domingo, 29 de março de 2009

Casa Mortuária...

A casa mortuária tem sido motivo de conversa depois do projecto estar disponivel online através do link do novofangueiro. O acesso online a este projecto é mais uma boa atitude visando dar a conhecer a todos os interessados, o que realmente será construido no actual ringue junto o salão paroquial. Esta construção visa receber as pessoas que nos deixam, e familias que pretendem partilhar os ultimos momentos juntos dos seus entes queridos!

Contudo, a localização desta tendo sido criticada, pelo desassossego da estrada nacional, pela "casa da música" que se está a construir, pela necessidade de acabar com o ringue que tem vindo a ser apelidado como "sala de xuto"! Haverá em Fão locais mais apropriados para construir uma casa mortuária?!?! Algumas construções na nossa terra têm sido com o passar dos tempos pouco coerentes tendo em conta o desenvolvimento local. O caso da canoagem que tem os dias contados tendo em vista a sua mudança para os lados das Pedreiras, o Pavilhão Gimnodesportivo que um dia tranformar-se-á em betão, ou por último, os Bombeiros Voluntários de Fão que instalados num local mais "aberto" estariam muito melhor localizados!
São alguns exemplos que hoje estão presentes para lembrar que existe necessidade de pensar nas construções para a Vila de Fão numa perspectiva futura, não de hoje, mas aquilo que pode vir a ser o amanha! estará a construção da casa mortuária neste local a seguir o caminho certo

O que pensa sobre a construção da Casa Mortuária? Será este o local ideal? e o ringue? o que fazer com os jovens que ainda gostam de dar uns toques na bola? "mandá-los" para a rua?! A sua opinião também conta!
.

18 comentários:

  1. é melhor mandar os jovens pra rua jogar à bola, ou pra junqueira, ou pro ringue das pedreiras, ou pra praia, ou até pro pavilhao mesmo a funcionar mal, do que mandar os mortos para esse mesmo sítios.
    então não é de aproveitar um espaço que os próprios utlizadores trataram mal e depois passou a ser usado pra fins menos aconselháveis,para fazer uma casa mortuária digna? Confortável? sem ter que pagar terreno a ninguém?
    ora agora!!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentário anterior.
    E já agora, o nome da nossa terra é Fão, e não Vila de Fão.
    Vila Chá, Vila Pouca de Aguiar, Vila Cova, Vila Nova de Famalicão, sim. São vilas, aldeias e cidades. Mas têm esse nome.
    Fão é Fão, que por sinal tem a categoria de vila sem comarca.
    Fão. Só.

    ResponderEliminar
  3. Implicar por uma “Vila”, ai amigos como isto anda, vamos lá a ter calminha. Dói assim tanto dizer Vila de Fão? Estes comentário ate dá para rir, amigo deixe-se de lamechices e comente como bom fangueiro que é.

    Relativamente ao primeiro comentário, concordo plenamente. E como já referi no outro artigo, AMIGOS DO RINGUE, acho que é um bom local para a sua construção, mas deveria-se pensar num novo local para um ringue.

    E não se esqueçam Fão e Fão não é Vila de Fão. Ka ka ka…

    ResponderEliminar
  4. Não são lamechices...
    Nem se trata de implicar, trata-se somente de chamar a terra pelo nome que tem. É tão simples como isso.
    Bairrismo não é isso...
    Faz lembrar o tempo da altura em que Fão foi elevada à categoria de vila, uns senhores barristas pintaram as placas nas entradas da vila para alterarem o seu nome. Isso não bairrismo. E não estou a implicar com o Nuno. Até porque o conheço bem e sei que é alguém que gosta muito da sua terra.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com as opiniões anteriores.

    Assisti à sessão de esclarecimentos prestada pelo Arquitecto que projectou a Capela Mortuária e pelo Padre Rocha, e o local foi apresentado como uma solução, sendo até dito que se houvesse um terreno melhor localizado, que o projecto e a verba destinada para a construção da Capela Mortuária seriam disponibilizados.

    Nessa mesma sessão, foi dito que para se efectuar a construção da Capela Mortuária, no Ringue, teria também que ser construído o parque de estacionamento que também projectado. Que é uma das condições de que a Fábrica da Igreja impõem.

