sábado, 24 de janeiro de 2009

O que se passa com o Museu de Fão?!...

Hoje voltamos a pegar num tema que há muito tem deixado a população Fangueira a pensar. Hà quatro anos atrás, o Museu D`Arte foi alvo de um intenso debate sobre a sua existência. Agora este assunto volta a ser falado e mais uma vez não é pelas suas belas exposições! Faz estes dias um ano que o Museu D`Arte fechou portas, e segundo a entidade responsável este encerramento deve-se a algumas alterações a efectuar no edifício.
O Museu lá encerrou, os dias foram passando e nada acerca da sua reabertura…
Trata-se de um caso caricato, sendo dificil encontrar uma justificação coerente para perceber o seu encerramento: alterações no edifício?! Um ano dá tempo para construir outro! Uma nova exposição? Num ano montavam-se várias exposições. Alguma coisa que não anda a bater certo e pelos vistos não querem abrir o jogo…ou o Museu!
O Museu fechou em Janeiro de 2008, passou por datas importantes como as Festas da Vila e a época de Verão, continuando fechado um investimento recente que custou bastante dinheiro ao bolso de todos os contribuintes.
É como o nosso povo diz: ”Este Museu não pertence a Fão”, nunca se viu por lá uma exposição dedicada à nossa terra. E conta-se pelos dedos os Fangueiros que já o visitaram.
Como é hábito no CONVERSA DE CAFÉ deixamos sempre as nossas sugestões. Estas passam por cativar a ida ao Museu através de uma maior divulgação, que devia ter sido feita aquando da sua abertura! Projectar o potencial cultural primeiramente a nível local e depois pensar mais além, abrangendo uma população alvo mais alargada! Realização de exposições regulares por pessoas da terra e do concelho e temas baseados em Fão são algumas ideias! Passar a Galeria de Verão para o Museu e fazer da Galeria um projecto inovador?
A importância aqui é criar condições para que um investimento feito na nossa terra seja também proveito da nossa terra, para que depois assumamos com orgulho que temos um Museu na nossa terra! Hoje esse sentimento de orgulho ainda não existe, lamentavelmente!
Está na hora de serem tomadas medidas, fazer deste Museu uma atracção para o povo Fangueiro e os demais mostrando que afinal a Cultura não está a morrer em Fão!
-
Nuno Lopes, Nuno Pereira, Vitor Torres - conversadecafe@live.com.pt

8 comentários:

  1. Boas noites..

    bom, no inicio, quando o Museu veio para Fão, Perguntei-me o porquê de algo estar ali.

    Pah, mas deixei-me estar na minha. Sim senhora fui a exposição que lá estava. Sinceramente foi a primeira e unica que fui.

    continuando, Para um Museu, tem uma localização pessima. Quantas pessoas que passaram por Fão, saberiam que existia ali por perto um Museu??? Só mesmo pela Placa, e mesmo assim nao sei nao.
    Depois as exposições, mudanças de Ano em Ano...pah acho que só nisto já perde muita gente.

    Achei estranho da ultima vez que fui a casa (Dezembro)..quando perguntei a minha mae o que era feito do Museu e ela diz-me "Continua Fechado"...e eu "Fixe"...

    Agora pergunto-me...Porque é que o abriram? Porque era bonito na altura?Porque tinha condiçoes e agora nao as tem? Porque havia exposiçoes e agora nao as tem?

    Pah sinceramente nao vi nada que me levasse a pensar..Sim é isto que precisamos. Não...O Museu na nossa terra nao teve a vida que precisava, o movimento que um Museu costuma ter...

    Não sei se Fão nota a diferença do Museu aberto ou nao..nao tenho noçao das pessoas que por lá passavam, mas nao acredito que fossem muitas.

    Mas sim foi um investimento mal feito, que agora as pessoas andam as "aranhas" para o perceber.

    Quem se responsabiliza?Que vai dar a cara ao Povo de Fão para responder a estas e outras questões feitas por nós Fangueiros?
    Presidente da Junta? Camara Municipal? Quem?

    Abraço

    Continuação........

    ResponderEliminar
  2. Falava-se a dias no “novofangueiro” de 7000 visitantes no Museu, como Fangueiro que sou não entendo como é que se chega as 7000 visitantes!? Na sua maioria devem ser crianças de escolas da zona, que devem passar lá 2 ou 3 vezes por ano e só assim fazer este numero. O povo de Fão que lá passou no último ano (falando de 2007) não deve ter sido assim um número muito elevado! Turistas quantos? Também não acredito que tenham por lá passado muitos.

