quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mais um Verão quente...

O Verão já chegou e com ele os incêndios, felizmente na nossa freguesia não têm sido uma constante como em outros anos! Ultimamente não têm sido negros nesse aspecto, quando a vegetação desaparece é para dar lugar a condomínios fechados ou moradias de luxo, e ai não há Bombeiros que acudam.
O controlo e a preservação dos terrenos abrangidos pelo PNLN tem-se realizado todos os anos, onde este mês de Junho o Parque Natural do Litoral Norte iniciou a limpeza da zona verde no estuário assim como o abate de giestas no pinhal da Bonança até Apúlia! Deste modo, como é habitual neste mês dar-se inicio à limpeza do pinhal por parte da Junta de Freguesia através das equipas de jovens, de modo a combater a falta de civismo de muitos visitantes que fazem os seus piqueniques familiares, não se preocupando com o necessário civismo para ter sempre um pinhal limpo!
Já que falamos em limpeza, ou a falta dela, as casas abandonadas de Fão também são um mau exemplo! Três das grandes casas abandonadas da zona histórica de Fão, que certamente noutros tempos teriam lindos jardins, hoje são autênticos contentores de lixo, onde muito pouco ou nada se tem feito para contrariar este problema cada vez mais presente em Fão, autêntico barril de pólvora no centro de Fão.
A falta de civismo, o desleixo consciente, o abandono, a conivência, a despreocupação sobre o estado dos terrenos por parte dos proprietários, deveria ser crime contra a natureza e saúde pública, pois a indiferença latente põe as populações num habitat em risco.

7 comentários:

  1. acho muito bem terem retirado a moderação de comentários...assim há maior liberdade de expressão. parabéns ao administradores do blogue.

    ResponderEliminar
  2. venho aqui para comentar o artigo,pelo que via nas suas fotos é uma vergonha as pessoas das sua propriaedades deviam ter um pouco de vergonha ter um matagal.as autoridades deste pais deviam fazer uma lei ,com que as pessoas ficavam sem os bens se não tivessem as propriedades limpas.é falta de cultura do povo portugues.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por este oportuno artigo.
    Pelo que tenho observado, há terrenos nas zonas de pinhal que por iniciativa de alguns proprietários tem sido feita a limpeza. De qualquer forma há leis que a isso obrigam, o que não há é fiscalização eficiente. O Parque Natural também tem feito algumas intervenções, mas a falta de meios e a dificuldade em intervir em alguns terrenos privados, não tem permitido mais eficiência nesta matéria, apesar do esforço.
    No que diz respeito ao problema aqui levantado em relação a este problema na parte urbana da vila, também penso que as autoridades competentes têm à sua disposição legislação que lhes permitirá intervir, caso os proprietários não o façam por iniciativa própria. Fica neste vosso artigo uma importante chamada de atenção.
    Já agora acho que fizeram muito bem acabar com a moderação de comentários, já que a vossa única responsabilidade é a de terem criado um espaço onde livremente cada um, anónimo ou não, se possa exprimir. Se para vos darem os parabéns pelo vosso trabalho, usaram anonimato, o que fará para o resto que se diz... Portanto não adiantava nada a moderação de comentários. Cada uma que assuma, pelo menos perante a sua própria consciência e sono descansado, aquilo que diz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. O problema do abandono das casas na zona antiga de Fão é o velho problema do nosso centro e de muitos outros centros das aldeias,vilas e cidades de Portugal.Não é diferente em nada,é um problema comum.
    2 dessas casas estão à venda e até penso que uma delas já foi vendida.Velhas famílias que se foram alojando noutros sítios e fica aquele património para venda.Uma delas foi vendida e recentemente esteve outra vez à venda. Os novos donos serão investidores e que procurarão soluções imobiliárias que lhes tragam retorno e rentabilidade.
    ESpero bem que apareçam boas soluções que valorizem Fão.

    ResponderEliminar
  6. E so um simples comentario, ve se muitas casas abandonadas em fão ve e e por culpa dos proprietarios deveriam de ter mais consciençia e nao deixarem que fosem a tanta degradação e a limpesa das mata ainda bem que temo jovens que se ocupam em limpa las axo muito bem

    ResponderEliminar
  7. axo que sim se houvesee alguem que se impose aos proprietarios dos terrenos e dos pinhais agora a junta ja tem os jovens a trabalhar axo muito bem algo de util
    Tone pessego

    ResponderEliminar