quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Era uma vez...

Diz que é Fangueiro de gema! Gosta da sua terra pela paisagem natural, pelo meio ambiente, pelo seu povo!Adora dar passeios pelo centro da vila, apesar de sentir uma imensa tristeza quando retrata a sua vila como deserta, nua, envelhecida pelas casas esquecidas e degradadas!A repetida placa ”vende-se” torna-o cada vez mais incapaz de lutar por uma terra que sente nas veias...Questiona-se muitas vezes: "Porquê que as pessoas fangueiras deixaram as suas casas, porquê?" diz ele com um ar de desalento. "De quem será a responsabilidade? Alguém se assume como culpado? É triste ver uma vila com uma história tão bela a morrer aos poucos..."No seu passeio matinal perto do rio, observa uma paisagem soberba, onde muitas vezes se levanta bem cedo para tirar fotografias, a sua outra paixão! O levantar do sol é sensacional para este Fangueiro!!! Conversar com o senhor ”Gaspar” e vê-lo a dar de comer aos patinhos, respirando aquele ar puro é a simplicidade do viver em harmonia com o meio ambiente e com todos os que nos rodeiam!!!Continuando a sua caminhada, repara nos canteiros abandonados no esquecimento!!! Da Pousada da Juventude olha para as pedreiras e pergunta a si mesmo: "Onde está a avenida que alguém vem prometendo ao longo dos anos do seu mandato?" Terá sido a mesma jogada que o Presidente do Benfica fez, dizendo que ía contratar o Jardel para ganhar as eleições? Olha para a prometida avenida cheia de mato, regressando a casa calado...pensando se vale a pena acreditar nas pessoas ditas responsáveis pela vila de Fão!A intervenção da população é crucial, diz ele numa voz severa! Fala que não adianta discutir por esta Vila na pedra de um Cortinhal acimentado pelo verde que ja foi, ou perto do cais dos Bombeiros onde melhor se ouve a sirene! Ou em qualquer outro sitio, a não ser que seja no sitio certo, à hora certa, trimestralmente nas Assembleias da Junta de Freguesia de Fão!!! Sim, realmente existem, para alguns onde aí só comparecem meia dúzia de "gatos pingados" que correspondem a uma mísera percentagem de eleitores fangueiros! Pergunta revoltado: "Onde está o povo de Fão na altura das verdades?! escondido nas ruelas?!" Vamos sair dos buracos e vamos lutar por Fão!! Vamos dar a cara por Fão! Não queiramos ver Fão a degradar-se...

Vitor Hugo Torres - hugomeira_1@hotmail.com
.

4 comentários:

  1. Tenho que te dar os meus parabéns, ficou aqui um belo texto, e algumas verdades, apesar de eu não concordar com tudo, mas conseguiste deixar a tua ideia.

    ResponderEliminar
  2. Bom sendo eu um Fangueiro de Gema...posso dizer a minha opiniao...Fão Perdeu tudo o que tinha, nada nem ninguem faz nada por nós...ninguem se mexe..nao existe nada que atraia pessoal para a nossa bela terra..todos nós vamos acabar por sair dai. Fão parou, estagnou para a vida. O que temos nós para dar a quem venha a Fão? Um rio poluido? Uma terra deserta? Um museu sempre com a mesma exposiçao?

    Viu-se que Fão perdeu muito quando a ponte esteve em obras. Fexamo-nos para o mundo. Ficamos divididos. O negocio parou / desceu a pique. Viu-se cafés a fechar gente a sair de Fão. Neste momento Fão nao oferece nao a quem vá lá.

    Eu cada vez que ai vou nao me sinto em casa, tudo está perdido, estamos esquecidos ai no nosso canto já nada nem ninguem vai olhar para nós. Se nao for o C.F.Fão ou mesmo um ou outro Atleta da C.N.Fão ninguem ouve falar da nossa terra.

    Temos que ter a consciencia que mais cedo ou mais tarde Fão vai acabar por Morrer..tudo vai desaparecer..

    Desculpem estar a escrever tudo isto, mas é como eu estou a ver as coisas, nada se faz, nada se aproveita da nossa, tudo o que tinhamos deixamos ir e agora é tarde demais para voltarmos atras!!!

    Nao gosto do que vejo, do que está a acontecer com todos nós, mas a vida é assim..

    Cumpz...

    ResponderEliminar
  3. Já agora peço desculpa mais uma vez de andar por aqui a escrever...

    Mas eu pergunto-me..depois de ter reparado na vossa imagem do perfil..

    Quem mandou comprar essa vaca?ou melhor as vacas? De onde saiu esse dinheiro? Para que? Gastar dinheiro sem ser necessario? Será isso para efeitos de beleza da nossa terra? Para isso basta ir até a pousada..dirigir-se a parte de Tras e tem la o Srº Manel (fake) com as suas vacas..

    Sinceramente quem vai fazer alguma coisa contra isso? Onde anda o povo de Fão a lutar pelos seus direitos?

    Escondido neh...pois bem...Continuem!!!

    ResponderEliminar
  4. e o Tiago já tem feito muito pela Vila?

    ResponderEliminar