terça-feira, 14 de abril de 2009

Sondagem CONVERSADOCAFE

Como já é habito no inicio de cada mês, o CONVERSADOCAFE deixa uma questão a todos os leitores. A última questão foi; “Quais os principais problemas da nossa Vila?”

As respostas pouco ou nada nos surpreenderam. A insegurança com 28% dos votos é cada vez mais um ponto fraco da nossa localidade e até há quem defenda a falta de um Posto de segurança na Vila. Os assaltos são cada vez mais frequentes, entre os correios assaltados 4 vezes em apenas um ano, casas assaltadas, o banco, comércio, onde até o carjacking por aqui já anda. A insegurança e a desconfiança são cada vez mais comuns na nossa sociedade!

As casas degradadas através de 48% dos votos apresentam-se como o prato principal dos problemas em Fão. Este assunto, já aqui focado no blogue cresce de ano para ano. Cada vez são mais as casas em ruínas que hoje em dia ninguém se arrisca a investir nelas, até porque isto trás outro problema. Por falar em casas em ruínas, a Relação preço/qualidade das habitações soma 21% desde as degradadas até às mais recentes, com preços exorbitantes, onde na maioria das situações o valor destas não corresponde ao pedido, absolutamente surreais! Mas o problema vai continuar, pois em Fão paga-se a localização à beira mar, centro histórico como lhe chamam, ou o Rio Cávado são as “desculpas” para se esticarem nos preços! Tudo isto são factores que acabam por não ajudar a quem quer comprar, principalmente aos da terra, que preferem assim apostar noutra localidade bem mais barata!

O estacionamento com 18% é certamente um problema que não estaríamos à espera que fosse muito votado, embora o problema exista. Carros mal estacionados junto à N13 para comprar umas clarinhas é moda, principalmente ao fim de semana onde por vezes leva-nos a pensar se os passeios para peões não terão sido inventados para estacionar carros. Mas aqui no estacionamento pedimos aos nossos leitores que deixem as suas opiniões, para assim tentarmos chegar a raiz do problema, e tentar encontrar soluções para o trânsito, em especial na época balnear que aumenta drasticamente!
De seguida, falamos da Poluição onde não esperávamos que obtivesse apenas 6% dos votos, visto que este é um problema cada vez mais comum no Mundo, que Fão não escapa. O nosso Rio Cávado apresenta-se vergonhoso nas suas margens, principalmente junto da avenida do rio, onde se acumula o entulho trazido pela corrente. No pinhal o problema já foi mais grave, onde as construtoras continuam a utilizar o pinhal para deixar os restos das suas obras. A complexidade da poluição é tão grande que, se fosse aqui falado até ao pormenor não teríamos espaço para tantos parágrafos.
A Destruição Ambiental com 15% é um assunto que tem pano para mangas, onde referimos a destruição das dunas cada vez mais evidente onde tem afectado a nossa zona costeira e o pinhal, cada vez mais mal tratado pelo Homem, entre muitos outros problemas.
Os restantes 18% ficaram para “Outros” problemas que não os referidos anteriormente. Sugerimos assim, a todos aqueles que pensam que Fão tem problemas mais importantes, a participarem e divulgarem os mesmos, tendo em vista a solução dos problemas…para tornar Fão numa Vila Melhor!
.
Nuno Lopes - nuno.ofir@hotmail.com

11 comentários:

  1. É bem verdade o preço das casas em Fão é um absurdo, sou Fangueiro e tive de comprar apartamento em Esposende porque em Fão não tinha para os preços que estava disposto a pagar.

    É pena ver os assuntos da política estarem sempre com 50 ou 60 comentários, já os problemas que verdadeiramente interessam, estão a passar ao lado, pois solução precisa-se.
    É nestas coisas que vemos quem anda interessado por Fão, os senhores que vem aqui comentar na sua maioria já tem larga experiencia em jogos deste género, e escondem-se por de trás do anónimo a lagos anos. São todos do mesmo saco, saco esse que já anda roto a muito tempo.
    Senhores dos partidos, sim esta boca é para todos vocês, sabem comentar deitando a baixo, mas comentar o que verdadeiramente, não obrigado.

    Vamos acordar pessoal.

    ResponderEliminar
  2. Bem falado amigo,quando é política e ao abrigo do anónimato toda a gente mata e esfola,mas concretamente dos problemas reais de Fão pouco se fala,mas queria contudo salientar que temos imensos problemas na nossa terra mas existe hoje em dia um á qual se tem dado pouca relevância mas que tem vindo a aumentar de dia para dia e que por vergonha ou incoerencia nos inibimos de falar ..é precisamente o problema das famílias que hoje começam a passar dificuldades económicas que por razões diversas ou porque a vida lhes pregou alguma partida ,porque a crise se arrasta etc etc pessoas essas que tinham uma vida estável e que hoje são já obrigados a deixar de pagar contas,deixam de poder ir ao supermecado comprar o essencial,deixam de poder pagar o infantário dos seus filhos,deixaram hoje em dia de ter uma vida mais ou menos digna e ficam abalados psicológicamente sem saberem muito bem o que fazer..Para essas pessoas sim é preciso neste momento difícil dar-mos as mãos e todos juntos,todos os fangueiros unidos podermos ajudar os que fiquem mais desprotegidos.Falo isto porque tenho conhecimento dalguns casos e porque tambem soube hoje que em Faõ se vai formar um grupo ou associação com esse objectivo.

