sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cemitério Medieval com “Barreiras”! Será desta?

Passam os anos e o assunto contínua…o Cemitério Medieval das Barreiras parece que terá melhores dias, não fossem as eleições aí à porta! Depois de já termos publicado acerca das belas placas que apareceram por Fão a sinalizar o Cemitério Medieval, onde demos conta que estas ainda não nos levavam a lado nenhum, por incrível que pareça! Depois de falarmos do estado lastimável desta situação, finalmente parece que vamos falar sobre um Cemitério Medieval que Fão tem e que finalmente vai ser conhecido como tal!
Agradecemos ao construtor que vai avançar com a urbanização por ter aberto os olhos aos “Manda Chuva” do Conselho. Pois acreditamos que se não fosse esta urbanização de 21 moradias a surgir no terreno lateral do Cemitério, este projecto nunca andaria de uma forma tão “apressada” para a frente.
Segundo sabemos, faz parte do projecto um parque de estacionamento para autocarros e automóveis, um centro interpretativo localizado em espaço verde e um passadiço com ligação á rua dos Lírios. Parece-nos assim uma ideia que vai agradar a todos os Fangueiros e àqueles que gostam de visitar esta terra.

Esperemos agora é que o trabalho que se iniciou não se deixe a meio, porque se assim for nem valerá o projecto arrancar, dadas as tantas incertezas gerada até aos dias de hoje!

Hà alguns dias através de um blogue ligado ao Pedestrianismo completamente “desconhecido”, encontramos esta apreciação interessante sobre o Cemitério Medieval:

“Depois de seguirmos as setas a indicar "Cemitério Medieval", chegamos ao local. Procuramos algo que estava à frente do nosso nariz, mas não queríamos acreditar. Sem qualquer indicação, sem qualquer explicação e sem quaisquer barreiras (ao contrário do nome), a necrópole condenada. Afinal o filme era outro. Sr. Responsável, mande imediatamente arranjar o local, colocando indicações e barreiras adequadas, ou esconda de vez a vergonha e mande atolar aquilo. Não se esqueça de retirar também de todas as brochuras, livros e revistas onde possa vir referenciado.”

Infelizmente quem visita o nosso Cemitério Medieval só pode pensar assim…
.
Nuno Lopes - nuno.ofir@hotmail.com

30 comentários:

  1. Segundo li no novo fangueiro online há dias, o Cemitério Medieval ou Necrópole das Barreiras, parece que é assim que se chama, vai sofrer uma melhoria e deve ser feita pelo dono de todo o terreno (suponho que também é dono do terreno do cemitério), como contrapartidas do loteamento. O dono do loteamento começou agora as obras em todo o terreno para começar a lotear.Como vocês dizem que as obras começaram por ser ano de eleiçoes, eu pergunto o que é que o loteamento tem a ver com isso?Este blogue deveria ter um espírito mais aberto porque é feito por jovens,mas afinal a mentalidade continua a ser igual á dos velhos, já com muitos vícios de raciocínio.É pena.

    ResponderEliminar
  2. Aqui agradecem ao construtor por ter aberto os olhos aos Manda chuvas, pois vê-se que aqui o pessoal não entendeu que os manda chuva do conselho é que negociaram o tipo de loteamento,na condição do empreiteiro ceder o terreno e fazer as obras e já andam à anos a fazer isso porque a vontade dos donos dos terrenos era arrasar aquilo tudo e construir em cima porque o terreno é deles.Vá lá que os manda chuva souberam negociar a sutuação e agora sempre vai ter ali um sítio em condições segundo li no jornal da terra.

    ResponderEliminar
  3. Os dois comentários anteriores explicam na verdade todo o processo relacionado com esta questão.
    Realmente antes de se falar era bom que se soubesse em primeiro como se passou todo o processo.
    Os tais manda chuvas, souberam negociar muito todo o processo. A luta demorou o seu tempo porque o dono do loteamento queria arrasar tudo aquilo. E conseguiu-se graças aos manda-chuvas e à sua persistência preservar-se a necrópole e enriquecer todo o espaço envolvente com o mínimo de custos. Poderá haver coisas que vão aparecer devido ao calendário eleitoral, infelizmente é assim, mas esta não é uma dessas coisas. tem a ver com o momento em que acordo foi conseguido. E bem conseguido.

