quarta-feira, 17 de junho de 2009

Obra de Ascânio

Quem visita o jardim do Cortinhal, não deixa de apreciar a bela obra Piramidal da autoria do arquitecto Ascânio MMM, Fangueiro naturalizado Brasileiro. Este monumento “adorado por muitos, detestado por outros”, é sem dúvida uma forma de arte moderna e que todos nós já nos habituamos a ver. Certamente que Ascânio não iria gostar de ver o estado em que esta obra de arte se encontra, tal como nós olhamos para esta bela peça de arte. Vemos o total abandono em que se encontra, pelos pontos de luz que não funcionam, o relvado circundante que deu lugar à terra batida e a local para dejectos de animais. Enfim, uma sujeira em redor desta peça que tanto fora gabada! anda a precisar de um bom banho, sem dúvida!
Certamente que do Japão ao Brasil as obras de Ascânio são tratadas com o devido valor, e não como esta hoje se apresenta!

16 comentários:

  1. parece a caravela do maçapao e eisntein
    Não brinquem com o povo fangueiro e deixem de d coisas isso não e o ais importante para fão ha coisas mais importantes que tem de ser valorizadas
    Torres

    ResponderEliminar
  2. O sr Torres pode não ter conhecimentos nem cultura para saber avaliar um obra de arte... eu também não tenho, mas tenho o conhecimento suficiente para saber que uma obra de arte deve ser bem tratada, porque há quem os tenha e porque quem não os tem deve aproveitar as oportunidades para aprender.
    Neste caso também deve ser o motivo de orgulho para Fão, já que se trata de uma obra de um artista da terra que é reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos, tendo as suas obras expostas nos principais museus e galerias do mundo.
    E realmente é lamentável que na sua terra natal este trabalho seja apresentado desta miserável forma. Mas lamentável também, é tanto o desprezo que gente como sr Torres dá a uma obra destas na sua terra, se é que é de Fão, como é lamentável o vandalismo a que a obra foi sujeita, que por quem destruiu a placa que identificava, por quem partiu alguns focos, e ao vandalismo a que foi votada pelas autoridades a quem compete o seu zelo.

    Sousa da Ponte

    ResponderEliminar
  3. Talvez essas imagens merecessem um NO COMMENT...

    ResponderEliminar
  4. dou razão ao comentário do sousa da ponte.é muito triste tremos uma outra de arte e estar ao abandono.axo piada dizer que a piramede não tem valor.até tem muito valor termos uma obra de arte em fão.

    ResponderEliminar
  5. Tudo o que na nossa vila ha de belo, só serve de pretexto para o vandalismo, como as taceiras de flores existentes na marginal , que foram atiradas ao rio, como as flores que são plantadas e no dia seguinte ja não existem, como as papeleiras que foram destruidas,e penso que estaria aqui horas a fio a comentar o que se destroi nesta Nossa Terra.Temos que incentivar as pessoas a terem a noção de " civismo".Concordo plenamente com o comentario anterior é triste ver esta obra de arte tão " mal tratada"

    ResponderEliminar
  6. Goste-se ou não da piramidal, é de lamentar o estado de degradação a que esta chegou, fruto não só da falta de civismo das pessoas, mas esta obra é o espelho de um cortinhal abandonado com um chafariz sujo e desligado , com um parque infantil degradado que só agora entra em obras. Deveria ser uma obra para embelezar Fão mas tende a ser mais uma dotada ao esquecimento por aqueles que deveriam governar Fão.

    ResponderEliminar
  7. A escultura piramidal é uma das obras de Ascânio MMM, um escultor fangueiro naturalizado brasileiro e que o Presidente da República convidou para expôr uma das suas peças na Exposição do dia de Portugal em Viana o ano passado.
    Esta peça é uma obra de arte com muito valor em todos os sentidos e é parte da nossa cultura e património e que alguns não é entendem, como não entedem outras coisas e a isso não são obrigados.É um problema de cultura.Merece atenção da autarquia e não precisa de muito para dar a maior dignidade à escultura.Mais vontade do que dinheiro.

    ResponderEliminar
  8. Tou a ver que o sousa da ponte tem medo de postar o seu nome mas a mais coisas importantes com quem as autoridades competentes devem se de preocupar pode ser uma peça artistica para fão mas isso a mim nao me dis nada como nao sou apreçiador de obras de arte
    tenha um resto de um bom dia sousa
    abraço torres

    ResponderEliminar
  9. O sr torres não é apreciador de Fão, essa é que é a verdade... não está em causa ser apreciador de obras de arte, cada um tem as limitações que tem e os gostos que tem.
    Eu também não sou apreciador de todo o tipo de arte, mas sei reconhecer que é arte.
    O que se trata, na realidade, é de uma obra de arte, de um autor natural de Fão e que é reconhecido em todo o mundo e da forma como está a ser tratada quer por vândalos quer pelas autoridades que têm a obrigação de a preservar.
    Quanto ao medo de postar o meu nome, é exactamente igual ao do sr Torres... Quem é o sr Torres?
    Eu também posso deixar aqui um post e assinar, Torres, ou não é?
    Não é bem o caso, porque se notaria a diferença do Português.

