domingo, 8 de março de 2009

Tradição da Lampreia em Risco

Entre Janeiro e Abril, são vários os conterrâneos que nos seus pequenos barcos lançam as redes à lampreia, estas são deitadas à boca da noite e recolhidas na madrugada seguinte, muitos aproveitam a velhinha Ponte e com a ajuda da fisga tentam a sua sorte para apanhar a “galinha dos ovos de ouro” do nosso Cávado.

E se em Fão há quem conheça os segredos da apanha, não falta também quem guarde os ensinamentos de décadas na confecção. São vários os restaurantes da Vila que apresentam esta iguaria como um dos seus principais pratos. Infelizmente a lampreia que sempre se destacou em Fão como uma das suas “7 maravilhas”, está a passar uma face difícil no que diz respeito a divulgação.

Os restaurantes não se entendem, não participam nas semanas gastronômicas, não estabelecem preços uniformes, nem tentam procurar novas formas de marketing. Acaba por ser frustrante, visto que a união dos restaurantes só traria mais-valias para a freguesia, com esta união poderiam surgir roteiro de pratos de Lampreia, juntava-se a doçura da terra, ou quem sabe pensar mais à frente e realizar um Festival da Lampreia, levando mesmo os visitantes a aprender a arte de apanhar este petisco, e os troques da sua confecção.

Porém, a tradição parece ameaçada, a malta nova não tem muito interesse por este petisco, quanto mais por apanha-lo.
.

18 comentários:

  1. Já não há lobos-do-mar em Fão, e a pesca já não é o que era por estes lados, acaba por ser um pouco triste, numa terra sempre conhecida pelos seus marinheiros e pescadores.
    Acho que se deviam unir as duas partes, juntar a pesca ao turismo e fazer programas de pesca com os turistas, so assim se poderia reformular, este tipo de actividades como a apanha da lampreia.
    Festa da Lampreia era uma boa ideia, mas com os restaurantes neste estado é difícil. Não estamos a saber aproveitar os nossos recursos, e isso acaba por ser triste.

    ResponderEliminar
  2. os nossos empresários de restauração só olham pró umbigo deles e ainda não entenderam que é uma actividade em que é preciso investir na promoção mas o que me parece é que é um salve-se quem puder.E anda a Câmara a gastar o dinheiro dos contribuintes para que estes empresários (de todo o concelho)ganhem mais dinheiro fazendo a promoção dos restaurantes. E então as outras actividades, com esta crise, não tinham o mesmo direito?E então agora que o dinheiro está tão caro.

    ResponderEliminar
  3. quem é que disse que há segredos para cozinhar a lampreia?Há é a arte de cozinhar e os nossos restaurantes ainda vão tendo essa gente que sabe como é o caso da esposa do senhor Lima, a senhora do tio Pepe e a senhora dos 3 arcos.Um Festival da Lampreia em Fão tinha que ser com os restaurantes a cozinhar nos seus sítios e não a gastar dinheiro em tendas.depois tinham de ter animação e exposições.E certificar a lampreia do nosso rio. os pescadores tem de apanhar lampreia para ganhar a vida e para abastecer os restaurantes mas também não se sabe bem quem são os pescadores.

    ResponderEliminar
  4. Eu já tinha lido um artigo no Novo Fangueiro que dizia -Lampreia:um cartaz mal aproveitado e até foi ler agora outra vez e está nos Destaques à direita no jornal e lá diz aquilo que eu penso e concordo com o texto.Na época baixa a lampreia podia ser o melhor cartaz para Fão durante pelo menos fevereiro emarço mas os restaurantes tem de entrar nessa promoção senão estão sempre á espera e mesmo assim sabe Deus.acho muito bem levantarem estes problemas e parabéns ao blog.

    ResponderEliminar
  5. O que os empresários da restauração de Fão querem, é que alguém lhes leves os clientes à porta... Mais do que isso, exigem que assim seja. Agora fazer por isso é que está mais difícil. Eles não podem uns com os outros, fazem denúncias uns dos outros, queimam-se uns aos outros. São invejosos... Já houve tentativas para que em conjunto se promovessem acções de promoção e outras, com a autarquia, mas a raiva uns dos outros é tanta que nada foi possível... Antes de fazer alguma coisa, mudem as mentalidades desta gente...

    ResponderEliminar
  6. Lampreia tem de haver sempre, nem que venha de bordeus na frança, que é mais barata e vem das águas frias do atlantico como a nossa que é apanhada à entrada do rio porque lá o peixe entra no rio para desobar e aqui também e depois quando as lampreinhas abandonam os rios vão também para o mar desenvolver-se. Quando regressam aos rios para desobar são apanhadas algumas e a carne é igual.as que sobem os rios é que batalham mais e não se alimentam e ficam menos gordas.os donos dos restaurantes também batalham mas é para ver se ficam mais gordos.é um problema de mentalidade mas noutros lados os donos dos restaurantes são mais inteligentes e já conseguiram passar a fase da inveja.

    ResponderEliminar
  7. por akilo que li aqi os patroes dos restaurantes são os culpados e beja-se agora o conkurso que fizeram e só a rita fangueira é que entrou com tantos restaurantes ká na tera.

