quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fão - Autárquicas 2009

Agora que as areias desembraveceram em relação ao futuro Primeiro-Ministro hoje, sabemos que José Sócrates continuará no poder nos próximos 4 anos, poderemos assim passar para outro novo campo: as eleições autárquicas.
Como o CONVERSADOCAFE continua atento e expectante, decidimos fazer uma pequena análise do debate promovido no passado dia 23 de Setembro pela Rádio de Esposende, onde participaram os Presidentes de lista para as Eleições Autárquicas à Junta de Freguesia de Fão.

Certamente que já se esperava um debate intenso/polémico e como todos sabemos os “choques” entre PS e PSD fizeram-se sentir na entrevista. Mas o que está em jogo, é sem dúvida, para todos os candidatos, o futuro de Fão e isso reflectiu-se através de algumas ideias mencionadas pelos próprios.

O debate iniciou-se assim com o actual Presidente de Junta, José Artur. A moderadora da Rádio questiona o Sr. Presidente acerca das suas ideias para a Vila de Fão abrangendo também o seu programa eleitoral.
José Artur começa assim por referir a marginal de Fão, sublinhando que para ele é um sonho concluir a marginal. Acerca do Centro Escolar afirmou que apenas falta ser aprovado pela DREN. José Artur diz também que estará para breve a requalificação das ruas da restinga na zona de Ofir e que terá um custo aproximado do 1 Milhão de euros. Por outro lado, destaca a mudança das instalações da EPE e diz-nos que a Escola Amorim Campos será o novo Centro Cultural. Na área do desporto fala de um futuro Parque Radical no Caldeirão. As ideias do Presidente são bastante boas, mas o CONVERSADOCAFE acha apenas desnecessária a construção deste parque, pois já foi aqui várias vezes focado a construção de um ringue no centro da Vila. Claro que não queremos colocar de parte o caldeirão mas o ringue é um aspecto mencionado várias vezes pelos nossos comentadores.

Terminando o tempo de resposta de José Artur, a locutora passa a palavra a Luís Peixoto fazendo-lhe a mesma questão.
Luís Peixoto fala-nos da requalificação da entrada sul de Fão, que segundo o candidato pelo PS precisa de uma área de lazer assim como de uma intervenção na N13, com o objectivo de alargar a estrada e construir melhores acessos para os peões. A nível turístico propõe a aquisição de um comboio turístico por parte da Junta de Freguesia. Luís Peixoto fala ainda de intercâmbios culturais e do parque de estacionamento de Ofir. Outra das ideias do candidato é a colocação de um parque de Auto-Caravanas junto à pousada da juventude.

O tempo já começava a ser escasso e ainda faltava ouvir mais dois candidatos. Sendo assim, passa a palavra a Edgar Silva, que fala aos Fangueiros da sua candidatura independente mas com o apoio do CDS-PP e fala-nos também da sua inexperiência no mundo da política.
Começa então a enumerar as suas ideias para a Vila, falando da variante e da marginal do rio, afirmando que não é fácil, mas que entretanto poderia fazer-se um reordenamento do trânsito, já que acredita que a variante não será possível nos próximos 4 anos. “Didi”, assim conhecido, menciona como uma das suas ideias a requalificação do centro histórico e numa possível zona de bares, ideia essa também comentada por José Artur. O candidato independente deixa na opinião do CONVERSADOCAFE uma boa sugestão, quando evoca a criação de uma Biblioteca em Fão. Sem dúvida que seria uma mais-valia para os jovens da terra. Para os idosos, fala da construção de uma “Casa do Idoso”, que a nosso ver não é necessária, pois o Centro de Dia representa muito bem esse papel de interacção com os mais velhos, onde promove actividades e ajuda os mais necessitados de uma forma perspicaz.
Edgar mostra-se bastante interessado em ajudar Fão e no debate mostra uma postura correcta em que o principal objectivo é ajudar a Vila.

Chegara a vez de Ernestina Ribeiro, iniciando o discurso afirmando que se candidatava mais por razões sentimentais e mostrando-se sempre uma Fangueira emocionada, com uma grande força de vontade para ajudar Fão, seja em que posição for.
Ernestina Ribeiro culpa os grandes senhores por todo o que de mau tem acontecido em Fão, entre eles inúmeros condomínios que cresceram no pinhal de Ofir, e o degradado Hotel Pinhal, chegando a chamar o antigo Hotel de um “casebre”. “Tininha” assim acarinhada por todos nós, fala-nos ainda do lixo na avenida do Ofir, do mau aproveitamento do Mar e do Rio e também da perda da Bandeira Azul (já mencionada também no blogue). A candidata pela CDU fala da dinamização do Clube Náutico e dos seus antigos campeões.

“Tininha” deixa algumas ideias para a sede de Junta, dizendo que a actual sede não tem condições, ao que José Artur responde com uma novidade para nós! Fangueiros, a Junta de Freguesia adquiriu um imóvel junto ao Museu há cerca de um mês e meio, onde será a nova sede de Junta.
Na área da educação “Titinha” fala de uma EB2,3 em Fão, assim como de um Politécnico, ideias essas um pouco improváveis de acontecer. A candidata pela CDU termina referindo o turismo e a pouca oferta turística que Fão contém.

Depois de uma apresentação de todos os candidatos e respectivos “programas” a conversa começa a ficar mais quente. Sendo a vez de Luís Peixoto falar, inicia o seu diálogo “atacando” José Artur com as obras que fez nos últimos 4 anos, afirmando que José Artur esteve durante "3 anos e nove meses sem fazer nada”, dizendo também que “só nos últimos 3 meses é que se mexeu e que apenas fez três Cubos e reabriu o Museu”.

Continuando o “ataque” afirma; “Este homem tira sempre coelhos da cartola” Luís Peixoto com esta frase referia-se ao imóvel comprado por parte da Junta de Freguesia, onde será construída a nova Sede.

A moderadora da Rádio de Esposende dá a palavra a José Artur que fica perplexo com as palavras do candidato da oposição e inicia o contra ataque afirmando que o dinheiro que veio para a construção da nova sede foi aplicado em outras coisas, referindo que não foi nos seus mandatos que isso aconteceu.

O debate continuava quente e a moderadora aconselhava Luís Peixoto a ter calma. José Artur entretanto reflecte acerca dos Bombeiros e dos seus 30 anos que já trabalha para aquela instituição. O candidato pelo PSD recorda que há 4 anos atrás Luís Peixoto visitou pela primeira vez aquela instituição e passado algumas semanas o edifício dos Bombeiros sofreram um grande incêndio e que Luís Peixoto nunca apareceu para ajudar...para apoiar a instituição.

Outro aspecto a ter em conta durante o debate é que Luís Peixoto mostrou-se atento ao que se escreve no mundo dos Blogues e citou algumas palavras de Dário Jesus quando escreveu uma Crónica ao CONVERSADOCAFE em Julho, “O que eu vejo, é que temos um pavilhão gimnodesportivo mal aproveitado, o que eu vejo, é que o Clube Náutico está adormecido, um clube por onde passaram Belmiro Penetra e Emanuel Silva. Vejo um Museu fechado...”, Luís Peixoto com estas palavras, quis mostrar que Dário Jesus, criticou a governação de José Artur, mas encontra-se ainda assim na lista do PSD. O Presidente José Artur justificou-se dizendo que sendo ele uma pessoa atenta convidou Dário Jesus por ler as suas criticas e sendo elas construtivas, convidou-o por isso mesmo, para expor as suas ideias acerca da Vila de Fão.
José Artur afirmou também que uma lista não consta apenas amigos ou pessoas que gostam de tudo o que se fez durante o seu mandato, mas sim de jovens atentos que criticam de uma forma construtiva para melhorar a nossa terra.

A discussão começa a escaldar e a moderadora tenta colocar “ordem na casa”. José Artur fala da marginal dizendo que tem tudo pronto para abancar com a obra, que só falta o abalo do bloco central e que por sinal é PS.
Luís Peixoto continua o ataque falando da sensibilidade e da influenciabilidade das pessoas mais idosas, a nosso ver uma pequena “indirecta” para José Artur.
Por fim, o debate termina com “Tininha” a falar da influência que tanto PS como PSD tem na nossa Vila.

Concluindo, acreditamos que este não terá sido um debate nada fácil para os candidatos dos dois principais partidos, assim como não terá contribuído em nada para melhorar Fão…
Se queremos ajudar Fão devemos estar todos pelo mesmo e deixar a rivalidade de lado, é importante expor as ideias, melhorá-las e debate-las sem arrogância e sobretudo sem ataques pessoais.

Fão precisa de ajuda.
Não se faz Fão só de promessas, é preciso mais, é preciso ver para querer.
Falar da Marginal do Rio, do Comboio turístico, da Casa do Idoso, ou do Politécnico, é fácil, mas o difícil é fazê-lo.
Não podemos fugir da realidade, da situação económica do nosso País e muito menos das dificuldades internas de um Município ou até mesmo de uma Junta de Freguesia.

Nós estamos aqui por Fão, uma Vila melhor…
Para quem não ouviu este debate esta disponível em áudio junto ao cabeçalho do blogue.

204 comentários:

  1. Boas noites,

    sinceramente, depois de ler as candidaturas dos partidos (PS e PSD), em primeiro lugar, para um ex-aluno como sou e jovem...uma quantidade de erros, umas falta de portugues nunca antes vista para candidatos a uma junta de freguesia...Desleixo?talvez...mas acho que deviam rever o que escreveram e da maneira como escreveram...

    quanto as propostas...tem algumas sem pes nem cabeça...gastar dinheiro em mais ringues?em mais passeios?em comboios turisticos?para que?

    Parque de Auto-caravanas perto da Pousada?para que?

    Porque nao fazem mais pelo nosso parque de campismo e melhorem as condiçoes que ha ja muito tempo lhes falta...que tal começarem por isso?

    Acho que estes politicos ainda nao se perceberam que nao é a gastar MILHOES que vao a algum lado...o bom da coisa neste momento é gastar o menos possivel para um melhor aproveitamento e melhor rentabilidade da nossa terra...so se pensa em construir e nao se pensa no resto...

    eu como jovem que sou custa ver fao a afundar-se desta maneira e ver que muitos dos politicos concorrem por concorrer e nao pensam sequer no que faz realmente falta a nossa vila...

    que tal começarem por preguntar aos Fangueiros o que realmente faz falta?..talvez cheguem a algumas conclusoes...quem sabem coisas mais importantes..

    enfim..politicos como sempre...

    sem mais nada..

    cumpz a todos e continuaçao de boas blogadas :)

    Tiago Pereira

    ResponderEliminar
  2. se calhar o Tiago esqueceu-se de aproveitar o seu comentário para dizer o que faz falta... só pode... para a quem diz que é preciso perguntar ao fangueiros o que faz falta e não dá um único exemplo, só pode ter sido por esquecimento... ou à espera que lhe perguntem... se é isso, aqui vai:
    o que faz falta, Tiago?

    ResponderEliminar
  3. Quando me referia a perguntar aos fangueiros nao me incluia na lista, apesar de ser fangueiro é pouco o tempo que passo cá, devido aos estudos e neste momento a vida profissional, venho cá passar apenas uns dias e pouco mais...

    Isto nao é fugir a questao que me foi colocada, mas sim perguntarem a quem deve mais usufruir do que se precisa.

    Mas se forem perguntar, nao digo de porta em porta, mas fazerem inqueritos nas ruas ai tiravam melhores opinioes...

    Penso eu...


    Cumpz..

    Tiago Pereira

    ResponderEliminar
  4. Realmente aquele debate não tem nada de bom para Fão, aliás não dignifica em nada a nossa terra. Declarações arrogantes e por vezes a roçar a falta de respeito por parte do candidato do PS, respostas por parte do candidato do PSD,a tentar defender-se da já dita arrogância e falta de educação do candidato do PS. E os outros pergunto eu? Não tem direito a tempo de antena? mais valia não ter convidado os outros candidatos pois foi um debate a dois, do qual eu acho que o candidato do PSD levou a melhor.

    Um abraço e mais uma vez digo dêem a cara e escrevam com o nome próprio, ou têm medo de alguma coisa.

    O tempo do Salazarismo já acabou, a liberdade de expressão é um bem que nos assiste, e não podemos ter medo de exprimir as nossas opiniões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. é estranho que o sr Tiago não se inclua na lista para dizer o que faz falta em Fão, mas soube incluir-se na lista para criticar as propostas dos candidatos... ou o pouco tempo que cá passa dá-lhe para criticar o que se faz ou o que propõe e não dá para sugerir... é estranho, se não dá para uma coisa, não devia dar para a outra...