    Sousa da Ponte

    ResponderEliminar
  10. Eu também não gosto de o ler mas ás vezes tem de ser. No mínimo para saber que não é apreciador de arte e em consequência disso não atingir a importância sempre relativa destas obras. Há quem só goste de futebol e considere todo o restante desporto como de pouca importância.
    Somos como somos!!!!!

    ResponderEliminar
  11. caros Anónimos, Sr. Torres, Sousa da Ponte, e até mesmo Quinzinho de Portugal caso também esteja a ler isto :)
    Antes de mais fica aqui um link para quem quiser espreitar uma breve biografia do escultor Ascânio MMM:
    (http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1176&cd_item=1&cd_idioma=28555)

    Quer se goste ou não, o certo é que temos em Fão uma obra de arte que a título cultural acaba por ter o seu valor. Quer se goste da mesma ou não. Claro está que mereceria outra atenção... é um facto... Pois, mas se arranjam vêm os vândalos e estragam tudo, dirão outros... outro facto. Temos pois aqui uma "pescadinha de rabo na boca"... será?
    A "Piramidal" é uma obra de relevo, um património construído que Fão possuí além dos monumentos religiosos. Assim como o "Facho", a ponte Luís Filipe, ou até mesmo as casas "brasonadas". Há pois que proteger e promover esses pontos.

    Até sugeria se me permitem um bom tema de discussão: Porque será que Fão, Vila bastante voltada para o sector turístico, não tem um panfleto com os pontos de interesse a visitar?

    Algo como vêem muito básico...

    Bus

    ResponderEliminar
  12. As pecinhas já estão na Junta há uns tempos para substituir as que estão partidas. Alguns parafusos sairam e a pirâmide tem de sair do sítio e o trabalho tem de ser planeado. mas é bom sinal quando as pessoas andam atentas e se preocupam.Já é bom sinal...

    ResponderEliminar
  13. Boas ja precisam de obras la vão ter que chamar o empreiteiro . Coitada da piramide ja ao senhor sousa da ponte chamo me RICARDO JORGE DA COSTA TORRES ta a ver não tenho medo nenhum de meter o nome e cada e um e livre de expor as ideias e ao senhor bus axo bem que deveriamos ter alguns pontos turisticos, roteiros melhor dizendo para xamar atenção da piramide lol mas a mais coisas importantes a visitar em fão por exemplo o museu, lol, a misericordia a praia e muitas coisas e desde ja tambem deixo um apreço aos nossos turistas que visitem fão porque não as pastelarias para provar os melhores bolos de fão tambem faz parte
    um abraço ricardo costa
    P.S e ja agora ja a fica a saber quem eu sou senhor sousa da ponte desejo lhe um optimo fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Fico muito agradecido pelos votos de um óptimo fim de semana e retribuo os mesmos ao sr Ricardo Torres.
    Devo dizer que se realmente é quem diz, porque escrever aqui um nome não prova rigorosamente nada, está tudo explicado...

    José Manuel Sousa da Ponte

    Tá a ver como eu também meti um nome...

    ResponderEliminar
  15. Prontos ja ganhei mais um amigo o senhor sousa mas o que vamos mudar aqui em fão vamos exprimir aqui as nossas ideias tudo bem que tal piramidal mais ou menos mas e a minha opiniao , tamos num pais democratico somos livre de expor as nossas ideias sem ofender ninguem
    e e o que eu faço aqui exponho aquilo que sinto e o que deve ser melhorado
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. De vez em quando consulto o Google,
    para ver o que foi acrescentado ao meu nome. Ontem visitei o Google, e
    apareceu na página 15 uma citação do blog "conversadocafé.blogspot.com".

    Consultei-o, e li uma polêmica sobre a Piramidal (Escultura do Cortinhal).
    Uns comentários fazendo críticas e outros defendendo a obra.

    Uma polêmica que eu gosto. É gratificante.É sinal que a escultura, até hoje,
    está provocando as pessoas, está ativa apesar de estar no Cortinhal há 10 anos.
    A Piramidal não está omissa no contexto cultural de Fão,
    faz as pessoas se perguntarem: o que é aquilo no Cortinhal?
    O imaginário das pessoas está em atividade.

    Todas as grandes obras de arte foram criadas debaixo de polêmicas.
    O Impressionismo, a Arte Moderna, Picasso, Braque, Brancusi, e mais
    recentemente Hélio Oiticica e Lygia Clark aqui no Brasil, e
    Paula Rego aí em Portugal, etc, provocam grandes polêmicas até hoje.

    Uma das funções da arte é provocar as pessoas.
    É fazer as pessoas pensarem.
    Tirar as pessoas da letargia mental.

    Usando uma palavra que eu em criança, em Fão ouvia muito: "barulho".
    Hoje é um barulho cultural. Considero isto muito bom.

    Gosto do radicalismo de algumas pessoas.
    Elas estão indignadas, foram provocadas pela arte.

    Um abraço
    Ascânio MMM
    Rio de Janeiro, 27/06/2009.

    ResponderEliminar