domingo, 10 de janeiro de 2010

BALANÇO 2009

2010 está aí e com ele o nosso habitual balanço do ano, onde muitas novidades surgiram nestes últimos 12 meses.
Janeiro começou com assaltos na nossa vila. A farmácia iniciou o ano com o pé esquerdo. Os assaltos tornaram-se uma constante ao longo do ano, onde na maioria dos casos os assaltantes nunca são punidos. A falta de policiamento na nossa Vila deve ser vista com outros olhos, pois é bem evidente esta necessidade.
Contrariando uma má notícia de 2009 foi a criação do serviço por parte da junta de freguesia para mudar uma lâmpada, consertar uma torneira ou uma fechadura através do número 800208281. Este serviço visa melhorar as condições de habitabilidade dos mais carenciados.
No início do ano as autárquicas, também mexeram. Ficaram-se a conhecer os candidatos à Junta de Freguesia de Fão. José Artur e Luís Peixoto dados como certos, juntou-se ainda Edgar Silva, que pela primeira vez participou nestas “corridas”.
Para melhor informar o concelho surge o “Jornal de Esposende” liderado pelo empresário fangueiro, Paulo Sérgio Campos. Este ainda criou a Esposende TV Online sediada em Fão. Este canal emite programas sobre diversos temas de natureza concelhia, onde já estiveram presentes vários fangueiros.
Ainda na informação, o Novofangueiro comemorou mais um aniversário, continuando a exibir um trabalho informativo que deve ser realçado a cada ano que passa!
Aconteceram as festas do Bom Jesus, com a nova Comissão de Festas mostrando continuidade ao fantástico trabalho, trazendo milhares de visitantes à Festa do Bom Jesus.
Na Queima do Judas, o CONVERSADOCAFÉ também foi falado, e Tiago Palma Rio, disse tudo o que tinha a dizer, sem papas na língua como já é tradição.
Seguindo a ideia, em Junho as escolas e pré-escola de Fão levaram às ruas de Fão as marchas luminosas constituídas por pais e alunos, uma excelente iniciativa para pensar para o futuro programa das Festas do Bom Jesus!
Surgiu época balnear e Fão ficou a saber que a sua linda Praia de Ofir não iria acolher a Bandeira Azul.
Relacionado com a praia, foi ainda a força do mar que arrancou grandes quantidades de areia na Praia da senhora da Bonança, obrigando a autarquia e o Parque Natural a intervir, com sacos de areia que por sinal se revelaram inofensivos e uma “solução furada”.
Pela habitual enchente das praias de Fão, o trânsito caótico, e o lixo acumulado por falta de caixotes do lixo sem deixar de falar da falta de civismo, são estes os problemas que se arrastam ao longo dos anos. Continuaremos a pedir os caixotes do lixo para a recta de Ofir, e Avenida do Rio!
O Verão chega, e Fão recebe pela primeira vez o “FESTIVAL OFIR 09”. Daniela Mercury e Natiruts são os principais cabeças de cartaz do festival, que trouxe a Fão milhares de visitantes. Aguardamos com ansiedade o “FESTIVAL OFIR 10”, pois ficou provado que é uma boa aposta para a Vila.
Mas o Verão também fica marcado pela reabertura do museu, parecendo que desta seja de vez. Juntamente, referimos a colocação de um ponto de acesso à Internet sem fios no mesmo local.
Avançando no Verão, as esplanadas Amigos de Fão, e Maré Baza trouxeram mais jovens ao centro de Fão, sendo um mercado a apostar no próximo Verão 2010.
A Cooperativa Cultural de Fão e a GATA, trouxeram novas actividades para Fão e o Fado voltou os largos e praças da Vila.
Mas Verão que é Verão não termina sem Festa da Cerveja e do Marisco que chama milhares de visitantes e que é já o maior evento gastronómico do concelho.
Com o Verão a terminar, Carlos Palma Rio, que temos seguido com regularidade pelo excelente trabalho fotográfico ligado à natureza através do seu blogue, lançou o Livro “Fão Natural…” que mostra os segredos escondidos no nosso pinhal e estuário, uma relíquia para Fão, sem dúvida! A juntar a tudo isso, Carlos Palma Rio já faz parte da grelha de programas da Esposende TV! Um reconhecimento por todo o seu trabalho!
O verão termina com as autárquicas a aquecer! José Artur Marinho em entrevista à Rádio de Esposende deu a conhecer aos Fangueiros a compra de um imóvel no centro de Fão, onde será a nova Sede de Junta. Ainda na Rádio de Esposende, os fangueiros ficaram a conhecer os programas políticos dos candidatos a Fão, num debate que deu muito que falar!
Até que chegasse o dia mais aguardado por todos aqueles que seguem a política local, houve mudança de cor política no poder fangueiro, com a vitória do PS presidido por Luís Peixoto.
José Artur termina derrotado, mas de cabeça levantada pela dedicação demonstrada ao longo de vários anos por tudo aquilo que fez por Fão! Assim, entendemos que deve ser referenciado como parte integrante da história de Fão, agradecendo tudo o que fez por esta terra!
Luís Peixoto do PS, foi o grande vencedor destas eleições autárquicas, dando lugar a Edgar Silva como novo Presidente da Assembleia de Freguesia.
Mas o ano não termina sem música nova. Ofir Show lança “OFIR” o seu primeiro álbum, “Dias de Verão”, com boa música e muita amizade por Fão.
A terminar Dezembro chega uma prenda de Natal! A Junta de Freguesia vai avançar com o projecto do Posto de Turismo no Chalé do Bom Jesus. É sem dúvida uma bela iniciativa que poderá contribuir para o melhoramento da entrada sul.
Falar em entrada sul, é falar também das portagens na A28 cada vez mais uma realidade que todos juntos devemos combater através da angariação de assinaturas online contra esta medida.
Também perto do findar de ano, as entradas e algumas ruas de Fão, ganharam mais um pouco de luz e cor, com o aproximar da época Natalícia!
Em ano de eleições muito foi feito em Fão e projectos para 2010 continuam!
O pinhal continua a ser cada vez mais uma “mentira”, as casas degradadas assim continuam conforme uma das nossas sondagens, onde apenas os ricos as podem comprar.
O gás natural surgiu nas ruas de Fão e o ringue tem os dias contados para dar lugar à futura Casa Mortuária. O cemitério medieval parece começar a ganhar “cor” bem como sentiu rejuvenescimento a obra de Ascânio situada no Cortinhal. Melhor ainda, foi a requalificação do espaço de lazer agora para todas as idades!
Foi um ano positivo também para as associações da Vila, onde destacamos o Hóquei Clube de Fão, que voltou a todo gás com a Equipa de Seniores.
Fica marcado pelo adeus a todos aqueles que partiram, mas que ficarão na memória de todos.
O CONVERSADOCAFÉ termina o ano em grande, com o seu primeiro aniversário e com mais de 30000 visitas. Assim continuaremos aqui, por FÃO, UMA VILA MELHOR…

