domingo, 6 de setembro de 2009

Pórticos na A28 motivam petição contra portagens!

Os pórticos na A28 já estão a ser montados e é quase certo que depois das eleições teremos portagens na principal via que une Viana do Castelo ao Porto.
Como a maioria dos habitantes do Litoral Norte, somos contra estas portagens e não nos faltam razoes; falta de condições na N13, obras na Ponte de Fão e Viana do Castelo; o tempo que se demora a chegar ao Porto por uma estrada nacional, não é aos olhos de todos uma alternativa credível para o século que vivemos.
Certamente que muitos Fangueiros trabalham no Porto e utilizam a A28, agora o que será ter que pagar cerca de 4 euros por dia em portagens?! Ao fim do Mês é mais uma bela despesa…
.
Noticia - Jornal de Noticias
.
Iniciada no passado dia 7, a petição contabilizou, até ao final de Agosto, 3104 assinaturas, revela, dando conta que a expectativa dos promotores é a de "ultrapassar largamente" a fasquia das quatro mil (cifra necessária para que o documento seja apreciado no Parlamento). "É nossa intenção enviar, então, tanto a petição como um levantamento sobre a Estrada Nacional 13, via que nunca poderá ser apresentada como alternativa à A28", enfatiza Daniel Silva, observando que o apelo dos utilizadores terá como destinatário o próximo Governo.
Semelhante juízo formula o porta-voz do Movimento Alto Minho Contra Novas Portagens, José Barbosa, para quem declarações feitas recentemente, que davam conta que a via não seria portajada, "não passaram de fait-divers".
"É óbvio para qualquer pessoa de bom senso que a alternativa não existe, assim como a instalação dos pórticos constitui um sinal evidente que a implementação das portagens é uma realidade", considera, observando que o movimento pretende, durante a campanha para as Legislativas, "fazer pressão junto dos diversos partidos, para que definam, de uma forma muito clara, qual a sua posição em relação à introdução das portagens".
A petição contra a instalação de portagens está disponível no seguinte endereço electrónico:
www.peticao.com.pt/a28-sem-portagens
.
2009-09-02 - Luís Oliveira
.
PARTICIPE NESTA PETIÇÃO!!!

7 comentários:

  1. Boa Noite,

    Infelizmente, parece-me que as portagens são mesmo intenção do Partido PS se ganhar as eleições…

    Da mesma forma acho incorrecto que o partido PSD, ainda não tenha expresso de forma clara a sua intenção de portagar, ou de não portagar a A28, e/ou as outras Scuts.

    Espero que haja coragem por parte destes dois partidos, de esclarecer este ponto, uma vez que nos influenciará de forma muito evidente.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. concordo como anticuo.a A28 não se devia pagar ,não temos outra solução há N13.vamos esperar para ver o que se vai passar no fim das eleições.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia a todos,

    Isto que nos estão a preparar é uma autentica vergonha, e assistimos a todo este desenvolvimento(negativo)impavidos e serenos como se nada se passase.

    Denuncie-se,aproveite-se estes actos eleitorais para que cavalmente se esclareça o que nos estão a tramar! Demonstrem coragem Srs. Autarcas desta região, não se encolham, convoquem manifestações de rua e terão o apoio de todas as pessoas desta região, estou certo.

    Há! e não se esqueçam de assinar a petição.

    Cumprimentos a todos

    Gaspar Coutinho

    ResponderEliminar
  4. Isto é uma palhaçada, agora eu que sou de Fão e trabalho no porto vou-me ver lixado a pagar 3 ou 4 euros por dia numa portagem, ate pensei em ir pela nacional mas tinha que me levantar as 4 da manha.
    Senhores autarcas no nosso conselho, se querem tanto ganhar as eleições falei do assunto, e não fiquei a espera que as portagens comecem a funcionar para depois debater e dizer que esta mal, não vamos fazer as coisas a português uma vez na vida, vamos protestar já.

    ResponderEliminar
  5. os responssaveis deste pais deviam fazer um estudo sobre a A28,pagar eu não concordo não temos condições para outra alternativa.esses senhores de lisboa não vivem aqui para vereficar o problema da estrada nacional de viana até ao porto,isto vai ser um caos.os governantes das autarquias deviam fazer um protesto com o povo para alertar a situação.abraço

    ResponderEliminar
  6. Os autarcas responsáveis pelas autarquias atravessadas pela A28 já têm, em conjunto, tomado posições públicas sobre esta questão, independentemente do partido que representam. E têm manifestado a discordância desta medida junto do governo.
    O governo, socialista, por acaso, esse sim, é que tem essa responsabilidade, mas está-se marimbando para as preocupações que os autarcas e as populações têm manifestado. Se calhar, os autarcas socialistas e os candidatos socialistas deveriam ser os primeiros a pressionar, quem sabe até, ameaçar não se candidatarem. Agora, em cima da hora, era capaz de resultar. Mas o "amor" ao lugar é muito maior que a preocupação com a população.

    ResponderEliminar
  7. Os utilizadores é que se têm de mexer e utilizar meios extremos para derrubar as estruturas que estão a ser colocadas na A28. Os nossos autarcas continuam indiferentes ao problema porque não é deles.Mas quando tiverem de pagar do bolso deles, nesse dia acordarão pois usam os veículos camarários e não são afectados, para além de determinados acordos com o governo para estarem calados. Infelizmente tudo se joga por trás dos problemas que afectam uma população empobrecida, das mais pobres da Europa, com índices de pobreza muito elevados.
    A A28 é muito frequentada e os governantes sabem que continuará a ser pois não existe alternativa com o mínimo de condições.O Cavaco e Silva mandou construir a Variante porque há mais de 20 anos era já incomportável circular na EN13.
    Este governo está muito preocupado em portajar porque é assim um bom negócio para a empresa que fica com o negócio e não me admira nada que daqui a uns meses algum ex-ministro passe a fazer parte da Administração. Por isso vamos para a luta!Não podemos regredir.

    ResponderEliminar