    ResponderEliminar
  4. Segundo sei, quem anda a trabalhar no terreno é a Câmara Municipal, com as suas máquinas. E segundo ouvi dizer, o loteamento não tem nada a ver com o cemitério, a obra do cemitério não vai sair do bolso do construtor mas sim da câmara e a obra que agora vai começar, sim, já podia ter começado a muitos anos atrás.
    Já não é de hoje que se vai dizendo que aquilo vai ter melhores condições, e se dizem que o Manda chuva do conselho tem feito muito por aquilo não é mais que a sua obrigação.
    E então porque que esta obra só arrancou agora? Pois, ano de eleições tudo se faz.

    ResponderEliminar
  5. Caros Anonimos, tenho-vos a dizer o seguinte: não me venham com papos dizer que isto não se têm vindo a resolver por ser "programa de festas" das eleições...vocês andam com os olhos tapados, ou então quem escreve tais comentarios sente-se tocado emocionalmente e talvez seja ele responsavel de as coisas não se fazerem, mas irem-se fazendo (gerundio). o titulo deste artigo é Cemitério Medieval com barreiras! será desta?!?! estou me a borrifar para o loteamento, até porque não sou eu k vou lucrar com isso, pois aqui em fão quando é para "mamar" nas tetas da cabritinha todos aparecem, por isso é que os terrenos parecem ser cobertos de petróleo!
    contudo, o importante aqui é dar o devido valor a um património que nada tem sido reconhecido para além de uma placa que "não vai dara a lado nenhum", isso é triste!

    ResponderEliminar
  6. concordo com este comentário anterior!não concordo com este loteamento pk?só vai limpar aquele sitiommas faço uma pergunta !de fazerem um loteamento pk não fazer apartamentos?pelo progeto que sei,mas ser casas germinadas de luxo com piscina em cada uma.quais são beneficios para a terra? nenhum,mais casas de fim de semana.em relação ao cemitério concordo em ser arranjado.mas quem é que o vai arranjar?a camera ou o dono do loteamento?se for dono do loteamento não concordo,pk quais foi as contrapartidas em troca?é que ninguém dá nada em a ninguém sem trocas.mas eu até acredito hoje em dia tudo,onde há dinheiro toda gente se chega.é como o freeport.

    ResponderEliminar
  7. finalmente um bom comentario. Em resposta a quem vai arranjar, é certamente a Camara, pena não ter sido antes das placas.

    ResponderEliminar
  8. É muito bonito querer mandar no que é dos outros.
    Os proprietários dos terrenos têm direitos que estão consagrados na lei. De acordo com as regras do PDM poderão decidir o tipo que construção que querem fazer, desde que o PDM o permita.
    Pelo que sei quando há uma descoberta de valor arqueológico num terreno privado a autarquia não pode considerar o terreno como seu e intervir como entender, assim como o proprietário não pode destruir esse património.
    Pelos comentários que alguns fazem, parecem pensar que a Câmara ou a Junta podem por e dispor de tudo como entenderem.

    ResponderEliminar
  9. O comentário anterior está absolutamente correcto. E por isso mesmo é que demorou tanto tempo a arranjar uma solução que interessasse a todos: ao proprietário porque tem os seus legítimos direitos e os interesses públicos.
    Mas em Fão há sempre quem pense que pimenta no rabinho dos outros, para nós é refresco.

    ResponderEliminar
  10. qualquer loteamento trás contrapartidas para o bem público e se o Municipio negociar com o proprietário o compromisso de cedência do terreno e o arranjo, para Fão é muito melhor,pois de outra forma essas contrapartidas iriam ser em dinheiro para os cofres da Câmara como é normal.quem só pensa que em tudo há corrupção é porque tem mente corrupta pois lá diz o povo "quem desconfia não é sério".
    Essa de andar com os olhos tapados tem piada, e quem o disse só exibiu ignorância e foi tanta que até deu para rir.