    ResponderEliminar
  6. Pois concordo com o comentário anterior, isto de mandar umas bocas sobre as ideias, boas ou más dos outros e depois arranjar desculpas para não dar ideias, não está com nada!
    Já agora que o Tiago falou no português, convinha que pelo menos pusesse os acentos nas palavras, e não são poucos os que faltam. E já agora, a letra "z" não faz parte da palavra "cumprimentos", não percebo qual a razão da sua utilização na abreviatura da palavra. Por não ser candidato a uma junta de freguesia é que pode escrever mau português?

    ResponderEliminar
  7. O Tiago Vale até repete os comentários nos mais diversos tópicos. Só não percebi uma coisa em relação ao que diz, onde é que o candidato do PS foi mal educado? É que se calhar tenho algum vírus no computador que não me está a deixar ouvir o debate por inteiro.

    ResponderEliminar
  8. se o computador do tiago tem vírus, a verónika deve ter uma otite...
    mal educado e arrogante, no mínimo...
    não é que os outros 3 fossem grande coisa, mas este pelo menos, foi mal educado e arrogante... já é alguma coisa...

    ResponderEliminar
  9. Em resposta ao comentário da verónica:

    Parece que não ouviu com atenção o tal debate, pois se o tivesse feito verificava que quando o candidato do PSD tentava dar alguma explicação o candidato do PS fazia questão que tal explicação fosse impossivel de dar.
    Sempre me disseram que interromper alguém que esteja a falar é falta de educação.

    O meu computador não tem virus pois está protegido para essas coisas. Se não estivesse protegido já estava carregado deles, pois alguns comentários por estas bandas são piores que muitos dos virus conhecidos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. oh meu amigo nao entre por ai..voce fala fala mas dar a cara/nome nem ve-lo...nao precisa esconder-se...estamos numa sociedade livre de expressao penso eu...

    Agora falando do que me disse...
    falta-me uns acentos eu sei...quanto ao "cumpz" maneira de me despedir..quer continuar a pegar por ai? tudo bem pode continuar...

    Que eu saiba nao sou eu que me estou a candidatar a postos na politica..nao sou eu que tenho que mostrar o bom portugues...nao sou exemplo para ninguem...sem bem o que faço e como faço...

    Quanto a propostas nao as vou dar..nao é que nao as tenhas mas penso que tem que se preocupar com quem passa com 100% do dia a dia...e nao quem vem cá alguns dias por ano...

    Acho que existe muita gente por ai a queixar-se com coisas mais importantes..so isso..olhem para eles primeiro o resto vem pro arrasto.

    cumpz...

    Tiago Pereira

    ResponderEliminar
  11. Tiago Vale, uma coisa é interromper por interromper, outra coisa é interromper quando é o bom nome da própria pessoa que está em causa. Aí não será falta de educação mas sim oportunidade de resposta.
    Já o outro Tiago (Fininho como a gente lhe chama) devia fazer mais pela terra e depois sim criticar.

    ResponderEliminar
  12. Veronica, mais pela terra tipo o que?

    estando eu longe como posso eu fazer mais???

    E ja agora nao estou a ver quem sejas :S lol...

    peço desculpa..

    cumpz

    Tiago Pereira

    ResponderEliminar
  13. Estes comentários estão do melhor… so é pena que não sejam dirigidos para o artigo.

    Bem mas falando deste debate, deu para rir muito quando o ouvi, o candidato pelo PS, deve andar aflito pelos votos, a sua arrogância é audível em todo o debate, os seus ataques, e agora o cartaz que apareceu sem cima da sede do PDS que diz VOTA PS, digam lá que não é de rir?
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. menina veronica"se é assim que lhe posso chamar",o fininho tem a sua opinião em criticar,como a "menina"veronica tem ao criticar o tiago vale.isto já parece um ringue de box.ora bates tu ,ora bate ele,são muitos mauzinhos!!!queria fazer uma pergunta a estes comentadores que parecem muito irritados...criticam que no debate o luis e o zé artur, se insultaram,e vcs aqui?qual foi a sugestão que deram para fão?
    eu poso dar uma a esta gente de fão,deviam acabar com o ringue de box e falar coisas positivas para nossa terra.
    é uma boa sugestão.quem ganhar que faça o melhor por fão,e quem perder que ajude dar ideias inovadoras para fão.
    comprimentos...

    ResponderEliminar
  15. fangueirinha!o que se passou é muita pressão,e em relação ao cartaz do PS,não concordo consigo.aquilo é uma paraventos dos ventos que vêm de baixo.é muita gente a soprar até sexta feira da proxima semana.
    ou então é um parasol para não queimar as cortinas.eu vou votar na tinhina,pk é boa gente e não quer problemas com os "caramelos".
    vOta CDU,11 outubro

    ResponderEliminar
  16. “Este homem tira sempre coelhos da cartola”, NÃO PERCA JOSÉ ARTUR O MAGICO...

    este Luis Peixoto não diz nada de jeito.

    ResponderEliminar
  17. este comentário anterior,nem merece comentários..

    ao senhor tiago vale queria dizer que prefiro um presidente da junta arrogânte com os opositores do que, um que não faça nada. fão precisa é desenvolvimento e não andar como anda à deriva.

    o que queremos é melhor para Fão e deixem se de politiquices.
    cumpz

    ResponderEliminar
  18. o povo de fão va ter o que merece, mais nada, quem ta feliz , vai continuar feliz, os outro vão viver mais 4 anos com azia! eu pessoalmente estou-me cagando para fão e para os politicos.

    ResponderEliminar
  19. em democracia tem-se sempre o que se merece... ganha quem tiver mais votos tal como aconteceu nas legislativas... é preciso é saber respeitar essa vontade dos eleitores, seja ela qual for... pode-se não concordar, mas deve-se respeitar...
    quanto ao comentário anterior... fala por si, há vozes que não chegam ao céu!

    ResponderEliminar
  20. Isto continua como sempre, comentários que não dizem nada que se aproveite. Eu tenho uma coisa de bom, tanto critico como também sei ver quando se deve elogiar, o que parece que para maior parte dos comentadores isso não acontece.
    Claro que temos que ver o que é melhor para a nossa terra.
    Uma coisa é certa as pessoas tem que se convencer que os actos valem mais de que muitas palavras.
    Façam alguma coisa por Fão pois maior parte de vós nunca mas nunca fez nada, incluindo maior parte das pessoas que concorrem pelas diferentes listas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. O candidato do PS vive com a preocupação de atacar o Zé Artur e só isso.Ideias? bem, é à Luís Peixoto; a história do ferry boat que ele propôs trazer para Fão para transportar os carros e as pessoas quando a ponte esteve fechada é de bradar aos céus.No rio Cávado,nem um puto da primária se lembraria dessa.É como o comboio turistico que custa mais de 100.000 euros, mais condutor, mais combustíveis, mais manutenção por quanto não ficaria e depois era só para andar 2 meses.Aonde ia buscar o dinheiro?não sabe do que fala.E quanto custavam os terrenos do Curto até ao prédio que estão a fazer na zona sul e que é um erro urbanístico? Não chegavam 2 milhões de euros só para comprar os terrenos para fazer um parque (quanto não custaria o parque)pois aqueles terrenos que eu saiba são de construção.Aonde ia buscar o dinheiro? Isto porque seriam obras da Junta pois não constam do programa da Câmara para Fão e segundo o João Nunes a Câmara já está muito endividada.Parque de Caravanas junto à Pousada? mas em que terrenos? na marginal? mas onde?Então se temos parque de campismo com todas as condições de água e luz e higiene e sabendo que o campismo selvagem é proibido, que lógica terá isto? só porque em Esposende o parque de estacionamento proibe estacionamento de autocaravanas?
    Estão a tentar enganar quem?Já são crescidinhos e deixem-se de coisas sem nexo e façam um estudo económico para as suas propostas ou então será como ferryboat a navegar num rio com pouca água onde só com maré navega um pequeno basrco a motor.

    ResponderEliminar
  22. alguns dizem que fazem muito por fão, mas nem a obrigações fazem em casa!

    ResponderEliminar
  23. Acho que as questões do português não são importantes no debate.Pessoalmente fiquei um pouco frustrado com o debate pois estava à espera de ideias novas importantes para Fão.Parece que são só importantes para os candidatos.O Sr.José Artur não vai ter dificuldade na vitória pois quem não gosta dele vai dar o seu voto ao sr.Luis peixoto e ao Sr.Didi.Gostei muito da atitude deste último.Sem rancor, preocupado com algumas mudanças necessárias em Fão e disponível para dar a sua colaboração.Assim é que deve ser. Gostei muito. O Eng.Luís Peixoto só vê o Sr.José Artur e seria o Zéquinha das Marinhas, que só olha para o partido e nas freguesias os partidos pouco ou nada interessam.São só para facilitar as candidaturas. Os fangueiros tem de ver estas coisas e Fão e os fangueiros estarão bem com o Sr.José Artur ou com o Sr.Didi.Arrogãncia não serve para quem diz que quer servir os fangueiros.Sou contra o rancor.Viva o sr.Didi.!!!

    ResponderEliminar
  24. Essa do ferriboat é histórica e ridícula.Não sabia disso.Vou-me rir.xau só em fão.que linda terra,que fracos políticos.

    ResponderEliminar
  25. eu estava lá e ouvi.Num dava pracreditar,eheheheh

    ResponderEliminar
  26. Oh senhor Luis, um comboinho!? o povo de Fão quer é o Metro loool.

    Força Zé...

    ResponderEliminar
  27. O artigo está interessante e vocês levantam o problema das promessas que são feitas sem haver meios para as concretizar e não estranho que o Edgar as faça pois está a começar.O candidato do PS é que não devia instrumentalizar as pessoas fazendo promessas sem tino, pois sabe muito bem que as não pode concretizar. E se não sabe, o que até não estranho, mostra que ainda não assentou os pés na terra e porque não desistir a favor do Edgar.

    ResponderEliminar
  28. Era uma ideia de bom senso pois só assim era possível conseguir derrotar o José Artur. Se o Luís for inteligente só tem esse caminho: desistir a favor do Didi pois é uma candidatura mais credível.

    ResponderEliminar
  29. realmente era uma boa ideia se não tivesse como motivo principal, ao que entendi, derrotar alguém... acho que o motivo e a principal preocupação seria fazer melhor...
    dá a ideia que o que interessa é derrotar alguém a todo o custo em vez de ser fazer mais e melhor por Fão...

    ResponderEliminar
  30. estou de acordo com o comentario de cima, Peixoto, parece querer so derrotar o PSD e Zé Artur, no debate é ´so isso que da a entender, nota-se tambem pelo lona que meteu por cima da sede do PSD a dizer VOTA PS, penso que com isto se ve uma falta de respeito por parte do candidato socialista.

    Não acredito em coligaçoes de Didi com Luis, mais provavel seria Jose Artur com Didi.

    ResponderEliminar
  31. A Câmara andou a gastar dinheiro em terrenos para a Escola, centenas de milhar de contos no estádio, rua das Cordas,parque infantil do Cortinhal, obras no salão, 100.000 euros para a casa mortuária, capela do cemitério e isso não dá nas vistas. Agora vão começar as obras nas ruas do Ofir de 1 milhão de euros, o polis vai apoiar a 2ª fase da marginal, vão construir a Escola nova, compraram já a casa da manica ao lado do museu para a nova sede da junta e anda praí o pessoal a falar em comboio turístico e ferriboats. Caramba, isto está a andar.mas ainda queremos mais pois sem ambição não se vai a lado nenhum.mas o que é importante é o dia da Vila, isso é que vai dar progresso a Fão.Claro, atirar uns foguetes no dia é que vai dar qualidade de vida á população.Desculpem lá a piada.

    ResponderEliminar
  32. Dia da Vila? Então não temos as Festas da Vila em honra à elevação de Fão a Vila? andam a dormir? é como ser promovido no emprego e passar a comemorar essa data com uma festa.deixem-se de "coisinhas".A minha mãe ontem vinha satisfeita da Feirinha pois viu uma coisa que pensava que não era possível.Os candidatos do PSD juntos com os da CDU, com cumprimentos e sorrisos e também os do CDS com os PSD.Isto é que é bonito e é a democracia plena como ela dizia. Agora eu não estou a ver o Luís Peixoto a fazer isso, pois a doença já vem do pai.

