sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Novos arruamentos e uma Necrópole melhor…

Encontra-se em fase de construção a nova zona de habitação da nossa vila, situada entre a Rua Augusto José Teixeira e a Rua dos Lírios, este é um novo espaço que terá certa que 23 moradias e terminará com problemas como, escoamento das águas, entulho acomodado e a má apresentação do Cemitério Medieval.
A construção vai permitir concentrar uma zona de habitação com dois novos arruamentos que ligarão a Rua Augusto José Teixeira à Rua dos Lírios, trazendo assim uma melhor ligação a toda esta zona.
A Necrópole Medieval também beneficiará com este projecto, pois vai ser remodelada, surgindo uma zona de estacionamento para autocarros, um passadiço, e uma sala polivalente com exposições e informações sobre a Necrópole.
Relativamente á ribeira, que para quem se recorda no ano dois mil inundou toda aquela zona, continuará a passar naquele local, mas de uma forma subterrânea.
O assunto “ribeira” ainda vai dar muito que falar, segundo os agricultores locais, a espessura da tubagem não é adequada para tanta afluência de água, visto que aquele antigo descampado recebia águas de três ribeiras, o que pode vir a trazer problemas de escoamento nos meses de Inverno, inundando assim zonas agrícolas nos lírios.
O planeamento desta área deve ter em vista não só a preservação do Cemitério das Barreiras, mas também dar uma melhor qualidade de vida aos Fangueiros. Esperemos agora que não seja só “fogo-de-vista”e que, depois de os arruamentos estarem concluídos, a obra não pare. Pois como sabemos os lotes não serão nada baratos…

Esperamos também que o Cemitério Medieval seja tratado como merece…

32 comentários:

  1. Acho sinceramente que é um bom investimento.
    Aquela zona já merecia um arranjo, pois tem lá uma das necrópoles mais importantes da Europa, e estava mal aproveitada, mesmo em termos turísticos. Agora com este arranjo vai ficar com umas condições óptimas, e pelo projecto que conheço vai ficar muito bonito.

    É disto que Fão precisa, investimento no turismo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. penso que será uma mais valia para toda aquela zona, vai trazer melhoeres acesos aos lirios,

    relativamente a necropole vai ser bom, so esperemos que nao aconteca como no museu que se deixou andar e acabou por fechar durante um ano, aquela é uma zona que tem que ser contantemente limpa..

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. O Conversadocafe solicita a todos os comentadores que cumpram com o estatuto editorial. Isso significa, que devem falar sobre os artigos e não entrar em confrontos pessoais.

    ResponderEliminar
  5. Já não era sem tempo... a necropole ja nem se vê... apesar de se verem as placas... pelo menos sempre deve a«haver alguem que tenta ir á necropole e acaba a comer uma lampreia nos 3 arcos.

    ResponderEliminar
  6. aquilo está tudo tapado com gravilha para não se estragar.Logo que a rua norte esteja pronta já podem avançar e completar o projecto.Deve ficar interessante e então já poderão repôr as placas que retiraram a informar o sítio da necrópole medieval.

    ResponderEliminar
  7. ainda hoje passei por aquela zona, e esta a ficar muito bonita, é pena alguns moradores que dantes metiam para la entulho agora metes ao lado do contentor do lixo, os restos do seu jardim, o que impede a passagem dos peoes, e penso que o camiao do lixo nao leva esse tipo de lixo..

    ResponderEliminar
  8. tanta foto, tanta noticia, cronica, artigo, e os jovens cortam um da foto e do elenco e nem explicam porque nem noticiam a explicaçao??????????????????

    ResponderEliminar
  9. FerriBodi do AMOR, acho que nunca me ri tanto..

    adorei...

    ResponderEliminar
  10. bem, este novo blog até promete... pelo menos há alguém com sentido de humor para ir dizendo umas coisas sem ofender ninguém... está mesmo muito fixe... parabéns a quem o fez

    ResponderEliminar
  11. Oh Sr. Anónimo... porquê que em vez de fazer afirmações sem sentido não faz questões com sentido? Se quer saber porque apenas estão dois elementos na foto, porque não pergunta exactamente isso?

    ResponderEliminar
  12. Ferribodi, uh uh
    Ferribodi, ahahahahah

    ResponderEliminar
  13. Almirante... tas lá... tas em grande

    ResponderEliminar
  14. Questao com sentido:
    - Porque so estao dois administradores do conversadocafe e porque nao anunciam a saida do terceiro elemento??

