domingo, 20 de setembro de 2009

LADO CERTO (7)

Centro Social da Santa Casa da Misericórdia de Fão

Como já vem sendo hábito neste blogue destacar tudo o que de bom ocorre na nossa vila, não poderíamos deixar de mimosear o Centro Social da Santa Casa da Misericórdia de Fão que além de se ter tornado uma mais-valia para os demais habitantes, também resolveu alguns problemas sociais da vila.
O Centro Social da Santa Casa da Misericórdia de Fão, surgiu em Fão no ano de 2006 oferecendo duas vertentes: um centro de dia para aqueles que se sentem mais solitários apostando em diversas actividades, apelando à mobilidade ao continuar a criar, a descobrir, enfim a viver…
Criou também, um serviço de apoio domiciliário para os mais necessitados.
Embora esta “Casa” esteja sempre de portas abertas para toda a comunidade não diferenciando níveis sociais, muitos idosos não conhecem este centro de dia, talvez por vergonha ou por receio, acabando por os prejudicar socialmente, pois, este é um local animado onde os idosos podem interagir uns com os outros, dialogando.
Esta é uma forma positiva de as pessoas idosas viverem o tempo pós-reforma, mantendo uma auto-imagem positiva, e cultivando novas e velhas relações sociais, para que consigam manter-se activas na sociedade o maior tempo possível.
.
Visitem este espaço, certamente irão encontrar boa disposição e muita animação.
.
Fotos cedidas pelo Centro Social

2 comentários:

  1. Gostaria de dar os parabéns ao blog pelo post publicado.

    Concordo com o destaque atribuído ao Centro Social da Santa Casa da Misericórdia de Fão.

    Gostaria de acrescentar, que sou de opinião de que o destaque se poderia estender à Santa Casa da Misericórdia de Fão na sua globalidade.

    Pelo que observo, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, é uma instituição que poderá servir de exemplo, não só a nível concelhio, mas também a nível nacional. É uma instituição que tem sofrido uma evolução sustentada ao longo dos anos, e que nunca se esqueceu de apoiar quem se dirige a si na procura de alguma ajuda.

    Os exemplos, do Centro Social, do Infantário, e da distribuição de refeições a quem necessita, são o reflexo da vertente social que esta instituição tem demonstrado, e que na minha opinião, Fão deve ter orgulho.

    Acrescentaria, que em termos de Serviços de Saúde, os que são disponibilizados pelo Hospital de Fão, estarão ao nível do que melhor existe no país, quando comparados com Hospitais IPSS.

    Parabéns pela referência.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. O Centro Social resultou de uma parceria entre a Santa Casa e a Câmara Municipal e responde auma necessidade da nossa terra para que os seus velhotes envelheçam de uma forma sadia e dinâmica. Fão tem muitas coisas boas e esta é uma delas.

    ResponderEliminar