dos fangueiros.só porque tem uns pinheiros cheios de doença que nem resina tem?Fão devia vir até ao mar como apulia, povoa de varzim e outras terras e então iam ver o que era progresso.agora vir aqui falar sobre o que é dos outros, querer mandar no que é dos outros.ide trabalhar malandros.

    ResponderEliminar
  8. Até fazes-me rir com esse comentário muito baixo. Se fosse a pensar dessa maneira metade do planeta seria só "blocos de cimento".

    É por PENSAMENTOS deste género que estamos num Pais atrasado. E agora eu pergunto-lhe já ouviu falar de “Protecção da Natureza”, ou de “Áreas Protegidas”, sabe para que serve o “Parque Natural do Litoral Norte”, se não sabe eu digo-lhe, é para proteger a Terra de pessoas com pensamentos como o seu.

    Infelizmente em Portugal quem manda ainda é o dinheiro, e so chegar com uma pasta de graveto junto dos governantes e logo depois se alteram as leis como se nada fosse, e dias depois já se pode construir.
    Aqui ninguém ta a mandar no que é dos outros.

    E trabalhar é uma coisa que estes jovens estão a fazer pela terra…

    A pessoas que não sabem conversar no café.

    ResponderEliminar
  9. "ESTAMOS A MATAR A NOSSA GALINHA DOS OVOS DE OURO" estou contigo amigo jorge...

    ResponderEliminar
  10. o proguesso que se fala é meter dinheiro no bolso de alguns.

    ResponderEliminar
  11. Aqui o que toda a gente faz é querer mandar no que é dos outros, meus amigos, porque se o pinhal também fosse vosso estavas todos caladinhos.andais com o complexo do progresso por causa de meia duzia de metros de pinheiros e por isso é que fão não sai da cepa torta.só crescem e tem movimento as terras que tem tudo à beira mar e nos so temos pinheiros,australias e gays.isto é que é desenvolvimento?
    Estamos a matar a nossa galinha de ovos de ouro.esta tem piada.aos anos que temos a galinha, que tem dono e aonde é que estao os ovos douro?
    os ovos douro estão no algarve onde não querem saber de pinhais, nem da natureza. Os nossos ovos douro era o sol, não termos nortadas. de resto ninguem quer saber deste bocado de pinhal.e as terras que não tem pinhal nenhum e são muito mais desenvolvidas turisticamente que fão como é que conseguiram desenvolver-se?nós gostamos é de viver sempre à sombra dos pinheiros e por isso não saimos da cepa torta.temos de acordar e não viver em terra de fadas boas porque não nos leva a lado nenhum e deixarmos de conversas fiadas.assim não vamos a lado nenhum e antigamente as pessoas juntavam-se para trabalhar por fão.agora todos querem ser filosofos da natureza e passam o dia a poluir. passem a andar a pé.

    ResponderEliminar
  12. As construções são destinadas a quem as quiser comprar, mas o cliente tipo deve ser de gama média alta, seja de cá ou de fora, o que quer dizer que esta parte de Fão estará a ser habitada, em alguns casos todo o ano, por pessoas com capacidade financeira.O nosso problema não será este porque já assim era,com a zona do Ofir e as suas vivendas,menos concentrada.O nosso problema é que não temos qualidade na zona velha para criar centros de interesse, nomeadamente gastronómicos que levem esta gente de posses a fazer vida em Fão, acabando por procurar outros sítios para gastar o dinheiro, embora alguns deles ainda vão dando movimento a alguns restaurantes. Gerir uma localidade nas suas diversas vertentes é por vezes mais exigente do que gerir uma empresa e os bons gestores são bem remunerados e escolhidos a dedo.Os nossos autarcas não têm por vezes preparação para as funções, não têm meios suficientes sobretudo nas freguesias e têm a sua vida que será idêntica à de cada um de nós e todos sabemos porque a maior parte das vezes não sentimos disponibilidade.Numa freguesia como Fão os instrumentos de gestão urbanística não são da responsabilidade local e nem é parte no processo tanto quanto sei.No entanto é nos responsáveis locais que todos querem bater.
    Temos que bater em alguém quando se contesta mas antes de bater devemos ponderar e pensar no que é que é que eu podia ter feito para que Fão estivesse melhor.Decerto um pouco mais... pensem bem e sejam mais activos e calma, eu não sou o padre da terra!!!!