    ResponderEliminar
  33. Politécnico para Fão deve ser mais uma daquelas ideias pois a Câmara anda há anos a ver se consegue ensino superior para Esposende. Li num dos programas e penso que é do PSD que insistem numa Escola Eb2,3 para Fão para o mapa escolar do concelho não sei se tem essa estratégia. Já temos a Escola profissional que poderá ser redimensionada e podia trazer mais alunos.Porque não a Escola de Música?temos de trazer gente e procurar que alguns comerciantes invistam em Fão e como disse o Sr.Presidente da Câmara há dias estão a estudar um plano para animar o centro de Fão em colaboração com a Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar
  34. Meus caros amigos, estamos todos à espera que o sr.Luis Peixoto faça alguma coisa por Fão para ver como ele funciona. Não basta fazer listas de coisas que ele gostava de ver em Fão porque para isso temos vários jovens criativos que são muito mais avançados.Só aparece nas eleições e depois passa 4 anos de férias.Dessa gente Fão não precisa.Também concordo que ele devia desistir a favor do Didi.

    ResponderEliminar
  35. o ultimo Grito em fão é as cámeras do video vigilência,está programa do psd é de gritos.´

    só digo uma coisaa esta lista,tenham vergonha do programa que apresentão,são mais quatro anos parados.
    abraço todos

    ResponderEliminar
  36. a listo do psd é uma lista de tachos.
    o que está fazer o senhor dario ?disse tanto mal da junta e faz parto da lista???só em fão

    ResponderEliminar
  37. Eu também concordo com as câmaras de vídeo vigilância e já agora com um explicador de português em cada rua...
    Quanto aos tachos, se forem com fundo anti-aderente não importa... até porque desse ponto vista todas as listas têm trens de cozinha...

    ResponderEliminar
  38. Como é possivél o Povo de Fão, escolher um candidato que vai para um debate e mais parece estar a vender " peixe " do que olhar pelos interreses da Terra? Como pode uma pessoa representar o Povo , se só cumprimenta em actos eleitorais?Tenham paciência e vejam a realidade.Há que haver dignidade e respeito, não sendo necessario aparecerem às 6.00 h da manhã e entrarem dentro dos autocarros à porta da Junta de Freguesia ( PS ) para distribuirem panfletos às pessoas que iam para Fátima.isso só demonstra a falta de civismo.
    o Povo de Fão sabera certamente escolher o seu melhir representante.Deixem-se de "Guerras" e lutemos todos pelos mesmos interesses " A Nossa Terra "

    ResponderEliminar
  39. Li o programa do PS e penso que sonham alto.Como podem prometer se nada ou pouco podem cumprir?Não enganem o Povo e sejam realistas, um comboio turistico.sera que sabem quanto isso custa? Há tanta coisa que é necessaria e estes só sonham.Sonhar não se paga, mas énganar é errado.
    Reparem nas atitudes do PS.concordo com o comentario anterior , só se cumprimenta em altura de eleições.Porque será?

    ResponderEliminar
  40. a intenção do Sr. luis Peixoto , e provocar o sr. José Artur , nota-se pela facha colocada em cima da sede do PSD, nota-se pelos panfletos que o Bus ( PS ) andou a distribuir, com perguntas e respostas, esqueceu-se foi dos bonequinhos.Esta-se a passar coisas estranhas, na minha opinião só " vingança" e não entendo o porquê.O PS esta a proceder mal e não me parece que lute pelos interesses da Terra, apenas se interresa em atacar.

    ResponderEliminar
  41. Mais vale 4 anos parados do que 4 anos a sonhar.Vai cansar muito as cabeças das essoas que depis vão ter imensos pesadelos.

    ResponderEliminar
  42. é o que acontece com a lista do PSD.são 4 anos parados e já são 12 de sonho.só tenho uma coisa a dizer ao povo de fão"O povo de Fão é um povo BUURRo",fão só tem o que merece.
    continuem a se divertir...

    cumpz..

    ResponderEliminar
  43. Burro é quem não respeita as escolhas das pessoas, sejam elas quais forem.
    Já agora convém lembrar que o pai do candidato socialista também passou por lá nos últimos 12 anos, será que o tacho foi tão que é por isso que o filho quer ir também?
    Segundo alguns iluminados deve ser.
    Não me parece que seja isso. O pai foi um bom elemento da junta, mas o filho pelo que diz, pelas atitudes, não me parece que o venha a ser.

    ResponderEliminar
  44. 12 anos sem fazer nada, é engraçado.Decerto foi o sr.Luís Peixoto que fez o que temos em Fão e que outras terras queriam. Não vou dizer que algumas pessoas são cegas, porque eu sei que não são e ainda bem. Mas não querem ver e isso é cegueira política e é muito pior para a nossa terra.Será falta de inteligência? É capaz mas só vendo o perfil de quem fala assim.Eu não me preocupo com as cãmaras de vigilância e em países bem desenvolvidos elas estão espalhadas pelas localidades.Não me incomodam. Preocupa-me muito mais ler aqui algumas coisas absurdas que só se dizem nestas alturas.

    ResponderEliminar
  45. Essa dos tachos tem piada, porque é um chavão utilizado por quem nada faz nem quer fazer. Se não faz é porque não faz mas se faz ou quer fazer é porque quer tacho.
    Quem assim fala assenta-lhe bem um testo e deve ter forma de panela.

    ResponderEliminar
  46. 12 anos sem fazer nada... o anonimo que diz isto certamente nao deve tar a falar de Fão..

    ResponderEliminar
  47. Mesmo eu sabendo que maior parte das pessoas que aqui escreve quer o melhor para a nossa terra, não consigo compreender o porquê de não considerar Fão uma vila evoluida em relação a maior parte das vilas e aldeias do concelho, senão vejamos:

    - Maior parte dos locais de Fão são cobertos pela rede de saneamento.
    - Temos um bom centro de saúde.
    - Temos bombeiros voluntários com muito boas condições.
    - Temos uma unidade de saúde com grandes condições.
    - Temos um centro desportivo excelente.
    - temos um museu ( embora maior parte da gente de Fão não o conheça).
    - temos um posto dos CTT.
    SERÁ QUE TUDO ISTO NÃO CONTA?

    Claro que nem tudo está bem, pois penso que algumas coisas deveriam ser mudaddas, para bem da nossa terra. Vou inumerar algumas que me parecem que seriam facilmente ultrapassaveis.

    -A pouca intervenção por parte da junta nos jardins e limpeza da nossa vila, refiro - me é claro aos funcionários de jardinagem e manutenção da junta.
    - O não aproveitamento do pavilhão gimnodesportivo nas horas que não se encontram preenchidas pelo hoquei.
    - A falta de um A.T.L em tempo de férias para que as nossas crianças tenham o que fazer.
    - uma maior dinamização da parte histórica de Fão, não só no verão mas durante todo o ano.

    Temos que lutar para que isto aconteça pois são coisas que me parece que uma Junta pode facilmente tornar realidade.

    Tudo o resto que se tem falado por aqui são obras que não dependem só da vontade da Junta, mas sim do governo central e das autarquias.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  48. o amigo ( a )que diz que nao se fez nada nestes 12 anos. Deve ter vindo de Nova Iorque , pois só assim dira que nada se fez.É triste, mas é a pequena mentalidade de pessoas como o amigo (a) que faz com que a nossa Terra , ou melhor, este País não ande para a frente.

    ResponderEliminar
  49. Uma coisa é certa, o PS está a fazer realmente jogo sujo e muito sujo...a verdade é que as pessoas sabem que a fita por cima da sede do José Artur é mesmo um exemplo de falta de respeito...o bater ás portas e pedir para votar nele e oferecer empregos, o papelzinho branco feito pelo sr.piaditas helder frases que não lembra a ninguém!! Força Zé Artur

    ResponderEliminar
  50. Boas,

    Relativamente ao debate da Esposende Rádio, a minha percepção do que ouvi, é que o principal objectivo do candidato Luís Peixoto é a derrota do Candidato José Artur, e que o debate não foi muito bem conseguido, porque pouco serviu para se esclarecer as diferenças de propostas dos diferentes candidatos, visto que houve uma frequente necessidade se interpelar o candidato José Artur para se defender, e/ou esclarecer as afirmações dos restantes candidatos.
    Na minha opinião a parte final do debate, foi uma tentativa do Candidato Luís Peixoto tentar criar dúvidas no trabalho que foi efectuado pela actual Junta de Freguesia, não referindo, por exemplo a participação da autarquia (Câmara Municipal, Junta de Freguesia, e as Assembleias, Municipal e de Freguesia) na questão do Centro Educativo, assim como uma tentativa de sugerir que havia uma tentativa de calar vozes divergentes com a integração do Sr Dário Jesus na sua Lista, lendo algumas observações efectuadas pelo Sr Dário na crónica que escreveu para este blog.
    Penso que o Sr Luís Peixoto, também poderia ter lido outras afirmações dessa mesma crónica como:
    “Já o Sr. Luís Peixoto (PS) defende a variante a passar pelo centro desportivo, conclusão, defende que mais pinhal seja mandado abaixo e que se inutilize uma vasta área de terreno agrícola. Mas parece que a ideia não é sua, portanto não está a defender nada pessoal. Contudo, não se vê grandes ideias a partir deste candidato, baseando-me na sua entrevista ao “Jornal de Esposende”, nada de novo, e pelo que muitos dizem, falta-lhe garra e convicção no que diz.”
    “Nunca existiu uma candidatura que fizesse frente ao Sr. José Artur e isso para Fão, é lamentável, porque significa que nos últimos 12 anos não existiu uma candidatura credível, em que os Fangueiros acreditassem, que os fizesse duvidar, ponderar e escolher pela melhor.”
    “Talvez fosse mais útil os candidatos políticos lutarem por um Fão melhor, em vez de lutarem propriamente pelo cargo político, isso sim, seria um exemplo para os jovens Fangueiros, um exemplo de ser Fangueiro.”

    O Sr Luís Peixoto, têm-me desiludido com a sua campanha, com atitudes que eu não concordo, como o comportamento manifestado no debate da Esposende Rádio, e com a colocação da faixa por cima da Sede de Campanha do PSD.

    Acrescento que apreciei a atitude do Sr Edgar Silva no debate, e da diferença de discurso apresentada em relação ao que foi mostrado pela entrevista ao Jornal de Esposende. Gostei de o ouvir dizer que não tem problemas de aceitar ideias, que mesmo não sendo dele, considere boas para Fão.

    A Sra Ernestina Ribeiro, na minha opinião demonstrou muito carinho por Fão, mas também demonstrou que não terá uma imagem muito real, do funcionamento de uma Junta de Freguesia e das suas limitações.

    Relativamente ao Sr José Artur, que é a minha escolha, considero que conseguiu passar a sua mensagem, e que conseguiu esclarecer as acusações e as interpelações que lhe foram feitas. Continuo a acreditar que é a melhor opção para Fão, e considero-o dedicado à Freguesia.
    Sei que não conseguiu cumprir todo o seu programa, mas também reconheço que as conjunturas nacionais acabaram por impedir essa intenção, primeiro a obsessão pelo défice, e depois a tão falada crise.

    Por fim, gostaria de dar os parabéns a todos os que concorrem para estas eleições, e que se dispõem a servir Fão, exortando-os a que aceitem os resultados e que terminado este período de campanha, ultrapassem as divergências e que sirvam Fão como este merece…

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  51. è a primwira vez que leio e vejo que existe alguém com bom caracter e com verdades, dou-lhe os meus sinceros parabens, estou de pleno acordo aom o que disse.Vê-se que è uma pessoa que sabe o que diz, e acrescento que é pena o PS estar a jogar com as cartas erradas.Com vingança não se chega a lado nenhum, não estão a lutar pelos interesses da Terra, mas pelos seus próprios interesses.

    ResponderEliminar
  52. Resumindo o Didi foi o grande vencedor do debate. Força Didi!

    ResponderEliminar
  53. sr. presidente ou (anticuo) como queira.
    a faixa já estava la antes da sede do PSD.
    na lista do PSD só há gente a procura de tachos, do CDS passam para o PSD, basta ver o cartaz.

