terça-feira, 12 de maio de 2009

Fangueiro lança livro:

“Fão Natural…património a preservar”
.

Carlos Palma Rio lançou no final do ano passado, um livro que não deve passar despercebido a qualquer amante da natureza, ou interessado nas variadíssimas espécies que por cá passam!
“Fão Natural…património natural a preservar” é com toda a certeza um projecto que irá enriquecer Fão a vários níveis, proporcionando uma excelente oportunidade para divulgar um leque muito variado de seres-vivos, desde aves a répteis característicos desta zona, e ainda algumas aves migratórias.
A relevância deste artigo surge na necessidade do Conversadocafé dar a conhecer aos mais desatentos um trabalho magnifico que pode ser adquirido pela Internet através do link abaixo!
Curiosamente, para mostrar a qualidade reconhecida deste trabalho, foi através da Internet que uma Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa depois de adquirir o livro, aconselhou os seus 40 alunos a comprarem o mesmo tomando-o como um belo trabalho de campo!
Mais recentemente o livro foi revisto e aumentado, contando agora com um registo de 108 espécies, com vários textos de apoio e prefácio de um biólogo.
Infelizmente não têm surgido apoios para uma edição que possa ser integrada no circuito normal de vendas, o que na nossa óptica é uma pena, visto que além da biodiversidade tão rica, o livro presenteia os leitores com um excelente trabalho a nível gráfico e ainda fotos magníficas de espécies que nem sempre são observáveis facilmente.
Porque não é a primeira vez que aqui mencionamos o seu excelente trabalho, nunca é demais agradecer a Carlos Palma Rio o excelente trabalho que enche de orgulho todos os Fangueiros e os amantes da Natureza, Parabéns!!!

Link para adquirir o livro AQUI

9 comentários:

  1. De facto, após uma vista de olhos pelo livro online, percebe-se a grande qualidade do "manual". Com fotos muito apelativas e textos muito bem construidos. Os meus sinceros parabéns ao autor!
    P.S - Será que a junta de freguesia (ou mesmo a câmara) não estará disposta a patrocinar a edição do livro?
    (afinal seria uma mais valia para a freguesia e mesmo para a cidade de esposende!)

    ResponderEliminar
  2. concordo com o comentário...um exelente trabalho está ai à vista...a camera e a junta deviam dar um apoio.

    ResponderEliminar
  3. Agora que fui ver melhor o livro online apercebi-me que realmente está muito bom. Parece que nem sempre as pessoas dão valor ao que realmente de "bom" se faz nesta terra... já viram que não existem iniciativas do género para promover a fauna da nossa terra?!
    E quando existem.. não se faz nada... muitos parabéns ao autor!!
    Fão não é só constituido pelos locais onde as pessoas passam no fim de semana, há outros sitios interessantes para conhecer, animais.. plantas... enfim. É óbvio que pelo menos(!!) a junta de freguesia deveria apoiar causas desta natureza!

    ResponderEliminar
  4. Se uma professora da universidade nova de lisboa aconselhou a compra do livro aos seus 40 alunos... e... se calhar cá na terra, nem os fangueiros visitam o site de compra para conhecerem o livro... algo vai muito mal em Fão!!
    Parabéns Carlos pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Atrevo-me a dizer que o Património Natural de Fão será o nosso bem mais valioso. Ainda assim, e apesar desse facto ser sobejamente reconhecido pelos nossos visitantes nacionais e também estrangeiros, não temos sabido atribuir-lhe o justo valor, na medida em que nos tem faltado capacidade para evitar a sua acelerada degradação.
    Felizmente, ainda vamos tendo por cá pessoas com essa rara sensibilidade para os valores da ecologia e que, como nosso Carlitos, os tem sabido divulgar com tanta competência.
    Confesso que a cada nova ave publicada no seu blog sinto aquele imenso orgulho, próprio de quando um jogador da nossa selecção nacional marca um grande golo!

    ResponderEliminar
  6. Carlitos, muda de nome e diz que és do porto ou de outro sítio qq... vais ver como n vai faltar quem apoie a edição... já te disse isso montes de vezes... n acreditas...

    ResponderEliminar
  7. Quero dar os parabéns ao Carlos por este trabalho fantástico que tanto engrandece a nossa terra.
    Força e continua.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço a referência ao meu trabalho por parte dos autores do blog e o comentários que foram feitos.
    Gostava de aproveitar para dizer que não tenho qualquer intenção comercial na edição do livro. O meu único objectivo é a divulgação do património natural da minha terra e partilhar o resultado de um passatempo que muito me satisfaz. Assim, e como já disse a algumas pessoas, cedo todos os direitos da edição a alguma instituição que esteja interessada neste projecto.
    Obrigado a todos.

    ResponderEliminar
  9. Tenho o livro do Carlos Rio e realmente é uma surpresa fantástica.
    Desejo que consiga levar avante esta nova edição, ao que parece, ainda mais completa e editada de uma forma mais convencional do que a partir da Internet. Oxalá alguém pegue neste projecto até porque, ao que o Carlos Rio diz, está disposto a ceder todos os direitos, o que não deixa de ser um bonito gesto de quem gosta da sua terra.
    Parabéns e continua, Carlos.
    J. Jorge

    ResponderEliminar