quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bom Jesus de Fão

Termina assim mais uma Romaria do Senhor de Fão e o balanço não podia ser mais que positivo! Zé Manel e a sua equipa mostraram que são capazes de não deixar morrer a tradição e apesar do esforço financeiro, não desiludiu! Com um programa deveras interessante, onde fez ressurgir a tradicional cachoeira na Ponte! Juntou aos festejos um belo desfile que contou com a presença de figuras ilustres da TV Nacional. Além disso, brindou-nos com uma serie de exposições que se encontravam espalhadas pela Vila, de destacar, a Cidade Antiga de Jerusalém em miniatura apresentada no Salão Nobre dos Bombeiros.
A comissão de festas mostrou que a tradição não vai morrer tão cedo e por isso está de Parabéns! Continuem assim e para o ano cá estaremos para vos saudar uma vez mais! Fazemos um pequeno pedido à Junta de Freguesia e principalmente ao Senhor Presidente, que tente arranjar um cantinho na Festa do Marisco para que esta comissão possa reunir melhores condições financeiras, fazendo no próximo ano um programa de festas ainda melhor!

Agora falando do lado menos bom e que certamente pode ser melhorado, referimo-nos à Irmandade do Senhor Bom Jesus de Fão! É normal nesta altura deslocarmo-nos todos os anos ao Mosteiro para apreciar o belo tapete de flores, mas que a cada ano que passa o tapete parece não sofrer grandes alterações, em termos de desenhos e de cores. Fazemos até uma comparação com os tapetes de flores apresentados nas ruas de Fão quando o Bom Jesus sai, esses sim, são cada vez mais coloridos e aparecem sempre novas ideias! Visto isto, a Irmandade deveria apresentar novas soluções e mostrar aos fangueiros que pode fazer melhor, pois acreditamos vivamente que seja possível! Novas cores e novos padrões precisam-se!!!

9 comentários:

  1. Quero tambem felicitar a comissao de festas pelo seu brilhante trabalho. conseguiram com um programa diferente cativar a atenção de todos.
    relativamente ao tapete de flores sou obrigada a discordar ou a explicar algumas das razoes para que o tapete que assemelhe sempre ao mesmo.
    primeiro não temos muita variedade de flores que aguente uma semana em cima de areia fresca, pois murcham, encolhem e ficam feias. Já é demasiado complicado arranjar em quantidades como enormes, pois todos aqueles que oferecem as flores so têm um pouquinho no seu quintal. e é a juntar todos os bocadinhos que conseguem fazer aquilo que todos vemos. Depois e relativamente ao desenho, sim acaba por ser quase sempre o mesmo, mas quem o faz não sao peritos nem pessoas habituadas a lidar com estas artes, como tinhamos os Irmãos Matias.
    Era um tapete simples, engraçado e que prima pela sobriedade.

    ResponderEliminar
  2. Não estou de acordo, penso que a festa estava muito pobre este ano, talvez por falta de dinheiro não sei.

    no que diz respeito entendo que a falta de flores é muita, mas a imagem poderia sofrer algumas alteraçoes, não é preciso ser perito para fazer uma pomba por exemplo ao centro do tapete, ou uma frase feita de flores. Não sei, são ideias.

    ResponderEliminar
  3. Deixo as minhas felicitações à comissão de festas... penso q primaram pelo pouco e bom a nível de programação! Temos que ter consciência que o dinheiro não é muito e as pessoas contribuem cada vez menos p estas iniciativas, os subsidios são menores e também não queremos que ninguém se endivide "para fazer bonito". Temos simplesmente que dar valor a estas pessoas que dão a cara por uma causa e que não deixam morrer a tradição. Em relação às ditas barraquinhas eram poucas (ao que estamos habituados a ver) mas tudo se deve à festa das cruzes, cada vez mais os vendedores vão mais cedo para lá... é só uma ideia mas podia se tentar conversar com a comissão de festas de barcelos de forma a entrar num acordo.

    Parabéns e continuação de bom trabalho!

    luna da silva

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais felicitar os propriétarios do blogue pelo empenho que demonstram em ter as noticias actulizadas quase na hora.

    Em relação ás festas não puderia deixar de dar os parabens aos organizadores pelo evento.(comissão de festas), pois proporcionam ás pessoas recordações de outros tempos que tantas saúdades tenho.