    ResponderEliminar
  15. LIXO DOS PROPRIOS JARDINS?SÓ GOSTARIA DE DIZER A ESSA PESSOA QUE POR COBARDIA OU POR UM PROBLEMA DE IDENTIFICAÇÃO SE INTITULA POR "ANONIMO" QUE EM GRANDE PARTE DAS VEZES ESSE LIXO É COLOCADO POR PESSOAS QUE NEM DESSA RUA SÃO!!!SE QUISER SENHOR ANÓNIMO,EU DIGO-LHE QUEM SÃO PESSOALMENTE!ISTO SE TIVER A DIGNIDADE DE SE APRESENTAR E NÃO SE ESCONDER ATRÁZ DE UM TECLADO!

    MELHORES CUMPRIMENTOS
    PEDRO SIMÕES

    ResponderEliminar
  16. Sr Almirante Piranha,é com muito mau gosto a existencia do blog"WWW.FERRIBODIDOAMOR.BLOGSPOT.COM"isso demonstra falta de não saber perder...

    o PS ganhou pk o povo deu um cartão vermelho ao PSD,sebe pk? falta de confiança na lista e já estavam cansados de pomessas.

    É lamentavel este tipo de atitudes... pense bem.

    ResponderEliminar
  17. eu não sei se o dito blog tem a ver com saber perder ou qualquer coisa parecida parece-me uma coisa com piada, aliás do meu ponto de vista revela bom humor e não está a ofender ninguém à boa maneira de uma revista, os gato fedorento fazem críticas muito mais ferozes e não deve ser por não saberem perder e não são crucificados por isso, e fão sempre soube criticar com humor, vejam-se as revistas que não foram feitas por ninguém que perdeu fosse o que fosse
    é a minha opinião

    ResponderEliminar
  18. Norberto Benfeitor de Sá e Mello23 de outubro de 2009 às 12:39

    O Sr. Almirante Piranha é um visionário...
    Parece é que aqui as pessoas podem criticar, mas quando as criticam está o caldo entornado...
    Lembrem-se que estamos numa democracia, o ferrybodi não ofende ninguém, apenas satiriza.
    cá pra mim o pessoal é todo mesquinho... flôrzinhas... vão dizer á mamã que andam a criticalos... cresçam, e ganhem juizo... porque as eleiçoes já as ganharam.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns,Capitão Piranha,pelo seu humor e imaginação.O anónimo que o critica e considera lamentável a sua atitude não deve ter estado a morar em FÃO nos últimos tempos e por isso vou-lhe contar ou relembrar o humor que por cá se tem feito e não ouvi ninguém reprovar,rir dos outros é bom, quando nos toca é que já não agrada tanto.O Bus,que até tem bastante habilidade e sentido de humor tem usado a sua imaginação a fazer caricaturas do então Presidente da Junta Sr. José Artur e não vejo ninguém incomodado com isso.Agora era engraçado fazer uma caricatura do seu grupo político.Outra situação refere-se ao grupo de teatro GATA que exibiu um espectáculo de revista onde o Presidente da Junta foi constantemente criticado e gozado e ninguém deixou de aplaudir e o Presidente até teve direito a convite para ouvir dizer que já não o "arturavam".Para quem não sabe o grupo de teatro até conseguiu um subsídio da parte da Câmara Municipal.O autor da revista tem que começar a repensar as suas críticas pois o tema Zé Artur está a esgotar. Pode fazer um número a contar que um grupo de bairristas fangueiros preferiu ir passear do que cumprir um dever cívico que é votar e participar na vida política da sua terra.

    ResponderEliminar
  20. O Sr. Almirante tem até alguma piada e isso ninguém vai negar! E com todo o direito pode fazer o que bem entender. Agora... criticaram tanto o candidato do PS que andou a fazer propaganda baixa, que não se soube comportar(e na minha opinião não soube), mas pelos vistos os apoiantes do PSD são do mesmo género. Ou seja, os que criticaram a campanha do PS e a festança após vitória, aparecem agora com bloguezitos de "azia"... até um pouco insultuosos e em formato anónimo! Isso é que é triste! Normalmente quem faz sátira não deixa de dar a cara, mas neste caso não... porque será?

    Zé da Ponte

    ResponderEliminar
  21. Eu até acho que aquela zona já precisava de um arranjo.E se implicar o arranjo da necrópole melhor...Ainda assim teremos de ter cuidado no tratamento que vamos dar aos milhares de pessoas que nos irão procurar para ver a necrópole.É que já temos visto lá paradas algumas camionetas com gente de vários lados do país, todas chateadas por não encontrarem as tão desejadas descobertas...
    Aproveitem a boa fé do empreiteiro e peçam um parquezinho para os 3 Arcos, para o transito poder fluir na rua...

