sábado, 23 de janeiro de 2010

Fotos de Carlos Rio, no calendário oficial da Quercus

Não é a primeira vez que no nosso blog falamos sobre o trabalho de Carlos Rio, no campo da fotografia da natureza.
O seu blog já com mais de 15.000 visitas, o que num blog tão específico e limitado que mostra a biodiversidade de uma região tão pequena como a nossa, é um número muito significativo tanto mais que nem dois anos de existência tem. Sabemos que recebe visitas regulares de 57 países e algumas dezenas de pessoas por dia.
Depois do sucesso do seu livro, “Fão Natural… património natural a preservar no Parque Natural do Litoral Norte”, que já foi apresentado em vários eventos nacionais e internacionais como forma de mostrar a riqueza da biodiversidade do nosso concelho para incentivar o turismo na sua vertente do Birdwatching, observação de aves, este Fangueiro tem sido convidado para novos projectos.
O seu programa, Natureza espontânea, na Esposende Tv tem sido um sucesso, segundo apuramos. Agora 6 fotos suas, 4 na capa e 2 correspondentes aos meses de Maio e Junho, são apresentadas no calendário 2010 da Quercus, a par de outros grandes fotógrafos da natureza. A Quercus edita este calendário de secretária para venda e angariação de fundos, estando à venda na sua loja online, segundo informação recolhida no Jornal desta organização.
Carlos Rio também prepara um Workshop sobre fotografia da Natureza, dirigido em especial para quem deseja começar este tipo de actividade, que irá dar na Casa da Juventude de Esposende, brevemente.
Sentimos orgulho em ter o Carlos Rio como nosso amigo e como Fangueiros, expressando aqui os nossos parabéns.

22 comentários:

  1. Todo mundo distraido, afinal é só pra notícia que preservar fica de fora.
    Aconselha-se a observar melhor ou se anda mesmo distraído.
    Os bichinhos são nossos amigos. d~e-se-lhe vida não fotografias.

    ResponderEliminar
  2. Sr. distraído... acha que consegue explicar em português o que está a querer dizer?
    Pelos vistos não conhece o trabalho da pessoa em causa....Parabéns Carlitos! Continua com esse excelente trabalho... e arranja um caixote de lixo bem grande para colocares tudo aquilo que vem de pessoas que n interessam!

    ResponderEliminar
  3. Mande-o mas é a um ortopedista para tratar do cotovelo...
    Parabéns pelo trabalho que tem feito pela preservação e pela divulgação da nossa Terra e do nosso Concelho. Com toda a certeza que se fosse um pára-quedista qualquer que viesse cá parar, estava toda a gente muito satisfeita. Parabéns Carlos e como dizem os autores do blogue, é um orgulho ter um Fangueiro como este trabalho. O que é pena é que Fão não aproveite estas pessoas, isso é que é pena.
    Força Carlos e continue.
    J. Costa

    ResponderEliminar
  4. parabéns carlos palma rio pelo execelente trabalho ao serviço do concelho!!! não percebo é porque é que o novofangueiro só publicou a noticia depois de a ver aki no conversadocafe...fica lhes mal plagiar noticias!!!

    ResponderEliminar
  5. Conforme diz o lema da associação Assobio, é preciso: «Conhecer a Natureza … conhecer para amar … amar para proteger». Nesse sentido, o “nosso” Carlitos tem sido certamente um dos maiores activistas da causa ambiental na nossa região.
    Assim, fazendo uma chalaça com o título do seu livro, até me apetece: «Carlos Rio… um património humano a preservar no Parque Natural do Litoral Norte».

    ResponderEliminar
  6. Meus senhores...
    As fotos aqui expressas, afinal que contribuição dão para a felecidade da fauna? Quando lhe destroem o habitat.... Certo, também, para um album e recordar, é um mérito, não haja dúvida.
    Acima de tudo cultivar outras mentes - no terreno: sem isso não há Parque, (casas, moradias, tiragem de arenosos, plantas secas, montes de gente a destruir as dunas,(flora e fauna, mas cuidar....!

