sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Analise à entrevista de Luís Peixoto ao JE

Está disponível esta quinzena, no Jornal de Esposende, a primeira entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Fão, após as eleições de Outubro. Depois da sua entrevista no programa Poder Local para a Esposende TV, agora Luís Peixoto, fala de Fão neste Jornal. O ConversadeCafé, tal como em outras ocasiões, não poderia deixar de analisar esta entrevista.
Já lá vão dois meses desde que o executivo liderado por Luís Peixoto tomou posse da Junta de Freguesia, e na sua entrevista ao Jornal de Esposende, Luís Peixoto dá a conhecer o trabalho que já foi feito; o trabalho que pretende fazer, e o novo rumo que a “casa” está a levar.
No trabalho já realizado, Luís Peixoto destaca a iluminação de Natal, com o apoio incondicional dos comerciantes e empresários fangueiros; a chegada do Pai Natal ao Cortinhal com o apoio da ACICE, e a cedência do Chalé para a instalação de um Posto de Turismo.
O Presidente destaca ainda as boas relações que tem mantido com a Câmara Municipal, destacando a parceria na realização de um evento de Karaté, no próximo dia 31 de Janeiro, no gimnodesportivo da vila.
Avançando um pouco mais na entrevista o Presidente é questionado sobre as finanças na Junta de Freguesia. Como todos sabemos a Junta apresenta uma dívida que ronda os 34 mil euros. Dívidas a fornecedores. Apesar do valor em débito, cerca de 34 mil euros ser possível considerar “normal” para uma junta de freguesia desta dimensão. O Presidente Luís Peixoto refere: “as transferências devidas pela CME foram integralmente cumpridas”. Mas será que foram? Afirma ainda que a Festa da Cerveja e Marisco “tem seguramente que dar mais lucros do que o que se encontra documentado”. A festa do marisco sempre foi considerada a “a galinha dos ovos de ouro” para as Associações Fangueiras, e à Junta de Freguesia pouco ou nada caberia de lucro, visto que as despesas que envolvem a montagem da infra-estrutura colocada no recinto serem de elevados custos.
Para este ano de 2010, Luís Peixoto promete o início do funcionamento de um Posto de Turismo no Chalé do Bom Jesus. Fala ainda do reperfilamento da N13 com o apoio da CME que tornará esta estrada mais segura.
No que diz respeito às Associações Fangueiras, pretende doar apoio monetário às mesmas, diz manter boas relações com todas elas, e salienta que dispõe de serviços na Junta de Freguesia para ajudar e apoiar as respectivas Associações.
Assim fica uma entrevista de novo Presidente da Vila de Fão, Luís Peixoto ao Jornal de Esposende. Da nossa parte continuaremos atentos ao trabalho do novo executivo, porque estamos aqui por FÃO, UMA VILA MELHOR…

23 comentários:

  1. na minha opiniao é normal a festa do marisco nao dar muito dinheiro a Junta, não noos podemos esquecer de tudo aquilo que tem na feira e alguem tem q pagar.

    certamente que a camara não dá mt para ajudar... penso eu

    ResponderEliminar
  2. só é pena que nao seja tudo verdade...

    mas "pela boca morre o peixe"

    ResponderEliminar
  3. Um posto de turismo no Chalé ou um ponto de informações?É que um Posto de Turismo é um espaço que tem de ter mais dimensão porque tem de obedecer a determinados requisitos.Quem vai parar ali quando a Estrada Nacional começar a ficar super ocupada sobretudo no Verão com o pagamento de portagens?
    O Chalé já era da Junta de Freguesia e não foi doado agora, só não tinha sido escriturado. Foi o Presidente da Junta Luís Peixoto quem o disse publicamente ao afirmar que o anterior dono lhes disse que pensava que o Chalé já não era dele pois já o tinha dado Á Junta.E tinha.Também o anterior Presidente já o tinha dito publicamente e até disse que ia guardar lá provisoriamente os ferros da "vinha".

