sábado, 27 de setembro de 2008

Condominios fechados... e bem fechados

Os problemas de construção continuam aqui na nossa pacata Vila. Cada ano que passa surgem mais áreas de mato destruídas, dando lugar a condomínios fechados, ainda este mês mais uma área de mato esta a ser destruída junto aos lírios.
Tudo bem que é um terreno privado e que não se localiza dentro do Parque Natural do Litoral Norte. Mas mesmo assim é triste ver uma área de Pinhal tão grande ser destruída e meto em questão se o pinhal de Ofir ainda existe? Hoje em dia passamos junto ao pinhal, vemos lindas casas com belos relvados, condomínios fechados, tentamos espreitar para dentro, mas nem vemos lá ninguém.

Ainda me lembro quando se podia passear livremente pelo pinhal. Agora não, agora temos que andar à procura de um cantinho de pinhal. Pois a cada momento, surgem mais construções. Poderá Fão estar a ficar dividido? De um lado estão os condomínios fechados e do outro a vila de Fão. Muitos dos nossos leitores podem achar que sou contra o progresso e desenvolvimento na nossa Vila mas não é bem assim. O desenvolvimento de Fão não se faz com meia dúzia de condomínios fechados, pois na verdade nós nem vemos as pessoas que lá habitam. O progresso e desenvolvimento na nossa Vila faz-se com a reconstrução do centro histórico. Reutilizar as nossas belas casas abrasileiradas para turismo, utilizar as nossas áreas naturais para passeios.
Não sou nenhum especialista nestas áreas da natureza, nem do planeamento do território, mas sou de Fão. Custa–me um pouco de ver situações que alguém pensa estar a facilitar no desenvolvimento, mas que na verdade não estão.
.
Nuno Lopes - nuno.ofir@hotmail.com




Clique aqui para deixar o seu comentário

2 comentários:

  1. Olá, Nuno.
    É de facto gratificante constatar que em Fão ainda há jovens como tu que têm uma perspeciva tão informada e "despoluida" sobre conceitos de desenvolvimento.
    Gosto muito de dar uma espreitadela a este blog, pela frescura e pelo que amor que (sente-se) vocês desenvolvem pelo nosso "torrãozinho".
    Abraços.
    Jorge Silva

    ResponderEliminar
  2. Antes da tua casa ser construida, o que estava no terreno? Hummm... seria algum tipo de vegetação?

    ResponderEliminar