    ResponderEliminar
  54. É pena que a verónika reduza desta forma um comentário que apesar de não ser isento, já que o autor diz quem é o seu candidato preferido, faz uma leitura muito objectiva e clara da actual situação. Parabéns ao Antícuo pela leitura que faz e pelo bom senso demonstrado.

    ResponderEliminar
  55. A festa da cerveja da de comer a muita gente!vai continuar a encher os bolsos de meia duzia. Chega o mês de agosto não há ninguem na junta, andam todos a desfilar no bomjesus.Querem continuar?

    ResponderEliminar
  56. Realmente neste forum não há forma de se falar de forma educada, não adianta. Há quem exprima as suas ideias educadamente, discordando de A,B ou C, mas sempre com elevação, e depois aparecem umas "pessoas" revelando, quem sabe, desespero, a comentar da forma que se vê.
    Esta história dos tachos já mete nojo. Porque é que só os candidatos de determinada lista andam à procura de tacho?
    Não terão o mesmo direito que os outros de se candidatarem? Não gostarão de Fão como os outros?
    No caso do elemento referido na lista do PSD, também confesso que me mete alguma impressão, mas para além de não me parecer procura de tacho e sim procura de protagonismo pessoal, afinal um defeito genético, parece-me que pelo lugar em que está na lista da Assembleia Municipal, vai ser eleito no dia de S. Nuncas, graças a Deus, digo eu.

    ResponderEliminar
  57. MUDA DE FRÊGUESIA, DE PARTIDO.
    DEVE SE PREOCUPAR MUITO COM FÃO! NÃO ACHAM?

    ResponderEliminar
  58. Isso é verdade, vão gastar o dinheiro fora e depois dão entrada nas listas de Fão, devia ser proibido. Tem de se alistar é na terra onde eles fazem casa e vida.

    ResponderEliminar
  59. Mandem o Didi para Apúlia, então.
    Aliás, em todas as listas, há gente que já andou com outras bandeiras na mão...

    ResponderEliminar
  60. A festa da Cerveja dá de comer a muita gente e muitos são do PS.O que o Luís Peixoto quer é tacho e por isso é que faz guerra em vez de campanha mas os outros da lista também querem tacho com a inveja dos outros.É uma pena pois deviam estar preocupados com Fão e só se preocupam com o José Artur.É uma vergonha. O Didi é que merece porque ao menos mostra que anda por amor a Fão e não ao partido.

    ResponderEliminar
  61. Bom dia,

    Senhor(a) Autor(a) do comentário de 4 de Outubro de 2009 14:31, pelo que sei a faixa de apoio ao Sr Luís Peixoto apenas foi colocada depois de se saber onde seria a Sede de Campanha do PSD, e foi colocada antes da abertura, porque houve uma decisão de iniciar a campanha mais tarde devido ao acidente com os bombeiros de Esposende.

    Relativamente ao facto de pertencer à lista do Sr José Artur o Sr Eduardo Viana, para mim é uma falsa questão uma vez que em outras listas estão elementos que anteriormente pertenceram a listas outros partidos, e não percebo porque apenas incomoda que isso aconteça na lista do PSD. Será que o Senhor(a) não sabe que pode haver candidatos independentes em listas apoiadas por partidos.

    Quanto a tachos, já expressei a minha opinião em comentários anteriores …

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  62. Ontem o comício do PS foi um nojo, uma pouca vergonha que já não se via há muitos anos pois entretanto as pessoas foram aprendendo a conviver em democracia.É pena que o Luis Peixoto seja tão arrogante e se ele fosse presidente da Junta ninguém lhe podia fazer nenhum reparo ou pedir que tratasse disto ou daquilo.Já não se usa e chemou desleixado ao Presidente da Junta quando ele merece que lhe chamem LAXANTE pois para os outros são sempre mer.. Ele não convive com ninguém e depois acontece isto.O candidato à Câmara veio também com a história do ferriboute.Será que a ignorância péga?Coisa pobrezinha e a amior parte das pessoas que lá estavam eram do PPD e passaram o tempo a rir-se com tanta palhaçada.

    ResponderEliminar
  63. O Senhor Luís Peixoto mostrou bem no comício a sua arrogânccia, a sua falta de respeito em relação aos outros,falta-lhe dignidade e civismo, falta de democracia .Não percebo qual a razão de no seu manifesto apresentar pormenorizadamente o seu percurso académico.Será para impressionar o eleitorado? Depois do comicio de ontem penso que esse curriculum nada quer dizer.Com respeito pela sua pessoa, mais parecia uma pessoa completamente desiquilibrada.É pena , pois existem alguns membros do PS que mereciam melhor lider.

    ResponderEliminar
  64. Estive ontem no "Rodéo" no Largo do cortinhal, pois não posso de apalidar de comício...Pensei que após o comportamento intolerável no debate ocorrido na Esposende Rádio, o Sr.luis Peixoto tivese retirado as devidas ilações, de como se deve comportar um candidato a um cargo político, Democráticamente falando, mas foi mais do mesmo. Pelos vistos até foi de louvar o facto de não ter tido microfone, pois se não parou de insultar sem ter acesso fácil ao mesmo, imagino se tivese um só para si...
    Fiquei surpreso, mais uma vez, pela negativa. Não consigo ficar RELAXADO, com o comportamento de um possivel futuro Presidente da junta da minha terra ser tão ignóbil. E já agora os outros candidatos não "Plasmaram" o programa eleitoral, como afirmou, quanto muito poderiam ter PLAGIADO!

    ResponderEliminar
  65. O candidato do PS à Câmara diz que a Câmara deve muito dinheiro e não pode endividar-se mais.O LUis Peixoto diz que é preciso comprar os terrenos da entrada sul que deve custar uns milhões. Quem anda a enganar quem? Demagogia barata ou não se entendem? Onde vai o Luis peixoto buscar o dinheiro para fazer o parque de lazer numa zona quase toda alagada?

    ResponderEliminar
  66. Todos sabem que quem vai ganhar é o João Cepa para a Câmara.Penso que ninguém tem dúvidas a esse respeito. Onde vai o Luis Peixoto buscar o dinheiro para tanta coisa que diz que vai fazer? Se ele ganhasse isto é que ia ser um malhar.Sim,porque quem prometeu foi ele. E depois com o tempo que pois nunca está em Fão, ou pelo menos ninguém o vê, então ´que iria ser.

    ResponderEliminar
  67. Ainda tive a esperança que o Luís, no comício, desse uma volta ao que mostrou no debate e mostrasse ser uma pessoa sensata e com os pés bem assentes no chão. Mas depois do que ouvi...
    Acho que algumas pessoas que fazem parte da lista devem estar mais do que arrependidos, porque são pessoas de bem e devem-se sentir envergonhados por terem percebido que o cabeça de lista não merece o seu apoio.
    O que ali se apresentou foi um poço de ódio, não um candidato por Fão. Foi alguém que está completamente fora de si e que quer, exclusivamente, correr com o actual presidente da Junta. Não é isso que se quer de um candidato a presidente da junta de Fão.
    Podemos discordar do que se fez de mal feito ou do que se podia ter feito e não se fez, podemos ter ideias e projectos diferentes ou apoiar ideias e projectos diferentes, mas fazer política daquela forma, se é isso que se pode chamar ao que assistimos ontem, é uma desilusão para quem até acha que devia haver mudança.
    Mudança assim não...
    Que se ponham os olhos nos outros 3 candidatos e se compare a educação e o respeito, apesar das diferenças de opinião.

    ResponderEliminar
  68. dá bem para perceber no decorrer destes comentários que existe uma mancha verde a querer denegrir a imagem do luis peixoto. parece-me que se trata de algum receio em perder a presidência da junta, visto que há 4 anos foram poucos os votos que afastaram o tal mal educado de ser presidente da junta! quanto ao mandato do zé artur, deixou muito por esclarecer com ideias poucos claras do que faz e do que pretende fazer se ganhar as eleições.
    A mudança do clube nautico para as pedreiras; da sede da junta que nunca teve condições nenhumas; do museu onde n vejo perspectivas de melhorias; do cemitério onde ninguém assume responsabilidades, nem o dinheiro (150 euros ilegais) que o kisses ganha por cada falecido (façam as contas quanto dá por ano); do clube de futebol onde armou uma zaragata...do gimnodesportivo que nunca soube o que foi uma gestão coerente; a própia casa mortuária que vai ser construida no unico sitio onde se podia jogar à bola, que virou campo de xuto pela incompetência do poder local (e agora kerem colocar camaras de videovigilancia, ahahah lá se vão as camaras...); dos caixotes do lixo na recta de ofir que sempre foram uma miragem; pela perda da bandeira azul; pelo desalento/desanimo demonstrado pelo presidente nas assembleias, pela ignorância demonstrada face a perguntas colocadas, pela omissão da tal equipa encarregada no projecto centro escolar! pelo medo do presidente abrir o jogo e mostrar a realidade, arranjando desculpas de entidades como a dren e coisas do genero...POR ISSO NÃO VOU VOTAR NO PSD! Votarei no Luis peixoto porque ao longo de 4 anos sempre batalhou nas assembleias para resolver os problemas da terra! porque a arrogância que incomoda a muitos parece ser coberta de maior profissionalismo e interesse em mudar o rumo de Fão!
    e porque a integração dos jovens na sua lista é muito mais válida e de confiança do que os menininhos que estão na lista do psd...POR ISSO É QUE VOU VOTAR PS!

    ResponderEliminar
  69. Santa ignorância de quem bem fala e mente bem.DREN ou REN? A REN é desculpa ou é desculpa da DREN?Bandeira azul, local de xuto de um espaço da Igreja,Clube Náutico nas Pedreiras,sede da Junta sem condições,do Museu, das propostas da oposição na Assembleia que não apareceram, por onde andaste?
    Denegrir a imagem?Já ninguém faz política como ele faz, em 4 anos de oposição foi de uma incompetência anormal, não defendeu as propostas que fez aos eletores que o escolheram, que votaram nele,porquê?
    Deves ter ficado satisfeito por aquilo que ele defendeu na Assembleia de que falas onde as pessoas do público levantavam questões muito mais coerentes das vezes que lá fui.Há 4 anos eu votei Luís Peixoto porque estava esperançado numa nova forma de fazer política.Pelo que vi e pelo que me contaram só mostraram organização, de resto não apresentaram uma única proposta que mostrassem nível político. Fizeram promessas ao grupo que o apoiou há 4 anos e depois lá dentro nunca mais quis saber dos seus apoiantes de lista.
    Concordo que esta Junta podia fazer mais porque há coisas que se podem fazer sem dinheiro. Por isso o Luís Peixoto devia desistir a favor do Didi que mostra outra atitude perante as necessidades de Fão e relaciona-se bem com o Presidente da Câmara.

    ResponderEliminar
  70. Eh pá essa dos jovenzinhos da lista do PSD é para esconder alguma coisa de certeza. Queres comparar a qualificação dos jovens das 2 listas?ahahahahah.Aí perdes aos pontos e com muita diferença,Nem queiras comparar as habilitações de uns e outros, usando o método de afirmação académica do Luís Peixoto.Pena é que não lhe sirva de nada embora não seja outro Sócrates, só na arrogância. Só o Zequinha vai tão longe e depois claro, não beneficia do QREN para as pequenas cidades.Por causa da arrogãncia política e ainda bem para Fão,ahahahahahah

    ResponderEliminar
  71. Os apoiantes da lista do Luis Peixoto até contrataram camionetas para levar o pessoal a Fátima só para não votar no Zé Artur no dia 11.Só visto

    ResponderEliminar
  72. mais habilitações....? essa tem muita muita piada.. já lá se vai o tempo em que uma pessoa com habilitações era formada e informada. Hoje em dia até quem não quer tem um curso superior. Formação já não é sinónimo de BOA FORMAÇÃO. Mas se quer ir por ai, é consigo... que pensamento triste.

    ResponderEliminar
  73. Realmente estou de acordo com o candidato anterior, e a provar o que disse está o comportamento do candidato do PS.
    Um curriculum de categoria, mas uma pessoa de maus fígados e muito mal formada.

    ResponderEliminar
  74. Não estou a entender o rótulo de "mal formado", "arrogante" entre outros que estão a atribuir ao candidato do PS. Será que alguém me poderá elucidar?

    ResponderEliminar
  75. Se deixares o sofá e vieres para rua ver já não precisas que alguém te explique. Ou só deves estar habituado ao fígado de cebolada.