    ResponderEliminar
  4. O embrulho teve de ser desmbrulhado porque pensavam que aquilo era uma prenda, mas eles sabiam que aquilo já tinha sido oferecido à Junta de Freguesia e depois tiveram que desembrulhar.

    ResponderEliminar
  5. As dívidas que esta Junta herdou são as mesmas que a anterior Junta tinha de gerir se tivesse continuado.A anterior Junta "entusiasmou-se" com as obras do Cemitério e acabou por investir quase mais de dezena e meia de milhar de euros,mais outros compromissos de que estavam à espera do apoio da Câmara e acabaram por não pagar a alguns fornecedores para cumprir nestes gastos.
    mas se a Câmara não deu a tempo o dinheiro que prometeu vai dar agora com o bom entendimento e o assunto das dívidas vai ser resolvido rapidamente.
    O mal não é dever, o mal é não ter crédito pois as coisas têm de se fazer ou ir fazendo.

    ResponderEliminar
  6. Antes a festa do marisco não era para as associações, agora segundo o mister presidente vão, ai ai senhor presidente o senhor viveu estes anos todos onde mesmo, deixe de sonhar com impossíveis e trabalhe com cabeça faça coisas credíveis e seja credível. Posto turismo onde quem vai trabalhar, tem custos isso, penso eu coisas a custo zero fiscalizar e alertar as autoridades de certas ilegalidades, refiro-me a esplanada que ocupa meio estacionamento, fez parte de uma lista como essa lista perdeu agora patrocina a junta aos estacionamentos impróprios ao lado de certos restaurantes e agora temos mais um ponto critico alameda do bom Jesus (como vão os autocarros dar ali a volta com potenciais consumidores se os da terra fecham as entradas) pergunto eu sabe isso pode até ser pouca coisa, mas nessas poucas coisas é que o outro perdeu e você ganhou não se venda nem se deixe patrocinar por 100€ (muito baratinho) e lembro o verão esta a chegar será que o bib Ofir vai continuar a fechar o passeio de quem direito tem de usar pois quem usa o passeio são de Fão ou estão em Fão temporariamente, mas garanto fecha aquilo e com jeito fecha a junta também lol.

    ResponderEliminar
  7. lool, o senhor presidente nunca meteu os pês na festa do marisco... e agora fala dela como se nada fosse...

    ResponderEliminar
  8. Claro, mas é que é mesmo para concordar.
    Um evento destes, tem patrocinios tambem, mas com a crise que esta, nem os patrocinios dão muito apoio. Daí as despesas serem grandes. Temos muitos stands com artesanato. sera que o senhor presidente ja olhou para as placas e reparou que as pessoas moram longe, e que a junta oferece as despesas do alojamento.
    provavelmente não, ate porque tal como disseram em cima, ele nunca poe la os pes..
    Cá pra mim, este presidente é de rir...

    ResponderEliminar
  9. Car Presidente como é que as camionetas vão para a pousada da juventude, agora parece que os gajos da Esposendetv tomaram conta da estrada a que por placas de estacionamento.

    ResponderEliminar
  10. Vocês estão de parabéns, que belas fotografias do estacionamento muito bem.
    E pena que o novo fangueiro não publique nada sobre isso, mas se for para promover o proprietário dessa estação fantasma ai esta o Novo Fangueiro

    ResponderEliminar
  11. Pessoal, vocês vivem onde!!!! Isto é Fão no seu melhor
    Então em Fão faz-se dos passeios ponto de cheking,ponto de venda de cachorros e a (G.N.R)a ver, montam-se esplanadas para dificultar estacionamentos Padaria Bar )mas tambem qualquer €100 cala a boca do presidente e depois claro quem vêm de fora e vê tal espectáculo limita-se a fechar ruas para ir as jantaradas como fazem clientes da Lareira, os do restaurante em frente estacionam no passeio apesar de existir sinais de indicação de parques de estacionamento, com uma entrevista no tal canal ganha-se um parque de estacionamento . Ameaça-se pegar fogo a sede de junta bate-se mas mesas, e como não bastasse ainda temos de ouvir do presidente da assembleia ainda tem o descaramento de dizer que o publico é que não se esta a comportar e farto de ouvir bocas, ui meu caro Edgar ainda a festa não começou e já estas farto ……Mas o rio sobe e desce e as coisa vão virar e quando virar o circo vai pegar fogo ai vai vai