    A festa estáva muito bonita sim senhor, 4 exposições de grande categoria, o conjunto de sábado á noite tambem gostei muito, apesar de ter começado um pouco tarde, ao que é alheia a comissão , pois tratou-se de uma avaria na mesa de son(tive a opurtunidade de presenciar), no Domingo á noite tivemos uma artista fangueira a cantar(e que me surpreendue pela positiva), gostei tambem do desfile de gaiteiros de pontevedra achei que fizeram diferente para melhor; na Sexta feira á noite com a passagem de modelos foram fantásticos, não obstante o seu amadorismo, a coisa correu lindamente.

    Por toda esta disponibilidade da comissão de festas, eu que gosto particularmente das festas do Senhor Bom Jesus só tenho que lhe agradecer e pedir ao s. Bom Jesus que lhe dê este mesmo alento para continuar a caminhada dos 3 anos que faltam.

    Para a cimissão de festas um grande abraço e podem contar comigo para continuar a ajudar, embora só monetáriamente.

    Para os moderadores do blogue um cumprimento bastante apertado, pois são destes jovens que a nossa terra percisa.

    Força Nunos e Victor

    Gaspar

    ResponderEliminar
  5. Parabens ao propriétarios do blogue esta muito original e com temas muito bons.
    Falando da parte que me toca que o tapete do Sr. Bom Jesus queo dizer o seguinte:
    1- O desenho do tapete é sempre diferente nao há nenhum igual( ver fotografias dos anteriores).
    digo-lhes ta´mbém que ja foram convidadas varias pessoas tanto para fazer o desenho como para ajudar na sua construção.
    Apareceram! Aonde estão?
    2- Quanto as cores, hoje em dia e muito dificil arranjar flores e também quem as va arranjar se não fosse os 2 funcionarios da junta de Freguesia não como seria:
    3- Por isto meus amigos temos de dar o valor aquelas senhoras e senhores que habitualmentoe fazem o jardim e decoram a igreja as vezes em prejuizo da sua propria casa.
    4- Esperamos pelos abelidosos desta terra!.....
    Apareção são sempre bem vindos.

    ResponderEliminar
  6. Tambem queria dar os meus parabens ao Zé Manel e a todos da sua equipa , pelo trabalho efectuado pois não deve ser facil organizar uma festa destas ,ainda por cima numa época de crise onde o dinheiro não abunda! Na minha opinião a alameda do Bom Jesus fica muito abandonada durante a festa só se vê rolotes e roupa a secar ! E o fogo de Sabado á noite poderia ser um pouco melhor nem que para isso no Domingo e na Segunda não houvesse! Os gaiteiros foram uma boa supresa e desfile tambem. Para o ano há mais e força para trazer de volta as marchas ( haja vontade do povo de Fão). De resto parabens e continuação de bom trabalho !

    ResponderEliminar
  7. então o tapete está igual?não podem falar assim porque não há tapetes iguais e vai-se fazendo conforme é possível.Nós bem precisamos de pétalas mas em Fão só aparecem para criticar.para trabalhar não aparece ninguém.é o mal de Fão.

    ResponderEliminar
  8. O tapete não esta igual, mas o género é quase sempre o mesmo. ninguém esta a dizer mal do tapete ate porque eu acho que está sempre muito bonito e de bom gosto.
    Mas podesse sempre alterar alguma coisa, incluir uma frase ou uma imagem em flores.
    Não esta em causa a realização do tapete, repito. Até porque, ele esta sempre perfeito e é realizado com muito carinho.
    Não é uma critica é apenas uma sugestão.

    ResponderEliminar
  9. em Fão já se tem feito Festas em que 15 dias antes ainda não havia Comissão e consegue-se sempre resolver o problema, mas também é certo que a crise não ajuda nas receitas mas por outro lado também é boa para se negociar melhor os contratos com o arraial, o fogo e outras coisas porque a crise veio para quase todos.o tapete é um trabalho magnífico e as pessoas que o fazem com tanta dedicação não lhe devem faltar ideias e aproveitar outras mas também devem precisar de colaboradores e sei que t~em dificuldade em arranjar as pétalas.

    ResponderEliminar