    ResponderEliminar
  76. O Sr.Engenheiro é que divulgou o currículo, talvez para procurar compensar os tais maus fígados.
    E talvez por isso o post anterior evidenciou o nível de formação dos tais jovens.
    Mas o sr.Luís Peixoto acabou com o andebol nas Pedreiras e agora está disposto a fazer o mesmo ao hóquei porque utilizam o pavilhão. No meu entender o pavilhão deveria ser governado pela Câmara pois é municipal pois os custos de manutenção são elevados.A não ser que se ponha a pagar como ele quer.

    ResponderEliminar
  77. Se calhar você é que não tem deixado o sofá porque eu tenho estado na rua e não tenho assistido a insultos nem faltas de respeito. Mas já que é tão sabido... faça favor de explicar!

    ResponderEliminar
  78. O Eng Peixoto sé é tão sério que faça um contrato com os eleitores: se ele não cumprir o que promete a população pode-lhe mover uma acção com cláusulas de indemnização a favor de uma instituição e com capitais pré-estabelecidos.
    Vamos lá a ver se ele pega na caneta.eheheheh
    Os outros não é preciso porque não são sérios.

    ResponderEliminar
  79. Acabou com o andebol? estou mesmo a ver que não anda na rua... quer acabar com o hóquei? Se calhar não ouviu bem o que ele disse ontem.

    Qual o mal de se pagar para fazer desporto? Os portugueses estão tão mal habituados... mais vale deixar que os jovens gastem o dinheiro a alugar pavilhões do que noutro tipo de coisas...

    ResponderEliminar
  80. Os outros não precisam porque são sérios?? Porquê? O candidato do PSD cumpriu todas as promessas? Que comentários engraçados...

    ResponderEliminar
  81. o psd tanto lotou contra os vianas e o Ze nao tem vergonha de os por na lista ,porque as pessoas de bem
    biraram-lhe as costas e ele foi buscar os meninos

    POR ISSO É QUE VOU VOTAR PS!

    ResponderEliminar
  82. Também não entendo qual é a mais-valia que esse recrutamento trás ao PSD, aliás penso mesmo que é negativo. Com certeza que aqueles que sempre militaram no PSD e "lutaram" durante muitos anos e até há 4 anos atrás, que ouviram de tudo dessa gente, não estarão satisfeitos.
    Eu não vejo nada de mal que as pessoas ao longo do tempo, possam mudar de ideias, acreditar em novos projectos, mas este não é o caso.
    É uma opção que ninguém consegue entender.
    Eu vou votar PSD para a junta e para a câmara, mas para a assembleia municipal, lista onde esse elemento está, vou votar na CDU.

    ResponderEliminar
  83. Sabem o que acho!? que a lista do PSD é uma lista forte e que faz frente ás outras listas.
    Claro que nas outras listas também tem pessoas com carismas mas sinceramente a lista do Didi nem fotografias tem (não sei quem são metade!) a da Tininha idem... Assim sendo, só comparo as litas mais rivais e das quais conheço a sua constituição.
    Sejamos francos, a lista do PSD tem bons elementos e se alguém critica o Dário é porque não tem o que ir buscar! Eu li agora a sua crónica e pelo que vi as suas criticas não são contra ao José Artur mas sim a formas de gerir quer da parte da junta, da câmara e outras entidades que não são as mais correctas. Tem um opinião muito formada e correcta. Pelo que li não quer dizer que não vote no José Artur ou que é contra ele!!
    Está uma crónica bastante boa e digo e sublinho PARABÉNS DÁRIO...estás a dar que falar :)

    Agora vamos por partes, na lista do PSD ninguém tem tachos ou tem??? a maioria das pessoas têm emprego, estabilidade, algumas já estão ali desde o inicio e não estou a ver ninguém que precisa de tacho!!! O sr. Dário tem um bom curso e está a tirar mestrado...o resto também e que eu saiba, ou estão alguns a trabalhar e outros a estudar em cursos com bastante saída e acho que ninguém precisa de estar na lista por algum tachinho.
    Vejam as listas e reparem que o sr. José Artur escolheu bastante bem a sua lista, cada pessoa tem com o povo da terra carinho, ou são conhecidas, ou têm pais com bastante influência na Vila.

    Bem jogado e voto em PSD como sempre fiz e faço porque também não existe NINGUÉM em todas as listas que chegue ao lugar do José Artur. Lamento mas é a realidade para a equipa do sr. Luis Peixoto.

    Estou na festa Domingo ;)

    ResponderEliminar
  84. O Zé Artur não teve influência de certeza na escolha para a Assembleia Municipal, pois o que lhe importa é a lista para a assembleia de freguesia e aí escolheu muito bem. Uma lista muito boa, embora nas outras listas também tenha boas escolhas.Não tenho dúvidas em votar PSD pois o Zé Artur está lá por convicção e amor a Fão como sempre o comprovou desde muito novo.Quem pensa que pode fazer alguma coisa pela sua terra através da política, não está no bom caminho.

    ResponderEliminar
  85. Para ser presidente da junta ,tem que ser um presidente que defenda os interesses de Fão.e não os dele

    O desenvolvimento de Fão não são festas de marisco,passeios com velhotes e nem festas

    O senhor Zé Artur,passa pelas pessoas em Fão e não fala para ninguém.

    eu sempre votei PSD mas sr Ze quer acabar com o partido, as pessoas de bem viraram-lhe as costas por isso virou-se para os vianas n.t.veg
    vota PS

    ResponderEliminar
  86. votem ps pois o relaxado já n tem pedal para aguentar com a pressão que está a sofrer...é desta que vai tombar!!! e domingo kero estar na festa a ver o ps a ganhar a junta em Fão!

    ResponderEliminar
  87. não faço festas nos funerais pois Fão não pode parar.

    ResponderEliminar
  88. O pior não é o relaxado com as críticas mas o LAXANTE que só faz o que todos sabem, que acabou com o andebol e agora quer acabar com o hóquei que quer que o clube pague o aluguer o pavilhão para arranjar dinheiro de qualquer maneira para comprar o comboio turistico.

    ResponderEliminar
  89. Se o Luis Peixoto ganhar a Junta quem passa a mandar em Fão nao é ele é a mulher.e esta? é mentira?

    ResponderEliminar
  90. há muita gente em fão ignorante em fã,ao dizero que não sabe.n~~ao o o luis peixoto que acabou com o antebol,mas im a federação portuguesa que fez novos regulamentos.

    vão falar com o senhor josé lavandeira que é presidente da instituição ASP,pk acabou com o andebol.
    ao longo dos comentários se fala muito,mal do luis e do zé artur,aqui se devia falar era do melhor para fão e nunca falar mal das pessoas e da suas vidas privadas.
    falar da mulher do luís é lamentavel,pelo que sei não faz parte de nenhuma lista.

    comentários deste nem merecem resposta,são pessoas de mentalidade curta,que não têm que fazer.
    o que o povo de fão merece é uma PRESIDENTE BOM para que a terra desenvolva,aqui se devia era respeitar o voto que cada um e não influência as pessoas.

    tenham um pouco de vergonha na cara e votem com consciência.

    ResponderEliminar
  91. Pois o mal é não fazer parte da lista e mandar.

    ResponderEliminar
  92. concordo com o comentário anterior
    6 de Outubro de 2009 6:41,as pessoas deviam ter mais respeito pelo povo de fão. falam da arrogância do luís peixoto,eos comentários aqui?o que são falar mal?não é falta de carecter e arrogância tambem?
    sempre pensei que as pessoas de fão fossem mais humildes,mas pelo que parece não são.é um povo tão pobrezinho e lamentavel.

    vivo no porto gosto de ler do que se passa em fão,mas isto aqui é o fim....

    cumptz.... aos candidatos e boa sorte para todos,ganhe o melhor para fão...

    ResponderEliminar
  93. o povo de fão é mesmo um povinho muito fraquinho....

    ResponderEliminar
  94. eu sempre votei PSD mas sr Ze quer acabar com o partido, as pessoas de bem viraram-lhe as costas por isso virou-se para os vianas n.t.veg
    vota PS

    ResponderEliminar
  95. sou apoiante da CDU é lamentavel falar mal das pessoas como se fala.sabemos de onde bem.

    falam tanto mal das listas do PS e bem do PSD.
    poruqe é que não falam da lista da CDU? somos uma boa lista,a do pSd é uma lista muito fraca de pessoas com intereses.
    fico triste por se ver falar tanto mal das pessoas,são comentários de tanto falta de nivel.

    vou votar vna tinhina,é uma pessoa que não entra em gerras...
    FORÇA CDU

    ResponderEliminar
  96. eu voto no PS....força luís

    ResponderEliminar
  97. uma resposta ao comentários... prefiro a arrogância do luís do que o relaxado do zé artur!

    com a arrogância do luis eu me entendo bem,e com o relaxado fico preocupado,só faz obra 3 meses de quatro em quatro anos....

    vota PS pela renovação

    ResponderEliminar
  98. MAI NADA!!! se kerem a mudança n keiram continuidade à miséria de trabalhos executados pelo psd, votem ps pois kem ta lá agora ja n tem pedal para tanta pressão...

    ResponderEliminar
  99. É mesmo muito triste o que se esta a passar neste bloog.Só se importam em atacar , ora vote PS ora vote PSD.Olhem mais pelo interesse da Nossa Terra , onde esta o Povo Bairrista e unido?Não me admira o que se passa neste País , se numa terra tão pequena como esta se vê tanto ódio .....É de lamentar.Deixem ganhar quem o Povo escolher e lutem todos por uma Terra melhor.

    ResponderEliminar
  100. Eu não considero o Sr José Artur como sendo relaxado.

    Fazendo uma análise retrospectiva, observa-se o crescimento e a evolução dos Bombeiros de Fão, uma instituição onde este Senhor se empenha à muitos anos, mesmo antes de ingressar na Junta de Freguesia.
    O Sr José Artur, já participou e colaborou com todas as instituições Fangueiras, e segundo sei continua a colaborar quando lhe solicitam alguma colaboração.
    Por estes motivos, digo que é empenhado e dedicado por Fão.

    Analisando o ponto de partida em que Fão se encontrava, quando o PSD começou a governar a Junta de Freguesia e a actual realidade, observa-se que Fão está melhor em termos de infra-estruturas.

    Pelo que conheço, as intervenções de uma Junta de Freguesia são muito limitadas, e as suas influências quase que se limitam à criação de infra-estruturas e de condições, para que a população e as entidades possam desenvolver as suas actividades, e nesse aspecto, considero que Fão tem evoluído.
    Também sei que há obras que ainda não se concretizaram, mas também sei que, os passos que a Autarquia (Câmara Municipal e Junta de Freguesia) tinham que dar, foram dados.
    - Centro Escolar aguarda autorização do Governo Central
    - Variante Sul aguarda expropriação dos terrenos
    - 2ª Fase da Marginal inserida no programa POLIS

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  101. É um termo infeliz o que o Luis Peixoto chamou publicamente ao sr.José Artur.Mas parece que em casa quem é desleixado é o sr.Luís Peixoto.
    Não sei se ele gosta que lhe chamem isso.Talvez não se importe.

    ResponderEliminar
  102. Eu considero o Sr José Artur como sendo relaxado.

    Fazendo uma análise retrospectiva,aos comentários do sr.deve ter algum cargo politico.

    o senhor diz que fão é uma terra desenvolvida?:)))só pode ser uma piada ou será que trabalha para gato foderento?:)

    eu não voto no PSD,é uma lista muito de gente que quer tachos.
    Eu vou votar com consciência e nunca nesta lista.

    Cumpz...

    ResponderEliminar
  103. Dizem que neste mandato não se fez nada em Fão?Memória curta. Neste mandato foi inaugurado o Centro de Dia, o Estádio do Fão onde a Câmara enterrou mais de um milhão de euros, abriu o Centro de Saúde, izeram a rua das Cordas, repavimentaram a rua dos Veigas e a rua santa Bárbara, arranjaram 100.000euros para a casa Mortuária, arranjaram a capela do cemitério, dinheiro para as obras no salão, arranjo do Cortinhal, eh tenho parar pois isto já é muita coisa para a fraca memória de alguns.eheheheheh, não sabiam ou não se lembravam?

    ResponderEliminar
  104. Quem dera a muitos fangueiros ter o curriculo do José Artur em favor de Fão. Já não têm tempo de vida para fazer metade do que ele fez, nem que comecem aos 40 a fazer alguma coisa por esta terra.Como outros que fazem não está à espera de agradecimentos pois a ingratidão é normal nas sociedades sem memória.