    ResponderEliminar
  13. concordo com o senhor diz no artigo anterior, em algumas coisas.a autarquia tb tem a responçabilidade do que se faz em fão com as construções.em esposede os apartamentos são mais baratos do que em fão uma media de40mil euros.as licenças em fão são mais caras do que em fão.em frente à sapataria sameiro os apartamentos que se estão a fazer,não são na zona de ofir e são muito caros.sou de fão e comprei em esposende pk aqui não se pode comprar.quanto ao pinhal concordo que se faça sim casas,mas sim tb que se faça uma renovação do pinhal,plantar novos pinheiros.a fotos que está no blog tirada é na bonança,as casas custão 500mil ,como é que as pessoas daqui podem comprar? não se pode!!!as pessoas que compram estas casas não compram nada em fão,trazem todo de casa.a autarquia jundo com a junta de freguesia deviam tomar medidas ao que está acontecer.fazer casas para a classe media e podre,pk qualquer dia fão está desabitada.

    ResponderEliminar
  14. Provavelmente o que a autarquia tem de fazer não é construir mas criar incentivos à reconstrução na zona velha da vila para que recupere a vitalidade de outros tempos. O problema é o preço que pedem pelas casas velhas.Obrigar os seus donos a recuperar as habitações? Não são algumas delas propriedade de vários herdeiros que ainda não fizeram partilhas? Uma situação que não facilita, pois a autarquia se fizesse uso da lei tinha uma guerra fria e teria de dispôr de capital suficiente para avançar com as obras e reclamar as despesas aos donos e em caso de negativo, colocar à venda deduzindo as despesas efectuadas.As habitações na zona de pinhal são construídas pelos investidores e não são habitação social. Os terrenos já têm novos donos e até foram vendidos por fangueiros.Esposende tem zonas de habitação bastante cara onde o IMI é agravado em 30%, o que penso não acontece em Fão.

    ResponderEliminar
  15. isso é tudo muito bonito mas já viram os problemas e as guerras que dava?isso tá bem em Lisboa,como fez o Santana.Aqui são todos conhecisdos, amigos,parentes e isso não funciona.Agora que era mais importante arranjar as casas velhas e dar-lhes boas condições e vender a preços acessíveis em vez de novos bairros, ai isso era o melhor para repovoar a parte antiga de Fão.Assim ia ter gente e gente trás comercio e nova vida.

    ResponderEliminar
  16. A questão aqui é que as posses económicas prevalecem sobre a natureza que um dia alguém pensou que era para preserver em vez de destruir para "construir betão" como é o que está a acontecer nos dias de hoje! entristece-me pensar que alguém aqui comentou que betão é sinal de desenvolvimento, mas tenho que respeitar! A natureza um dia responderá a esses pensamentos, e o avanço do mar é um bom exemplo disso. Neste caso, para alguns é só uns pinheiros que vão desparecer...

    ResponderEliminar
  17. Se tivessem um terreno para aqueles lados, eu queria ver se não quereriam rentabilizá-lo, construindo uma casa própria ou vendendo o terreno.
    É fácil exigir a preservação das propriedades dos outros, pra nosso próprio bem!
    Ainda não ouvi ninguém perguntar porque é que o Instituto de Conservação da Natureza não compra aos proprietários os terrenos e depois os protege. É que os proprietários têm toda a legitimidade para reantabilizar o que é deles.
    Eu também gostava de ter lá uma casa e se possível rodeada de pinhal protegido para que mais ninguém pudesse construir.
    A hipocrisia é muito feia e pimenta no rabinho dos outros é refresco...
    O problema é que quem tem a obrigação de proteger a natureza, autoriza Freeports e outras coisas.
    Que comprem os terrenos, para que os seus donos não sejam prejudicados, e depois que tratem da sua protecção.

    ResponderEliminar
  18. Sou da mesmo opinião que o comentario anterio, em Portugal se for preciso paga-se para mudar o plano de Area Protegida, e dias depois ja se pode contruir. Vemos agora o Socrates e o caso Freeport, seja verdade ou não alguma coisa não anda a bater certo, e alguem meteu muito dinheiro no bolso.

    ResponderEliminar
  19. Mas pensem neste caso : se eu tiver um terreno nesta zona não me deixam construir mas se um grande empresário me comprar o terreno ja lá consegue fazer o que quiser, dá que pensar . Eu acho que se é uma zona protegida, tem de ser isso mesmo, uma zona protegida em todos os aspectos , devia ser gerida em termos de limpeza e preservação por uma autoridade competente ,não deveriam ser permitidas construções mas os proprietarios dos terrenos tambem deveriam ser recompensados, talvez se gastasse muito dinheiro mas estou certo que daqui a uns anos se irá gastar ainda mais para proteger as "casinhas" de quem tem muito mais que nós.

