quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PENSE NISTO... (3)

Nós sabemos que os tempos são outros e que os dias são cada vez mais curtos, deixamos de ter tempo para as coisas boas da vida e pensamos apenas em trabalho.


Hoje esta imagem deixou-me a pensar “A paixão de ser Fangueiro”, será que morreu? Estará escondida? O que falta para reacender a chama dos Fangueiros?

15 comentários:

  1. Eu considero que a paixão por Fão se mantém nos Fangueiros.

    Infelizmente, Fão acaba por retratar a realidade do País onde as oportunidades de emprego se encontram nas Grandes Cidades.

    A “População Fangueira” vai envelhecendo, porque não é acessível habitar em Fão e não trabalhar próximo.

    Os Fangueiros mais jovens que querem seguir o ensino superior tem que se deslocar de Fão. Infelizmente, não há nas proximidades oportunidades de emprego para os mais jovens, e principalmente para os que apostaram na sua qualificação.

    Apesar desta realidade, os que nascem em Fão sentem sempre a necessidade de regressar.

    João

    ResponderEliminar
  2. Realmente é um bom slogan!
    E dá que pensar...
    Para uns é estar sempre a falar do passado:"Vamos fazer umas serenatas; cantar o Fão antigo a toda a hora; fazer muitas noites fangueiras".
    Não se deve esquecer o passado, pelo contrário, mas perspectivar o futuro só em função do passado, é coisa que não me cheira.
    Esquecem-se que os tempos são outros.
    Para outros, "alguém tem que fazer alguma coisa, eu não, mas alguém tem que fazer, a junta, a câmara, as associações, os outros, desde que não seja eu, para puder mandar umas bocas..."
    Quem apagou a tal chama dos fangueiros? Não terão sido os próprios fangueiros?
    Fão, a par da sede de Concelho, tem tudo, em termos de infraestruturas. E, se calhar, por isso mesmo é que o comodismo se instalou, que a tal paixão se foi extinguindo.
    Culpas? Não sei se as há de alguém em particular, mas penso que não. Será de todos e por diversas razões, que terão a ver com novas formas de estar, de viver, de conviver.
    Que jovem está para aturar mais uma noite fangueira, a ouvir um choradinho velho que não lhe diz nada, quando pode estar em casa a ouvir e ver o último concerto do seu grupo preferido, na Internet? Ou no Bib'ofir a beber uns shots?
    a paixão de ser fangueiro, não é um apelo a um bairrismo retrógrado e tacanho. A paixão de ser fangueiro pode ser simplesmente participar, ser convidado a fazer alguma coisa e aceitar, é intervir de forma crítica e apresentar ideias plausíveis e praticáveis.
    É falar menos e fazer mais.
    É gostar de Fão sem demagogias e sem invejas. É, em primeiro lugar, gostar dos outros fangueiros... E isso é que é mais difícil.

    ResponderEliminar
  3. CONCORDO XOM O COMENTÁRIO ANTERIROR...

    ResponderEliminar
  4. concordo com o que diz o senhor aparicio.uma coisa que ainda não morreu foi as assossiações e algumas actividades desportivas.fão já não é como antigamente.fão está um pouco deserto tb devido ao preços das casas e os jovens fogem.fão tem que fazer alguma coisa,nem que começe pelos autarcas.

    ResponderEliminar
  5. ser autarca pode ser cada um de nós se convidado por um partido que queira propôr uma lista.Também é verdade que é mais difícil arranjar quem aceite porque tem a certeza que vai ser objecto de uma atitude crítica permanente por parte dos que não foram convidados ou não aceitaram.De resto é viver com o chapéu na mão a pedir para os outros, a dar o seu tempo em favor dos outros e acabar por ser criticado pelos outros.
    Os slogans como esse são bonitos para encaixilhar e colocar na parede da Rita Fangueira, pois a paixão de ser fangueiro não existe. O que existe é ser fangueiro e gostar da sua terra como se gosta da casa dos pais ou da sua casa. E então quando estamos longe sentimos a saudade da nossa casa, dos nossos amigos e dos espaços que conhecemos em criança e enquanto crescemos.
    Deixemo-nos é de frases feitas e de declarações de amor e tratemos bem da nossa terra como tratamos dos nossos pais e aí há uns que tratam melhor que outros.
    Até está fixe a comparação mas ser fangueiro até sabe bem.

    ResponderEliminar
  6. Bom slogan para o jovem candidato a Junta de Freguesia de Fão pelo CDS-PP: DIDI.
    Força, Fão precisa de jovens como tu com provas dadas.
    Vamos Mudar Fão.

    ResponderEliminar
  7. Quem?!!!!
    O Didi?!!!!
    ah,ah,ah,ah... volta Luís Viana, tás perdoado...

    Então o moço sempre arranjou um partido pra se candidatar... Custou, mas lá conseguiu, depois de se oferecer a dois ou três, lá apareceu um que aceitou a sua vontade inabalável em ser presidente da junta. Isto é que é vontade, não ficou à espera que alguém achasse que era um bom candidato e foi oferecer-se a mais do que um partido. Pelos vistos ganhou a casting no CDS-PP.
    Uma coisa é ser desejado, outra é ser oferecido.
    Se não fosse sede de protagonismo, avançava com uma lista independente, juntava vontades e forças e avançava... Agora assim...

    ResponderEliminar
  8. penso que o objectivo deste artigo não era falar de partidos.

    mas quem sou eu para discutir esses assuntos.

    relativamente a paixão dos Fangueiros penso que sim que esta um pouco adormecida, o bairrismo desapareceu, onde esta aquele povo de fazia as marchas? nota-se muito por ai. Não vou pegar em tempos antigos, pois os tempos são outros e as noites de fados são bonitas mas Fão não é so isso Fão é muito mais..

    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Não debem usar assim o nome das pessoas só porque alguém disse que o Didi ia ser candidato.ele já esteve para ir na lista do ps à 4 anos e agora ia andar aos saltos.eu não acredito mas também acabo por não me admirar nada, ele tem de olhar pela vida dele pois já que não sabe olhar pela vida dos outros embora isso para aqui não interesse.
    vamos embora gente que o arraial está a comessar.

    ResponderEliminar
  10. É aquele actor brasileiro dos Trapalhões...

    ResponderEliminar
  11. deve ser aquele autor que pos umas familias á rasca por causa da venda de selos e comigo nao vai a missa.

    ResponderEliminar
  12. essa dos selos num percebi.Façam me um desenho!!!!!

    ResponderEliminar
  13. tambem acho q é melhor um desenho ja nao entendo nada, ja andei a perguntar quem era o DIDI, mas ta dificil a resposta correcta.

    um abraço ao pessoal jovem que anda por aqui.

    ResponderEliminar
  14. isto vai de mal a pior. precisamos de gente diferente em quem se possa acreditar e num nos vendão gato por lebre só pra ganhar o deles e o fregez que se quilhe.

    ResponderEliminar