    ResponderEliminar
  105. Não queria ter o curriculo do José Artur,mas sim do Grande Homem Fernando Pieira.
    O Centro Do Dia não é da junta mas sim da Misericordia.

    O Futebol foi a camera que deu o dinheiro,João Seabra presidente do fão confirmou que junta nunca fez nada pelo clube.

    A vila da nossa terra precisa de mudança,e o que me parece que anda muita gente nervosa,pelas andanças do PSD.

    Os comentários aqui demontra isso.tenham um pouco de calma.

    vou votar na minha querida Tininha,não precisa de tachos,é uma verdadeira Fangueira.

    bjs...

    ResponderEliminar
  106. Calma Fangueiros...O que se passa?Tenham um pouco de respeito pela terra.

    Fão não merece isso,gerras do PSd dizer mal do PS e PS dizer mal do PSD.

    Deviam sim dizer mal do povo de Fão que é muito pequeno...


    Abraços

    ResponderEliminar
  107. Sr Manuel e Sra Carminha,

    Eu não consigo alcançar o “tacho” que pertencer a uma Junta de Freguesia pode ser.
    O interesse de fazer o melhor por Fão, na minha opinião é de todos os candidatos. Não considero que algum esteja em benefício próprio.

    Todos podem dizer que gostam muito de Fão, mas para mim o que mais demonstra com actos concretos é o Candidato do PSD, não tendo comparação o seu historial ao serviço de Fão, com o historial de qualquer outro candidato.
    Não posso deixar de acrescentar que a lista que acompanha este candidato, tem muitos elementos que se dedicam a causas públicas, e não só em instituições fangueiras.

    Sr Manuel, eu considero Fão uma das Freguesias mais evoluídas do Concelho de Esposende, e considero que se tem melhorado em termos de infra-estruturas.
    Cargo político não tenho, nem concorro a nenhum.

    Sra Carminha, nunca quis retirar o mérito de qualquer instituição fangueira, o Centro Desportivo de Fão existe devido ao esforço e dedicação da direcção do Clube de Futebol de Fão, o Centro de Dia funciona e serve a população mais idosa de Fão de forma exemplar, devido ao empenho e dedicação da Santa Casa da Misericórdia de Fão. É a mais pura das verdades.
    Gostaria de relembrar a Sra Carminha, que também houve intervenção por parte da Autarquia (Câmara Municipal e Junta de Freguesia) para que estas obras se realizassem, e se perguntar a Sr Presidente do Clube de Futebol de Fão e ao Sr Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fão, certamente que irão confirmar.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  108. quem é você ò anticuo, o presidente da junta ou da assembleia da junta?!?! decida-se...fala tão bem do zezinho...ouvi falar que votos das pedreiras vão ser booooooooooooollla, deve saber o k significa!!!! ouvir dizer que o presidente tem medo ou vergonha de ir Às pedreiras, isso é que é um presidente?!?!que eu saiba pedreiras ainda pertence a fão...ou não srº anticuo?!

    ResponderEliminar
  109. Sr anonimo,o sr Anticuo é relações publicas do zé artur, só fala bem dele.

    Pedreiras é Fão?!!É verdade ozézinho nasceu lá,por isso tem vergonha sabem pk?cuspio no prato onde correu na sua infância.

    Ó zezinho é com pena que vais perder as eleições.sabes o que isso siginica?adeussssssssssssssssssssss,já estás a mais em Fão..

    Já agora sr Anticuo vai perder também o seu tacho.
    vai para o desemprego.

    bjs

    ResponderEliminar
  110. Porque razão teria o Senhor Presidente da Junta de ter medo ir às Pedreiras ? Pelo que eu sei, tem ajudado muitas pessoas da zona do Caldeirão, e se tivesse medo levava um cão.

    ResponderEliminar
  111. levava o seu caozinho"Anticuo"...mas pelo que parece tem medo nem coragem.

    ResponderEliminar
  112. SER´Q QUE ESTA PALHAÇADA VAI CONTINUAR......DEVIAM TER VERGONHA DO QUE AQUI ESCREVEM " GENTE POBRE" .....VOU EMIGRAR PARA GANDRA.TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU DE FAO.

    ResponderEliminar
  113. Cambada de nabos ignorantes...
    O bairrismo desta gentalha fangueira é este...
    É verem alguém fazer alguma coisa por fão e começam a tratá-los desta forma, mas seja quem for, do CDS à CDU, quem estiver no poder, quem estiver nas instituições é porque quer tacho. É uma terra que mete nojo, uma cambada de cobardolas, que não se metem em coisa nenhuma para puderem insultar quem faz alguma coisa, seja quem, quem for que faça é tratado por esta seita de vermes fangueiros ditos bairristas. Seja o Luís, o Zé Artur,a Tinhinha ou Didi, quem hoje os defende, amanhã trata-os com tachistas, nas conversas do cortinhal, do motinha ou do carvalho. Tenham vergonha e lutem por projectos em que acreditam sem insultar ninguém, sem fazer dos outros aquilo que vocês próprios são.
    Fão está como está, porque esta gentinha rasteirinha é assim que pensa, o que quer é confusão e guerra, são uns inúteis sempre à espera que os outros façam aquilo que cada egoistazinho fangueiro quer para si. Tenham vergonha na cara e falem sério, defendam os vossos projectos, se é que sabem o que isso é, com lisura. Não ataquem ninguém para disfarçar a falta de ideias melhores.

    ResponderEliminar
  114. 5 ESTRELAS PARA O COMENTARIO ANTERIOR .TENHO DITO

    ResponderEliminar
  115. Minhas senhoras e meus senhores, tenho o mesmo direito de elogiar e defender o Sr José Artur como vocês têm de atacar e criticar.
    Não concordo com alguns comentários que aqui são feitos, e apenas argumento a minha discordância.
    Já anteriormente afirmei que a utilização deste nick, é uma escolha minha, assim como também já referi, que não tenho nem concorro a nenhum cargo político.

    Até me podem chamar de cão que não me importo, mas digo-vos que com a raiva que manifestam, não gostaria de estar perto de vocês …

    Aguardemos o resultado de dia 11 de Outubro. Eu considero que o Candidato José Artur merece vencer.
    Se não vencer paciência, espero que o seu sucessor consiga efectuar um bom trabalho e que os que o elegerem que não se sintam defraudados depois.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  116. Antícuo, você não tem lugar neste blog, nem você nem outros comentadores... Pessoas educadas são mal-vindas, pessoas que não defendem o candidato desta gente malcriada, não tem direito a exprimir a sua opinião. Só devia exprimir aqui a sua opinião quem é insurrecto ou quem tem ódio ao se José Artur.

    ResponderEliminar
  117. concordo com este comentário...

    ResponderEliminar
  118. Há pessoas que só aparecem nestas alturas das eleições como se se tratasse de um jogo de futebol aguerrido.De resto não ligam mais aos interesses de Fão nem querem saber da política local.Nestas alturas toda a gente tem opinião e depois vê-se até onde querem chegar, mostrando do que não sabem. Mas não podemos estranhar pois há 4 anos foi igual no esposende online onde Fão atingiu o máximo de intervenções. Os donos do blog devem deixar correr a tinta porque dentro de dias já seca.Depois vêm dizer que Fão é um marasmo...assim é, de alguma da sua gente,muita dela que aqui se expressa, com as devidas excepções.Mas a instigação leva a isto.Que vale acalma.

    ResponderEliminar
  119. Sendo este um blogue livre onde todos podem deixar as suas ideias, o ConversadoCafé bem assim relembrar que todos os comentários que possas ferir a integridade a alguém ou que contem palavras menos próprias estão a ser apagados.

    Só neste artigo já foram apagados cerca de 15 comentários, que em nada contribuirão para o bom funcionamento este espaço.

    Nós ConversadoCafé vamos continuar atentos e pedimos a todos um pouco mais de calma. Não se esqueça, estamos aqui por Fão.

    um abraço...

    ResponderEliminar
  120. o q n contribui para o bom funcionamento do blog foi o q s passou aqui...
    pelo q vi, e teve q ser rápido, foi mt desagradável... eu tb ficava chateado se os meus comentários fossem apagados pq um administrador do blog n gostou do que ouviu...e só ouviu o q pediu...
    mas pronto, kem n gostar q n venha aqui, mas q tá errado tá...

    Micas Líria

    ResponderEliminar
  121. Senhores Administradores,
    Expliquem lá o que o meu comentário continha, que tivesse que ser censurado. Expliquem por favor.
    Esse poder dá-vos assim tanto gozo?
    Insultei alguém? Falei mal de alguém?
    Expliquem lá porque também apagaram o meu último comentário?

    ResponderEliminar
  122. É uma vergonha aquilo que alguns comentadores escrevem para que um BLOG DE OPINIÃO se transforme numa autêntica palhaçada.
    É desconforme a maneira como se insulta os comentadores que tentam fazer disto uma discussão séria e válida para que se torne Fão melhor. Será que não sabem criticar sem insultar?

    Pensem nisto?

    ResponderEliminar
  123. concordo com o Tiago vale...

    ResponderEliminar
  124. Fão não pode parar e muito menos andar para trás.Vota PSD

    ResponderEliminar
  125. Para ser presidente da junta ,tem que ser um presidente que defenda os interesses de Fão.e não os dele

    O desenvolvimento de Fão não são festas de marisco,passeios com velhotes e nem festas

    O senhor Zé Artur,passa pelas pessoas em Fão e não fala para ninguém.

    eu sempre votei PSD mas sr Ze quer acabar com o partido, as pessoas de bem viraram-lhe as costas por isso virou-se para os vianas n.t.veg
    vota PS

    ResponderEliminar
  126. Eu sempre votei PS mas depois do comício no Cortinhal fiquei admirado com a forma como querem fazer política e que já não se usa.Não me revejo no ódio e no domingo não vou votar PS.
    A minha família também pensa o mesmo.

    ResponderEliminar
  127. Não será um direito de qualquer cidadão se candidatar? Não será um dever e um direito de qualquer cidadão escolher livremente o que entende por melhor depois de apreciar as obras feitas por todos e os projectos que todos apresentam?
    Não terá cada um de nós o direito de apoiar quem entende? Não terá cada um de nós o direito de discordar de alguém?
    Não teremos, todos, amigos em todas as listas?
    Então para que é isto? Esta vergonha?
    Toda a gente sabe qual é a minha opção, e isso nunca me impediu de ser amigo de muita gente com opções políticas diferentes, e de trabalhar noutros contextos com gente que agora e antes, pertence ou pertenceu a listas que eu não apoio.
    Será preciso este tipo de discussões?
    Posso não concordar com determinados métodos ou formas de ser, mas não tenho o direito de insultar quem quer que seja, nem de fazer juízos de valor, até porque sei, porque conheço todos os candidatos, qualquer um deles quer o melhor para a sua terra.

    Abraço a todos.
    Carlos Rio

    ResponderEliminar
  128. O mal de muitos comentadores neste blog é a falta de educação que exprimem escondidos por trás de um teclado e monitor, não são capazes de discordar sem ser no anonimato,pois acredito que se essas pessoas se identificassem não tinham coragem para escrever tais barbaridades. Tenham um pouco de decência naquilo que escrevem. Como já referi não façam de um BLOG DE OPINIÃO UMA PALHAÇADA.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  129. Anónimos, isto não é um fórum, mas sim, uma zona de comentários aos artigos escrito pelo BLOG.
    Responder a comentários com frases menos próprias e até mesmo ofensas quer directas e indirectas é também de uma certa forma da nossa responsabilidade. Desta forma, é completamente justificável o retiro de comentários inapropriados, pois apenas pedimos para comentar o que o artigo refere e no que nele consta.

    Como já é da informação de todos, já tivemos situações “menos boas” devido a alguns comentários anónimos que no passado pôs em causa a continuidade do BLOG.
    Mesmo assim, continuamos a aceitar anónimos porque sabemos que é perfeitamente normal algumas comentadores não quererem “dar a cara”. Respeitando a opinião de todos, continuamos a reverenciar o anonimato, apenas pedimos também respeito por todos e apenas que comentem com principio meio e fim, sem ofender ninguém em particular.

    Não queremos que o ConversaDoCafé tenha o mesmo futuro que o EsposendeOnline!!!

    Comentem apenas aquilo que se pede e sejam Fangueiros de verdade como o Carlos Palma Rio ou Tiago Vale que dão a cara por Fão.