    Se somos nós os contribuintes, que por sinal pagamos o Museu, temos o direito de saber o que se anda a passar com ele, temos o direito de saber o verdadeiro número de visitantes, assim como temos o direito de saber se aquele edifício está ou não a dar prejuízo a Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem acho que um museu para Fão não tem interesse porque ninguém vem visitar.Usaram o museu para as crianças mas estas já tem escola e não precisam de vir das escolas deles para fão e é por causa delas que devem ter passado pelo museu as 7000 pessoas.Mas a televisão foi ao museu por causa das crianças segundo ouvi,mas não vi.Tem o da Misericórdia que está muito bonito e também mudam as exposições segundo me disse o sr.rui padeiro e as pessoas da terra tambem não passam por lá.
    eu tambem gostava de saber porque está fechado o museu,sinceramente é dinheiro deitado fora e esposende já tem um e sabe Deus para ter visitantes e sempre é o centro do concelho onde vai mais gente.A nossa terra pouca gente tem na parte velha e é um erro gastar ali dinheiro porque não vale a pena.podiam ter posto nas Marinhas e na apulia que tem muita mais gente que a nossa terra e aqui fazerem outra coisa, porem ali o centro de dia para as pessoas de cá de baixo pois não faltam pessoas velhas para ocupar.concordo com o que foi dito e fui ver as exposições que lá se fizeram mas isso também ia ver a outro lado.tenho dito.

    ResponderEliminar
  4. Axei piada a alguns comentários e a uma pergunta "QUEM VAI DAR A CARA PARA RESPONDER AO POVO DE FÃO", mas quais respostas e a quem? A quem nunca se preocupou em saber o que era aquilo, para que servia e o que lá tinha? Deiam ao povo de Fão uns fados e guitarradas ou uma revista e vão ver como toda a gente aparece. E não sou contra isso. O povo de Fão como muitos outros povos não querem saber de cultura, querem é saber de telenovelas e outros programs pois é disso que gostam e é isso que os satisfaz. Eu já visitei várias exposições em lugares diferentes e também vi duas das que estiveram no museu e o nível de algumas que vi ficavam muito a dever á que vi em Fão com a arte religiosa e também a de arte africana. As exposições têm como objectivo mostrar o que há de bom e diferente e que possa ser motivo para reforçar o nosso saber. Essas 2 exposições tiveram muito nível, talvez de mais para o meio onde esteve exposta.mas elas também se direccionam para as pessoas de fora que gostam de visitar estes sítios.E há muitas.Tem é de ser divulgado e aí falha-se muito, mesmo muito.O Cantinho dos Lírios também diziam que estava muito escondido mas as pessoas depressa lá chegaram. A nossa cultura é de arroz de frango ou de rojões à moda do Minho.Não falem em exposições culturais a grande parte da nossa gente.Este museu foi bastante falado pela ligação que teve às escolas, envolvendo as crianças em diversas oficinas e isso foi mostrado na televisão portuguesa. Que outras coisas têm merecido em Fão essa atenção da televisão? O futebol,a canoagem, os bombeiros, o hospital, mesmo com o reconhecido valor que têm? Pois são estas coisas diferentes que têm valor.Decerto só para os de fora.
    Foi um erro fazerem um museu em Fão?Decerto foi. Para Fão quer-se tudo e ai que não se faça.Depois de ter já ninguém quer saber, ninguém o utiliza e só os de fora é que ficam espantados que uma terra como Fão tenha tantas coisasboas.Até tem 2 museus e tão pouca gente interessada e que nem os conhece. Estranho? não.

    ResponderEliminar
  5. O comentário anterior é sem dúvida, do meu ponto de vista, o mais lúcido e verdadeiro de todos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. concordo com os dois comentarios, o povo de fao, nunca esta satisfeito com nada,.sinceramente não sabem o que querem.

    ResponderEliminar
  7. E da fachada do Museu ninguem comenta? Como era para um Museu ja se pode deitar a fachada abaixo, embora na ocasiao tenham dito de caiu. Os meus pais na altura tambem fizeram obras em casa, e sendo uma casa antiga com parades bastantes largas, dava jeito até deita-las abaixo pois ganhava espaço nos compartimentos.
    A obra do Museu ficou com a fachada igual à que tinha anteriormente, mas se fosse agora a fachada dos meus pais tambem tinha caído e sempre se ganhava mais espaço e fazia-se igual ao que tinha ido abaixo e mantinha-se na mesma a "linha" antiga do centro histórico de Fão.
    O que é para um deve ser para todos.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    Isto é muito engraçado. Critica-se tudo o que se faz na terrinha. Começa a parecer uma actividade já intrinseca a um verdadeiro fangueiro... se se faz, ta mal feito, se não se faz é um "ó carai mô, que não fazem nada por Fão"!
    Mas, algum dos dos promiscuos criticos e administradores deste tão badalado blog terá ido visitar a exposição desde que o Museu d'Arte re-abriu? (lebrem-se que a re-abertura foi a 9 de Agosto).
    Tanto quanto pude saber, nem por se tratar de um artista da terra, o número de visitantes se assemelha às exposições anteriormente promovidas, sendo que, a maioria das pessoas que la foram não são de Fão. Será pelo preço do bilhete ou, porque a tela na fachada não é suficientemente visível?
    Tenho dito.

    ResponderEliminar