quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Reflexão 2008 em Fão!

Ano novo, vida nova!! No entanto o conversadocafe quis ir mais além acerca do ano que passou e pesquisou sobre o que de melhor e de menos bom correu em 2008 na Vila de Fão! Parece que a crise gerada em Portugal e além fronteiras reflectiu-se um pouco na nossa Vila, tendo em consideração que em 2009 continuará a tão complicada crise.
Foram variadíssimos os temas que marcaram o ano da nossa Vila.
No meio de tanta informação começamos por estruturá-la e para começarmos bem, destacamos Carluz Belo, este jovem da terra, pela sua brilhante prestação onde fez vibrar todos os fangueiros e portugueses no Festival da Canção de 2008 com a música "Cavaleiro da Manhã."


No campo da educação , destacamos O futuro Centro Escolar de Fão que deverá ficar situado próximo do novo Estádio de Futebol, beneficiando assim das infraestruturas desportivas existentes. Esperemos que a sua construção seja uma realidade no inicio do próximo ano!

No Plano Associativo temos que demonstrar o nosso contentamento por aquilo que 2008 nos trouxe.
Primeiramente, os 80 anos de história dos Bombeiros Voluntários de Fão e a comemoração de um século de vida por parte do edifício da Santa Casa da misericórdia de Fão, Parabéns a ambas as Instituições ao serviço desta terra!

No desporto, O hóquei de Fão mostrou sinais de fortalecimento através da nova direcção liderada por Rui Abreu, que referiu a importância de “formar pessoas, alunos e só depois vem o hóquei”, sendo estes o futuro da colectividade. Noutra modalidade, o Clube de Futebol de Fão, que se sagrou campeão regional, tendo-se deslocado à Cidade Berço para receber a Taça e medalhas de campeões. É com esse espírito que esta associação desportiva encara agora o desafio num patamar acima, a exigente III Divisão Nacional onde tem conseguido bons resultados apesar de um fim de ano menos positivo.
Agora no Rio Cávado o Clube Náutico de Fão continua a formar campeões, depois de uma crise alongada de dirigentes.

De seguida, a GATA que se tornou numa associação legalmente reconhecida onde tem transmitido alegria e boa disposição capaz de de fazer renovar o teatro em Fão.
A Associação Assobio levou a cabo um interessante debate público na pousada da Juventude acerca da revitalização do centro urbano de Fão que levou à presença de muitos interessados, parabéns pela inciativa!
O ASP que conclui mais um ano de ouro em que completou 33 anos de existência, destacando do seu programa de actividades 2008 os cursos de iniciação à informática, Pintura e Bordados e outro curso de dança. Parabéns pela componente cultural atribuída ao plano de actividades que muitos duvidam neste país. E já que falamos em Cultura, se dissermos que o Dia Internacional dos Museus foi assinalado em Fão, somos obrigados a referir o encerramento do Museu d’ Arte, que causou alguma confusão a todos os Fangueiros, visto que os órgãos de comunicação social do conselho falavam em obras do museu.

Quanto às Festas, apesar da inicial polémica gerada à volta do espectáculo de pirotecnia, a Festa do Senhor Bom Jesus chamou milhares de visitantes a terra. Esta romaria ficou marcada pelos sorrisos dos fangueiros que encheram o largo da Praça, para ouvir os artistas da terra, a cantar músicas antigas de Fão. Após 4 anos o Senhor Bom Jesus saiu a rua, e o povo Fangueiro uniu-se para dar cor as ruas da terra que respiraram o bairrismo de outros tempos. É de aproveitar aqui, referir o final de mandato desta comissão de Festas que tomou ao longo dos quatro anos de mandato uma atitude irrepreensível, Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Assim sendo, 2009 dá lugar a caras novas, passando a liderança agora para José Manuel Brás que certamente irá desempenhar um bom trabalho juntamente com a restante equipa.

Verão em Fão é sinónimo de mais uma Festa do Marisco, e esta Festa de 2008 foi marcada pelos iniciais conflitos entre Junta de Freguesia e Clube de Futebol de Fão. Polémicas à parte, e o balanço desta festa que já é uma tradição na terra não podia ser mais do que positivo, Parabéns para a organização deste evento!

Este ano que passa fica também marcado pelas decisões do Governo em abancar com as portagens na A28, polémica esta que fez com que os Fangueiros ajudassem na recolha de assinaturas contra as inúmeras campanhas contra esta decisão.

Quanto às construções realizadas revelamos um ano de viragem para os moradores da Rua das cordas que viram finalmente as suas preces serem atendidas e a rua ser assim arranjada e considerada pelo CONVERSADECAFE uma das mais bonitas de Fão. Ainda por aqui, falamos da restauração da Capela da Senhora da Boa Morte e neste âmbito, também a futura Casa Mortuária que irá situar-se no mini – ringue do salão paroquial (ainda vamos a tempo de escolher um local mais apropriado).
Noutro lado, a onda de assaltos em Fão (centro desportivo de Fão, CTT, vários estabelecimentos comerciais), não parou neste final de 2008, gerando uma certa insegurança aos seus habitantes.
No meio natural Fão voltou a perder, as dunas continuam a desaparecer e a deixar cada vez mais em risco as casas à beira-mar. Falar em destruição é referir o descontentamento do povo fangueiro, nas cada vez mais construções de condomínios e moradias em zonas naturais. Reflexo dessa atitude são as dunas que se vão desvanecendo face à euforia do mar.
Na praia de Ofir foi ainda encontrada já morta uma tartaruga adulta com mais de 200 quilos e cerca de 2 metros de comprimento. O Parque Natural do Litoral Norte aumentou a sua rede de passadiços da zona dunar de Fão, e ofereceu um parque de merendas ao agradável lugar da bonança.

2008 terminou com a Assembleia de Freguesia no dia 29 de Dezembro a discutir o Plano de Actividades e Orçamento para 2009. No público estavam presentes 13 pessoas, perante os autarcas da nossa terra. Pensem nisto…porque 2009 é ano de eleições.
Terminamos 2008 fazendo crescer a divulgação de Fão na Internet, com o surgimento do
http://www.conversadocafe.blogspot.com/ , que tenta cada vez mais inovar e ajudar Fão a melhorar!

Nuno Lopes - nuno.ofir@hotmail.com
Nuno Pereira -
pereira.nuno@hotmail.com
.

3 comentários:

  1. Parabéns pela abordagem interessante que fazem ao ano de 2008, que já lá vai e espero bem que daqui a um ano o rol de acontecimento seja ainda mais extenso, no que diz respeito às notícias positivas.
    Né Vieira

    ResponderEliminar
  2. não concordo com o que diz o né.é pena não se falar mais do que se faz pela terra. temos uma terra com muito potencial e a nossa junta não faz nada.queria dar os parabens pelo blog ao fundadores continuem... parabens

    ResponderEliminar
  3. se bem percebi o né elogia a análise feita ano velho pelo blogue e eu também eleogio e ele tambem disse q espera q este ano penso q por ser de eleições, se façam muitas mais coisas.pelo menos neste, mas duvido muito.até achei q ele estava a ser critico.

    ResponderEliminar