    ResponderEliminar
  11. Em 2003 houve ali uma intervenção da responsabilidade do Ministério da Cultura, num terreno que tinha dono e não podiam ir mais longe enquanto não chegassem a acordo com o proprietário e isso tinha de ser incluído na negociação do acerto do loteamento.Sendo uma negociação (o dono tinha os seus direitos de propriedade)as partes procuravam chegar a acordo e parece que isso aconteceu. Parece que agora vai ser de vez e ainda bem, ficando ali um património a reforçar a oferta que temos para mostrar e trazer mais gente. Quanto ao loteamento, aquela zona vai ficar mais limpa e vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  12. nisso tem razão aquela zona vai ficar bem mais limpa. ficamos é para ver o preço dos lutes...

    só assim vamos poder ver quem vão ser os nossos moradores daquela zona, se fangueiros! se "estrangueiros"!

    ResponderEliminar
  13. É legítimo por parte dos proprietários pretenderem fazer o melhor negócio com o seu património.

    Não conheço ninguém que pense de forma contrária.

    ResponderEliminar
  14. A mim não me preocupa nada a quem vendem e por quanto vendem. Se eu quiser vender parte do meu quintal que dá para construção vou procurar vender o melhor possível sem me preocupar muito a quem. No centro da Vila há várias casas velhas à venda e ninguém se preocupa com o preço e com quem queira comprar.Pena é que não apareçam interessados com dinheiro e quando aparecem normalmente são de fora, que depois se assustam com o preço.

    ResponderEliminar
  15. parece que há aqui quem pense que os proprietários de terrenos ou casas devem ser obrigados a fazer habitação social... eu queria ver se tivessem um terreno, faziam um loteamento e depois davam os lotes e só a fangueiros...
    tem cá uma alergia a "estrangeiros", não sei porque não manda os que cá estão em Fão embora, ou se calhar, no fundo, até reconhece que se forem embora 90% do comércio fecha, porque os comerciantes são quase todos de fora.

    ResponderEliminar
  16. Talvez haja quem não saiba que as primeiras escavações ocorreram em 1989! e também possivelmente que após a descoberta do valor arqeológico encontrado, já houve 5 Eleições Autárquicas. Pelos visto, e segundo alguns entendidos(!!!) em Politica, nunca ninguem se preocupou com a necropole em Eleições anteriores. Acho imensa graça a algumas pessoas...se fazem é devido á aproximação das Eleições, mas se não fazem...Como é bom criticar!sem ter o minimo de conhecimento das reais razões das coisas!

    ResponderEliminar
  17. Isso é que é falar!! Concordo plenamente contigo.

    ResponderEliminar
  18. "o Cemitério Medieval das Barreiras parece que terá melhores dias, não fossem as eleições aí à porta!" É ignorância...as eleições nada têm a ver com esta urbanização.

    ResponderEliminar
  19. Segundo dizem aqui em 1989 realizaram-se as primeiras escavações, e já ouve 5 eleições, pela necrópole passaram centenas de visitantes, certo? E agora eu pergunto-me tendo aquilo sendo descoberto à 21 anos já não deveria a muito tempo estar bem equipado, mas depois lembrei-me estou em Portugal.

    Relativamente “as eleições nada têm a ver com esta urbanização” pelo que entendo aqui não esta em causa a urbanização, mas apenas a necrópole e isso eu garanto tem haver com as eleições. Quando for a inauguração, poucos Meses antes das eleições, vocês vão ver como isto faz parte da jogada.

    ResponderEliminar
  20. inauguração de quê?deviam era tapar aquilo pois apenas tem umas pedras para ver e se algo havia de importante já foi recolhido.Aliás o cemitério deve ser maior do que está destapado pois deve prolongar-se por baixo da rua dos Lírios. Aos anos que se diz que ali tinha um cemitério e muito antes de 1989.Aquilo que interesse tem? O nosso cemitério é bem mais bonito. Deviam tapar aquilo e construir pois aquela zona bem precisa.mas a Câmara aproveitou logo para ficar com o terreno para ali enterrar dinheiro.

    ResponderEliminar
  21. ah,ah,ah...
    Este último comentário para além de cómico revela muita ignorância...