    ResponderEliminar
  22. A "atenta e solitária" tem razão, os alvos da crítica agora são outros, é assim que estas coisas funcionam desde que não se ofenda ninguém, até nisso as coisas mudaram em fão e é salutar que assim seja, espero que a imaginação demonstrada antes, agora não se tenha esgotado.
    sr zé da ponte não se preocupe que em si ninguém vai bater porque tal como o almirante piranha o sr também está a criticar de forma anónima, e deve ser difícil criticar quem não se conhece.
    quem está no poder está sempre sujeito a crítica e há tantos exemplos disso, mesmo em fão antes da mudança que o povo fez.
    eu acho que é bom que assim seja, pelo menos a gente vai-se rindo e serve pra desanuviar o clima de crispação que se instalou por aqui. desde que não se insulte ninguém o que me parece ser o caso deste divertido blog.

    ResponderEliminar
  23. Sr. Anónimo, eu critico de forma anónima mas não coloco o nome de ninguém em causa! Já o dito blogue coloca o nome de muita gente em causa! E eu não estou aqui para satirizar, mas sim para dar a minha opinião desde que não prejudique ninguém, entende a diferença?

    Zé da Ponte

    ResponderEliminar
  24. Zé da ponte, zé da ponte/
    Cada bitaite cada asneira/
    parece-me que nessa ponte/
    onde tudo está a monte/
    pior que azia é a cegueira.

    Mandas sempre a tua farpa/
    Quase sempre sem razão/
    Até parece, às vezes/
    Que por aquilo que dizes/
    Quase vais mandar em Fão.

    Mas não penses que por isso/
    Deves deixar de falar/
    Pois assim como a necróplole/
    Desta nossa grande metrópole/
    Algum dias vais melhorar...

    Até breve

    ResponderEliminar
  25. não entendo a diferença mas respeito a sua opinião da mesma forma que acho piada ao tal blog enquanto não insultar ninguém. A sátira já foi usada antes para quem estava no poder e não vi ninguém ficar chateado para além de ser uma tradição humorística bem portuguesa e fangueira em particular, tem é que servir para todos. isso de enquanto uns são satirizados estar tudo bem, mas quando são outros está tudo mal, é que não concordo.
    enquanto o blog se limitar à sátira com piada vou-me rindo, e só isso, quando do meu ponto de vista ultrapassar os limites serei o primeiro a criticar.

    ResponderEliminar
  26. Sr ou Srª Ananianas,

    Mas que belo poeta me saiu.. digo-lhe já, estou embasbacado!

    Primeiramente estou desejoso que me diga quais os bitaites e asneiras que tenho dito.
    Sabe que o que para uns é asneiras para outros é uma opinião, mas por mais que me esforce para lhe explicar nunca irá perceber!
    De pessoas "baixinhas" como você está a terrinha cheia.

    Nunca aqui critiquei alguém apenas pelo prazer de dizer mal, por norma fundamento a crítica, não costumo vir para cá mandar "poemas esfarrapados" apenas para ser o maior da rua.

    Quer usar os seus magníficos poemas para alguma coisa mais interessante do que dizer mal das pessoas?!

    Zé da Ponte

    ResponderEliminar
  27. É pá, não é que concordo com o zé?
    Querem fazer poemas ridículos juntem-se ao ferridoamor que lá é que é o lado dos "aziados".

    Pensem nisto...

    ResponderEliminar
  28. É que nem por serem duas têm ideias melhores... valha-nos deus...

    ResponderEliminar
  29. aziados os de ferriBodi?
    e o que eram os outros quando nas revistas de fão, criticavam o então presidente da junta?
    ou só agora quando se critica é que são aziados?
    é preciso ser nabo para não entender uma sátira ou pior ainda, achar que só os outros é que podem e devem ser criticados.
    custa agora, não custa?
    era fácil estar na oposição não era?
    ah pois é... agora a coisa mudou, o povo mudou tudo não foi só de presidente da junta...
    quem deu agora leva, é assim que estas coisas funcionam... há que habituar a levar, apesar de ser difícil depois de tantos anos a dar...

    ResponderEliminar
  30. Caro Zé da Ponte, parece que a carapuça lhe serviu perfeitamente.
    Pelo menos/
    De tão sentido que ficou/
    Quase a tampa lhe saltou...
    Sabe que a indiferença é uma arma poderosa, tanto mais quando não nos revemos no que dizem sobre nós.
    Mas parece que neste caso acertei na muche e foi isso que o deixou indignado...Paciência...
    A gente vê-se por aí

    Até breve

    ResponderEliminar
  31. ANANIANAS...

    A indiferença é uma arma poderosa quando a queremos usar.

    Indignado? Por duas queridas começarem a escrever umas piadas sobre o Zé da Ponte? LOL

    Isso passa-me ao lado. Não me passa ao lado é a vossa insistência em assuntos nada importantes. Mentalidades...

    Zé da Ponte

    ResponderEliminar