    ResponderEliminar
  3. assim tá bem.E quem vai formar esse grupo? eu queria ajudar e aqui penso que se pode arranjar um grupo de voluntários,desde que essa pessoa seja credível claro,pois já sabemos que se mexe com muita coisa.Bem não falta em fâo alguns heróis para isso.força a quem teve essa ideia ficam os meus parabens e de certeza que todos os fangueiros vão ajudar.

    ResponderEliminar
  4. Quem souber mais informaçoes sobre esse grupo, que deixe aqui as ideias do grupo, pois tambem gostava de ajudar.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente a realidade do nosso País vai constrangendo cada vez mais famílias.

    Também quero contribuir com o grupo referido nos anteriores comentários.

    Considero que esse grupo poderia pedir colaborar com a Santa Casa da Misericórdia que também presta apoio social a família carenciadas.

    Espero que esta iniciativa consiga o máximo de apoio de todos os que poderem ajudar, e que os que precisarem de apoio não tenham qualquer tipo de preconceito e não deixem extremar situações que podem ser resolvidas mais facilmente de início.

    ResponderEliminar
  6. Realmente são situações complicadas a que é preciso acudir.
    Já há gente de Fão, que de forma anónima, tem ajudado muitas pessoas e desde há muito tempo que faz. E gente, que muitas vezes é maltratada pela maioria dos ditos fangueiros.
    Já alguém aqui falou na Misericórdia, que ao que sei, não negará comida, pelo menos, a quem realmente precisa. Não acho que seja necessária a constituição de uma associação com esse fim, embora reconheça a boa vontade de quem a quer constituir, pelo que aqui foi dito. Se calhar, aproveitando o que já existe, em termos de organizações, coordenadas por alguém num grupo de trabalho que faça um levantamento sério e verdadeiro das reais necessidades, e aproveitando os meios já existentes nessas organizações, o trabalho seria facilitado. Depois, cada um de nós, através desse movimento associativo, faria chegar a ajuda que pudesse. Até porque, e compreende-se, sabe-se que há pessoas que começaram a passar dificuldades mas, por vergonha, não assumem. E decerto, seria mais fácil chegar a essas pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Também gostava de contribuir, pedia ao anónimo que falou no assunto para nos ir informando sobre esse assunto.

    Também já ouvi falar desses casos aqui na nossa Vila. E hoje vemos cada vez mais esse tipo de ajudas nas cidades, mas não nos podemos esquecer da miséria que se vive em muitas Vilas e Aldeias no nosso Portugal.

    Vamos em frente com isso..

    ResponderEliminar
  8. espero que a associação não seja tão anónima como os anónimos que falam nela... assim vai ser difícil ajudar...
    aparício, tens razão...

    ResponderEliminar
  9. EU tambem ja ouvi falar que se está a formar pois já fui contactado mas pediram-me para já sigilo ,mas quem é acho que vai dar certo e pediram-me para não divulgar porque ainda há papelada e espaço para preparar,

    ResponderEliminar
  10. Existe em Fão a Santa Casa que vai ajudando as pessoas que chegam lá, o pior são as que não se aproximam por vergonha, que compreendo. Também a paróquia tem ajudado algumas pessoas mas tem de ser essas entidades a criar os mecanismos adequados e sei que esse assunto tem sido abordado em conversas entre os responsáveis da Junta e das Instituições que mencionei, segundo foi afirmado recentemente numa Assembleia de Freguesia.Mas quem conhecer situações concretas deve conversar com os responsáveis dessas Instituições, porque estão vocacionadas para isso.

    ResponderEliminar
  11. Sim é verdade a Santa Casa ajuda em muito no apoio social. A Junta de Freguesia também vai começar agora com aquele apoio social da carrinha com número verde, é sem duvida uma mais-valia. Poderá ser o começo e um melhor apoio social em Fão.

    Mas só isso não chega, não sei como está a ser o trabalho da paróquia nesse sentido, mas poderia caber a ela o trabalho de distribuir alimentos as famílias mais carenciadas, que cada vez vão aparecer mais. Mas também podería-mos falar de roupas e outros materiais, que por vezes nós deitamos ao lixo e se calhar faziam falta ao nosso vizinho.

    ResponderEliminar