    ResponderEliminar
  22. o cemiterio mediaval já devia ter sido arranjado há muito tempo atrás.está abandonado pk?foi preciso alguém ter a ideia "e bem "em construir loteamentos para ser arranjado?a autarquia devia era ter vergonha em estar assim durantes anos.têm placas a dizer "cemitério mediaval"o cemitério como esteve durante anos ao abandono,é muito triste.quando estiver pronto,todos os governantes da autarquia de da junta dizer"mais um outra feitapor nós"quando vai ser feita pelo loteamento.tenham vergonha na cara de deixem de ser hipócritas.é o pais que temos.abraço

    ResponderEliminar
  23. Há comentários que demonstram que tem o único objectivo de atingir a autarquia, seja Câmara ou Junta.
    Apesar de a autarquia poder dar a sua opinião, há outras entidades que hierarquicamente estão acima, como o Ministério da Cultura.
    Não sei se conhecem o caso das Gravuras Rupestres de Foz Côa, que é semelhante ao Cemitério Medieval, a diferença é que teve projecção nacional e até internacional. O que quero dizer é que apesar de todo o mediatismo que teve na altura, também foi um processo moroso.

    ResponderEliminar
  24. aqui ninguem está contra a autarquia e a junta ,mas sim da maneira como se fazem as coisas.meteram placas a dizer "cemiério mediaval"as pessoas perguntavam onde ficava,chegaram ao sitio ficavam desapontadas.pk não se arranja primeiro depois se pôem as placas!mas em portugal isto já é velho.

    ResponderEliminar
  25. Só queria saber quem foi o inteligente que chamou ignorãncia ao que foi dito mais acima pois tudo é verdade.E aquestão de enterrar aquilo tinha mais lógica porque não tem piada nenhuma estar a desenterrar sepulturas para mostrar agora.Quem ali foi enterrado foram seres humanos como nós e apesar da distância no tempo merecem muito respeito.Ou pensamos que temos direitos em violar as sepulturas de outros só porque uns iluminados entenderam que aquilo era património comum e como tal pode ser violado?
    Quem falou em ignorância? Algum fraco iluminado que pensa que os direitos se perdem no tempo? Que os espíritos o iluminem já que eu não consigo.

    ResponderEliminar
  26. Cemitério? Cultura? Não me façam rir. Aquilo não passa de um pedaço de terreno com uns buracos...
    Escavaram e encontraram uns ossos e levaram tudo para o Porto para um suposto museu e cá não ficou nada.
    Já visitei um cemitério medieval e os tais buracos estavam cobertos por caixas de vidro e os ossos estavam à vista e os pertences dos mortos também. Vai-se a este miserável cemitério e só se vê buracos...
    É triste...

    ResponderEliminar
  27. Desculpem se me intrometo! Passo fèrias em Fao desde 1975, primeiro no parque de campismo atè 1999, começando com a canadiana, depois a tenda com tres quartos e finalmente com a roulote. Finalmente em 1999 os meus pais compraram um pequeno apartamento com uma unica divisao no centro historico de Fao, um sogno! Em 2009 decidi comprar uma das casas do centro historico de Fao, nao està muito degradada e com umas obritas tornei-a na minha casa de fèrias e quando tiver mais um dinheirinho faço a reconstruçao completa. Fao è um paraiso desde o rio atè à nacional, esperemos que alguèem bloque o progresso na nacional e nao deixe avançar para o centro historico, que o mamarracho à frente do cafè do Miguel da Rita Fangueira seja o ultimo a ser construido, ou melhor ainda, seja o primeiro a ser deitado abaixo. Durante todo o ano estou fora de Portugal com a familia por trabalho e mesmo sendo de Braga decidi investir na Vila de Fao para ajudar a mesma na sua reconstruçao! Gostaria de continuar a partecipar a este blog agora que o descobri e mesmo nao sendo natural de Fao sinto que depois de tantos momentos belos passados nesta terrinha tenho alma FANGUEIRA!!
    Com saudades atè Agosto com um passeio ao longo do rio a comer umas boas clarinhas!
    Aranha

    ResponderEliminar
  28. Que se preserve o património, concordo. Não chamem é património a um pedaço de terreno com uns buracos e calhaus lá dentro. Levaram os ossos para um museu do Porto e lá só ficaram os buracos e não me digam que sentem orgulho em existir um suposto cemitério medieval em Fão. Pois eu sinto pejo que aquilo ali permaneça naquelas condições.

    ResponderEliminar