    Considero que a Capela Mortuária é uma infra-estrutura necessária, e que apesar de se poder argumentar de que poderá não ser a melhor localização estar contígua ao Salão, não há outra solução aceitável. (pelo menos uma solução conhecida e sem estar a aumentar muito o preço).

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar
  6. permitam-me a minha pergunta, mas fão chama-se vila de Fão? ou dizemos vila de Fão pela categoria da elevação a vila.

    no caso de Famalicão (o nome é vila nova de famalicão) e diz-se na cidade de vila nova de famalicão.

    no caso de vila chã, é uma aldeia e diz-se na aldeia de vila chã.

    sempre achei que Fão era assim e que se usava o vila por classificação mas não de nome.

    Alguém me pode esclarecer? obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Vila Chã é uma aldeia que se chama Vila Chã... E eles lá não dizem a Aldeia de Vila Chã...
    Fão era aldeia, passou a vila sem comarca conforme se verifica no número de torres do brasão, mas não mudou de nome. Coninua Fão, que é vila e não Vila de Fão.

    ResponderEliminar
  8. mas penso que não tem mal dizer Vila de Fão, visto que Fão é uma vila. e não tamos a dizer mal do nome Fão.

    Fão é Fão e ninguem tem duvida disso.

    ResponderEliminar
  9. A forma como está expressa "Vila de Fão" no texto, é apenas uma maneira de falar! Julgo estar correcto visto que Fão é uma Vila!

    ResponderEliminar
  10. Bravo, Nuno!

    Na época em que vivemos e num País com recursos financeiros tão escassos, por muito que goste da minha terra e anseie por vê-la desenvolver-se em equilíbrio, considero no mínimo uma ofensa à inteligência a edificação de pavilhões gimno-desportivos, clubes náuticos, quartéis de bombeiros, com uma PERSPECTIVA TEMPORAL TÃO LIMITADA.

    E o que dizer do completamente disfuncional salão paroquial?

    … ou do Centro Cultural desviado para sede de Junta de Freguesia?

    … ou do defunto Museu de Arte?

    E o que esperar do destino da metade prometida de marginal para o Cávado, quando os recursos humanos da autarquia nem sequer são suficientes para cumprir com uma manutenção digna da que já está concluída?

    Basta!!!... de gestão IRRESPONSÁVEL das finanças públicas!

    ResponderEliminar
  11. É pá,podemos ter sensibilidade para o ambiente mas não podemos chegar ao exagero de querer viver em cubatas ou em tendas de campismo,numa atitude extremista de cimentofobia.Vamos lá com calma pois essas infraestruturas que se constroem são para o homem, como ser inteligente e que vive em comunidade com as susas necessidades e anseios e usando a inteligência para criar soluções para o seu bem estar.

    ResponderEliminar
  12. exagero é a forma como os investimentos publicos são pensados nesta terra, pois se andamos em crise não deveriamos andar aki a destruir o que foi construido há anos atrás! as infraestruturas são feitas para o homem, até aí tudo bem, agora se define como intelegência o que acabei de referir estamos muito mal!

    ResponderEliminar
  13. Estou completamente de acordo com o Jorge, nós contribuintes andamos aqui a pagar para a construção de infra-estruturas no nosso país, e depois temos que voltar a pagar para que se altere as localizações dessas mesmas infra-estruturas.

    Canoagem, mudar se sitio, porque?

    Pavilhão, Mudar se sitio, porque?

    Centro Cultural de Fão, onde esta?