    ResponderEliminar
  8. uma coias concordo com alguns comentárioa ao dizer,que temos muito restaurantes e nem no consurco participaram.é muito triste não divulgarem a sua casa em concursos.tb concordo com a inveja,uma coisa que tenho reparado é que os restaurantes em fão não se evoluem´os pratos são sempre os mesmos é muita pena.o que parece é que têm as casas e pensam que ter um porta aberta é só ganhar dinheiro.um exemplo o restaurante biqueirão abriu e passado 15 dias fechou.um casa bem situada e linda como é fechada.aqui em fão tudo acontece.abraço

    ResponderEliminar
  9. Estou de acordo, apesar do caso biqueirão ser um caso a parte. Falamos apenas de restaurantes fangueiro já bem conhecidos de todos nós (três arcos, Rita fangueira, tio pepe, a lareira, o Martins, entre outros). Já passei por tantas terrinhas aqui da zona norte e digo-vos que no que diz respeito a muitas delas tem sempre um cartaz cheio no que diz respeito a LAMPREIA, já vi a rota da lampreia, com actividades ligadas a esta área, aqui em Fão, não há nada disso. Fão que tem potencial para fazer melhor que essas terrinhas minhotas, não tem aproveitado o seu potencial. A culpa é simplesmente dos restaurante, se apresentassem um projecto, a junta e a câmara eram os primeiros a aprovar. a câmara bem que se esforça e pede aos restaurantes que participem nas semanas gastronómicas mas aqui em Fão o engraçado é que só um participou. É normal que a câmara venha a desistir destes pequenos projectos se os restaurantes não participam.
    Relativamente aos jovens não andarem muito por esta área é normal, sabe melhor uma Francesinha, no que diz respeito a pesca da lampreia, no meu ponto de vista faltam apoios e incentivos.
    Mas acho que esta tradição nunca vai acabar, tem é dias melhores, ainda me lembro quando se lia junto a estrada “HÁ LAMPREIA VIVA” agora já nem se vê nada disso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Fão precisa de mais restaurantes sobretudo no centro e assegurar que tem mesas que garantam o serviço a largas centenas de apreciadores que podiam nesta altura invadir a nossa Vila.Mas não vemos a Lareira a aparecer nestas promoções nem os restaurantes do Ofir, parece que é doença de família.Os restaurantes esquecem que é isto que dá marca a uma terra e nisso Fão não tem tido sorte, sabendo que os maiores beneficiários são eles próprios e para comer bem nunca há crise.

    ResponderEliminar
  11. como já alguém aqui disse, os donos dos restaurante de Fão são egoístas, invejosos e só não se matam uns aos outro porque não podem. só sabem reclamar ajudas e quando alguém toma uma iniciativa só participam se forem o único restaurante da terra a alinhar. há terras neste país que não têm a beleza de Fão mas onde onde os restaurante se unem e levam muita gente à terra que acaba por gastar dinheiro noutro tipo de negócios, criaram um cartão de descontos válido para todos os restaurantes, fazem acções de promoção em conjunto, participam em massa nas actividades organizadas pelas autarquias. aqui está-se sempre à espera que alguém faça tudo por eles.

    ResponderEliminar
  12. Corrijam-me se estiver errado :É verdade ou mentira que a pesca da lampreia está proibida no rio cávado , em qualquer uma das suas artes? E se a pesca é proibida como é possivel faze-la a vista de todos . Não é um homem em cima da ponte que é uma ameaça á lampreia ! Para ser sincero tenho saudades de ver a estacada ao passar a ponte ,mas não se pode pedir a um jovem ou não que vá apanhar frio , chuva , e até por vezes correr perigo de vida, para vender uma lampreia a 15 € e apanhar uma multa de 250!O mal está nos gananciosos que com as redes de enguia apanham tudo que passa. Quanto aos restaurantes não tenho opinião cada um é dono do seu nariz , mas se não participam em acções como esta não têm depois o direito de dizer que ninguem os ajuda !

    ResponderEliminar
  13. eu acho que não é proibida a apanha da lampreia no rio cávado na época e com as artes que devem estar escritas na lei. agora o que também acho é que só os profissionais é que tem direito e tem de ser entregue na lota como todo o restante peixe para pagar o imposto. mas á muito pessoal que não é pescador profissional e apanha e vende e não quer pagar os impostos.

    ResponderEliminar
  14. SIM ESTÁ PROIBIDA!!!ISSO AGORA PERTENCE À ÁREA PROTEGIDA E A ESTACADA É PROIBIDA TB.A LEI MUDOU ESTE ANO PELO QUE ME DISSERAM E A PECA COM CANAS TB TEM REGRAS NOVAS.ABRAÇO

    ResponderEliminar
  15. Se pertence à Área protegida ainda bem porque essa também acabou e só mandava no rio até àponte ou mais um bocadinho.a estacada acabou porque ninguém quiz avançar, ficava cara pró rendimento que dava e tinha de ser com pescadores profissionais e esses já poucos são.a pesca com cana é preciso pagar a licença já vai alguns anos.

    ResponderEliminar
  16. é uma pena que estas tradiçoes estajam a acabar assim. ja não a pescadores em fão.

    ResponderEliminar
  17. CONCORDO COM UM ARTIGO ANTERIOR.A LICENÇA DAS CANAS NÃO É BEM ASSIM,PELO QUE SOUBE A LEI ALTEROU.A NOVA LEI SÓ SE VAI PODER PESCAR CERTOS DIAS DA SEMANA,DESDE QUE PASSOU PARA AREA PROTEGIDA!PARECE QUE TB MUDOU DE NOME AGORA).ISSO COMEÇA EM VIANA E ACABA E VILA DE CONDE ESSA NOVA LEI.AGORA N~~AO SEI SE AINDA ESTÁ EM VIGOR.

    ResponderEliminar
  18. Resumindo, mais uma vez, uma perda de muito a varios niveis para a nossa terrinha.
    Nao e preciso ir muito longe para termos a confirmaçao.
    Uns metros mais para Sul temos um chamariz gastronomico (Apulia).
    E porque nao em Fao tambem?
    nao sei

    Em relação è pesca: legistação do ministerio do ambiente.... isto ja dava um belo debate
    Lanço ate a proposta à Assobio. Porque nao...

    ResponderEliminar