domingo, 7 de junho de 2009

A Casa das Pombas

Se o povo diz “Casa roubada, trancas à porta”, neste caso bem poderemos dizer “Casa abandonada, pombas lá dentro”.
Esta casa já foi orgulho dos seus proprietários. Bons gostos, linhas bonitas fruto de uma construção equilibrada, sabendo que estamos a falar das casas que já fazem parte da história de Fão, sem dúvida!
Actualmente, o seu interior já ruiu, e a fachada vai caindo com o passar dos tempos. Um bando de pombos apoderou-se da casa para repousar e nidificar. Os vizinhos à volta do terreno já há muito que se queixam. Os carros estacionados aparecem todos sujos dos dejectos das aves, o cheiro começa a sentir-se na rua, os dejectos espalham-se pelos passeios e pelas janelas das casas vizinhas, enfim! Já para não falar do barulho dos gatos que entram na casa. O mais grave de tudo isto são os pombos doentes que a casa pode ter. Depois de pesquisar acerca do problema, descobrimos que estas aves podem transmitir cerca de 8 doenças sérias, sendo um perigo para os nossos animais domésticos.
Tal como outras casas em Fão, esta começa a ser um perigo para a saúde pública e é necessário tomar uma atitude e solucionando este problema que mancha o centro de Fão cada vez mais envelhecido

11 comentários:

  1. Para além de uma beleza arquitectónica que se perde, é mais um quadro da triste decadência de Fão, que mais parece uma vila fantasma. Quanto aos animais, drogados e eminência de queda do telhado ou fachada, é apenas mais uma de algumas dezenas...

    ResponderEliminar
  2. É uma pena que edifícios tão bonitos cheguem a este estado e até a placa do Vende-se teima em desaparecer dali. Os donos das casas velhas de Fão querem mundos e fundos, mas não as preservam sendo os causadores da degradação da nossa terra pois se as tivessem em bom estado poderiam ser habitadas e a Vila não teria um centro fantasma.Este é um problema geral destes centros antigos e ainda há dias li um artigo sobre a cidade de Braga onde as ruas mais antigas já não têm gente a viver pois os mais novos compram nas zonas novas da cidade onde têm garagem e melhor ambiente.Quase não há terra antiga como Fão que não sofra desta doença do abandono das casas velhas e muitas delas até são sede de concelho, o que é mais de estranhar.Só expropriando as casas e o Estado construir e vender a preço módico a famílias de fracos recursos.Em vez de bairros faziam isso. Lá apareciam os advogados e depois já tinham dinheiro para defender as causas.

    ResponderEliminar
  3. Ola boas, sou da mesma opinião axo que as nossas autoridades deveriam de se impor mais um pouco em relação ao centro historico e as casas abandonadas, deveriam de notificar as pessoas que deixassem as casas irem de tal modo a ruina e que axo uma vergonha para fão ,
    FÃO PARECE uma vila fantasma quando xove então ainda mais,
    Deveriam de revitalizar mais o centro historico.
    Ja que o psd ganhou para as europeias, os nossos presidentes poderiam reunir se com o presidente da comissao europeia para falarem sobre este assunto
    Pensem nosso centro historico que está uma vergonha
    abraço

    ResponderEliminar
  4. isto e so mais uma casa das muitas casas ,de fao que se encontram assim ,em degradaçao
    é pena ver as velhinhas casas de fao a ficarem assim e ninguem fazer algo por elas.
    mas tudo muda nada se transforma,ja o velhote dizia (Albert Einstein).
    Rui Filipe.

    ResponderEliminar
  5. A culpa não é dos velhotes que já não têm futuro, mas dos nossos jovens que não querem casas velhas e preferem ir para apartamentos novos com todas as comodidades. Alguns até compraram no centro mas abandonaram logo a ideia pois com o mesmo dinheiro compra casa noutro sítio com outras condições.Não são os velhos que fazem o futuro mas sim os jovens e esses acabam por ter culpa no cartório e não culpem o governo porque as sociedades cometem os seus erros.

    ResponderEliminar
  6. Não é bem assim, sou jovem e queria casa no centro mas o preço da mesma fez com que desisti-se da ideia. Casas caras e velhas, onde depois tem que se gastar mais dinheiro a reconstruir, é normal que as pessoas prefiram lindos apartamentos a metade do preço.

    ResponderEliminar
  7. E quando cair em cima de alguém parte de um destes edifícios?
    Quem será o responsável?
    O dono da casa, a autarquia, os pombos, os gatos, ou a culpa vai morrer solteira?
    E então ninguém obriga o proprietário a colocar um resguardo, como se fazem com as obras, cujas licenças mesmo para uma simples pintura custa uma fortuna.
    Ainda há dias ia a passar na rua Azevedo Coutinho e estavam a cair telhas e pedras soltas de uma casa em ruínas, por sorte não apanhou ninguém...sorte?

    ResponderEliminar
  8. Esta é a evolução da nossa terra...mas o povo quer é festas e passeios e votam no progresso...
    E como se viu naquela análise do Novo Fangueiro ao resultado das eleições...votar é para os velhos e esses parecem satisfeitos...e nós os jovens não queremos saber de política, mas até gostamos de criticar...
    Por alguma coisa o BE em Fão teve mais de 100 votos...

    ResponderEliminar
  9. ó meu! tás a xonar? num bês ko pessoal ker é curtir e Fão daki a uns anos vai ser um grande sentro historico. Bamos ser mais visitados que Cominbriga e até bão ser expostos ossos dos dinoçauros que ajudaram a ser tão rika em ruinas.

    ResponderEliminar
  10. granda comentario este sim senhora mas tá de parabens não sei quem és mum gajo com tudo para dizer isso mas prontos, fão deveria ser bem visto passam muitas pessoas pelas nossas ruelas e deparam se com o çenário casas degradas, já para náo falar do mamarraxo que esta em construção junto a estrada naçional em frente a lavandaria pareçe a cadeia de custoias, agora lembraram - se de arranjar o largo do cortinhal, o parque infantil.
    Pois porque será ?Meus senhores esta a xegar as eleiçôes, a coisas mais importantes para fazer na nossa vila
    DEus ma acude

    ResponderEliminar
  11. A responsabilidade é sempre do proprietário como dono de algo que causou prejuízo a alguém e no mínimo tem sempre o prédio para suportar as despesas a não ser que esteja cativo por outras dívidas. Mas a autarquia também será responsável por negligência nas suas obrigações. Olarilas!

    ResponderEliminar