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. É uma vergonha para Fão...
    Caro Presidente da Assembleia de Freguesia de Fão, devia ter mais responsabilidade em relação a deixar por tempo indetermindado o Sr. Presidente da Junta como qualquer outro membro da Assembleia, que eu saiba cada membro tem um "X" tempo para falar e nao horas de pedagogia, mas pedagogia fraca, pois não são as assembleias como o Sr. Presidente da Junta referiu em 38 Obras já feitas em Fão; Oh Sr. Presidente ganhe juizo. Em relação ao que disse sobre o Hóquei de Fão, nao concordo nada, pois se fosse uma instituição de Fão a querer ocupar o pavilhão e pague à junta para utilizar ainda vá que não vá, agora vir uma instituição de fora e retirar treinos a atletas da terra e até mesmo aqueles que conseguiram sem o seu apoio a qualificação para os nacionais, pois se eu bem sei, sua Exª até agora nunca pôs os pés no pavilhao para assistir a um jogo de Hóquei, se calhar está á espera que lhe entreguem um convite a dizer entrada gratuita, Não Sr. Presidente o Hóquei não cobra nada pelos bilhetes a não ser que seja obrigado por federações ou associações.
    Aviso:
    Fangueiros, Comecem a ver Fão com olhos de ver, e eu apenas gosto de Fão quando está nevoeiro pois nao vejo o lado de lá a avançar mais rapido que nós, pois Fão Morreu...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. pim pam pum cada bola mata um quem dá de comer à galinha és mesmo tu..
    RAMM :)

    ResponderEliminar
  16. pim pam pum cada bola mata um quem dá de comer à galinha és mesmo tu..
    RAMM :)

    ResponderEliminar
  17. o gajo de xangai de nada so de tokio

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais os meus parabéns aos comentadores anteriores com ou sem erros, escrevem o que pensam, claro que não se auto denunciam fazem vocês muito bem aos dono do blog parabéns pela coragem e pela forma que dão a conhecer alguns dos pequenos grandes problemas de Fão
    Ao contrario de alguns se dizem sábios na arte de informar nas não passam de uns cobardes ou interesseiros pois tem se visto as edições que focam uma pessoa que ate pode ser um bom empresário e tudo mais, mas acho que não merece tanto relevo como tem sido dado, acho que é mais importante alertar e saber como por exemplo um auto carro ira dar volta na alameda do bom Jesus ou ate mesmo se acontece um funeral onde é requisitado o carro dos bombeiros, pois não e nenhum carro de alta gana mas enfim se calhar devem andar a ver se o empresário abre os cordões à bolsa e financia a dita página conhecida por novo fangueiro e passe a ser jornal. Aproveito e dar os meus parabéns ao senhor Mário Belo pela entrevista que deu na Esposende rádio.* Já agora onde vão estacionar na altura do senhor de Fão na altura da festa do marisco Hum bem aquela rua de traz não faz falta a Fão, pode ser que passe a ter dono.

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo anterior, ao teu discurso só falta a assinatura, pela clarividência que te identifica...
    Como as pessoas tantas vezes sofrem mutações...mudam-se os tempos...mudam-se as vontades
    Não é, amigo N...?

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. O Novo Fangueiro ainda faz cócegas a algumas pessoas, que quando escrevem só mostram baixeza de carácter. Mas são o que são e ainda por cima cobardes, porque vem práqui dizer coisas mas não conseguem dizê-lo na cara das pessoas pois quem tem ku tem medo. Lá essas pessoas do NF precisam do dinheiro do Paulo Sérgio para patrocinar o NFangueiro?Essa tem piada.Nunca precisaram iam precisar agora.Fangueiros de meia tigela.

    ResponderEliminar