12 comentários:

  1. Um interessante sumário do ano de 2009... faço votos de que o novo ano seja pelo menos tão bom como o que passou. Parabéns pelo blogue e bom ano para todos.

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida um bom sumário daquilo que se passou no ano 2009. falta apenas referir o porquê de um dos membros do blogue ter saído.

    ResponderEliminar
  3. sim... sr anónimo... para uma mente pequenina como a sua... isso é sem dúvida importante de referir. Aliás, deveriam colocar uma notícia só com essa explicação.... sinceramente

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente acho que sim, merecia uma notícia só com essa explicação. No início eram 3 e agora só estão 2, curiosamente saiu logo aquele que mais comentava os artigos. Estranho não?

    ResponderEliminar
  5. A dupla já funciona há bastante tempo e se alguém saiu foi só porque tinha entrado e nestes projectos é preciso saber contornar os problemas que por vezes surgem. Só me interessam os que agora estão e um abraço a quem esteve e saiu.

    ResponderEliminar
  6. Não importa o que se diz no texto, deveria ser visto tudo à lupa, aqui jaz muita fantasia e não revela todos os valores do pensamento...

    ResponderEliminar
  7. Mentira.
    Que o pinhal de Ofir é dos ricos, não! É do "Parque"...
    Não se sabe é a quem pertence o "Parque".
    Está-se a criar um grupo Feudalista, aí sim.
    Depois....

    ResponderEliminar
  8. Uma Tv nõa se justifica
    Talvez dar mais emprego
    Talvez respeitar as pessoas
    Talvez não denegrir quem trabalha
    Talvez um em muitos
    Fora a ignorância absoluta
    Fora a ironia
    Inglória pra quem proce assim, forca pra quem aceita
    Temos de AGIR
    Ditadura!!!
    Out.

    ResponderEliminar
  9. NOITE ESCURA....
    Alguém responda:
    Pra k serve a esplanada Padaria?
    Pra que serve o lixo deixado no Maré Baza?
    Pk fechou os Amigos de Fão?
    Pra k serve o Bib Ofir?
    Pra k serve o Pachá?
    Agora mais um tumulto, uma tv, pra k?
    Vão fazer de Fão uma cidade.
    As cidades são da perifria, mt custe deixar as SCUTS!!
    Parabens

    ResponderEliminar
  10. NOITE ESCURA...

    Ao conversa do café, todo mundo se regista?

    Não, Só Elite

    Parabens

    ResponderEliminar
  11. NOITE ESCURA...
    Ao menos se concorda!!!!!!!!!!
    Parabens

    ResponderEliminar