    ANÓNIMOS não conhecemos…

    Esta é a única resposta e atitude final do ConversadoCafé.

    Obrigado a todos!

    ResponderEliminar
  130. Em primeiro lugar os Parabens pelo artigo, ja nao comentava ha muito tempo e achei o artigo completo e importante para a semana, devo dar os Parabens ao blog.
    Infelizmente a nivel nacional, quem sabe, mundial, em termos politicos e complicado dar a cara, penso que venham dai os anonimatos, nao?
    E logo em Fao, que esta tudo minado e todas as instituiçoes estao do lado do poder. Ou estas do lado do poder ou entao nao te safas nem com um bilhete pa malafaia ou para a daniela mercury. Se aqui poes o nome po ano nem a barraca no marisco tens!!! ah ah ah ah
    Acho que o psd e a lista do Sr Jose Artur teria a ganhar com uma lufada de ar fresco e se ele fosse para todos os fangueiros , quem e para o pessoal dele.
    OPINIOES!!!!

    Desejo aos 4 boa sorte para a campanha e boa sorte para domingo. Especial sorte para o grupo Didi! pelo trabalho, dedicaçao, e coragem
    Mas Di, volta para o Fao, com o Apulia nao vais la

    Uma pergunta para o conversadocafe: qual foi o futuro do esposende on line? essa nao percebi.

    ResponderEliminar
  131. O Esposende Online está de saúde e recomenda-se.
    O Forum que lá funcionou sobretudo durante as eleições foi muito movimentado e só no que refere a Fão teve mais de 5.000 posts e muitos com bom nível.Dali partiu a discussão para se fazer o actual Novo Fangueiro. Aqui o blog à beira do Esposende Online é uma formiga.E tem vários milhões de leituras.Muito lido ainda hoje.

    ResponderEliminar
  132. O que o pessoal do conversadocafe quer dizer, é que se abandonou por completo os comentários no esposendeonline, que se deixou de se falar por lá como antigamente.
    Não querem ofender o site, mas pronto os senhores anónimos mais uma vez querem é arranjar problemas
    Mas para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  133. os debates no esposende online esmoreceram como aqui vão esmorecer pois eleições são agora e depois só daqui a 4 anos. E podem ver quantos anónimos escreveram no artigo sobre o Centro Social que está aqui no blog.Ninguém estava a querer arranjar problemas.É a realidade que se vê até porque não tenho nada a ver com o outro site.

    ResponderEliminar
  134. Vou votar em Luís Peixoto,Fão precisa de uma mudança.

    Fão é uma terra triste,precisamos de ideias como este jovem o Luís.

    Força Fão...

    ResponderEliminar
  135. Fão é uma Terra triste , mas mais triste vai ficar se ganhar o Luís Peixoto pela simples razão de não cunprimentar ninguém e ser arrogante.Eu voto PSD, Fão precisa de CONTINUAR .......

    ResponderEliminar
  136. Fão precisa de ideias realizáveis e eu não vou em comboios turisticos nem em ferriboats. Isso é de quem não tem a noção do ridículo e não faça a mínima ideia de que só com rodas é que se anda neste rio.

    ResponderEliminar
  137. Eu concordo com o comentário anterior.O Luís Peixoto podia ter um programa mais realista pois qualquer pessoa pode ter ideias mirabolantes e que toda a gente gostava de ver em Fão. Eu também gostava de ver a parte velha de Fão comprada por uma empresa com muito dinheiro e depois investisse na recuperação de todas as casas velhas de Fão e gerisse o seu aluguer ou venda criasse muitos restaurantes e outros comércios com vários museus e muita animação.Já que pouquinha gente mora na parte antiga isto era capaz de ser uma boa solução e podiamos descer à Vila velha e curtir e então Fão era outra coisa. Claro que gostava mas primeiro tenho de encontrar a empresa e depois tem de se ver quem quer vender a sua casa. Decerto nem empresa e mais difícl vender as casas. Se me chamarem idiota também o chamam ao Luís.
    Claro que o pessoal do Clube podia continuar a ir lá jogar.

    ResponderEliminar
  138. ele é na escola, ele é a arranjar o jardim em frente ao centro de saúde, ele é a arranjar o cortinhal, ele é a limpar a beira-rio, ele é a andar nas ruas, ele é a pôr juventude nos cartazes, ele é a fazer tudo e mais alguma coisa agora a uns dias das eleições.

    ResponderEliminar
  139. O presidente vai aparecer na reunião da escola e não vai mandar novamente o Bentinho porque estamos em altura de eleições porque se assim não fosse nem la aparecia, alguém tem dúvidas disso?

    pois pois mas sabes uma coisa Veronika os nosso amigos do blog não querem quem o povinho Fangueiro abra os olhos e deixe aqui as verdades como ja disse devem ter o rabo preso.

    ResponderEliminar
  140. Veronika,acredita numa coisa o zé artur é uma pessoa que não tem vergonha.Auilo que ele está fazer agora arranjar tudo,a mim não me tapa os olhos.
    O povo de Fão está abrir os olhos,arranjar isto tudo só agora,não tem mesmo vergonha...
    uma coisa posso dizer,prefiro o luis arroânte do que o zé artur educado.ele não presta,até rua dele está ceios de buracos e não faz nada,sabem pk?não tem gosto nele...
    VOTEM PS...ABREM OS OLHOS ZÉ POVONHO

    ResponderEliminar
  141. as verdades podem e devem ser deixadas aqui, desde que não se insulte ou maltrate ninguém...
    quem quiser concorda quem quiser não concorda...
    é assim tão simples como isso...
    pelos vistos o nosso "povinho", como disse, precisa do blog para saber as verdades... mas só as verdades de uns? só as verdades que interessam a alguns?
    quais são as mais verdadeiras, veremos no domingo...
    não digam depois é que o "povinho" como não viu no blog as verdades de alguns, escolheu mal... seja quem for que tenha escolhido...
    realmente há muita gente com o rabo preso, porque se não o tivesse não rabeava tanto como por aqui se vê e que faz com se julguem os donos das verdades...

    ResponderEliminar
  142. Já se apagaram comentários, já se fez censura, mas a última atitude da administração ou de algum elemento da administração, ultrapassa os limites do razoável.
    No meu entender, não no blog que a opinião das pessoas se faz, em ralação às próximas eleições. Até porque se percebe que quem aqui deixa comentários, educados ou não, já tem a sua opinião formada e só vem aqui para se picarem um pouco.
    Portanto, acho que a espécie de sondagem que estava a ser feita no blog, não teria qualquer influência, nas eleições, independentemente dos números apresentados.
    Eliminar do blog, a "sondagem" sobre os resultados para a junta, só revela que afinal se há rabo preso de alguém, é o da administração do blog no seu todo, ou de algum em particular. Desprestigia as pessoas e é faccioso, coisa que até há algum tempo atrás faziam questão de dizer que nunca seriam.
    É lamentável e vergonhoso este procedimento.
    Deixou de ser uma conversa de café, para ser uma conversa de sede de um qualquer partido candidato.

    ResponderEliminar
  143. Esta TERAA vai ser sempre atrasada, porque sÓ existe maldade, egoismo, raiva e inveja.É de lamentar o que aqui se estÁ a passar .
    PARABÉNS AO ORGANIZADORES/DINAMIZADORES DO BLOOG.

    ResponderEliminar
  144. GANHE QUEM GANHAR DIA 11 O bLOQUE NADA TEM HAVER COM ISSO POIS SE AS PESSOAS DE FÃOSÃO CONSCIENTES VÃO VOTAR E AI, GANHARÁ O ELAITO POR FÃO PONTO.

    ResponderEliminar
  145. Caro anónimo, por aqui já se apagaram comentários, é verdade! isso deveu-se tanto à existência de pessoas com falta de civismo, como pessoas que julgam possuir a verdade! como ja foi referido, isto não é nem queremos que seja um blog de confrontos pessoais conforme sucedeu no fórum esposendeonline. aliás, nem nos interessa comparações com o ecelente trabalho da esposendeonline! É preciso saber estar e saber falar em cada momento, evitando assim a eliminação de comentários! Deste modo, caso tenha algum problema relativamente a algum comentário que tenha sido eliminado, entre em contacto através do nosso email ou pessoalmente com um dos três administradores para resolver qualquer mal entendido. Pois como anónimo ou com nomes fictícios é dificil ajudar! Os objectivos do blogue estão à vista de quem nos visita: "Fão, uma vila melhor".

    ResponderEliminar
  146. Na minha opinião Fão precisa de mudança à frente junta, pois acho que se demora muito a resolver os problemas em Fão , muitas coisas estavam por fazer à 4 anos que hoje ainda o estão ( não falo só da avenida do rio até ao caldeirão , pois essa já é promessa à mais de 12 anos), Fão não pode ser só festa de marisco. Irei votar no Luis Peixoto pois julgo ser o único que poderá mudar alguma coisa em Fão. O Didi perdeu muito com aquela historia do vou agora já não vou ! A Tininha é muita simpática e querida por todos mas esta candidatura è só por teimosia da CDU que teima em roubar uns votitos ao PS e esses votos poderiam servir para mudar alguma coisa! Apesar disso sei que quem vai ganhar é o mesmo, com os votos do mesmos, e tudo irá ficar na mesma pois tudo agrda aos do costume!

    ResponderEliminar
  147. SÓ QUERIA PERGUNTAR O SEGUINTE!ALGUEM CONSEGUIU VER O DIDI NUMA ASSEMBLEIA A NÃO SER DE Á DOIS MESES PARA CÁ???ESTE É QUE É O VERDADEIRO FANGUEIRO???

    ResponderEliminar
  148. eu não voto no didi,vou no luis.Fão precisa de uma mudança

    ResponderEliminar
  149. Mudança foi o que o Povo de Fão viu ontem no Comicio do PSD.Mudança de atitude em relação ao comicio do PS.Vê-se bem quem se interessa por Fão, quem tem atitudes e personalidade, quem sempre deu o coração pela Terra.Pensem bem e votem com consciência, votem por esta Terra que precisa de " CONTINUAR " o seu desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  150. Não querendo enqueirreirar em slogons sejam de quem for, realmente as poucas dúvidas que tinha, ontem dissiparam-se.
    Depois de assistir aos 2 comícios das principais listas concorrentes às eleições, a diferença é como da água para o vinho.
    Não osbtante entender que o PSD deveria mudar de candidato, daí as minhas dúvidas em optar, não obstante nas listas do PSD terem aparecido de forma inesperada algumas pessoas, o que deve causar muitas reticências a quem sempre defendeu essas cores, contra factos não há argumentos.
    Podemos e devemos querer sempre mais e melhor para a nossa terra, é nossa obrigação exigir sempre mais e melhor, mas como disse contra factos não há argumentos.
    E os factos, que ninguém pode de forma alguma negar, mas ninguém, ontem foram bem explicados e lembrados, sobretudo pelo presidente da câmara.
    O candidato à junta fez um esforço, diria notável, para não responder ao candidato do PS ao mesmo nível com que este o fez no seu comício. E esse esforço dificultou-lhe a transmissão da mensagem. Mas foi o necessário para se perceber que apesar dos defeitos e erros cometidos, e continuo a dizer que o PSD deveria ter mudado de candidato, é uma pessoa que gosta muito e a sério de Fão, e com provas dadas mesmo antes de ser Presidente da Junta. Sim, porque não é preciso ser ou querer ser Presidente da Junta, para dizer que se gosta de Fão e que se quer fazer alguma coisa pela terra.
    Fica aqui a minha análise. Espero que o comentário não seja eliminado nem ser insultado por ninguém só porque exprimi a minha opinião.
    Desejo que o acto eleitoral corra bem, e que, ganhe quem ganhar, seja qual for a opção dos eleitores, façam sempre tudo que estiver ao alcance por Fão.

    ResponderEliminar
  151. este PS é de partir a moca...
    andam a distribuir um panfleto, que em vez de apresentar propostas sérias, credíveis e realizaveis, que era isso que os fangueiros gostariam de ler, vem dizer para que os fangueiros não acreditem num candidato que faz intervenções em véspera de eleições...
    revela desepero, só isso...
    se calhar as câmaras, as juntas e os governos, nomeadamente o governo socialista, deveriam ser proibidos de governar em ano de eleições...
    parace que não ouviram, ontem, a lista de obras feitas nos últimos 12 anos, que como alguém disse no comentário anterior, contra factos não há argumentos... é que as obras estão aí... era bom mais, lá isso era, mas estão aí... e vem agora falar num arranjo de um jardim... que falta de ideias, que falta de argumentação...
    o que precisavam era de irem todos dar uma voltinha de ferryboat...
    não gozem, nem façam dos fangueiros burros... não é assim que se ganham eleições... é com propostas sérias...