    ResponderEliminar
  7. Não dão felicidade à fauna selvagem mas pelos vistos provocam algumas reacções noutros animais.
    Quem conhece o trabalho do Carlos sabe que ele usa a fotografia como chamada de atenção e alerta e exactamente por isso tem valor e tem sido reconhecido,obviamente mais por gente e instituções de fora do que da sua terra. Mas pelo que sei é coisa que não o incomoda muito menos o preocupa. Força e continua a divulgar a chamar a atenção. E como dizes no teu livro,mostrar o que é bonito e o que temos, é mostrar aquilo que pode desaparecer se não houver cuidados e intervenções.
    E se isto não é ajudar a presevar...
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Senhor anónimo

    Há coisas mais importantes a fazer que fazer albuns de fotografias de tudo quanto existe na selva, isso não é preservar.

    ResponderEliminar
  9. Os documentários que vemos na televisão, e de que todos gostamos, sobre a vida selvagem, as várias revistas e outras publicações desta área que nos mostram imagens dos animais têm contribuído e muito para a sua preservação. Muitas áreas do nosso planeta que estavam ameaçadas foram salvas exactamente porque estes meios de comunicação nos foram mostrando toda a vida existente nesses locais e, através dessa informação, levantaram-se movimentos e em muitos casos acabaram por ser protegidos.
    Não entendo, por isso, porque é que há gente aqui que entende que o trabalho do Carlos Rio e de outros fotógrafos desta área da fotografia, não possa ser considerado importante no que há preservação diga respeito. Para não falar na promoção desta região, que ao que sei tem sido evidente.
    Há coisas muito difíceis de entender... ou não!
    Parabéns Carlos.

    ResponderEliminar
  10. caro anonimo É tudo inveja. O Carlos é uma excelente pessoa, é já deu provas suficientes a todos nós que é um fangueiro de gema.

    Força amigo, tens feito um bom trabalho na esposendeTV.

    FORTE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Carlitos e pena que o trabalho que estas a fazer na esposende tv seja visto so por meia duzia de pessoas e agoar quando for a pagar então ainda vai ser pior.
    Acho que terias mais projecção na Radio de Esposende.
    Força Carlitos.

    ResponderEliminar
  12. Há aí um animal de estimação que não gosta do Novo Fangueiro e até está preocupado se a noticia vem antes ou depois do Conversadocafé. Estupidez.

    ResponderEliminar
  13. A comunicação do facto também foi feita pelo Carlos Rio ao Novo Fangueiro pois estas notícias não surgem da Lusa.Não era para responder a ignorância, mas...

    ResponderEliminar
  14. como é q é possível até numa notícia destas se criar uma discussão?
    quem noticiou primeiro?!!! mas o q é isto?
    o importante não é a notícia em si?
    o importante não é q através de uma pessoa, neste caso o carlitos, se valoriza Fão e alguém de Fão?
    mas que terra é esta em que se fica assim por um motivo destes?

    ResponderEliminar
  15. Este Fão tá mt pobre, de fotos de selva só tem 3 três fotos, as outras?
    Tiraram-lhe o habitat.

    ResponderEliminar
  16. Realmente é uma terra muito pobre, sobretudo de espírito...
    Não sei o que é que ainda fazem em Fão muitas pessoas como esta de quem se tem falado aqui. Não o conheço pessoalmente, mas depois do que aqui li e porque acompanho o seu blog e adquiri o seu livro, permita que lhe pergunte: como é possível ainda estar nesse habitat?
    E quem diz esta pessoa, o sr Carlos Rio, de quem só tive o previlégio de conhecer o Pai, diz outras pessoas de Fão, que sempre que fazem algo de positivo, levam na cabeça.
    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  17. Pois é, mas roedores há uma série deles e bem maiores do que o que aparece no calendário.Claro que não os colocaram na capa por causa do tamanho. mas para esses não precisava de zoom...

    ResponderEliminar