    ResponderEliminar
  20. Isso agora já não é assim porque há um Plano Director Municipal que acho que está neste momento em revisão segundo li e qualquer cidadão pode apresentar reclamações.tu agora sabes onde podes e não podes construir e a zona protegida é da estrada das pedrinhas até ao mar. porque onde estão hoje a construir já se sabe há bastantes anos que lá se pode.para haver mudanças tem de haver autorização do Governo e por isso é que está a discutir a autorização do caso Freeport.portanto se tiveres um terreno já sabes o que podes lá fazer e os governos só alteram se houver "grandes interesses".dantes é que era assim, era a lei do mais forte.

    ResponderEliminar
  21. Mas mesmo nessa zona ja se tem construido casas que são um autentico atentado , estou a me lembrar de umas casas na zona da bonança mesmo em cima das dunas , se não me engano uma ainda está a construir.

    ResponderEliminar
  22. essa casa já está há anos a construir e o problema vai ser do dono que está a correr o risco,se o mar entrar por ali dentro. e se ele entrar não é por causa daquela casa nem das estão abaixo pois as dunas estão a ser escavados pelo mar pelo efeito das correntes que tem alguma causa que não isto.esse loteamento tem direitos adquiridos há bastantes anos e para se fazer ali nada teria de ser indemnizado e o Parque Litoral ou a antiga área de paisagem protegida não tinha dinheiro para mandar cantar um cego.Se o governo tem comprado em devido tempo todos aqueles terrenos é que tinha feito bem e não faltaram os avisos publicos para que o fizesse. Só estão preocupados é com grandes projectos porque isso é que pode trazer mais valias.Veja-se o Freeport.neste momento preocupa-me muito mais a nossa costa na Bonança e não sei qual será a capacidade dos nossos técnicos mas só irão aparecer quando o mar invadir, rompendo a protecção natural.Mas só a realaidade é que é problema.

    ResponderEliminar
  23. alguns srs. aí não sabem que o pinhal de fão foi roubado aos fangueiros, isto era património da comunidade pois tratava-se de um baldio nunca poderia pertencer a particulares e quem tem esse património que a todos os fangueiros pertence em seu nome antes de abrir a boca deve pensar que aquilo que tem foi roubado a todos, portanto não deve ter o direito a destruir o que a todos pertence.

    ResponderEliminar
  24. Olá, pois muito bem. É uma tristeza o que estão a fazer com o pinhal. Querem desenvolvimento? Querem gente em Fão? Não se esqueçam que são (ou eram) essa meia dúzia de pinheiros que faziam com que Fão fosse tão especial, tão diferente. O progresso não é sinónimo de betão! Também eu, fangueira ferrenha, fui obrigada a comprar casa fora, na dita terra dos nabos. E sabem porquê? Porque Fão, agora, é para os ricos ou para os pobres que já têm casa há 30 ou 40 anos! É muito lindo: "O terreno é meu, eu faço o que eu quiser e se quiser construo!". Pois bem, só se for para alguns porque eu também tenho um terreno em Fão mas como é zona agro-florestal não posso construir. E, pelo que me informei, nem um barraco! Ah, um barraco posso, se for para apoio à agricultura, mas também não pode ser muito grande!!! Conclusão: plantar pinheiros para substituir os que "foram à vida"? Onde? Só se for no meio do rio, nos juncos. A vida está para os ricos, o dinheiro pode tudo. Mas, conformarmo-nos não! Temos de ter direitos iguais. O dinheiro não pode comprar tudo, se é para uns, é para todos!

    ResponderEliminar
  25. Bem, dei uma passadinha por esta seccao e resolvi deixar um comentario , claro que ja sabemos que isto que aqui dizemos sao simplesmente palavras escritas ao vento . para alem de correrem com os nossos vizinhos poveiros dos pinhais de fao tambem estao a correrem com nos .me lembro dos lanches e tardes passadas no pinhal de quando frequentava o infantario e a escola nas enfim agora tem as piscinas e museus que tem ser sustentados
    e como aquela terra do outro lado do rio nada tem pra se sustentar o senhor presidente da camara deixa construir , pois a camara e as empresas a ela associadas sao as unicas benefeciadas com tais construcoes . Construcoes essas que serao vendidas a pessoas de fora que antes de virem passar o fim de senana mandam alguem trazer as coisinhas precisas para cá passarem 2 dias e deixando aqui simplesmente o lixo para ser recolhido . me lembro de miudo as esperas fazia-mos as meninas do parque de campisno , até sabiamos as casas de fao que serviam de pousada ao nosos visitantes .agora meus amigos auto estradas , resorts e essas coisas do progesso é que nos trouxeram a este canto triste e barrulhento . viva progesso e o betao e muitas casas pra a camara obter mais taxas de lixo e sameamento .

    ResponderEliminar