    ResponderEliminar
  152. não estejam a se esconder meus senhores,toda gente quem vcs são.Fão viveu 12 anos de mentiras,e ainda ontem se assistiu o zé artur com medo.

    No Domingo o povo vai dicidir quem vai ganhar,é muito triste vereficar o que se anda aqui a comentar,toda gente sabe de onde vens estes comentarios.

    cumpz..

    ResponderEliminar
  153. Força Zé,

    Tive nos 2 comícios, e não a comparação possível, Fão precisa de TI.
    E no domingo vais ter a prova que o povo Fangueiro não é ingrato.

    Um grande abraço, e no domingo já sabes VAMOS PARA A FESTA…

    ResponderEliminar
  154. olha que engraçado, um escondido a falar dos outros escondidos e dar grande novidades: sabe de onde esses comentários veem!!! Sim senhor. Pois eu também sei de onde vem o seu: do outo lado! Está a ver como sei!
    Mentiras são os ferriboutes e os comboinhos. Desminta alguma das obras que foram feitas nestes 12 anos, desminta.

    ResponderEliminar
  155. Ainda não tinha feito comentários ao comicio do PS pois primeiro queria ouvir o comicio do PSD para tirar algumas ilações.
    No domingo assisti a um comicio onde maior parte do tempo desse mesmo comicio, foi a falar mal do candidato do PSD como pessoa, e não se ouviu nada de concreto quanto a obras para Fão, a não ser aquelas que a meu ver são impossiveis de realizar. Ontem assisti a um comicio onde foram faladas coisas concretas, e que ninguém pode dizer que são mentiras.Foram inumeradas as várias obras que foram feitas em Fão ao longo dos 12 anos de mandato.

    No domingo não deixem de votar, para um fão melhor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  156. Sr Tiago Vale,nãoesconda o sol com uma peneira,toda sabe que és do PSD.parece que andas a fazer propaganda politica.

    ResponderEliminar
  157. Todo a gente sabe que eu sou PSD e com muito orgulho.
    Não faço propaganda politica, pois acho muito sinceramente que o candidato do PSD não precisa de propaganda para ganhar estas eleições.
    Apenas constato e analiso factos.
    Sempre dei a cara por aquilo que escrevo, e se o senhor é leitor deste Blog deveria saber que eu critico algumas coisas feitas pelo actual presidente da Junta, mas em todo o caso, continuo a achar que é o homem certo no lugar certo.São os meus critérios de escolha que vocês queiram ou não tem que ser respeitados assim como eu respeito o dos outros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  158. Sr Tiago Vale,eu não queria falar muito,mas vou ter que lhe responder.

    O Sr no problema da cangosta pediu ajuda ao PS,falou muito mal do presidente da junta.

    O problema agora está ser bem encaminhado para ser resolvido e o sr.agora não conhece quem fez bem.

    Isso demonstra que o sr.não tem personalidade..

    É o povo que temos como o senhor...

    ResponderEliminar
  159. pra estes democratas de meia tigela, só povo socialista é que é povo, o resto é uma cambada de burros... o povo é soberano e escolherá quem entender no 11
    e quem não aceitar esse resultado, seja qual for, não sabe viver em democracia

    ResponderEliminar
  160. o Tiago Vale tem MUITA personalidade, pois sempre deu a cara,

    ResponderEliminar
  161. caro anonimo o ze artur NAO TEM MEDO, tem humildade, respeito, caracter, personalidade,dignidade .... não tem , isso sim, e desrespeito pelo NOSSO POVO, sempre lutou pelos interreses da NOSSA TERRA,
    FORÇA ZE ARTUR vamos ganhar, o NOSSO POVO sabe o que quer .

    ResponderEliminar
  162. Em resposta ao comentário sobre a cangosta só tenho a dizer umas coisas:
    Eu não pedi ajuda a ninguém simplesmente comentei com o Luis Peixoto o que se estava a passar, como eu já disse anteriormente não concordo com a maneira como este assunto foi tratado. Não disse mal do actual presidente, não concordar não é dizer mal.O assunto está a ser bem encaminhado pois está a ser tratado pelas entidades competentes a pedido meu e dos meus familiares, que eu saiba não foi ninguém do PS que o fez. Mais uma coisa se existe gente com personalidade por aqui sou eu pois tudo o que escrevo está identificado coisa que o sr. sra não faz.

    Mais uma vez vou dizer DISCORDAR NÃO É DIZER MAL,

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  163. O Tiago Vale sabe muito bem que quando há seriedade política se tem a liberdade de discordar mesmo perante os companheiros de partido.Assim é que é, liberdade com responsabilidade e só assim podemos caminhar sem receios.
    No comício do PSD o Presidente da Câmara afirmou que nos últimos 4 anos foram investidos em Fão cerca de 3 milhões de euros mas a memória é geralmente curta e esquecemo-nos com o tempo. Alguém ainda me vai perguntar em quê e então já não é problema de memória mas de conhecimento e aí já não dá para discutir abertamente.E se é para continuar com grandes obras em Fão será com João Cepa e com o João Cepa só mesmo o José Artur. Vamos proteger o futuro de Fão.

    ResponderEliminar
  164. Tá boa.É isso mesmo.Vamos proteger o futuro de Fão com seriedade.Vamos votar no Zé Artur.

    ResponderEliminar
  165. Hoje ouvi uma senhora a dizer: desta vez vou ser infiel ao meu partido.Mas tem de ser.Não podemos andar para trás.Desta vez vou votar PSD.
    E com testemunhas.

    ResponderEliminar
  166. "Fão precisa de ti" alguém gritou do meio do povo quando o José Artur discursava.Frase mais certa... e então depois do que se ouviu no comício.

    ResponderEliminar
  167. Força Zé,

    no domingo vamos a festa...

    ResponderEliminar
  168. 5 votos do PSD, vão para o PS. Não vamos andar mais 4 anos no adulterio, meus caros fangueiro.

    ResponderEliminar
  169. ALGUMAS PALAVRAS PARA O SR. TIAGO VALE



    Quem a si próprio elogia, não merece crédito."

    Cuidado com aquele que tem a língua doce e uma espada na cintura. Um inimigo declarado é perigoso, mas um falso amigo é pior."

    Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier."

    ResponderEliminar
  170. este deve ser poeta, mais um socialista poeta..

    Força Zé

    ResponderEliminar
  171. Vocês muito gostam de dizer umas palavras ao SR. Tiago Vale.
    Não me elogei a mim próprio, só respondi a uma acusação, mas de uma coisa pode ter a certeza, vocês que se refugiam por trás de um teclado e de um monitor para conseguir dizer algumas palavras, muitas vezes sem saber o que escrevem e do que escrevem, não merecem a minha atenção.

    Eu espero sempre o melhor, e que o melhor seja a vitória do meu partido, mas se isso não acontecer (o que não acredito) temos que respeitar a vontade do povo, mas a ver íamos ficar muito mal governados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  172. Fão não pode parar e muito menos andar para trás.Vota no Zé Artur pois com ele e com João Cepa Fão saberá desenvolver-se.Não é com ferriboats num rio assoreado,Vão enganar outros.

    ResponderEliminar
  173. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  174. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  175. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  176. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  177. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  178. Boa tarde! Foram apagados os comentários anteriores porque não correspondem àquilo que o conversadocafe pretende tendo em conta que se trata de um artigo sobre as Autáqquicas 2009.

    ResponderEliminar
  179. muito bem...
    um diácono remédios tem piada, mas 3...

    ResponderEliminar
  180. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  181. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  182. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  183. PS PS PS
    SR Tiago Vale agora vai para debaixo do zezinho outra vez
    Fez-se juatiça

    ResponderEliminar
  184. Não sei se a justiça foi feita ou não..
    Mas espero que "alguem" faça algo por Fão...

    Parabens aos vencidos e aos Vencedores...

    Isto até apetece dizer algo de menos bom do tipo "Ah e tal então vão lá festejar no domingo"....mas não quero entrar por aqui...

    Até daqui a 4anos...

    cumpz

    ResponderEliminar
  185. Como é Sr.tiago Vale, não diz nada ou está escondido em casa?

    Viva o PS

    ResponderEliminar
  186. Agora quero ver o que o Sr.Tiago Vale tem para dizer.

    Viva o PS

    ResponderEliminar
  187. O povo votou, está votado. É assim que em democracia as coisas funcionam.
    Parabéns a quem venceu e esperemos e desejamos que façam um bom trabalho pela terra.
    Bom trabalho e o entendimento necessário para que em Fão a Junta funcione bem é o que desejo.
    Agora é hora de sossego, porque já andamos com barulho há uns meses, e assustam-me as aves.

    ResponderEliminar
  188. O Conversadocafé solicita a todos os comentadores respeito e bom senso nos comentários de modo a evitar a eliminação dos mesmos!

    ResponderEliminar
  189. Em primeiro Lugar quero dar os parabéns aos vencedores destas eleições, faço votos para que consiga trazer algo de bom para Fão.
    Como è sabido por todos a minha escolha foi na continuidade do actual presidente da junta.
    Quanto aos comentários anteriores só tenho a dizer uma coisa, não me escondo em casa pois não tenho razões para isso.
    Temos que respeitar a vontade do povo, que escolheu o Sr. Luis Peixoto para ser o timoneiro de Fão durante 4 anos. A ver vamos se o povo terá razão.

    ResponderEliminar
  190. A maior parte do povo de Fão não escolheu o Sr.Luis Peixoto, o que quer dizer que não tem a confiança da maioria.
    Mas vai agora mostrar que tem um programa para defender e para cumprir pois a oposição vai estar atenta e vai-lhe chamar a atenção para esse programa que propôs ao povo.

    ResponderEliminar
  191. quero dar os parabens ao luís peixoto,que traga o espirito fangueiro com antigamente...

    ResponderEliminar
  192. loool como antigamente, esta boa!! nao quero o fão antigo para nada...

    Fão , para o Futuro

    ResponderEliminar
  193. oh zezinho agora acabou o teu tacho como da tua lista ,e agora?vai deixar as 2 princesas sozinhas na junta?

    ResponderEliminar
  194. agora o tacho mudou para outro lado.A partir de agora já posso chamar taxistas aos que venceram.Ganharam o tacho.Também tenho o direito de chamar isso todos os dias.Como é bom estar na oposição, que conforto, vai ser fixe mandar umas bordoadas de vez em quando e ver os novos tachistas chatiados.

    ResponderEliminar
  195. Anda tudo atrás do tacho, agora são os xuxialistas, são sempre os mesmos do bloco central. Ora são uns ora são outros. Vejam nas Marinhas que o Losa Esteves cedeu o tacho ao do PSD.É o que dá não ser da mesma cor da Câmara.Mas desta vez o povo das marinhas percebeu que só estava a perder com isso.espero que em Fão não seja igual.

    ResponderEliminar
  196. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  197. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  198. lá se foi o teu tacho, não.
    4 annnnnnnnnnnnnoooooooooooosssssssss

    ResponderEliminar
  199. Então não é que afinal o importante era derrotar alguém e não ganhar por Fão?!
    A satisfação é a da derrota de uns e não o facto de se ganhar para se fazer melhor?
    Mas afinal o que é isto? Foi para isto que quiseram ganhar, para gozar com a derrota de outros? Começam mal, muito mal... Já não basta terem anganado as pessoas com promessas ridícula, agora mostram qual a verdadeira motivação!
    Toca mas é a trabalhar que foi para isso que o povo quis mudança. Onde estão agora, aquelas propostas que se ouviam por aqui? Será que vão cobrar todos os dias o que não é feito, como faziam até aqui?
    A atenção com que se estava, e com razão,coisas que não eram feitas ou eram descuradas, vai continuar?
    Justifiquem a confiança que foi dada com trabalho e festejem a vitória, que é inquetionável, com a vontade de querer fazer mais em vez de alegria por alguém ter perdido.
    Pessoalmente, quando ganho em alguma coisa, fico feliz por ter vencido e não pelos outros terem perdido.

    ResponderEliminar