    Quem pagou e quem paga isto tudo? Nós…

    ResponderEliminar
  14. Bom dia a todos os bloguistas.
    No seguimento do meu comentário ao ringue, venho agora por esta via emitir tambemo meu parecer em relação á casa mortúaria e sua construção.
    Relativamente á construção penso que estámos todos de acordo, pois ela percisa-se.Já em relação á sua localização e esta é a minha opinião, é que não haverá sitio melhor, se não vejámos:
    Local junto á igreja, centro da vila, local acolhedor etc.
    Então iamos agora construir a casa mortuária no caldeirão? nas rodas? no ofir?... com franqueza custa-me perceber quais as dúvidas.
    Em relação ao nome que damos a nossa terra, se Fão ou Vila de Fão, penso ser fúteis tais comentários.
    Não vejo as coisas na mesma prespectiva do Sr. Jorge pese embora estar em alguns aspectos de acordo com ele! O salão paroquial não está sem dúvida bem aproveitado, mas foi á vinte anos atrás onde imperavam as forças dos lobis etc.
    Já em relação ao museu d'arte, se entendo que é dinheiro público, já não vejo da mesma forma que mais não valia fazer! apesar de estar fechado, não deixa de ser um investimento na nossa terra e que mais tarde ou mais cedo terá destino público a bem dos fangueiros, não tenho dúvida.

    E agora ideias construtivas!onde estão? ideias que possam trazer investimentos? não pudemos viver a tratar dos cogumelos do pinhal ou a preserver as rosas de sete pétalas que estão em vias de estinção, devemos apresentar coisas novas, não gostamos de betão? O.K. respeita-se, mas o desemvolvimento de qualquer vila ou aldeia passa obrigatóriamente pelo betão desde que ordenadamente.
    Todo o progresso traz tambem postos de trabalho, mexe com a economia, dá vitalidade e alegria as pessoas etc.
    Não pudemos nem devemos ser do contra por mero apetite! quando não gostamos de qualquer coisa devemos apresentar uma alternativa em momento útil, sub pena de ficarmos a vida inteira com uma frustração medonha.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Então querem fazer a casa mortuária só por uns anos?e o museu também?e o centro cultural que era pra ser um mercado de venda de couves e acabou por mudar e ser agora a sede da junta.E se a Junta sair dali aquilo vai ao fundo?não percebi.e o pavilhão? se for melhor passar pra beira da escola nova(onde é que está?)a venda do velho tem de dar pra um novo e não há dinheiro dos contribuintes esbanjado.O posto náutico está muito bem alie façam é mais umas coisas até ao campo de futebol pois aquilo não está bem aproveitado.viva o progresso e acabem-se com as gaivotas!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Muito bom dia, é a primeira vez que ca venho .e decidi comentar ,desde ja começo por pedir desculpa porque muita boa gente nao vai gostar.
    sera que que os jovens fangueiros vao ter de fugir para apulia para jogar á bola? pois porque o ring das pedreiras é raro nao estar ocupado, sera que é mesmo necesario fazer uma casa mortuaria naquele sitio ,onde eu mesmo gosto de jogar la a bola?
    pois e pena prometer se tanta coisa e nao ser nada feito...
    caros amigos ,onde vamos nos jogar a bola?
    sera que fao vai mudar assim tanto com uma casa mortuaria? aposto que e bem mais bonito ver nos la jogar do que ver uma casa mortuaria, nao importa ver as paredes pintadas , nem ver um ring sem baliza , o que importa mesmo e estar mos na nossa terra , e nao ter mos de ir para a terra dos outros para jogar a bola.
    isto nao agrada a todos, so mesmo a nos , mas afinal quem somos nos?
    sera que somos sempre assim tao mal desejados?
    isto e um pouco daquilo que temos para tar em fao ,se a memoria nao me falha acho q nao temos mais nada ,para nos enterter...assim me despeço,abraço povo fangueiro nao deixem fugir os jovens..Rui Filipe..

    ResponderEliminar
  17. eu pago os meus impostos! portanto atravès dos 100 000 euros da camara municipal, ja paguei a minha parte. Qaunto ao luxo!!!! (estacionamento para alguns)quem usar que pague.
    VIVA A GRANDEZA!

    ResponderEliminar
  18. O estacionamento vai dar muito jeitinho... ai vai vai... principalmente ao Domingo na hora da missa... não sei se já repararam que o largo da igreja, e as ruas a ela confluentes, ficam práticamente intrasitáveis...
    Já não se pode ir demonstrar a fé sem ter que ouvir umas buzinadelas de alguém que precisa tirar o carro mas outro alguém estacionou em 2.a ou 3.a fila...
    Além disso, penso ser bastante mais útil o estacionamento do que aquelas supostas lojas fechadas desde a sua construcção...
    Ou não...

    ResponderEliminar